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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:38 pm
por Dieneces
P44 escreveu:
Bolovo escreveu: Por causa de um caça? rs :mrgreen:

senão é razão para tanto então que aceite as ordens do comandante-em-chefe 8-]
Quais ordens , Beduíno?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:44 pm
por Cunha
knigh7 escreveu:
lobo_guara escreveu:Por isso não, pois nesse caso vamos acabar comprando mais F-5, pois até agora eu só vi Brigadeiro da FAB elogiando o F-5 EM/FM. O que a considerar a forma como a força esta se comportando nesse processo esta na medida.
Por que comprar F 5? Quer dizer que se critica o custo do Rafale, então a FAB deve comprar F 5?
Se for verdade esta preferência da FAB pelo Gripen NG e também se a FAB está peitando o GF, o GF pode tirar o time de campo (para não prejudicar-se nas eleições) e deixar a FAB sem FX-2, restando portanto os F-5EM que já estão no osso (não passam de 2020)! E terão que repor peças e etc.. Ou seja, mais F-5's.

Creio ser este o raciocínio do Lobo citado acima.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:48 pm
por joaozinho
Paulo Pantanal escreveu:Quem usa caças bimotores no mundo hoje e no futuro? São gigantes como EUA, China, Índia e Rússia, além da França e do consórcio europeu com Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha. O Brasil vai se comportar como a pequena Suécia e vai também se vender a terceiros? Essa decisão não é mais técnica, é somente estratégica.

Sinceramente, se não for para comprar o Rafale F3 agora, que se cancele esse FX-2 de uma vez por todas. No dia seguinte, o Brasil anunciaria o PAK FA BIR – Brasil, Índia e Rússia, algo de 5ª Geração que nos tornaria completamente independentes dos suspeitos EUA de uma vez por todas.

Roberto Silva


SERÁ QUE OS YANKES VÃO CONTINUAR A NOS OLHAR DE CIMA PARA BAIXO.(.....)

[006] TEMOS QUE ACREDITAR....NO HOMEM......
seria o ideal amigo, só que nosso patrão (tio sam) jamais aceitaria isso, e empregado só aceita ordens, não peita o patrão

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:48 pm
por GustavoB
Deu agora no Jornal Nacional, isso tudo é puro lobby pró-Embraer.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:51 pm
por orestespf
Agora a pouco o JN apresentou uma matéria (até longa...) confirmando a escolha do Gripen pela FAB. A matéria começou com a apresentadora dizendo com o ar "questionável" (deboche ou decepção, sei lá) que a escolha foi pelo mais barato. Disse que tal informação foi dada pela FSP, mas citou a nota da FAB, deixando claro (pra quem viu) que a mesma não nega nada do que foi escrito pela Eliane. Após a matéria, o apresentador disse que a Embraer informou que não tem preferência por nenhum dos três (com um sutil sorriso no rosto), que a Dassault não dirá nada até que se tenha uma nota oficial do governo brasileiro e que a Boeing disse que espera que a decisão se baseie em dados técnicos (disse isto, o final, com certa veemência).

Está claro que a Globo também tem uma preferência e está claro (ao menos pra mim) que não é o Gripen NG. Opinião apenas... :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:54 pm
por Dieneces
P44 escreveu:a FAB ou aceita a decisão governamental , apesar do estudo em contrário, ou então só tem uma maneira de impor a sua vontade: Golpe.

Em democracia o poder militar se submete ao poder politico, custa muito a entender?????
Beduíno , vou repetir . O GF diz que espera o relatório da FAB , para decidir....oficialmente ainda não decidiu :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:56 pm
por knigh7
Cunha escreveu:
knigh7 escreveu: Por que comprar F 5? Quer dizer que se critica o custo do Rafale, então a FAB deve comprar F 5?
Se for verdade esta preferência da FAB pelo Gripen NG e também se a FAB está peitando o GF, o GF pode tirar o time de campo (para não prejudicar-se nas eleições) e deixar a FAB sem FX-2, restando portanto os F-5EM que já estão no osso (não passam de 2020)! E terão que repor peças e etc.. Ou seja, mais F-5's.

Creio ser este o raciocínio do Lobo citado acima.

Sim. Foi o que o Lula fez em 2004. O Presidente queria empurrar o Mirage 2000BR pela goela da FAB.
Não conseguiu.
O Presidente simplesmente cancelou o processo. Ferrou a Defesa.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:58 pm
por Dieneces
Loki escreveu:Palma, Palma, não criemos crânicos!

São só notícias, como foi a do Rafale, agora é a vez do Gripen, ainda falta a vez do vespão.

O relatório ainda não foi entregue! Aguardemos com paciência, pois!
Foi entregue . Agora é oficial .

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:59 pm
por Penguin
F-X2: mais informações sobre a repercussão da matéria da ‘Folha’ na França
http://www.aereo.jor.br/

Segundo o jornal Libération, Dassault reduzirá valor do Rafale de € 96 milhões para € 50 milhões. Le Monde alerta para nova derrota


Andre Netto


A informação de que a Força Aerea Brasileira (FAB) classificou o avião supersônico Rafale, fabricado pela Dassault, em terceiro e último lugar em seu parecer técnico sobre a licitação para a compra de aviões de Caça repercutiu na imprensa francesa, mas não quebrou o silêncio do Palácio do Eliseu sobre o tema, que dura mais de 50 dias. A estratégia de trabalhar nos bastidores, entretanto, seguiria em curso: de acordo com o jornal Libération, a companhia estaria reduzindo o preço de seus jatos em 40% para tentar conquistar o contrato de fornecimento de 36 aviões ao Brasil.
O Estado contatou o almirante Edouard Guillaud, conselheiro Militar do Palácio do Eliseu e porta-voz do tema no governo francês, nesta terça-feira em busca de uma reação sobre relatório da FAB, revelado pela revista Veja e pelo jornal Folha de S. Paulo. Por meio de uma assessora, Guillaud disse que não se manifestaria, sem apontar o motivo do silêncio. À agência Reuters, uma fonte consultada informou que não comentaria as reportagens da imprensa brasileira por se tratarem “de rumores”.
Desde 14 de novembro, quando da última visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Paris, a presidência francesa não se manifesta sobre as chances do jato na concorrência. Na oportunidade, Lula cometeu um ato falho que, mais uma vez, reforçou sua preferência pelos franceses. “Além de sermos amigos, nós precisamos ter um pensamento estratégico para os próximos 50, 100 anos”, ressaltou o presidente, enumerando os projetos da Parceria Estratégica Brasil-França: “Começamos a estabelecer, nessa ideia da estratégia entre França e Brasil, os acordos do submarino, os acordos dos helicópteros, os acordos dos aviões de caça.”
O silêncio também foi a resposta de executivos da Dassault procurados na sede da empresa em Saint-Cloud, na França, e na filial em Brasília. Em nenhum dos casos os contatos foram respondidos.
Já a imprensa de Paris repercutiu o assunto. No final da manhã, o Le Monde alertou para o risco de que a Dassault perca outra concorrência internacional. O Libération, por sua vez, informa que a companhia estaria pronta a reduzir em 40% o preço de cada Rafale, de forma a torná-lo mais competitivo contra seu principal concorrente, o Gripen NG, fabricado pela sueca Saab. A Dassault estaria, assim, alinhando o preço de seus aviões ao cobrado da Força Aerea Francesa, ou seja, € 50 milhões por unidade – o valor é, até aqui, um segredo absoluto da fabricante. Ainda segundo o jornal, o preço original do avião seria € 96 milhões.
Enquanto a Dassault se cala, a favorita da FAB, a Gripen, manteve o perfil discreto. Anne Lewis-Olsson, diretora de Comunicação da Saab Brasil, foi prudente: “Se a informação for verdadeira, será uma notícia muito importante para a Saab. Mas não recebemos nenhum tipo de comunicado oficial da FAB ou de qualquer fonte oficial do governo brasileiro”.

FONTE/FOTO: estadao.com/Marine Nationale

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:01 pm
por Skyway
Loki escreveu:Palma, Palma, não criemos crânicos!

São só notícias, como foi a do Rafale, agora é a vez do Gripen, ainda falta a vez do vespão.

O relatório ainda não foi entregue! Aguardemos com paciência, pois!
Pois éééé amigo...mas tá difícil o povão aceitar viu.

Senta e relaxa que até o final da semana o vencedor indiscutível vai ser outro avião...aposta 10 pilas? :lol:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:02 pm
por knigh7
FSP, São Paulo, terça-feira, 05 de janeiro de 2010

Contrariando Lula e Jobim, FAB opta por caças suecos
Aeronáutica recomenda compra do Gripen NG, o mais barato dos finalistas do FX-2

Relatório técnico contraria preferência pública pelos franceses manifestada pelo governo federal; decisão final cabe ao presidente

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

O caça francês Rafale, da empresa Dassault, ficou em terceiro e último lugar no relatório técnico que o Comando da Aeronáutica entregou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o projeto FX-2, de renovação da frota da FAB. O Gripen NG, da sueca Saab, ficou em primeiro lugar na avaliação, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, em segundo.
O resultado tende a gerar constrangimentos no governo e mais atrasos para a decisão final sobre o projeto de compra de 36 caças, ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica pró-suecos à preferência política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da área diplomática pela oferta que foi apresentada pelos franceses.
A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em nota conjunta assinada pelos presidentes Lula e Nicolas Sarkozy, em setembro passado, mas o governo brasileiro recuou depois da repercussão negativa na FAB e entre os concorrentes, já que a avaliação técnica nem sequer havia sido concluída.
Agora, o governo está num impasse: ou passa por cima do relatório da FAB e fica com os Rafale, ou desagrada o governo francês e opta pelo Gripen NG. Formalmente, o presidente Lula está liberado para escolher qualquer um dos três.
Conforme a Folha apurou, o "sumário executivo" do relatório da FAB, com as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o fator financeiro como decisivo para a classificação do caça sueco: o Gripen NG, até por ser monomotor e ainda em fase de projeto (se baseia no Gripen atual, uma versão inferior em performance), é o mais barato dos três concorrentes finais.
A diferença de valores é tanto no quesito preço do produto como no custo de manutenção. A Saab diz que ofereceu o Gripen pela metade do preço do Rafale, ou seja, algo na casa dos US$ 70 milhões. Afirma que a hora-voo de seu avião é quatro vezes menor do que a do francês, o que a Dassault rejeita: como o Rafale tem duas turbinas, é mais caro de operar, mas teria melhor performance.
Quem vai arcar com todos esses custos, durante os cerca de 30 anos de vida útil do jato, é a FAB, que considera a questão prioritária.
Pesou também o compromisso de transferência de tecnologia.O Gripen NG é um projeto em desenvolvimento que oferece em tese mais acesso a tecnologias para empresas futuramente parceiras, como a Embraer. Há a promessa genérica de produção final no Brasil, mas de resto o Rafale também diz isso. O problema é que o francês é um produto pronto, supostamente com menor taxa de transferência de conhecimento de produção.
O relatório da FAB não considerou como negativo o fato de o jato sueco ser monomotor, já que em aviões modernos isso é visto com um problema menor na incidência de acidentes.
Já o Rafale apresentou três obstáculos, na análise da FAB:
1) Continuou com valores considerados proibitivos, ao contrário do que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, havia prometido a Lula.
2) O prometido repasse de tecnologia foi considerado muito aquém da ambição brasileira. Trata-se de um "produto pronto", que teria, ou terá, dificuldades para ser vendido a outros países a partir do Brasil.
3)A Embraer, consultada pela Aeronáutica, declarou que, se fosse o Rafale, não teria interesse em participar do projeto, pois lucraria muito pouco em tecnologia e em negócios.
O relatório foi feito pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate) e ratificado pelo Alto Comando da Aeronáutica no dia 18 de dezembro.
Jobim voltou ontem à noite a Brasília pronto para se reunir com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Oficialmente, para ganhar tempo, a versão do governo é que a FAB ainda não lhe entregou o documento.
O ministro já sabe do resultado desde uma viagem que fez com Saito à China e à Ucrânia, no final do ano. Os dois aproveitaram uma escala justamente em Paris para discutir a questão com o presidente da Copac, brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, que, conforme a Folha apurou, foi chamado de última hora a viajar à capital francesa para encontrá-los.
É uma das grandes compras em curso no mundo, e pode bater os R$ 10 bilhões.
Em entrevista à Folha em dezembro, Jobim admitiu que tinha interferido para mudar as regras do relatório da Copac, mas sem assumir que a intenção era evitar que a FAB indicasse um favorito que não batesse com o do Planalto.

[099] O Juarez Castro há 1 semana atrás disse que a FAB iria vazar o Relatório.

Esse homem tá sabendo...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:06 pm
por Francoorp
Cunha escreveu:
Se for verdade esta preferência da FAB pelo Gripen NG e também se a FAB está peitando o GF, o GF pode tirar o time de campo (para não prejudicar-se nas eleições) e deixar a FAB sem FX-2, restando portanto os F-5EM que já estão no osso (não passam de 2020)! E terão que repor peças e etc.. Ou seja, mais F-5's.

Creio ser este o raciocínio do Lobo citado acima.

Viu a intriga da Folha de S.Paulo querendo montar o CASO???

Diz que a FAB e GF bateram de frente, assim a direita terá assunto pra criticar o Lula e todos os seus colaboradores, e tudo isso próprio em um tema delicado como o de defesa nacional... espero que o cachè da Folha de São Paulo tenha sido isento de Impostos!! :mrgreen:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:09 pm
por Dieneces
Bolovo escreveu:Vamos, legiões gripeiras! Vamos flanquear esses rafaleiros de me%#@!!! Besegra fienden!!!! rs :mrgreen:
Ao menos existe senso de responsabilidade na FAB .E culhões. O Gripen-NG oferece melhor e real transferência tecnológica , empregos diretos e qualificação técnica aos profissionais brasileiros , ganho real para a indústria aerospacial brasileira , verdadeira interação com o recente progresso tecnológico brasileiro em parceria com indústrias nacionais com sinergia com programas já existentes-o Rafale será um estranho no ninho-o caça sueco é imbatível em custos operacionais e de aquisição . A FAB escolheu certo . O Lula se quiser pode acompanhar e mostrar ser um presidente ao menos responsável também . Ou pode se meter num mato sem cachorro . Por culpa dele próprio , é bom que se diga . Por falastrão . O custo político de uma decisão contra o relatório não seria tão alto se o presidente não tivesse se manifestado antes em prol dos franceses . Agora será insustentável . Abrirá uma crise sem precedentes .

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:12 pm
por Ilya Ehrenburg
Dieneces escreveu:
Bolovo escreveu:Vamos, legiões gripeiras! Vamos flanquear esses rafaleiros de me%#@!!! Besegra fienden!!!! rs :mrgreen:
Ao menos existe senso de responsabilidade na FAB . O Gripen-NG oferece melhor e real transferência tecnológica , empregos diretos e qualificação técnica aos profissionais brasileiros , ganho real para a indústria aerospacial brasileira , verdadeira interação com o recente progresso tecnológico brasileiro em parceria com indústrias nacionais com sinergia com programas já existentes-o Rafale será um estranho no ninho-o caça sueco é imbatível em custos operacionais e de aquisição . A FAB escolheu certo . O Lula se quiser pode acompanhar e mostrar ser um presidente ao menos responsável também . Ou pode se meter num mato sem cachorro . Por culpa dele próprio , é bom que se diga . Por falastrão . O custo político de uma decisão contra o relatório não seria tão alto se o presidente não tivesse se manifestado antes em prol dos franceses . Agora será insustentável . Abrirá uma crise sem precedentes .
Responsabilidade em cometer o mesmo erro do Programa AMX?
Selecionar um projeto onde seremos os únicos operadores?

Francamente... Uma besteira desta na Folha de São Paulo eu entendo. Aqui não.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:16 pm
por Gandalf
GustavoB escreveu:
Gandalf escreveu:...Quem decide é a maioria, e em nosso país essa maioria é (infelizmente) de pessoas pobres, e quanto a esses não tem argumento do Serra que os convença.
Diga-se de passagem eu estou entre eles...eu não estaria na faculdade se não fosse o Lula...mas aqui não cabe a minha vida pessoal..o que importa de fato é que aqueles que como eu conseguiram crescer durante esse governo vão votar em quem Lula mandar para dar continuidade na política de distribuição de renda...