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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 7:40 pm
por knigh7
Jin Jones escreveu:knigh7 escreveu:
Não. Na entrevista a Eliane Cantanhede, publicada em 26 de Dezembro, Jobim disse que havia recebido o relatório da FAB e o devolveu porque não estava de acordo com a END.
Bah, se o relatório da FAB tivesse sido favoravel ao Rafale, torcedor do caça francês como ele e Lula são, teria admitido aquele relatório mesmo...
Jobim/Lula sacaneiam e a FAB toma as medidas dela
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Toda a vez que o goleiro defender o penalty o juiz manda voltar, alegando irregularidade, até que o atacante concegue marcar, ai o lance é dado como regular.
Esse é o FX no BR.
É isso mesmo.
E tem gente que acha que o Rafale é o preferido da FAB. É o mesmo caso do FX1: havia quem achasse que o Mirage 2000BR era o preferido da Força. Ou então esparava que a Força desse uma opinião oficial. A Força não faria isso. Estaria passando por cima do Presidente.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 7:47 pm
por Cunha
Carlos Mathias escreveu:Dessa vez eu lamento se tiver acertado Cunha.

Acho que todos lamentaremos...
![[001]](./images/smilies/001.gif)
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 7:48 pm
por Carlos Mathias
Pois é.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 7:51 pm
por Paulo Pantanal
Quem usa caças bimotores no mundo hoje e no futuro? São gigantes como EUA, China, Índia e Rússia, além da França e do consórcio europeu com Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha. O Brasil vai se comportar como a pequena Suécia e vai também se vender a terceiros? Essa decisão não é mais técnica, é somente estratégica.
Sinceramente, se não for para comprar o Rafale F3 agora, que se cancele esse FX-2 de uma vez por todas. No dia seguinte, o Brasil anunciaria o PAK FA BIR – Brasil, Índia e Rússia, algo de 5ª Geração que nos tornaria completamente independentes dos suspeitos EUA de uma vez por todas.
Roberto Silva
SERÁ QUE OS YANKES VÃO CONTINUAR A NOS OLHAR DE CIMA PARA BAIXO.(.....)
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TEMOS QUE ACREDITAR....NO HOMEM......
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 7:52 pm
por knigh7
Vinicius Pimenta escreveu:É como eu postei no DB:
Quem acompanha a novela chamada Projeto F-X2 já sabe: toda vez que se aproxima o momento da "decisão final", há um bombardeio de "notícias" na imprensa com informações para todos os gostos. "Relatórios" que vazam, "preferências ocultas", fontes do "alto escalão" que preferem não se identificar... É preciso ter cuidado, muito cuidado, com o que se lê.
Então, pode ser verdade, pode ser mentira, mais provável que tenha um pouco de cada. Só sugiro calma e muito cuidado antes de absorver qualquer notícia antes de fazer uma leitura adequada dela.
De um montão de noticias, vc viu alguma dizendo que a FAB prefere o Rafale?
Vc viu algum brigadeiro dizendo que não se preocupa com os custos de operação da plataforma ou que os custos de operação do Rafale são compatíveis com a FAB?
É o mesmo caso do FX1.
O quadro é claro, e não embaraçoso.
Tinha gente que achava que o Mirage 2000BR era o preferido da FAB.
Só não vê quem não quer.
O fato não vai deixar de existir se não acreditar nele.
É o mesmo caso do corno clássico: a mulher dele dá pra todo mundo. Todo mundo sabe. Mas o corno tá lá, fazendo vista grossa....
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:04 pm
por Paulo Pantanal
A respeito de matérias publicadas pela imprensa, este Centro esclarece que o Comando da Aeronáutica, por meio da Comissão Gerencial do Projeto F-X2 (GPF-X2), encerrou o relatório final de análise técnica das aeronaves concorrentes e destaca que, até o presente momento, não o encaminhou ao Ministério da Defesa.
Por fim, o Comando da Aeronáutica ressalta que o relatório de análise técnica permanece pautado na valorização dos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, compensação comercial (Offset) e transferência de tecnologia.
Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
FONTE: CECOMSAER (obs: o mesmo texto aparece reproduzido no site do Ministério da Defesa)
NOTA DO EDITOR 1: Parabéns ao Comando da Aeronáutica pela rápida comunicação em seu site sobre a questão.
NOTA 2: Se já encerrou, por que ainda não encaminhou? Qual a razão da espera?
NÃO ESTÃO CONSEGUINDO TERMINAR A NOVELA E AGRADAR A TODOS....
![Fogo! [004]](./images/smilies/004.gif)
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:10 pm
por lobo_guara
knigh7 escreveu:Vinicius Pimenta escreveu:É como eu postei no DB:
Quem acompanha a novela chamada Projeto F-X2 já sabe: toda vez que se aproxima o momento da "decisão final", há um bombardeio de "notícias" na imprensa com informações para todos os gostos. "Relatórios" que vazam, "preferências ocultas", fontes do "alto escalão" que preferem não se identificar... É preciso ter cuidado, muito cuidado, com o que se lê.
Então, pode ser verdade, pode ser mentira, mais provável que tenha um pouco de cada. Só sugiro calma e muito cuidado antes de absorver qualquer notícia antes de fazer uma leitura adequada dela.
De um montão de noticias, vc viu alguma dizendo que a FAB prefere o Rafale?
Vc viu algum brigadeiro dizendo que não se preocupa com os custos de operação da plataforma ou que os custos de operação do Rafale são compatíveis com a FAB?
É o mesmo caso do FX1.
O quadro é claro, e não embaraçoso.
Tinha gente que achava que o Mirage 2000BR era o preferido da FAB.
Só não vê quem não quer.
O fato não vai deixar de existir se não acreditar nele.
É o mesmo caso do corno clássico: a mulher dele dá pra todo mundo. Todo mundo sabe. Mas o corno tá lá, fazendo vista grossa....
Por isso não, pois nesse caso vamos acabar comprando mais F-5, pois até agora eu só vi Brigadeiro da FAB elogiando o F-5 EM/FM. O que a considerar a forma como a força esta se comportando nesse processo esta na medida.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:20 pm
por JL
Compra logo e pronto.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:21 pm
por Penguin
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:25 pm
por nveras
Eu to olhando essa pendenga toda e fico pensando.
Se a escolha do presidente é o Rafale, cabe aos políticos mantê-los no ar.
Se a escolha da FAb for o Gripen, vai caber a ela a responsabilidade de fazê-lo operacional antes de 2014 (eu particularmente não acredito em nada antes de 2020). Caso contrário nossa defesa aérea estará comprometida. E mais, vai caber a ela projetar um caça que tenha custo de manutenção na casa dos US$ 8.000. Acho uma aposta arriscada demais.
Por outro lado, se esta notícia de que o Gripen é o preferido for verdade, pode fechar o tópico.
O fx2 foi pro saco.
![Fogo! [004]](./images/smilies/004.gif)
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:31 pm
por Dieneces
Santiago escreveu:Tá explicado...
FSP, São Paulo, terça-feira, 05 de janeiro de 2010
Contrariando Lula e Jobim, FAB opta por caças suecos
Aeronáutica recomenda compra do Gripen NG, o mais barato dos finalistas do FX-2
Relatório técnico contraria preferência pública pelos franceses manifestada pelo governo federal; decisão final cabe ao presidente
ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA
O caça francês Rafale, da empresa Dassault, ficou em terceiro e último lugar no relatório técnico que o Comando da Aeronáutica entregou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o projeto FX-2, de renovação da frota da FAB. O Gripen NG, da sueca Saab, ficou em primeiro lugar na avaliação, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, em segundo.
O resultado tende a gerar constrangimentos no governo e mais atrasos para a decisão final sobre o projeto de compra de 36 caças, ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica pró-suecos à preferência política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da área diplomática pela oferta que foi apresentada pelos franceses.
A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em nota conjunta assinada pelos presidentes Lula e Nicolas Sarkozy, em setembro passado, mas o governo brasileiro recuou depois da repercussão negativa na FAB e entre os concorrentes, já que a avaliação técnica nem sequer havia sido concluída.
Agora, o governo está num impasse: ou passa por cima do relatório da FAB e fica com os Rafale, ou desagrada o governo francês e opta pelo Gripen NG. Formalmente, o presidente Lula está liberado para escolher qualquer um dos três.
Conforme a Folha apurou, o "sumário executivo" do relatório da FAB, com as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o fator financeiro como decisivo para a classificação do caça sueco: o Gripen NG, até por ser monomotor e ainda em fase de projeto (se baseia no Gripen atual, uma versão inferior em performance), é o mais barato dos três concorrentes finais.
A diferença de valores é tanto no quesito preço do produto como no custo de manutenção. A Saab diz que ofereceu o Gripen pela metade do preço do Rafale, ou seja, algo na casa dos US$ 70 milhões. Afirma que a hora-voo de seu avião é quatro vezes menor do que a do francês, o que a Dassault rejeita: como o Rafale tem duas turbinas, é mais caro de operar, mas teria melhor performance.
Quem vai arcar com todos esses custos, durante os cerca de 30 anos de vida útil do jato, é a FAB, que considera a questão prioritária.
Pesou também o compromisso de transferência de tecnologia. O Gripen NG é um projeto em desenvolvimento que oferece em tese mais acesso a tecnologias para empresas futuramente parceiras, como a Embraer. Há a promessa genérica de produção final no Brasil, mas de resto o Rafale também diz isso. O problema é que o francês é um produto pronto, supostamente com menor taxa de transferência de conhecimento de produção.
O relatório da FAB não considerou como negativo o fato de o jato sueco ser monomotor, já que em aviões modernos isso é visto com um problema menor na incidência de acidentes.
Já o Rafale apresentou três obstáculos, na análise da FAB:
1) Continuou com valores considerados proibitivos, ao contrário do que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, havia prometido a Lula.
2) O prometido repasse de tecnologia foi considerado muito aquém da ambição brasileira. Trata-se de um "produto pronto", que teria, ou terá, dificuldades para ser vendido a outros países a partir do Brasil.
3) A Embraer, consultada pela Aeronáutica, declarou que, se fosse o Rafale, não teria interesse em participar do projeto, pois lucraria muito pouco em tecnologia e em negócios.
O relatório foi feito pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate) e ratificado pelo Alto Comando da Aeronáutica no dia 18 de dezembro.
Jobim voltou ontem à noite a Brasília pronto para se reunir com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Oficialmente, para ganhar tempo, a versão do governo é que a FAB ainda não lhe entregou o documento.
O ministro já sabe do resultado desde uma viagem que fez com Saito à China e à Ucrânia, no final do ano. Os dois aproveitaram uma escala justamente em Paris para discutir a questão com o presidente da Copac, brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, que, conforme a Folha apurou, foi chamado de última hora a viajar à capital francesa para encontrá-los.
É uma das grandes compras em curso no mundo, e pode bater os R$ 10 bilhões.
Em entrevista à Folha em dezembro, Jobim admitiu que tinha interferido para mudar as regras do relatório da Copac, mas sem assumir que a intenção era evitar que a FAB indicasse um favorito que não batesse com o do Planalto.
Eu sempre bati nessa tecla . A transferência tecnológica 100% dos franceses , era virtual . Não resistiria a uma análise técnica mais detalhada . Pois não resistiu .
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:32 pm
por knigh7
lobo_guara escreveu:knigh7 escreveu:
De um montão de noticias, vc viu alguma dizendo que a FAB prefere o Rafale?
Vc viu algum brigadeiro dizendo que não se preocupa com os custos de operação da plataforma ou que os custos de operação do Rafale são compatíveis com a FAB?
É o mesmo caso do FX1.
O quadro é claro, e não embaraçoso.
Tinha gente que achava que o Mirage 2000BR era o preferido da FAB.
Só não vê quem não quer.
O fato não vai deixar de existir se não acreditar nele.
É o mesmo caso do corno clássico: a mulher dele dá pra todo mundo. Todo mundo sabe. Mas o corno tá lá, fazendo vista grossa....
Por isso não, pois nesse caso vamos acabar comprando mais F-5, pois até agora eu só vi Brigadeiro da FAB elogiando o F-5 EM/FM. O que a considerar a forma como a força esta se comportando nesse processo esta na medida.
Por que comprar F 5? Quer dizer que se critica o custo do Rafale, então a FAB deve comprar F 5?
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:35 pm
por GustavoB
[quote="Gandalf"]...Quem decide é a maioria, e em nosso país essa maioria é (infelizmente) de pessoas pobres, e quanto a esses não tem argumento do Serra que os convença.[quote]
Cada vez menos pobres, diga-se de passagem..
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:35 pm
por Penguin
Naquele momento, com um maior grau de incerteza do que agora, a Saab ofereceu o NG para a Holanda nas condições abaixo e com preço fixo (já incluindo IRST, AESA, HMD, treinamento, etc, etc e dois anos de suporte e peças):
GRIPEN NG FOR THE NETHERLANDS
THE GRIPEN NG OFFER
http://www.jsfnieuws.nl/wp-content/Saab ... 170409.pdf
85 unidades
EUR 4.792 Million
ou seja: EUR 56,3mi/unidade
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:36 pm
por knigh7
Dieneces escreveu:Santiago escreveu:Tá explicado...
Eu sempre bati nessa tecla . A transferência tecnológica 100% dos franceses , era virtual . Não resistiria a uma análise técnica mais detalhada . Pois não resistiu .
Não Santiago, Vice Presidente da Embraer, dizendo ao Valor Econômico que o GripenNG era a melhor alternativa de transf. tecnologica para a Empresa era apenas boatos, ou lobista, ou era um bucha, era um nada, não estava representando a Empresa
