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Enviado: Seg Jul 09, 2007 1:20 pm
por henriquejr
Sniper escreveu:
henriquejr escreveu:
Alitson escreveu:
FAB entrega primeiro AMX para modernização
(Divulgação, 05 de julho de 2007)

Recentemente, a Força Aérea Brasileira entregou a Embraer o primeiro jato de ataque AMX A-1, que será modernizado. O projeto, que ainda prevê no cronograma a entrega de outros dois protótipos, tem como objetivo atualizar os sistemas e promover um avanço tecnológico da frota dessa aeronave, adquirida pela Aeronáutica em 1989. “O AMX é o diferencial pró-Brasil na América do Sul, graças à sua capacidade operacional obtida em cumprimento aos requisitos pré-estabelecidos nas décadas de 1970 e 1980. A atualização tecnológica do avião visa introduzir novas capacidades, que o levarão ao cumprimento pleno da sua missão”, explicou o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Brigadeiro-do-Ar Dirceu Tondolo Nôro.
De acordo com o Vice-Presidente da Embraer para o Mercado de Defesa e Governo, Luiz Carlos Aguiar, este é um programa que tem como objetivo estender a vida do avião em mais 20 anos, além de dar um desempenho superior. “Por isso, é um projeto desafiador para todos. Vamos adquirir novos conhecimentos e fortalecer ainda mais a área de Defesa da Embraer”, disse. O AMX, designado A-1 pela FAB, é um avião de ataque ar-superfície, empregado também em missões de Reconhecimento Aéreo. Sua modernização incorpora o que há de mais atual em tecnologia para aviônicos, armamento e sensores. Assim, a aeronave atingirá o patamar operacional dos mais avançados aviões de combate disponíveis no mercado. No Brasil, o A-1 é operado pelo 1º/10º GAV, Esquadrão Poker e 3º/10º GAV, Esquadrão Centauro, ambos sediados na Base Aérea de Santa Maria (BASM), e pelo 1º/16º GAV, Esquadrão Adelfi, sediado na Base Aérea de Santa Cruz (BASC).
A Mordenização do AMX trará benefícios como a geração de tecnologia na área de integração de aviônicos e desenvolvimento de software embarcado no Brasil; autonomia, no Brasil, para a integração de novos sistemas e sensores, total suporte para adaptações e modificações futuras no país, aumento da confiabilidade e da disponibilidade atual da frota; Incremento da capacidade operacional, inclusive com a padronização de equipamentos aviônicos das aeronaves que operam na FAB, aumentando a segurança e a relação.

Imagem

O AMX A-1 5530, do esquadrão Poker, é a primeira aeronave a chegar na Embraer, e será um dos protótipos do programa.


Algumas coisas começaram a se fechar... :wink:

O interessante dessa noticia é que a foto mostra que o avião entregue a Embraer é da BASM, ou seja, se trata de um A-1 Block III! A lógica não seria mandar primeiro os mais antigos para modernização, principalmente aqueles que estão com baixa disponibilidade ou até mesmo estocados(dos ADELFI)?


Não.

Isso demonstra o que muitos já previam: A FAB só irá modernizar os AMX que estiverem em melhores condições, cerca de 24, e aposentar o resto... :wink:

Tudo conspira a favor dos F-16... :roll:

Abraços!


Foi exatamente isso que eu pensei! Mas acho que 24 é um numero muito pequeno, não creio que a FAB tenha planos para desativar esquedrões de A-1 em Santa Cruz ou Santa Maria, na minha opnião essas duas bases continuarão operando os A-1 modernizados o que faz com que o numero de 24 seja muito pequeno. Acho que serão descartados apenas as aeronaves do 1º lote(que poderão ser utilizados como fonte de peças de reposição) e modernizado os lotes I e II.
Pergunta. Alguem sabe de quanto consiste cada lote???
OBS: Até hoje eu sou doido pra ver fotos dos cockpit dos 3 lotes para fazer comparações mas parece que ninguem tem, principalmente do 3º lote(na qual so vi desenho).

Enviado: Seg Jul 09, 2007 1:23 pm
por Sniper
henriquejr escreveu:
Sniper escreveu:
henriquejr escreveu:
Alitson escreveu:
FAB entrega primeiro AMX para modernização
(Divulgação, 05 de julho de 2007)

Recentemente, a Força Aérea Brasileira entregou a Embraer o primeiro jato de ataque AMX A-1, que será modernizado. O projeto, que ainda prevê no cronograma a entrega de outros dois protótipos, tem como objetivo atualizar os sistemas e promover um avanço tecnológico da frota dessa aeronave, adquirida pela Aeronáutica em 1989. “O AMX é o diferencial pró-Brasil na América do Sul, graças à sua capacidade operacional obtida em cumprimento aos requisitos pré-estabelecidos nas décadas de 1970 e 1980. A atualização tecnológica do avião visa introduzir novas capacidades, que o levarão ao cumprimento pleno da sua missão”, explicou o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Brigadeiro-do-Ar Dirceu Tondolo Nôro.
De acordo com o Vice-Presidente da Embraer para o Mercado de Defesa e Governo, Luiz Carlos Aguiar, este é um programa que tem como objetivo estender a vida do avião em mais 20 anos, além de dar um desempenho superior. “Por isso, é um projeto desafiador para todos. Vamos adquirir novos conhecimentos e fortalecer ainda mais a área de Defesa da Embraer”, disse. O AMX, designado A-1 pela FAB, é um avião de ataque ar-superfície, empregado também em missões de Reconhecimento Aéreo. Sua modernização incorpora o que há de mais atual em tecnologia para aviônicos, armamento e sensores. Assim, a aeronave atingirá o patamar operacional dos mais avançados aviões de combate disponíveis no mercado. No Brasil, o A-1 é operado pelo 1º/10º GAV, Esquadrão Poker e 3º/10º GAV, Esquadrão Centauro, ambos sediados na Base Aérea de Santa Maria (BASM), e pelo 1º/16º GAV, Esquadrão Adelfi, sediado na Base Aérea de Santa Cruz (BASC).
A Mordenização do AMX trará benefícios como a geração de tecnologia na área de integração de aviônicos e desenvolvimento de software embarcado no Brasil; autonomia, no Brasil, para a integração de novos sistemas e sensores, total suporte para adaptações e modificações futuras no país, aumento da confiabilidade e da disponibilidade atual da frota; Incremento da capacidade operacional, inclusive com a padronização de equipamentos aviônicos das aeronaves que operam na FAB, aumentando a segurança e a relação.



O AMX A-1 5530, do esquadrão Poker, é a primeira aeronave a chegar na Embraer, e será um dos protótipos do programa.


Algumas coisas começaram a se fechar... :wink:

O interessante dessa noticia é que a foto mostra que o avião entregue a Embraer é da BASM, ou seja, se trata de um A-1 Block III! A lógica não seria mandar primeiro os mais antigos para modernização, principalmente aqueles que estão com baixa disponibilidade ou até mesmo estocados(dos ADELFI)?


Não.

Isso demonstra o que muitos já previam: A FAB só irá modernizar os AMX que estiverem em melhores condições, cerca de 24, e aposentar o resto... :wink:

Tudo conspira a favor dos F-16... :roll:

Abraços!


Foi exatamente isso que eu pensei!


[009]

Enviado: Seg Jul 09, 2007 4:23 pm
por Moccelin
Se eu falar besteira me desculpem, mas o AMX (mesmo não modernizado) não é competente para aquilo que ele foi feito??? E o F-5 não foi sempre meia boca??? Além disso as células dos AMX não são mais novas que as dos F-5??? Seguindo essas idéis (que podem estar erradas, já que eu não sou um profundo conhecedor da FAB) não seria mais lógico modernizar TODOS os AMX, deixando eles ainda mais capazes, podendo usar armas inteligentes, etc, como os russos o fizeram com os seus SU-25??? E modernizar poucos F-5???

Enviado: Seg Jul 09, 2007 4:32 pm
por henriquejr
vilmarmoccelin escreveu:Se eu falar besteira me desculpem, mas o AMX (mesmo não modernizado) não é competente para aquilo que ele foi feito??? E o F-5 não foi sempre meia boca??? Além disso as células dos AMX não são mais novas que as dos F-5??? Seguindo essas idéis (que podem estar erradas, já que eu não sou um profundo conhecedor da FAB) não seria mais lógico modernizar TODOS os AMX, deixando eles ainda mais capazes, podendo usar armas inteligentes, etc, como os russos o fizeram com os seus SU-25??? E modernizar poucos F-5???

Eu acredito que a FAB modernize toda a frota de A-1. A FAB gosta muito desse avião e como muitos ja sabem sua capacidade nunca foi usada plenamente, seu desenvolvimento foi muito prejutidicada com a falta de recursos, com essa modernização os A-1 finalmente poderão ser usados com sua capacidade maxima.
Eu sei que existem no mercado caças multifunções com capacidades até superiores a do A-1 mas isso não faz com que este caça seja de se jogar fora, suas capacidades ainda são de grande valia para o cenario latino-americano, tanto que apesar de toda a diversidade de caças disponiveis na guerra do koçovo a Otan não abriram mão deles....

Enviado: Seg Jul 09, 2007 5:08 pm
por Moccelin
henriquejr escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:Se eu falar besteira me desculpem, mas o AMX (mesmo não modernizado) não é competente para aquilo que ele foi feito??? E o F-5 não foi sempre meia boca??? Além disso as células dos AMX não são mais novas que as dos F-5??? Seguindo essas idéis (que podem estar erradas, já que eu não sou um profundo conhecedor da FAB) não seria mais lógico modernizar TODOS os AMX, deixando eles ainda mais capazes, podendo usar armas inteligentes, etc, como os russos o fizeram com os seus SU-25??? E modernizar poucos F-5???

Eu acredito que a FAB modernize toda a frota de A-1. A FAB gosta muito desse avião e como muitos ja sabem sua capacidade nunca foi usada plenamente, seu desenvolvimento foi muito prejutidicada com a falta de recursos, com essa modernização os A-1 finalmente poderão ser usados com sua capacidade maxima.
Eu sei que existem no mercado caças multifunções com capacidades até superiores a do A-1 mas isso não faz com que este caça seja de se jogar fora, suas capacidades ainda são de grande valia para o cenario latino-americano, tanto que apesar de toda a diversidade de caças disponiveis na guerra do koçovo a Otan não abriram mão deles....


Mas aí vem a pergunta... Porque então eles mandaram um dos mais novos para ser o 'cabeça' da modernização??? Eu consigo enchergar duas respostas... a primeira é que eles vão começar dos mais novos para os mais velhos, para que se ocorrer a falta de verbas para terminar os mais novos, e consequentemente com mais disponibilidade estejam no padrão M, e a segunda respostas seria que eles mandaram um caça de uma unidade com maior disponibilidade para servir de protótipo e depois mandem os mais velhos para modernizar e manutenir em alto escalão mais cedo...

Enviado: Ter Jul 10, 2007 11:34 am
por old
No se si ya a salido la noticia.

Francia España y Alemania acuerdan desarrollar simultaneamente un reactor no tripulado de alto rendimiento.

Tras los Neuron y Barrakuda como demostradores tecnologicos es posible que llegue una nueva generacion de UAVs de combate .

http://www.diariosigloxxi.com/noticia.p ... 0622165325
http://english.people.com.cn/200706/23/ ... 86969.html

Enviado: Ter Jul 10, 2007 11:58 am
por Kratos
vilmarmoccelin escreveu:Se eu falar besteira me desculpem, mas o AMX (mesmo não modernizado) não é competente para aquilo que ele foi feito??? E o F-5 não foi sempre meia boca??? Além disso as células dos AMX não são mais novas que as dos F-5??? Seguindo essas idéis (que podem estar erradas, já que eu não sou um profundo conhecedor da FAB) não seria mais lógico modernizar TODOS os AMX, deixando eles ainda mais capazes, podendo usar armas inteligentes, etc, como os russos o fizeram com os seus SU-25??? E modernizar poucos F-5???


Parece que, financeiramente, não compensa modernizar os A-1 mais antigos.

Enviado: Ter Jul 10, 2007 11:59 am
por Moccelin
Kratos escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:Se eu falar besteira me desculpem, mas o AMX (mesmo não modernizado) não é competente para aquilo que ele foi feito??? E o F-5 não foi sempre meia boca??? Além disso as células dos AMX não são mais novas que as dos F-5??? Seguindo essas idéis (que podem estar erradas, já que eu não sou um profundo conhecedor da FAB) não seria mais lógico modernizar TODOS os AMX, deixando eles ainda mais capazes, podendo usar armas inteligentes, etc, como os russos o fizeram com os seus SU-25??? E modernizar poucos F-5???


Parece que, financeiramente, não compensa modernizar os A-1 mais antigos.


Hum... Ok... Células muito desgastadas?

Enviado: Ter Jul 10, 2007 4:23 pm
por Bolovo
vilmarmoccelin escreveu:Se eu falar besteira me desculpem, mas o AMX (mesmo não modernizado) não é competente para aquilo que ele foi feito??? E o F-5 não foi sempre meia boca??? Além disso as células dos AMX não são mais novas que as dos F-5??? Seguindo essas idéis (que podem estar erradas, já que eu não sou um profundo conhecedor da FAB) não seria mais lógico modernizar TODOS os AMX, deixando eles ainda mais capazes, podendo usar armas inteligentes, etc, como os russos o fizeram com os seus SU-25??? E modernizar poucos F-5???

Não concordo muito com o que você disse.

O A-1 até hoje não é 100% operacional, só vai ser após a modernização, com a implementação de radar, mísseis inteligentes e essa coisa toda nos tais A-1M. Além dele ser um vetor especializado, ou seja, coisa que a FAB não tem o luxo de ter.

Na década de 80 os F-5E já brincavam de atacar PA Minas Gerais, atacar os radares do CINDACTA, usava o Cayman, um pod ECM que só teremos igual com o Rafael Skyshield, etc, a operacionalidade e doutrina era alta para o que usavamos.

O Su-25 é o equivalente ao A-10 americano, ambos bimotores, carregam bomba pacas, sendo que o A-10 é o caça mais blindado do planeta e o Su-25 vem logo atrás. O A-1 nem blindado é. Essa idéia de comparar A-1 com A-10 ou Su-25 não bate, são aviões completamente diferentes, em tudo, o A-1 nasceu para ser treinador, os outros dois são MBT voadores.

Os F-5 pelo menos são aeronaves táticas, multifunção, fazem interceptações, ataques ao solo, e outras tipos de missões, isso ainda no primeiro lote de 1976, agora modernizados fazem tudo isso com melhor qualidade.

O A-1 não vai ser modernizado completamente porque sua doutrina de uso é ultrapassada, hoje é unânime a escolha por caças multifunção, e a disponibilidade é bem baixa, diferente do F-5 em que sempre conseguimos dar um jeito, compramos peças pelo mundo, fabricamos algumas, etc. Creio eu que vão ser modernizados uns 24 A-1, todos os biplace e alguns mono do 2º e 3º lote, depois serão usados como LIFT, talvez em Santa Maria mesmo, ou Natal.

Enviado: Ter Jul 10, 2007 4:27 pm
por Morcego
Acho que estamos em uma questão com os AMX de que devemos amar e PEDIR INCLUSIVE MAIS CÉLULAS, ou, odiar e levar todas as células para o MUSEU.


PARTICULARMENTE estou no primeiro TIME.

um numero de 100 amx num mesmo, SERIA UMA FORÇA DE ATAQUE QUE DEVERIA SER CONSIDEREDA por qualquer nação.

Enviado: Ter Jul 10, 2007 6:29 pm
por Carlos Lima
morcego escreveu:Acho que estamos em uma questão com os AMX de que devemos amar e PEDIR INCLUSIVE MAIS CÉLULAS, ou, odiar e levar todas as células para o MUSEU.


PARTICULARMENTE estou no primeiro TIME.

um numero de 100 amx num mesmo, SERIA UMA FORÇA DE ATAQUE QUE DEVERIA SER CONSIDEREDA por qualquer nação.


Caro amigo...

O problema é manter 100 AM-X!!

É bem díficil... infelizmente com produção limitada, diferenças entre lotes e diferenças entre versões italiana e brasileira torna uma aeronave relativamente cara de se manter...

Sob ess ponto de vista apesar de ser uma aeronave que eu particularmente sempre gostei (sei lá porque... acho que cresci gostando de aviação e tinha orgulho de saber que era "made in" Brasil), fica cada dia mais díficil justificar o seu uso com aeronaves mais modernas e com hora de vôo mais barata (como o Gripen por exemplo) por aí.

Meus 2 Cents :wink:
[]s
CB_Lima

Enviado: Qui Jul 12, 2007 12:52 am
por Jacobs
Bolovo escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:Se eu falar besteira me desculpem, mas o AMX (mesmo não modernizado) não é competente para aquilo que ele foi feito??? E o F-5 não foi sempre meia boca??? Além disso as células dos AMX não são mais novas que as dos F-5??? Seguindo essas idéis (que podem estar erradas, já que eu não sou um profundo conhecedor da FAB) não seria mais lógico modernizar TODOS os AMX, deixando eles ainda mais capazes, podendo usar armas inteligentes, etc, como os russos o fizeram com os seus SU-25??? E modernizar poucos F-5???

Não concordo muito com o que você disse.

O A-1 até hoje não é 100% operacional, só vai ser após a modernização, com a implementação de radar, mísseis inteligentes e essa coisa toda nos tais A-1M. Além dele ser um vetor especializado, ou seja, coisa que a FAB não tem o luxo de ter.

Na década de 80 os F-5E já brincavam de atacar PA Minas Gerais, atacar os radares do CINDACTA, usava o Cayman, um pod ECM que só teremos igual com o Rafael Skyshield, etc, a operacionalidade e doutrina era alta para o que usavamos.

O Su-25 é o equivalente ao A-10 americano, ambos bimotores, carregam bomba pacas, sendo que o A-10 é o caça mais blindado do planeta e o Su-25 vem logo atrás. O A-1 nem blindado é. Essa idéia de comparar A-1 com A-10 ou Su-25 não bate, são aviões completamente diferentes, em tudo, o A-1 nasceu para ser treinador, os outros dois são MBT voadores.

Os F-5 pelo menos são aeronaves táticas, multifunção, fazem interceptações, ataques ao solo, e outras tipos de missões, isso ainda no primeiro lote de 1976, agora modernizados fazem tudo isso com melhor qualidade.

O A-1 não vai ser modernizado completamente porque sua doutrina de uso é ultrapassada, hoje é unânime a escolha por caças multifunção, e a disponibilidade é bem baixa, diferente do F-5 em que sempre conseguimos dar um jeito, compramos peças pelo mundo, fabricamos algumas, etc. Creio eu que vão ser modernizados uns 24 A-1, todos os biplace e alguns mono do 2º e 3º lote, depois serão usados como LIFT, talvez em Santa Maria mesmo, ou Natal.


De certa forma eu concordo com você Bolovo, mas ja que o bichão ta ai, vamos dar um jeito de deixá-lo melhor! :lol:

Talvez um numero em torno de 35-40 AMX modernizados já seja o suficiente. Mesmo sendo um caça subsonico e com um projeto bem diferente do F-5, ele tem um alcance bem maior e leva mais armamento. Um caça como o A-1M pode complementar o projeto F-5M compensando seus gap's.

Comparar o A-1 com um Su-25 ou um A-10 é que nem comparar uma Fiorino contra uma Dodge RAM. Mesmo porque o A-1 não leva tanta bomba e nem foi idealizado como uma plataforma "CAS".

Apesar da FAB não ter recursos pra dispor de um caça dedicado a ataque como é o A-1 atual, o A-1M terá integrado capacidade WVR de 4º/5ª geração, com misseis Python4/5 e HMD, assim como o F-5M. logo, ele poderá servir como um caça de defesa de ponto em condiões extremamente emergenciais.

Esperamos que a coisa ande logo. E que ele venha pra complementar o atual rei de nossos ceus: o grandioso F-5! hehehehehehehe

Enviado: Qui Jul 12, 2007 1:19 am
por henriquejr
cb_lima escreveu:
morcego escreveu:Acho que estamos em uma questão com os AMX de que devemos amar e PEDIR INCLUSIVE MAIS CÉLULAS, ou, odiar e levar todas as células para o MUSEU.


PARTICULARMENTE estou no primeiro TIME.

um numero de 100 amx num mesmo, SERIA UMA FORÇA DE ATAQUE QUE DEVERIA SER CONSIDEREDA por qualquer nação.


Caro amigo...

O problema é manter 100 AM-X!!

É bem díficil... infelizmente com produção limitada, diferenças entre lotes e diferenças entre versões italiana e brasileira torna uma aeronave relativamente cara de se manter...

Sob ess ponto de vista apesar de ser uma aeronave que eu particularmente sempre gostei (sei lá porque... acho que cresci gostando de aviação e tinha orgulho de saber que era "made in" Brasil), fica cada dia mais díficil justificar o seu uso com aeronaves mais modernas e com hora de vôo mais barata (como o Gripen por exemplo) por aí.

Meus 2 Cents :wink:
[]s
CB_Lima


O A-1 não é um avião dificil de se manter, ao contrario do que muita gente pensa. O pro dos A-1 é que por ser um caça expecifico num país onde ninguem se preoculpa com defesa, ele foi deixado um pouco de lado... os poucos recursos que a FAB recebia eram priorizados para a manutenção dos F-5 e F-103 por exercer uma função primária. Por incrivel que pareça o mesmo acontece na Italia, eles mantém alguns A-1 em condições de voo e o resto ficam estocados! É questão de prioridade no momento.... em caso de conflito isso tudo muda, exemplo disso é que na guerra do koçovo os A-1 tiveram uma disponibilidade média de mais de 90%!!!
Se realmente a FAB não tivesse condições de manter o A-1(um avião bastante conhecido pelos técnicos, com grande parte dos componentes fabricados aqui e ainda com a propria fabricante dando apoio) como vocês conseguem sonhar em ver a FAB com Rafale ou algo parecido? Se for dessa forma é melhor modernizar-mos(sem muitas inovações) os Impalas porque não é possivel que a FAB não consiga manter um caça que ela opera há mais de 30 anos!!!

Enviado: Qui Jul 12, 2007 1:19 am
por henriquejr
cb_lima escreveu:
morcego escreveu:Acho que estamos em uma questão com os AMX de que devemos amar e PEDIR INCLUSIVE MAIS CÉLULAS, ou, odiar e levar todas as células para o MUSEU.


PARTICULARMENTE estou no primeiro TIME.

um numero de 100 amx num mesmo, SERIA UMA FORÇA DE ATAQUE QUE DEVERIA SER CONSIDEREDA por qualquer nação.


Caro amigo...

O problema é manter 100 AM-X!!

É bem díficil... infelizmente com produção limitada, diferenças entre lotes e diferenças entre versões italiana e brasileira torna uma aeronave relativamente cara de se manter...

Sob ess ponto de vista apesar de ser uma aeronave que eu particularmente sempre gostei (sei lá porque... acho que cresci gostando de aviação e tinha orgulho de saber que era "made in" Brasil), fica cada dia mais díficil justificar o seu uso com aeronaves mais modernas e com hora de vôo mais barata (como o Gripen por exemplo) por aí.

Meus 2 Cents :wink:
[]s
CB_Lima


O A-1 não é um avião dificil de se manter, ao contrario do que muita gente pensa. O pro dos A-1 é que por ser um caça expecifico num país onde ninguem se preoculpa com defesa, ele foi deixado um pouco de lado... os poucos recursos que a FAB recebia eram priorizados para a manutenção dos F-5 e F-103 por exercer uma função primária. Por incrivel que pareça o mesmo acontece na Italia, eles mantém alguns A-1 em condições de voo e o resto ficam estocados! É questão de prioridade no momento.... em caso de conflito isso tudo muda, exemplo disso é que na guerra do koçovo os A-1 tiveram uma disponibilidade média de mais de 90%!!!
Se realmente a FAB não tivesse condições de manter o A-1(um avião bastante conhecido pelos técnicos, com grande parte dos componentes fabricados aqui e ainda com a propria fabricante dando apoio) como vocês conseguem sonhar em ver a FAB com Rafale ou algo parecido? Se for dessa forma é melhor modernizar-mos(sem muitas inovações) os Impalas porque não é possivel que a FAB não consiga manter um caça que ela opera há mais de 30 anos!!!

Enviado: Qui Jul 12, 2007 1:57 pm
por Pablo Maica
Austria recebe seu primeiro Tiffie!!!
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Um abraço e t+ :D