AVIBRAS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7527
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 991 vezes

Re: AVIBRAS

#2746 Mensagem por J.Ricardo » Qua Ago 04, 2021 3:50 pm

gogogas escreveu: Ter Ago 03, 2021 5:38 pm Seria um boa opção , mas tbm o Astro terá um alto valor estratégico e como alvo ! Provavelmente será usado em lugares bem protegidos e bem atrás das linhas inimigas, onde pode atirar e sair de imediato ... Será que valia a pena o investimento já que a Remax é mais de 1 milhão de reais ?
Acho que é desnecessário esse tipo de arma no Astros, pra mim o maior perigo para ele vem do céu, na forma principalmente de drones, então uma defesa antiaérea de baixa altitude sim seria necessária e em veículos de escolta e não neles necessariamente.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60819
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6420 vezes
Contato:

Re: AVIBRAS

#2747 Mensagem por Túlio » Qua Ago 04, 2021 4:07 pm

J.Ricardo escreveu: Qua Ago 04, 2021 3:50 pm
Acho que é desnecessário esse tipo de arma no Astros, pra mim o maior perigo para ele vem do céu, na forma principalmente de drones, então uma defesa antiaérea de baixa altitude sim seria necessária e em veículos de escolta e não neles necessariamente.
Totalmente de acordo, não se deixa Pç de Art (seja qual for, de M-102 a ASTROS) de bobeira e indefesa, a ponto de neguim com Toyota e Dashika montada atrás ser uma ameaça: há um baita dispositivo de proteção disponível e neste sim, VTR Bld que precisa de coisas como REMAX e inclusive torres com armas mais potentes.

Art não tem que SE defender, ela tem que ser defendida.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13641
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2338 vezes

Re: AVIBRAS

#2748 Mensagem por gabriel219 » Qua Ago 04, 2021 6:55 pm

FCarvalho escreveu: Qua Ago 04, 2021 10:23 am
gabriel219 escreveu: Ter Ago 03, 2021 6:22 pm Remax no Astros pra quê?
Auto defesa. Só que melhor e mais eficiente. E contando com a proteção do veículo em si para o atirador.
O que você acha que o VBL faz?




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13641
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2338 vezes

Re: AVIBRAS

#2749 Mensagem por gabriel219 » Qua Ago 04, 2021 6:59 pm

Voltando ao SS-60. O EB chegou a citar "novo" SS-60, que é o antigo com "novidades", mas quais novidades? Será uma ogiva mais efetiva? O alcance foi mantido, até onde chega meu conhecimento.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: AVIBRAS

#2750 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 05, 2021 11:01 am

gabriel219 escreveu: Qua Ago 04, 2021 6:55 pm
FCarvalho escreveu: Qua Ago 04, 2021 10:23 am Auto defesa. Só que melhor e mais eficiente. E contando com a proteção do veículo em si para o atirador.
O que você acha que o VBL faz?
Não acho. No caso do Astros, servem como posto de comando e veículo meteorológico. Só.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: AVIBRAS

#2751 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 05, 2021 11:08 am

J.Ricardo escreveu: Qua Ago 04, 2021 3:50 pm
gogogas escreveu: Ter Ago 03, 2021 5:38 pm Seria um boa opção , mas tbm o Astro terá um alto valor estratégico e como alvo ! Provavelmente será usado em lugares bem protegidos e bem atrás das linhas inimigas, onde pode atirar e sair de imediato ... Será que valia a pena o investimento já que a Remax é mais de 1 milhão de reais ?
Acho que é desnecessário esse tipo de arma no Astros, pra mim o maior perigo para ele vem do céu, na forma principalmente de drones, então uma defesa antiaérea de baixa altitude sim seria necessária e em veículos de escolta e não neles necessariamente.
No caso de sistemas como o Astros, vejo o Pantsyr, ou equivalente, como referência de defesa AAe. E nada menos que isso. Mas nós nem de longe e nem de perto temos algo parecido. E nem temos pretensão de ter.
Não existem nos GLMF sequer estruturas de AAe para defesa dos veículos. Seja na base ou no terreno. Duvido que sequer haja doutrina no EB para tanto.

Quanto a questão da auto defesa, os Astros possuem um reparo para a browning 12,5mm. Por que achas que colocaram ela ali? E se está ali, é porque julgou-se necessária a sua existência. Se pode ser manual, porque não não automática favorecendo um produto nacional?

Aliás, já vi várias caminhões por aí com reparos automáticos sobre a cabine, tanto no Afeganistão como no Iraque e outros lugares menos sofisticados. Então, não é novidade o uso deste tipo de recursos para proteger vetores de alto valor. O Astros não justifica o investimento?




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: AVIBRAS

#2752 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 05, 2021 11:23 am

Túlio escreveu: Qua Ago 04, 2021 4:07 pm
J.Ricardo escreveu: Qua Ago 04, 2021 3:50 pm Acho que é desnecessário esse tipo de arma no Astros, pra mim o maior perigo para ele vem do céu, na forma principalmente de drones, então uma defesa antiaérea de baixa altitude sim seria necessária e em veículos de escolta e não neles necessariamente.
Totalmente de acordo, não se deixa Pç de Art (seja qual for, de M-102 a ASTROS) de bobeira e indefesa, a ponto de neguim com Toyota e Dashika montada atrás ser uma ameaça: há um baita dispositivo de proteção disponível e neste sim, VTR Bld que precisa de coisas como REMAX e inclusive torres com armas mais potentes.
Art não tem que SE defender, ela tem que ser defendida.
Como eu disse, há um reparo para uma .50 sobre o caminhão, e também nas VBL. Acaso estes vetores não justificam pelo seu alto valor o investimento em melhor defesa dos mesmos?
E sim, a artilharia trabalha bem atrás das linhas, mas mesmos assim, apesar de todos os cuidados que se tem, os veículos precisam de auto defesa, já que em um um cenário real, pouca coisa costuma sair como planejado.
E se a defesa externa falhar? Vamos de atirador exposto a base de olhômetro nos dias atuais?
Mesmo a Remax pode ser utilizada como defesa de ponto em termos de AAe. Caso seja necessário. Isto se pode fazer melhor com um reparo automático do que manualmente, concordas?
Aliás, fiquei muito curioso para saber como se faz esta defesa dos GAC de artilharia. Poderias ilustrar como isso funciona?
Pelo que sei, os GAC atuais do exército não possuem a bateria de observação, que seria a responsável por fazer a ligação entre a linha de frente e as baterias. Elas utilizariam veículos de observação, no caso da Avibrás, eles oferecem o VBL que já compõe o Astros 2020, podendo se optar também para o Guará 4WS que segundo a empresa possui versão de observação avançada. Entendo que este bldo seria mais que útil em tais baterias, além de prover outras soluções possíveis as unidades de artilharia, como posto de comando, radar e comunicações.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7527
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 991 vezes

Re: AVIBRAS

#2753 Mensagem por J.Ricardo » Qui Ago 05, 2021 11:28 am

Ainda acho que esse papel é para veículos de escolta, um veículo caro desse tem que estar no mínimo protegido por uma radar M-60 (quando estacionado, claro), e por veículo que possam dar proteção contra drones (principalmente esse suicídas que começaram a pipocar pelo mundo), helicópteros, durante seu deslocamento e quando estacionado para entrar em ação, é um veículo caro demais e estratégicos demais, e Carvalho, eu duvido que o exército não tenha doutrina para proteger os Astros em caso de uso em combate.

Volto a frisar, ainda acho que a maior ameaça para ele vem do céu.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: AVIBRAS

#2754 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 05, 2021 11:52 am

J.Ricardo escreveu: Qui Ago 05, 2021 11:28 am Ainda acho que esse papel é para veículos de escolta, um veículo caro desse tem que estar no mínimo protegido por uma radar M-60 (quando estacionado, claro), e por veículo que possam dar proteção contra drones (principalmente esse suicídas que começaram a pipocar pelo mundo), helicópteros, durante seu deslocamento e quando estacionado para entrar em ação, é um veículo caro demais e estratégicos demais, e Carvalho, eu duvido que o exército não tenha doutrina para proteger os Astros em caso de uso em combate.
Volto a frisar, ainda acho que a maior ameaça para ele vem do céu.
A Remax como vejo é para auto defesa aproximada do veículo em si. A mesma função das .50 manuais que eles levam no teto. A diferença é que em uma ela está em um reparo automático, e na outra ela é operada manualmente. Para mim, o uso da versão automática é claro e inequívoco em termos de proficiência e efetividade.

E sim, o uso das Remax nestes veículos jamais dispensaria a sua proteção externa, que deve continuar existindo, e no caso dos Astros, ser muito superlativa. Assim, com certeza deve haver outros veículos/sistemas nos quais o GLMF está inserido e que fazem, ou deveriam fazer, não sei, a proteção externa do grupo. De que forma o EB faz isso, sinceramente desconheço. Até por isso perguntei.

Pelo pouco que conheço dos GLMF, eles não tem defesa AAe orgânica. Nenhum dos dois grupos. E para ser honesto, eu nunca vi o EB fazendo qualquer tipo de exercício, pelo menos, de defesa AAe dos Astros em campo. Até por isso acho que não existe doutrina para tanto. Ou esta defesa, na teoria, deve ser feita por um dos GAAe que se tem, o que entendo ser bem complicado, já que demandar um grupo de artilharia inteiro para defender o Astros faz com que se abra mão da defesa de outras GU e/ou localidades tão ou mais importantes que eles. Me parece ser mais lógico que cada GLMF conte com sua própria defesa AAe orgânica, que como disse, deve ter no Pantsyr ou equivalente, a base de referência. Não seria nem um pouco complicado colocar o sistema russo sobre um chassi 8x8 no caminhão do Astros 2020. A Tatra tem de sobra modelos para isso. Mas eu duvido que o EB fizesse este favor aos GLMF.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: AVIBRAS

#2755 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 05, 2021 11:56 am

Ou podem tentar quebrar o galho com isso:

http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2017/10/MSHORAD-696x406.jpghttps://www.saab.com/site-settings/html5/mshorad/img/thumbs/demo3.png

:roll:




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60819
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6420 vezes
Contato:

Re: AVIBRAS

#2756 Mensagem por Túlio » Qui Ago 05, 2021 12:02 pm

FCarvalho escreveu: Qui Ago 05, 2021 11:23 am
Túlio escreveu: Qua Ago 04, 2021 4:07 pm
Totalmente de acordo, não se deixa Pç de Art (seja qual for, de M-102 a ASTROS) de bobeira e indefesa, a ponto de neguim com Toyota e Dashika montada atrás ser uma ameaça: há um baita dispositivo de proteção disponível e neste sim, VTR Bld que precisa de coisas como REMAX e inclusive torres com armas mais potentes.
Art não tem que SE defender, ela tem que ser defendida.
Como eu disse, há um reparo para uma .50 sobre o caminhão, e também nas VBL. Acaso estes vetores não justificam pelo seu alto valor o investimento em melhor defesa dos mesmos?
E sim, a artilharia trabalha bem atrás das linhas, mas mesmos assim, apesar de todos os cuidados que se tem, os veículos precisam de auto defesa, já que em um um cenário real, pouca coisa costuma sair como planejado.
E se a defesa externa falhar? Vamos de atirador exposto a base de olhômetro nos dias atuais?
Mesmo a Remax pode ser utilizada como defesa de ponto em termos de AAe. Caso seja necessário. Isto se pode fazer melhor com um reparo automático do que manualmente, concordas?
Aliás, fiquei muito curioso para saber como se faz esta defesa dos GAC de artilharia. Poderias ilustrar como isso funciona?
Pelo que sei, os GAC atuais do exército não possuem a bateria de observação, que seria a responsável por fazer a ligação entre a linha de frente e as baterias. Elas utilizariam veículos de observação, no caso da Avibrás, eles oferecem o VBL que já compõe o Astros 2020, podendo se optar também para o Guará 4WS que segundo a empresa possui versão de observação avançada. Entendo que este bldo seria mais que útil em tais baterias, além de prover outras soluções possíveis as unidades de artilharia, como posto de comando, radar e comunicações.
Não faria sentido eu ficar aqui tentando te explicar o que já o foi e de maneira muito melhor (inclusive de maneira documentada) do que eu seria capaz por PROs da área, como o Cel @jauro, o ST @Guerra e o então Cap @Piffer, entre outros. Uma pesquisa de menos de meia hora te levaria ao que precisas saber sobre o que é montar uma Bia Art no campo mas, como mais antigo que eu, provavelmente já leste e, para variar, não entendeste. Tentes de novo, o resultado pode ser diferente.

Sobre a .50 em cima, tenho opinião pessoal, e não é mais do que isso: quando foi desenvolvido o ASTROS o EB seguia ao pé da letra a "escola americana", que consistia em botar uma .50 no topo de tudo que tivesse blindagem e alguma função num combate, desde os Sherman e Stuart até todo o resto (M-41, X-1, Cascavel, Urutu, M-113, Jararaca, etc) e, como o ASTROS não foi desenvolvido exatamente no ano - e sim no SÉCULO - passado, nada mais natural do que fazer isso, é um lance meio que INERCIAL, faz-se porque já era feito e um ASTROS sem uma .50 em cima não fica com "cara de ASTROS".

Novamente recomendo alguma pesquisa no próprio DB, especialmente nos posts do Cel Jauro.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: AVIBRAS

#2757 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 05, 2021 12:34 pm

A memória já não anda boa há muito tempo. E o DB tem milhares de páginas sobre artilharia.
Mas vou dar uma olhada por aí para ver se encontro algo.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13641
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2338 vezes

Re: AVIBRAS

#2758 Mensagem por gabriel219 » Qui Ago 05, 2021 6:42 pm

FCarvalho escreveu: Qui Ago 05, 2021 11:01 am
gabriel219 escreveu: Qua Ago 04, 2021 6:55 pm
O que você acha que o VBL faz?
Não acho. No caso do Astros, servem como posto de comando e veículo meteorológico. Só.
Achar é uma opinião sua, ser fato ou não já é outra história.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36795
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3168 vezes

Re: AVIBRAS

#2759 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 07, 2021 1:54 pm

gabriel219 escreveu: Qui Ago 05, 2021 6:42 pm
FCarvalho escreveu: Qui Ago 05, 2021 11:01 am Não acho. No caso do Astros, servem como posto de comando e veículo meteorológico. Só.
Achar é uma opinião sua, ser fato ou não já é outra história.
A Avibrás só oferece duas versões da VBL. Posto de Comando e Posto Meteorológico para o Astros 2020.
Em todo caso, a empresa também oferece uma versão de Observação Avançada para a bateria de observação dos GAC, mas ela só existe no papel até agora.
A mim me parece mais lúcido e consequente que a versão de Observação Avançada fosse baseada na plataforma do Guará 4WS que a empresa já tem e falta homologar. Segundo eles, existem várias opções de emprego, e é um bldo bem mais leve e flexível que a VBL.
Aliás, independente do LMV, o bldo da Avibrás tem emprego em diversos tipos de missões na artilharia do EB. O projeto oferece condições e adaptabilidade para tanto. É só querer e colocamos ele lá. Se houver essa vontade um dia, claro.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1906
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 796 vezes
Contato:

Re: AVIBRAS

#2760 Mensagem por arcanjo » Qui Ago 26, 2021 4:19 pm

Avibras é a nova empresa âncora do Cluster Espacial Brasileiro

https://1.bp.blogspot.com/-fZTPsMLRg6Q/YSUuYQDcfuI/AAAAAAAANFQ/6mpW_wvSzyUDG3fe_cesV4XlUBGiAEhxACLcBGAsYHQ/s2048/ESPA%25C3%2587O.jpg

A Avibras foi convidada para participar como empresa âncora do Cluster Espacial Brasileiro, gerido pelo Parque Tec­nológico, que tem como foco consolidar a cadeia produtiva aeroespacial e de defesa no país.

Com 60 anos de atuação e reconhecida mundialmente pela excelência e qualidade em tecnologias críticas nas áreas aeroespacial, eletrônica, veicular e de defesa, a empresa representará os setores espacial e de defesa no mercado nacional e segmento espacial no mercado internacional.

Para Luiz Alberto Gentil Mendes, gerente sênior de Inovação e Tecnologia da Avibras, a associação reforça a expertise da empresa nos setores aeroespacial e de defesa. Segundo ele, o Cluster Aeroespacial Brasileiro é um importante ambiente para apoiar a consolidação da indústria aeroespacial, buscando sinergia e aumento de competitividade no mercado global, fortalecendo os negócios do setor.

“Participar do Cluster como empresa âncora vem ao encontro do propósito do Espaço Avibras de Tecnologia e Inovação (EATI), que é atuar como a “embaixada” da Avibras para pesquisa, desenvolvimento e inovação e em ambiente de parcerias e colaboração com universidades e institutos de pesquisa e agências de fomento”, destacou.

Certificada pelo Ministério da Defesa como Empresa Estratégica de Defesa, a Avibras é considerada a principal integradora privada em lançadores e foguetes do Programa Espacial Brasileiro, com acesso para operação no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, e no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte.

FONTE: Avibras

:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... ra-do.html

abs.

arcanjo




Responder