07 de Agosto, 2014 - 10:30 ( Brasília )
FARNBOROUGH 2014 – A BRAZUCA QUE FAZ GOL... A NOSSO FAVOR!
A participação dos segmentos de Aviação Comercial, Executiva e Defesa da EMBRAER marcaram presença de forma significativa em Farnborogh
A partir da esquerda VP Programa KC390, Paulo Gastão , Presidente EDS Jackson Schneider e José Molina - Diretor de Contratos e Vendas. Foto - Vianney Jr / DefesaNet
por Vianney Jr
Editor-chefe de Avaliação de Aeronaves - DefesaNet
A participação do Brasil na maior feira de aviação do ano foi tão bem sucedida, que o mau desempenho na Copa foi lembrado apenas em forma de piada para quebrar o gelo em algumas apresentações. A conclusão foi que, se nos gramados vai-se mal, nos hangares o dever de casa esta sendo bem feito.
Embraer Jatos Comerciais
A brasileiríssima Embraer, com o pé direito, deu o primeiro passo para o sucesso de sua nova linha de E-Jets E2, que graças principalmente ao design das novas asas promete uma economia de consumo de combustível de 6,4%. Com uma Carta de Intenções (Letter of Intent – LOI) com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A., auferiu 30 pedidos firmes para o jato E195-E2. O contrato está previsto para ser concluído no quarto trimestre deste ano, quando os pedidos firmes serão adicionados à carteira (backlog) da Embraer. Além do pedido firme, a LOI contempla direitos de compra para 20 jatos adicionais do mesmo modelo, elevando o potencial da encomenda total para até 50 jatos E195-E2. O contrato tem um valor estimado de US$ 3,1 bilhões, a preço de lista, caso todos os direitos de compra sejam convertidos em pedidos firmes. Como a primeira companhia aérea a encomendar o E195-E2, a Azul passa a ser o operador-lançador desta aeronave.
A Embraer também recebeu uma encomenda de 50 jatos E175-E2 da Trans States Holdings, controladora das companhias aéreas Trans States Airlines, Compass Airlines e GoJet Airlines. O acordo também inclui opções para outras 50 unidades, elevando o potencial do pedido para até 100 aeronaves. O pedido, estimado em aproximadamente USD 2,4 bilhões a preço de lista, tem entregas programadas para começar a partir de junho de 2020.
Ao mesmo tempo, no Brasil, a Embraer concluiu um acordo para a venda de 40 aeronaves para a companhia aérea chinesa Tianjin Airlines, uma subsidiária do HNA Group. O contrato, avaliado em USD 2.1 bilhões a preço de lista, inclui 20 E-Jets e 20 E-Jets E2, o que faz da Tianjin Airlines o primeiro cliente dos E-Jets E2 na China. Também com os chineses, um acordo de venda para até 20 E190-E2 com a ICBC Financial Leasing Co., Ltd. (ICBC Leasing), sendo 10 pedidos firmes e 10 direitos de compra, robusteceu o sucesso do lançamento de vendas dos E-Jets E2. Os pedidos firmes para as 10 primeiras aeronaves serão incluídos no backlog da Embraer no 3º trimestre de 2014. O valor do contrato é de USD 1,1 bilhão a preço de lista, caso todos os direitos de compra sejam convertidos em pedidos firmes. As cerimônias de assinatura ocorram durante a visita de Estado do Presidente chinês, Xi Jinping, ao Brasil, e contou com a presença dos presidentes das duas nações.
O E190-E2 será o primeiro modelo da família de E-Jets E2 a entrar em serviço. As primeiras entregas estão previstas para o início de 2018.
Os três novos E-Jets E2 (E175-E2, E190-E2 e E195-E2) possuem motores turbofan com caixa de redução da Pratt & Whitney, controles de vôo full fly-by-wire, ruído externo mais baixo, e redução no consumo de combustível, custos de manutenção e emissões de CO2.
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