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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 1:55 pm
por Marino
Bolovo escreveu:
Marino escreveu: Caro Bolovo, agradeço toda a qualquer indicação de leitura. Ler nunca é demais.
Mas estou aguardando a resposta do Jin para meu questionamento, que não veio com o último post.
Abração
Vendo agora, eu sinto que me meti no meio de uma conversa que eu tinha nada a ver. :oops:

Desculpas.

Mas enfim, o livro parece ser bom, apesar de nunca o ter lido, mas sempre o procurado... :mrgreen:
Ora, caro amigo, nosso fórum se destaca exatamente por isso, por não termos censura e considerarmos um post enviado como de "acesso irrestrito" a todos os foristas.
Então, não considero intromissão alguma sua.
Não sei se o livro ainda está disponível, mas se estiver o encontrará no site da Bibliex.
abração

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 1:59 pm
por gaitero
JulianC escreveu:O livro eh legal, especialmente o primeiro capitulo, com descricao de combates iniciais...depois perde um pouco a graça.
Eu não sei porque, mas nestes livros eu não encontro franqueza do autor. Acho muito mais proveitoso ler comentários e documentos da época que vira e mexe aparecem pela NET.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 1:59 pm
por ca59
Como a FAB analisou e optou pelo caça Sueco se o mesmo ainda não passa de projeto?
Lembram do AMX projeto em que Embraer participou do desenvolvimento? quais paises usam aquela bomba alem do Brasil e da Italia? Quanto o Brasil gastou naquilo e o que ganhou? Quantos a FAB adquiriu?
É preferivel optar por um caça pronto e testado do que gastar milhões de dolares na montagem de um avião que depende dos norte-americanos para voar.
Os gringos devem estar fazendo uma pressãso muito grande, inclusive comprando a impressa "brasileira" para defender a escolha do caça sueco, pois eles tambem serão beneficiados já que as peças que integram aquele avião são quase todas "made in USA".
O Lula já devia ter assinado o tal contrato, ja estamos cansados de tanto adiamento. No meu pobre entendimento o FX2 já acabou, ficará para o próximo governo.
Quem quer fazer não diz faz. Mais uma vez seremos piada nos blogs internacionais.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 2:00 pm
por Carlos Mathias
Só uma coisa eu reparei e achei que se destaca.

O Nauta colocou as "notícias" da Folha e os desmentidos e explicações da MB. A MB matou o assunto rapidamente, tecnicamente e sem margem de dúvidas para quem quiser realmente entender e conhecer minimamente o assunto. Morreu, não colou.

A FAB já faz tempo não desmente nem confirma nenhuma destas "notícias". Poderiam ter posto o TCU ao lado, como fez a MB.

O Presidente é um ser político, reconhecidamente grande negociador e gosta de acomodar conflitos, digamos assim.
Mas, sendo verdade que vazou (pela enésima vez) um relatório da FAB, sendo este relatório contrário ao relatório do GF (sim, há um lá também, com a parte Política, política, estratégica, diplomática, financeira, industrial, etc, etc, etc) e portanto inconciliável, quem vai engolir o sapo?

A torcida azul acredita piamente que o GF vai aceitar a derrota dos vazamentos, das notinhas da FSP/VEJA (logo prá quem) e aceitar a "decisão da FAB" por cima da sua posição de comando, democraticamente eleito.

Acham normal vazarem relatórios secretos.
Acham normal quebra de hierarquia, pois houve ordem direta e clara sobre o assunto.

Vocês tem certeza que a coisa está indo bem mesmo?
Que tudo isso é bom?

Olha, eu do alto da minha mais pura ignorância acho que crescem as chances de "cancelamento direto", e não "compra direta".
Depois, ganhando o Serra, poderão bater da mesma forma, ou mais ainda, em qualquer escolha que ele faça, ou mais provavelmente, não faça.

Eu não credito que o GF aceite um emparedamento destes. Pode ser, o Lula gosta de acomodar, mas sei lá...

Cadeira, sombra e mais uma água tônica. :? :roll: 8-]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 2:14 pm
por joaozinho
eu quero é esse daki oh:

Rússia inicia testes com seu PAK-FA T-50

Segundo informações da imprensa da Índia (dnaindia.com) O primeiro protótipo do PAK-FA T-50 realizou uma rolagem na pista da fábrica de aeronaves da KNAAPO em Komsomolsk-on-Amur, no extremo leste da Rússia. Segundo informações, o piloto acionou os motores e efetivou com sucesso duas corridas na pista.

É fato conhecido que o vice-premiê Sergei Ivanov havia afirmado que a aeronave iria iniciar os testes em dezembro de 2009/janeiro de 2010, e que a Força Aérea russa pretende operá-lo ainda em 2015.

O PAK-FA T-50 é o projeto russo de 5ª Geração que tem a Índia como país associado ao desenvolvimento deste desde 2007, quando um protocolo foi assinado entre os dois países.

A este se seguiram outros que culminaram com a parceria indiana no projeto de modo similar (mas não igual) ao que ocorreu com o míssil Brahmos. No caso, os entendimentos nacionais (dos governos) já levaram a protocolos também assinados entre as indústrias, no caso a Russa Sukhoi e a HAL da Índia.

Estes protocolos atualmente estão em estado avançado, levando a crer que reste fechar os entendimentos comerciais entre os países. Protocolo inicial similar ao indiano foi oferecido ao Brasil (entre governos), mas não se seguiu de outros como o envidado pelos indianos.

Ainda segundo informações veiculadas pela imprensa indiana, três protótipos da aeronave foram construídos pela KNAAPO, e equipes de engenheiros da HAL já visitaram a fabrica que se localiza no extremo leste da Rússia, numa região próxima à fronteira com a China.

O caça é a iniciativa russa de opor-se aos projetos de caças de 5ª geração norte americanos, notadamente o F-35 Lightning II e o recém cancelado F-22 Raptor. Tem um alcance estimado de 5.500 km.

Seu primeiro voo está programado para este mês, já tendo ocorrido os primeiros testes de rolagem realizados ainda no final de dezembro de 2009, segundo informaram os funcionários da KNAAPO.

Nosso Comentário:

Esta notícia pouco circulou por aqui na época do Natal, mas devemos considerar que, se o FX-2 vier a ser cancelado, o PAK-FA voltaria a ser uma excelente opção para o Brasil, já que será um caça de 5ª Geração e poderá estar voando pela FAB em 2015.

Mesmo com a escolha do Rafale F3 no FX-2, a entrada do Brasil neste programa russo-indiano seria interessante a longo prazo. Seria o PAK FA BIR

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 2:20 pm
por rcolistete
Dieneces escreveu:
rcolistete escreveu: Caro Dieneces,

Por favor, ao menos leia, leia, leia o material de cada proposta divulgada publicamente no FX-2. Em todas elas é citada a fabricação de partes no Brasil. Isso foi um feito que a FAB conseguiu para meros 36 caças, na minha opinião.

Não adianta repetir N vezes que a proposta do Rafale é mera montagem que isso não vai se tornar verdade.

Cordialmente,

Roberto
Já Li , Roberto . E o que li dizia que os 36 Rafale-BR serão integralmente franceses .
Caro Dieneces,

Desculpa a demora, estava sem tempo para escrever.

No 2o semestre de 2009 saíram muitos detalhes das propostas e contra-propostas da Boeing, Dassault e Saab, antes e depois da FAB dar mais tempo para as mesmas serem reformuladas.

Sobre o Rafale :

http://www.defesanet.com.br/fx2/ri_tech.htm

Ou indo direto à fonte :

http://www.rafale.com.br/index.php?id=6 ... release=41

Destaque meu : "As atividades de fabricação gerarão 3,5 mil empregos diretos e 11,5 mil indiretos."

http://www.rafale.com.br/index.php?id=6 ... release=42

Destaque meu : "As seis primeiras aeronaves deverão ser construídas na França, com participação brasileira, para garantir aprendizado à indústria e entrega rápida dos primeiros caças à FAB. Os demais 30 caças serão montados no Brasil, com a produção de peças sendo transferida gradativamente à indústria brasileira, chegando a 50% na trigésima sexta aeronave e com certeza de aumentar caso o Brasil amplie o programa."

Textos semelhantes em detalhes temos também para o Gripen NG e Super Hornet.

Não quero nenhuma implicância contigo ou qualquer outra pessoa de fórum, etc. Para ressaltar isso, quero contextualizar minha posição impaciente a comentários superficiais sobre o FX-2 :

- eu votei no Gripen NG na voltação desse tópico !

- acho as propostas (públicas) do Gripen NG e Rafale muito boas, obviamente não temos custos oficiais das mesmas, detalhes de financiamento (ítem importantíssimo, tal qual quando compramos um carro), etc;

- eu passei 4 anos, de 1998 a 2002, na França, fazendo doutorado em Física, tendo como hobby acompanhar a área militar, principalmente aeroespacial. Como fruto disso, colecionei e me especializei em material sobre Rafale, que para minha surpresa, era muito superficialmente descrito na mídia e fóruns brasileiros. Em 2008 e 2009 a situação melhorou com matérias em revistas e sites de melhor qualidade sobre o Rafale. Enfim, muitos absurdos foram ditos sobre o Rafale, felizmente a maioria deixou de ser repetida, mas mesmo hoje ainda há alguma desinformação sobre o mesmo, principalmente na forma de pré-conceitos;

- entre escolher 36 Rafale F3+ ou 36 Gripen NG, prefiro 36 Rafale F3+ pois na minha opinião o Rafale compete com (suas 9,5 ton. de cargas externa x 6,? ton. do Gripen NG) com o F-15, Su-27/30/35, Tornado, F/A-18E/F, Eurofighter, etc. Seria como se o Congresso dos EUA perguntasse à USAF : quer 36 F-15 ou 36 F-16, sendo que depois terá mais caças só daqui 8 anos ?

- o Rafale é bimotor porém seus motores são se comparam em potência (e consumo) aos do F-22, por exemplo. É citado oficialmente que o Rafale em certas missões a baixa-média altitude é mais econômico que um Mirage 2000D (ataque ao solo) com a mesma configuração de armas, isso pois o Rafale é mais optimizado para menor consumo em ataque, tem mais capacidade de combustível (interno e externo), etc. Enfim, ser bimotor não significa automaticamente que um caça consome o dobro de um monomotor. Fora a parte de consumíveis em vôo (combustível, lubrificantes, etc), vários ítens de um caça mono e bimotor são em quantidades iguais (radar, ECM, etc), fora os motores, obviamente. E um caça moderno tem um alto custo para se manter uma disponibilidade próxima de 100%, para se ter : grande estoque de LRU (Line-Replaceable Unit), bancadas de testes e ensaios, etc. Enfim, eu subjetivamente considero o Rafale como tendo 40-50% mais de capacidade militar (inclusive dissuasão) que um Gripen NG, sendo admissível custar aproximadamente isso a mais do que um Gripen NG;

- sobre o FX-2, dou meus parabéns à FAB até 09/2009, depois houve enrolação demais. Parabéns pois conseguiu arrancar propostas extremamente interessantes à FAB e Brasil como um todo por uma mera compra de 36 caças. Espero que a FAB faça bom uso disso.

Abraços,

Roberto

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 2:22 pm
por rcolistete
Dieneces escreveu:
rcolistete escreveu: Só falou besteira !!!
PROVE QUE OS 36 RAFALES BRASILEIROS INCORPORARÃO EQUIPAMENTOS/PEÇAS NACIONAIS .SE O FIZER REFORMAREI O QUE DISSE , Roberto . Aguardarei.
Respondido pouco antes.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 2:26 pm
por Gerson Victorio
05/01/2010 - 14h03
F-X2: Esclarecimentos

A respeito de matérias publicadas pela imprensa, este Centro esclarece que o Comando da Aeronáutica, por meio da Comissão Gerencial do Projeto F-X2 (GPF-X2), encerrou o relatório final de análise técnica das aeronaves concorrentes e destaca que, até o presente momento, não o encaminhou ao Ministério da Defesa.

Por fim, o Comando da Aeronáutica ressalta que o relatório de análise técnica permanece pautado na valorização dos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, compensação comercial (Offset) e transferência de tecnologia.

Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
Fonte: CECOMSAER
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=4477

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 2:26 pm
por lobo_guara
Se todo esse imbróglio da FAB se confirmar, eu acho que o programa será cancelado mesmo e não terá avião nenhum, ou quem sabe... num golpe de sorte da FAB o Lula assina com os franceses e deixa o abacaxi para quem vier depois, e se não estiver de acordo que cancele e arque com as conseqüências (as empresas Francesas são 2ª ou 3ª maiores investidoras no Brasil - investimento direto e produtivo diga-se de passagem!).
Agora nesse episódio todo fica a impressão de que o atual comando da FAB não tem a menor pressa na substituição dos seus caças e não conduz todo esse processo com a devida seriedade, caso contrário já teria negado tais informações através de nota oficial como faz a Marinha e o Exército quando citados dessa forma pela imprensa. Contudo no caso dessas informações serem realmente verdadeiras a respeito do vazamento de informações do relatório técnico da FAB, penso que deveria haver uma apuração detalhada dos fatos e os responsáveis punidos (fazendo um paralelo com a iniciativa privada o vazamento de informação estrátégica para a empresa é motivo de demissão por justa causa).

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 2:26 pm
por GustavoB
O que significaria
Quem quer fazer não diz faz

:roll:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 2:27 pm
por P44
a REUTERS também já está noticiando, agora vamos ver se existe algum desmentido

http://www.reuters.com/article/idUSN052 ... arketsNews

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 2:28 pm
por Gerson Victorio
Gerson Victorio escreveu:
Wolfgang escreveu: Se a FAB não desmentir é uma instituição falida. Explico. O silêncio vale como afirmação do vazamento. Se a FAB não consegue sigilo sobre isso, eu não a quero defendendo o Brasil. Num conflito, antes de um ataque da FAB a Cantanhede dá todas as coordenadas antecipadamente na FSP. Daí é só os inimigos moverem 100 km os alvos que os Mitinga não chegam. Uau, perdemos uma guerra contra o Paraguai por pane seca. Mas a liberdade de jornalismo é a melhor do mundo... :mrgreen:
é a prova dos nove.....

:wink:

Gerson

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 2:28 pm
por Skyway
Gerson Victorio escreveu:
05/01/2010 - 14h03
F-X2: Esclarecimentos

A respeito de matérias publicadas pela imprensa, este Centro esclarece que o Comando da Aeronáutica, por meio da Comissão Gerencial do Projeto F-X2 (GPF-X2), encerrou o relatório final de análise técnica das aeronaves concorrentes e destaca que, até o presente momento, não o encaminhou ao Ministério da Defesa.

Por fim, o Comando da Aeronáutica ressalta que o relatório de análise técnica permanece pautado na valorização dos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, compensação comercial (Offset) e transferência de tecnologia.

Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
Fonte: CECOMSAER
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=4477

:wink:
:lol: :lol:

Mais um milhão de posts?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 2:28 pm
por Wolfgang
Gerson Victorio escreveu:
05/01/2010 - 14h03
F-X2: Esclarecimentos

A respeito de matérias publicadas pela imprensa, este Centro esclarece que o Comando da Aeronáutica, por meio da Comissão Gerencial do Projeto F-X2 (GPF-X2), encerrou o relatório final de análise técnica das aeronaves concorrentes e destaca que, até o presente momento, não o encaminhou ao Ministério da Defesa.

Por fim, o Comando da Aeronáutica ressalta que o relatório de análise técnica permanece pautado na valorização dos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, compensação comercial (Offset) e transferência de tecnologia.

Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
Fonte: CECOMSAER
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=4477
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

TOMA TOMA TOMA TOMA

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 2:29 pm
por Skyway
P44 escreveu:a REUTERS também já está noticiando, agora vamos ver se existe algum desmentido

http://www.reuters.com/article/idUSN052 ... arketsNews
Já saiu o desmentido. :lol: