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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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kirk
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Re: NOTÍCIAS

#27316 Mensagem por kirk » Sex Jun 06, 2014 7:24 pm

Carlos Lima escreveu:O problema é que a SABCA não existe como existia na época do F-16, F-104 etc. O que existe hoje é um reflexo do que essa empresa já foi em termos de produção (sob licença) de aeronaves militares. O seu maior projeto 'militar' hoje é o MLU do F-16.

Quanto ao relacionamento com os franceses, a coisa não é bem assim pois a bastante tempo Belgas e franceses fazem treinamento básico conjunto e inclusive o treinamento avançado com Alpha Jets, além da SABCA fornecer peças para o MF1 e outras aeronaves. O "problema" deles ficou lá na década de 70.

Se a coisa continuar como esperado esse é mais um Mercado para o F-35, e os belgas poderiam conseguir vantagens, pois possuem instalações para fazer manutenção do F-35, precisando somente upgrades.

Obviamente vai existir todo aquele jogo de cena comum para quem quer comprar o F-35 e quer conseguir um pingo de vantagem aqui e outro ali. :wink:

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CB_Lima
Tenho uma outra visão dessa concorrência.

Se os Belgas de fato priorizarem a vanguarda, fechando os olhos para sua indústria vai de F-35.

Se priorizarem custo X benefício e envolvimento industrial vai de Gripen.

Penso que sejam as únicas reais possibilidades postas à mesa, a menos que UK, França e EEUUs, resolvam entregar uma linha de montagem na Bélgica, ou algo similarmente atraente, não têem chances, principalmente UK e França, oferecem um caça de 4ª Geração similar ao Gripen com preços de 5ª Geração similar ao F-35.

PORÉM NOTEM : O RFI não foi entregue aos fabricantes, mas aos seus GOVERNOS, isso é algo bem diferente, e ao mesmo tempo dá uma vantagem aos americanos, os que tem maior poder de pressão.
According to info in #PreviousTweet, #Belgium going with gov-2-gov. Government sales agencies contacted instead of manufacturers. #svfm

#Belgium issues #RFI (Request For Information) for a new fighter. Five alternatives incl #Gripen. {Dutch Text} http://www.nieuwsblad.be/article/detail ... 4_01129876 … #svfm
Minha leitura (opinião) é que reforça a idéia de participação industrial.

Sds
kirk




[] kirk

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“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Carlos Lima
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Re: NOTÍCIAS

#27317 Mensagem por Carlos Lima » Sex Jun 06, 2014 9:41 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu:O problema é que a SABCA não existe como existia na época do F-16, F-104 etc. O que existe hoje é um reflexo do que essa empresa já foi em termos de produção (sob licença) de aeronaves militares. O seu maior projeto 'militar' hoje é o MLU do F-16.

Quanto ao relacionamento com os franceses, a coisa não é bem assim pois a bastante tempo Belgas e franceses fazem treinamento básico conjunto e inclusive o treinamento avançado com Alpha Jets, além da SABCA fornecer peças para o MF1 e outras aeronaves. O "problema" deles ficou lá na década de 70.

Se a coisa continuar como esperado esse é mais um Mercado para o F-35, e os belgas poderiam conseguir vantagens, pois possuem instalações para fazer manutenção do F-35, precisando somente upgrades.

Obviamente vai existir todo aquele jogo de cena comum para quem quer comprar o F-35 e quer conseguir um pingo de vantagem aqui e outro ali. :wink:

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Tenho uma outra visão dessa concorrência.

Se os Belgas de fato priorizarem a vanguarda, fechando os olhos para sua indústria vai de F-35.

Se priorizarem custo X benefício e envolvimento industrial vai de Gripen.

Penso que sejam as únicas reais possibilidades postas à mesa, a menos que UK, França e EEUUs, resolvam entregar uma linha de montagem na Bélgica, ou algo similarmente atraente, não têem chances, principalmente UK e França, oferecem um caça de 4ª Geração similar ao Gripen com preços de 5ª Geração similar ao F-35.

PORÉM NOTEM : O RFI não foi entregue aos fabricantes, mas aos seus GOVERNOS, isso é algo bem diferente, e ao mesmo tempo dá uma vantagem aos americanos, os que tem maior poder de pressão.
According to info in #PreviousTweet, #Belgium going with gov-2-gov. Government sales agencies contacted instead of manufacturers. #svfm

#Belgium issues #RFI (Request For Information) for a new fighter. Five alternatives incl #Gripen. {Dutch Text} http://www.nieuwsblad.be/article/detail ... 4_01129876 … #svfm
Minha leitura (opinião) é que reforça a idéia de participação industrial.

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O RFI sendo entregue aos governos é mais uma forma de pressionar pelo F-35.

Pois do contrário a LM simplesmente vai dizer. "A partilha está feita".

Ao passo que quando os congressistas entram em ação, a LM pode acabar arrumando 'um pedacinho' para dar aos Belgas. :lol: .

Pela maneira como eles fizeram uso do programa do F-16, não me surpreenderia se eles fizessem um apelo para ficar com 'upgrades' e manutenção de algumas das frotas do F-35.

Vamos ver no que vai dar, mas é mais um país que certamente que tende fortemente a cair na rede do F-35.

[]s
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#27318 Mensagem por arcanjo » Qua Jun 11, 2014 11:44 am



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Re: NOTÍCIAS

#27319 Mensagem por arcanjo » Qua Jun 11, 2014 12:31 pm

LM-100J

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LM-100J: Delivering Results

Lockheed Martin’s LM-100J (Model 382J) is a derivative of a C-130J-30 Super Hercules, which is currently the airlifter of choice with 16 nations throughout the world.

Through select design changes, the LM-100J will perform as a civil multi-purpose air freighter capable of rapid and efficient transport of cargo. The LM-100J is expected to be an efficient and ideal airlift solution when delivering bulk and oversize cargo particularly to austere locations worldwide.

The LM-100J incorporates technological developments and improvements over the existing L-100s at a competitive price that results from years of C-130J operational experience, including more than 1 million fleetwide flight hours. The result of this experience and advancement translates to an aircraft that will deliver reliable service in a flexible airframe for decades to come.

As it is based on the operational C-130J, the civil variant LM-100J can operate from short, unprepared airfields without ground support equipment. It requires minimal material handling equipment and enables rapid onload and offload at truck-bed height. Growth provisions built into the LM-100J will enable it to support a variety of future missions including aerial spray, aerial firefighting and delivery, medevac/air ambulance, humanitarian aid and VIP transport.

More than 100 L-100s, which were the commercial variant of the first generation C-130, were produced from 1964-1992 at the then Lockheed-Georgia Co., Marietta, Ga., facility. Many of those airlifters are still operated worldwide by commercial and government customers.

http://www.lockheedmartin.com/us/products/LM-100J.html

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Re: NOTÍCIAS

#27320 Mensagem por arcanjo » Sex Jul 11, 2014 4:51 pm

11/07/2014
Embraer reparará los aviones Tucano de la Fuerza Aérea de Honduras
Firmado el acuerdo

Imagem

(Infodefensa.com) San Salvador – La compañía brasileña Embraer reparará diez aviones EMB312/A27 Tucano de la Fuerza Aérea Hondureña (FAH).

Los detalles del acuerdo suscrito a principios de julio, entre el Gobierno del presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, y ejecutivos de Embraer, no fueron revelado, por lo que no se conoce si se concederán facilidades de pago, el tipo de préstamo acordado o si el gobierno brasileño intervendrá de alguna forma en calidad de cooperación.

Los acercamientos con la compañía, especializada en fabricación y mantenimiento de aviones civiles y militares, comenzaron en 2012. Desde entonces, el gobierno de Honduras planeaba la reparación de la escuadra de al menos diez aeronaves Tucano de la FAH, los cuales fueron adquiridos entre 1982 y 1983 y la mayoría se encuentra en malas condiciones.

El compromiso habría sido concretado en la reciente visita del presidente Hernández a Brasil, en junio pasado. Entonces, el mandatario se reunió con altos ejecutivos de la compañía, quienes expresaron su interés en la reparación de las aeronaves.

La delegación de Embraer que visitó Honduras estuvo compuesta por José Medina, vicepresidente senior Comercial de Embraer; Geraldo Gómez, vicepresidente de Desarrollo de Negocios, y Milton Medina, enlace con Honduras.

"Honduras requiere repotenciar, mejorar, sus capacidades para atender la defensa, la seguridad del país, las contingencias que se dan por desastres naturales, y en toda esta visión de construir una Honduras con sus propias capacidades hemos encontrado que una alianza con Embraer de Brasil en el Estado de Honduras, al amparo de un tratado que ya se aprobó en el gobierno anterior entre Brasil y Honduras, podemos hacer un trabajo que le ayude mucho a Honduras", dijo el gobernante durante la firma del acuerdo.

Hernández recalcó que el país "enfrenta nuevos desafíos por el tema de desastres naturales, lo miramos todos los años, necesitamos construir esas capacidades y hemos visto en Embraer que nos que nos puede ayudar a afrontar con equipo, con tecnología, esas necesidades; pero también están las de defensa, las de seguridad", agregó Hernández.

Pendiente de remozar los A-37B y los F-5

Actualmente, la FAH urge la reparación de los Tucano y de los Cessna A-37B Dragonfly (de los cuales no se reportó nada en el reciente acuerdo con el fabricante suramericano) para mejorar la capacidad de respuesta aérea frente a las amenazas del narcotráfico. En el caso de los aviones caza Northrop F-5, continua el impasse por remozarlos.

Con la reparación de los aviones de origen brasileño, Honduras prevé reforzar el cumplimiento de la Ley de Protección del Espacio Aéreo, que faculta al gobierno a derribar aeronaves de dudosa procedencia.

al/ga

Foto: Fuerza Aérea Hondureña

http://www.infodefensa.com/latam/2014/0 ... duras.html

Veja matéria T&D: http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=1819

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Re: NOTÍCIAS

#27321 Mensagem por arcanjo » Qua Jul 16, 2014 2:46 pm

16/07/2014
EMB-121 Xingu alcança a marca de 30 anos de operações na Força Aérea Francesa

Em: Press Releases

Imagem

Farnborough, Reino Unido, 16 de julho de 2014 – A Embraer Defesa & Segurança comemora a marca histórica, neste mês, de 30 anos de operações do EMB-121A Xingu na Força Aérea Francesa (Armée de l’Air) e na Marinha Francesa (Marine Nationale). O Xingu, operado pela École de l’Aviation de Transport (EAT) francesa, a partir da Base Aérea 702 em Avord, França, foi utilizado até o presente momento para treinar mais de 1.900 cadetes franceses, bem como pilotos dos países: Bélgica, Burkina Fasso, Camarões, Gabão, Luxemburgo e Madagascar..

O EMB-121 Xingu pousou pela primeira vez na Base Aérea 702 no dia 29 de março de 1983 como aeronave de treinamento para substituir o Dassault 312 Flamant. Em 1984, a primeira turma de pilotos recém-qualificados concluiu o treinamento. Desde então, mais de 330 mil horas de voo foram acumuladas pelos 43 Xingus da EAT e, hoje, um total de 33 aeronaves continuam em operação.

“Temos muito orgulho em estar juntos com a Força Aérea Francesa na comemoração desse marco de 30 anos de operações com o Xingu. É também uma conquista histórica para a Embraer”, disse Jackson Schneider, Presidente & CEO, Embraer Defesa & Segurança. “Apoiar, durante mais de 30 anos, uma frota que é operada por uma força aérea como a da França demonstra o rigor da Empresa em atender às necessidades operacionais e reflete o compromisso da Embraer em construir fortes relacionamentos com seus clientes no suporte da aeronave em todo o seu ciclo de vida”.

Em 2012, a Força Aérea Francesa lançou um programa de modernização para estender a vida operacional dos Xingus até 2025, atualizando a aviônica. Isso manterá o Xingu em operação por 42 anos consecutivos, fato raro na indústria aeronáutica. O suporte técnico da aeronave é realizado pela Embraer, por meio de peças sobressalentes e documentação, em conjunto com a Daher-Socata da França, responsável pelo suporte logístico, e a Airbus Defence & Space, fornecedora da manutenção.

“Estamos muito satisfeitos com o Xingu. O avião ainda possui qualidades inegáveis que o tornam perfeitamente adequado para suas missões”, disse Serge Soulet, Comandante da Força Aérea e do Suporte da Força Aérea. “As novas características do Xingu que agora vem equipado com nova aviônica, junto com as qualidades de voo da aeronave original, permitem que os pilotos façam a transição entre seu treinamento inicial e a operação em aeronaves militares mais modernas, como o A400M ou o MRTT”.


Sobre o EMB 121 Xingu

O EMB 121 Xingu, batizado com o nome de uma tribo indígena brasileira e de um rio na Amazônia, foi desenvolvido sobre a plataforma do turboélice Embraer Bandeirante. Projetado para o mercado de aviação executiva, com capacidade para até oito passageiros, o Xingu foi a primeira aeronave pressurizada fabricada no Brasil. A pressurização permitiu que o avião voasse a uma altitude de 8.534 metros (28.000 pés), acima das nuvens e da maioria das turbulências atmosféricas, enquanto mantinha uma pressão interna equivalente a 2.438 metros (8.000 pés), garantindo assim o conforto dos passageiros.

Embora a estrutura do avião fosse baseada no Bandeirante, o Xingu foi equipado com motores mais potentes. Outra inovação foi a cauda do Xingu, em forma de “T”, na qual o estabilizador horizontal foi colocado na parte superior do estabilizador vertical. Desta forma, o turbilhão (ou sopro) dos hélices não afeta o estabilizador horizontal, garantindo níveis mais baixos de vibrações e ruídos.

O primeiro protótipo do Xingu, prefixo PP-ZXI, realizou seu primeiro voo em 22 de outubro de 1976, antes que fosse modificado com uma cabine pressurizada. A apresentação oficial da aeronave ocorreu na Embraer, em 4 de dezembro do mesmo ano. Em maio de 1977, o Xingu melhorado fez um voo bem-sucedido com a cabine pressurizada.

O primeiro cliente foi a Força Aérea Brasileira (FAB), que selecionou a aeronave para operar com o Grupo de Transporte Especial (GTE), baseado em Brasília. O protótipo do Xingu foi o primeiro avião fabricado no Brasil a atravessar o Oceano Atlântico, junto com um Bandeirante, nas cores da companhia aérea regional francesa, Air Littoral, em 26 de maio de 1977. O Xingu foi certificado em 1979 e, desde então, a aeronave tem sido bem recebida no mercado internacional.

http://www.embraer.com.br/pt-BR/Imprens ... a-FAF.aspx

abs.

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Re: NOTÍCIAS

#27322 Mensagem por arcanjo » Qua Jul 16, 2014 7:17 pm

Publicado em 15/07/2014
Yak-130 para o Uruguai?

Imagem

O presidente José Mujica pretende comprar seis aeronaves da Rússia para a Força Aérea.

O Presidente José Mujica se encontrará na quarta-feira (16) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante a sua participação para tratar de assuntos regionais em Brasília, com o grupo das cinco maiores economias emergentes, chamados de Brics pelo nome de seus membros: Brasil, Russia, Índia, China e África do Sul.

O presidente uruguaio leva várias questões comerciais bilaterais nessa reunião, incluindo a capacidade de avançar um amplo acordo entre o Mercosul e a Rússia.

A reunião pode também trazer inovações importantes para a Força Aérea Uruguaia (FAU). De acordo com com fontes no Ministério da Defesa Nacional, Mujica irá negociar a compra de seis aviões de alta tecnologia que serão usados para treinar pilotos e interceptar voos ilegais todo o país. Esta é uma oferta da Rússia que está em estudo pelo Uruguai.

O Ministério da Defesa considera uma grande aquisição, mas não faz planos, porque é um material muito caro. De qualquer maneira nenhuma expectativa do que poderá sair da reunião entre Mujica e Putin.

Em abril deste ano, o ministro da Defesa Eleuterio Fernández Huidobro, recebeu uma delegação russa que ofereceu várias opções de financiamento para as aeronaves de treinamento avançado.

A Força Aérea Uruguaia com tal aquisição daria um “salto de qualidade”, como entendido no Ministério da Defesa. Com estas aeronaves poderia interceptar voos clandestinos que hoje não são devidamente controlados eficácia. O monitoramento do Sistema e Controle do Espaço Aéreo tem três radares localizados. No entanto, a FAU não dispõe de aviões adequados para interceptar aeronaves a tempo, pois as que estão sendo usadas, são modelos A-37, de origem americana, doadas por esse país há muito tempo.

FONTE: El Observador http://www.cavok.com.br/blog/?p=77912#more-77912

E o Super Tucano, não estaria de bom tamanho para a Força Aérea Uruguaia? :?

abs.

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Re: NOTÍCIAS

#27323 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 17, 2014 11:20 am

Sim, com certeza. E seria até melhor na função pretendida do que os Yak-130. São na verdade aeronaves complementares. Para não falar em um treinador básico.

O "problema" é que o Mujica está mais preocupado em manter o, já muito bom, padrão de vida do povo uruguaio do que embarcar em modernizações militares fantasiosas e retóricas, tal qual seu grande vizinho ao norte, e que não trariam na prática nada de relevante, e efetivo, para a defesa do seu país.

O Uruguai tem vários nichos de mercado que poderiam ser muito bem atendidos por produtos brasileiros que hora estão em desenvolvimento, em produção, ou em via de começar a fazê-lo. No entanto, se alguém me perguntar quantos produtos de defesa brasileiro novos estão em uso nas ffaa's uruguaias, eu simplesmente vou dizer que desconheço quais sejam. Apesar do Mercosul e de todos as associações político-econômicas sul-americanas e latino-americanas promovida nos últimos vinte anos pela leseira baré ideológico-diplomática brasileira.

Enfim, a defesa deles está em boas mãos e em melhores condições, para eles, sem nós, do que conosco.

Os uruguaios que o digam.

abs




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Re: NOTÍCIAS

#27324 Mensagem por gogogas » Sex Jul 18, 2014 1:40 pm

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
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Gogogas !
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Re: NOTÍCIAS

#27325 Mensagem por FOXTROT » Qui Jul 24, 2014 8:32 am

http://noticias.terra.com.br/mundo/afri ... aRCRD.html


A bruxa está sota na aviação.


Saudações




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
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Re: NOTÍCIAS

#27326 Mensagem por Brasileiro » Qui Jul 24, 2014 10:25 am

Péssimo ano para a aviação civil heim! :?


abraços




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Re: NOTÍCIAS

#27327 Mensagem por gral » Qui Jul 24, 2014 6:42 pm

FOXTROT escreveu:http://noticias.terra.com.br/mundo/afri ... aRCRD.html


A bruxa está sota na aviação.
Saiu da toca mais cedo este ano.




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Re: NOTÍCIAS

#27328 Mensagem por malmeida » Sex Jul 25, 2014 10:34 am

gogogas escreveu::shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
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És broma?

MAlmeida




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Re: NOTÍCIAS

#27329 Mensagem por arcanjo » Sex Jul 25, 2014 6:31 pm

25/07/2014
Paraguai requisita novos radares de vigilância aérea
País também flerta com novos aviões de combate

Ivan Plavetz

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(Imagem: Força Aérea do Paraguai)

A Força Aérea do Paraguai (FAP) está requisitando quatro novos radares de vigilância aérea e uma frota de 12 novos aviões de combate leve, informou seu comandante, general Luis Noceda, durante entrevista concedida para uma emissora de rádio local.

Noceda explicou que a FAP possui atualmente dois radares de vigilância aérea, operando de forma combinada cobrindo 100 km de fronteiras. Entretanto, o oficial apontou a necessidade de aquisição de mais quatro equipamentos do tipo, todos de longo alcance e com capacidade 3D, para ampliar a cobertura do território do país. Noceda revelou que a requisição vem desde 2011 e conta com investimentos da ordem de US$ 360 milhões para uma abrangente modernização dos seus meios operacionais .

Imagem
Para missões de defesa do espaço aéreo paraguaio, sua Força Aérea possui apenas seis turboélices EMB-312 Tucano e dois radares de vigilância. (Imagem: Força Aérea do Paraguai)

Com relação aos 12 aviões de combate leve requisitados, especificou que deverão ser da classe turboélice, cuja missão será treinar pilotos, além de executar missões de interceptação, reconhecimento e de apoio aéreo aproximado. Para essas mesmas atribuições, a Força Aérea paraguaia emprega atualmente seis Embraer EMB- 312 Tucano. O pedido é feito desde 2009, contudo, o Congresso do país ainda não aprovou o negócio.

http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=1848

Pra mim, o Super Tucano leva essa! :wink:

abs.

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Re: NOTÍCIAS

#27330 Mensagem por gogogas » Sex Jul 25, 2014 9:19 pm

malmeida escreveu:
gogogas escreveu::shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
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És broma?

MAlmeida
Pelo que entendi foi a FACH que publicou essa noticia !




Gogogas !
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