Quanto a autonomia, deu pra perceber que era um absurdo de maior que a das Commandante de guerra, mesmo que a uma velocidade um pouquinho menor. Pensei justamente nesse fator.knigh7 escreveu:A Classe Sirio (sim, o fabricante Fincantieri assim o considera, uma classe) tem um canhão de 76mm com radar de controle de fogo.Skyway escreveu:Calma gente, acho que está havendo alguma confusão. O Sírio que eu saiba não é exatamente uma classe. O Sirio é um dos dois OPV Commandante construídos para o Ministério de Transporte ou algo parecido na Itália, mas que são tripulados pela Marinha Italiana. São estruturalmente iguais ao Commandante, só com diferença nos sistemas e armas menos potentes, motor mais fraco e não ter hangar
"Two additional ships, the Sirio (P409) and the Orione (P410), were built for the Italian Ministry of Transport but are crewed by the navy. They were commissioned in 2005 and are known as NUPA (Nuove Unità di Pattugliamento d'Altura) and have less powerful engines and weapons and no helicopter hangar or countermeasures"
Fonte: http://www.naval-technology.com/projects/commandante/
Eu espero que essa informação esteja por algum motivo errada, porque a versão Sirio e Orione são capenguinhas se comparadas as Commandante de guerra. Nem canhão de vante tem.
Um abraço.
Vale ressaltar que o que a MB quer é uma embarcacão de patrulha oceanico, e a Sirio para isso, cumpre bem o papel:
Tem praticamente o DOBRO da autonomia a 12 kt que a Classe Commandante (que é uma corveta).
Abracos
Quanto a nomeclatura, foi como eu falei, não é exatamente uma classe, apesar de o fabricante a considerar uma classe separada só agora. Pois quando as duas Commandante foram contruídas para o Ministério do Transporte subarmadas e com motor menos potente, elas eram apenas uma versão downgrade da Commandante da Marinha Italiana, da mesma classe, porém downgrade. Acredito que agora que existe a oportunidade de exportar essa versão, o fabricante esteja encarando como uma classe diferente e portanto um produto diferente.
Quanto ao armamento(e hangar) pelo que vi o fabricante cogita a possibilidade da instalação do canhão de 76mm e do hangar, porém nenhuma das duas embarcações existentes dessa versão, nem a Sirio e nem a Orione possuem canhão nem hangar. Ou seja, pode ser feito, mas me parece mais uma atitude do fabricante para exportar essa versão como classe/produto separada da Commandante.
Não tenho nada contra, acho super válido que um fabricante decida diferenciar dois produtos que nasceram como uma coisa só. Ainda mais quando a marinha que deseja comprar sabe o que faz.
Ou seja, não é uma critica, é apenas para informar ao pessoal sobre esses navios.
Um abraço.