Projetos Recentes Marinha do Brasil
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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil
DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL
CENTRO DE MANUTENÇÃO DE SISTEMAS
AVISO DE PENALIDADE
O Diretor-Geral do Material da Marinha, no uso das suas atribuições,
conferidas pela Portaria nº 180/MB/2001, alterada pelas Portarias
nº 236/MB/2002, 258/MB/2003 e 111/MB/2004 e de acordo com a
Lei nº 8.666/93, resolve: Aplicar a sansão suspensão temporária de participação
em licitação e impedimento de contratar com a administração
pública pelo prazo de 6 meses, nos termos do artigo 87, III da Lei nº
8.666/93, prevista na alínea "c" da Subcláusula Terceira, Cláusula Décima
Quinta do Contrato nº 40200/2011-004/00 à empresa INVICTORIO
METALÚRGICA COMERCIAL LTDA, CNPJ 08.483.151/0001-
50, em decorrência de inexecução integral do contrato.
Almirante-de-Esquadra ARTHUR PIRES RAMOS
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nº 236/MB/2002, 258/MB/2003 e 111/MB/2004 e de acordo com a
Lei nº 8.666/93, resolve: Aplicar a sansão suspensão temporária de participação
em licitação e impedimento de contratar com a administração
pública pelo prazo de 6 meses, nos termos do artigo 87, III da Lei nº
8.666/93, prevista na alínea "c" da Subcláusula Terceira, Cláusula Décima
Quinta do Contrato nº 40200/2011-004/00 à empresa INVICTORIO
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Almirante-de-Esquadra ARTHUR PIRES RAMOS
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
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- talharim
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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil
CENTRO TECNOLÓGICO DA MARINHA
EM SÃO PAULO
AVISO DE LICITAÇÃO
CONVITE Nº 23/2012 - UASG 742000
Nº Processo: CC/0023/2012 . Objeto: Serviço de Engenharia para desmontagem,
fabricação de componentes e instalação do Modelo do Túnel
de Cavitação do Laboratório de Hidrodinâmica. Total de Itens Licitados:
00001 . Edital: 10/02/2012 de 08h00 às 11h00 e de 13h às
16h00 . Endereço: Av. Professor Lineu Prestes, 2468 Cidade Universitária/
butantã - SAO PAULO - SP. Entrega das Propostas: 28/02/2012
às 10h00 . Informações Gerais: O Convite poderá ser baixado no site
"www.comprasnet.gov.br" - Informações (11) 3817-7328.
FABIO FORNAZIER VOLPINI
Ordenador de Despesas
(SIDEC - 09/02/2012) 742000-00001-2012NE000084
EM SÃO PAULO
AVISO DE LICITAÇÃO
CONVITE Nº 23/2012 - UASG 742000
Nº Processo: CC/0023/2012 . Objeto: Serviço de Engenharia para desmontagem,
fabricação de componentes e instalação do Modelo do Túnel
de Cavitação do Laboratório de Hidrodinâmica. Total de Itens Licitados:
00001 . Edital: 10/02/2012 de 08h00 às 11h00 e de 13h às
16h00 . Endereço: Av. Professor Lineu Prestes, 2468 Cidade Universitária/
butantã - SAO PAULO - SP. Entrega das Propostas: 28/02/2012
às 10h00 . Informações Gerais: O Convite poderá ser baixado no site
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- talharim
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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil
Santo GOOGLE :
Hidrodinâmica da cavitação - é um fenômeno em que interrompeu a continuidade do fluido, há bolhas ou cavidades composta de vapor ou gás. Quando as bolhas de cavitação são formadas a partir do gás dissolvido no líquido. Se a pressão em qualquer ponto do líquido se torna vapor saturado do líquido, o líquido evapora, neste ponto e formas de bolha de vapor.
A cavitação ocorre em locais de mais baixa pressão no fluido. Neste caso, existem tensões de tração, levando à ruptura do líquido. Depois de entrar na zona de caverna de alta pressão (bolhas de vapor) "slam", há o golpe de aríete. Isto é acompanhado por aumento local da pressão. O fechamento das cavernas perto da superfície das peças rígidas podem levar à destruição da superfície.
As conseqüências da cavitação hidrodinâmica levar a um desgaste excessivo de peças de trabalho e reduzir significativamente a vida útil das turbinas, bombas, máquinas hidráulicas, hélices e outras peças.
Para evitar os efeitos danosos da cavitação para alterar os detalhes do projeto, de modo a prevenir a formação de cáries. Pode também aplicar um revestimento protetor especial
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- Alcantara
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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil
Em imagens, seria isso...talharim escreveu:Santo GOOGLE :
Hidrodinâmica da cavitação - é um fenômeno em que interrompeu a continuidade do fluido, há bolhas ou cavidades composta de vapor ou gás. Quando as bolhas de cavitação são formadas a partir do gás dissolvido no líquido. Se a pressão em qualquer ponto do líquido se torna vapor saturado do líquido, o líquido evapora, neste ponto e formas de bolha de vapor.
A cavitação ocorre em locais de mais baixa pressão no fluido. Neste caso, existem tensões de tração, levando à ruptura do líquido. Depois de entrar na zona de caverna de alta pressão (bolhas de vapor) "slam", há o golpe de aríete. Isto é acompanhado por aumento local da pressão. O fechamento das cavernas perto da superfície das peças rígidas podem levar à destruição da superfície.
As conseqüências da cavitação hidrodinâmica levar a um desgaste excessivo de peças de trabalho e reduzir significativamente a vida útil das turbinas, bombas, máquinas hidráulicas, hélices e outras peças.
Para evitar os efeitos danosos da cavitação para alterar os detalhes do projeto, de modo a prevenir a formação de cáries. Pode também aplicar um revestimento protetor especial
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- alexmabastos
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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil
Resumindo, acho que seria isso:
A parte de trás da hélice gera menor pressão. A parte da frente, maior ( pois "empurra" o líquido ). Na parte de trás, o líquido com menor pressão, mesmo com temperatura baixa, ferve e borbulha. Ferve pois quanto menor a pressão, menor também é a temperatura para ebulição. E isso realmente deve gerar desgastes maiores.
A parte de trás da hélice gera menor pressão. A parte da frente, maior ( pois "empurra" o líquido ). Na parte de trás, o líquido com menor pressão, mesmo com temperatura baixa, ferve e borbulha. Ferve pois quanto menor a pressão, menor também é a temperatura para ebulição. E isso realmente deve gerar desgastes maiores.
Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil
No fenômeno da cavitação a pressão do líquido cai abaixo da pressão de vapor (usualmente por conta da alta velocidade de rotação de um hélice ou rotor). Assim são formadas bolhas de vapor saturado. Estas bolhas colidem com o metal da peça girante (que pode ser um hélice como na foto acima) e causam a erosão da mesma por arrancamento de material. É um fenômeno muito observado em hélices e rotores de bombas.
- Marino
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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil
A questão principal, de interesse militar, é o ruído que a cavitação causa facilitando a detecção do emissor. Todo navio (e sub) possui gráficos de velocidades onde as célica de cavitação e as maismsilenciosas aparecem.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil
Exato. Um hélice cavitando gera ruído e vibração típicas.Marino escreveu:A questão principal, de interesse militar, é o ruído que a cavitação causa facilitando a detecção do emissor. Todo navio (e sub) possui gráficos de velocidades onde as célica de cavitação e as maismsilenciosas aparecem.
- Wingate
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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil
Não é por esta razão que os hélices dos subs em dique seco são ocultos para evitar que sejam fotografados e o ruído gerado possa ser reproduzido?Hader escreveu:Exato. Um hélice cavitando gera ruído e vibração típicas.Marino escreveu:A questão principal, de interesse militar, é o ruído que a cavitação causa facilitando a detecção do emissor. Todo navio (e sub) possui gráficos de velocidades onde as célica de cavitação e as maismsilenciosas aparecem.
Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil
Se você possuir fotos detalhadas de um hélice, com boas referências dimensionais, é possível criar um modelo matemático aproximado de seu comportamento dinâmico, incluso assinatura acústica, velocidade de cavitação, etc...
- Paisano
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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil
Otimização de propulsores
Fonte: http://www.ipt.br/solucoes/7-otimizacao ... lsores.htm
Fonte: http://www.ipt.br/solucoes/7-otimizacao ... lsores.htm
A cavitação é o fenômeno de vaporização da água devido à baixa pressão local sempre que as velocidades locais de escoamento se tornam extremas. Ocorre nas pás do propulsor e no leme, e resulta em:
Danos ao propulsor ou leme por conta dos colapsos de alta energia nas superfícies;
Vibrações no navio pela variação de pressão provocada por bolhas de vapor colapsantes;
Emissão de ruído.
O IPT analisa detalhadamente a geometria de propulsores visando à otimização dos projetos de hélices.
Estudo de cavitação em modelo de
propulsor no Túnel de Cavitação do IPT
Além de testes padrão para determinação das características de propulsores em água aberta, investigações especiais visando à detecção de pulsos e ruídos de pressão induzida no hélice são realizadas no Túnel de Cavitação.
Hélices de grandes dimensões podem ser modeladas e testadas em números de Reynolds elevados, visando estudar e prevenir o fenômeno de cavitação. A observação com câmeras de alta velocidade permite a análise detalhada dos fluxos hidrodinâmicos e o estudo de soluções para a otimização do projeto de hélices.
Evitar os efeitos de cavitação em projetos de hélices e lemes requer muito cuidado e experiência. Mesmo quando sofisticadas ferramentas numéricas são utilizadas para analisar esses efeitos, a aprovação final do projeto de um leme ou hélice requer um cuidadoso programa de testes com modelos em escala.
Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil
Poderia-se tambem utilizar o fenomeno da cavitação como um aliado....
exemplo
Shkval
exemplo
Shkval
Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil
Verdade Brisa véio. A chamada supercavitação permite que este brinquedo ai "voe" em uma bolha de vapor submersa...
- Túlio
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Re: Projetos Recentes Marinha do Brasil
Mas deve fazer um barulhão dos diabos...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)