Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 10:34 am
Por uns longos dez anos serão transparentes. Primeiro caça invisível da América Latina.Bolovo escreveu:De que cor serão os nossos Gripen?
Por uns longos dez anos serão transparentes. Primeiro caça invisível da América Latina.Bolovo escreveu:De que cor serão os nossos Gripen?
Perfeito Túlio(exceto pela parte do "burros" por terem negado a aberração capenga russa )Túlio escreveu:Mas a FAB já disse OFICIALMENTE que não quer saber de Rafale? Que eu saiba, só botaram no papel que não querem Flanker (BURROS!!!), Typhoon e F-16, o resto para mim é especulação até ver algo assinado por um Brigadeiro que mande em alguma kôza...
Como vc sabe?? O Loki tem informações privilegiadas?Wolfgang escreveu:Gente, calma. O relatório não foi entregue. O próprio Loki disse isso. É que o dia 10 se aproxima e precisam arranjar um factóide como desculpa/argumento para uma eventual derrota dos adversários do Rafale...
Loki escreveu:Bem, como tuda na vida tem lado ruim e lado bom! Podemos usar esse mote para tentar chegar as 2000 paginas!
A grande crise existe no mesmo lugar de sempre: na mídia ligada a oposição ao governo.alexmabastos escreveu:Caramba! Agora misturam a dita crise militar por conta dos processos da ditadura junto com definição do FX2??Santiago escreveu:FSP, São Paulo, terça-feira, 05 de janeiro de 2010
ANÁLISE
Processo de escolha está em risco
IGOR GIELOW
SECRETÁRIO DE REDAÇÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Com a inclinação da FAB pelo Gripen NG para reequipar sua frota de caças, Lula ganhou um belo nó para desatar em meio à crise decorrente da tentativa do governo federal de colocar militares no banco dos réus por conta de crimes ocorridos durante a ditadura.
Isso não significa que a escolha pró-Suécia tenha algo a ver com a iniciativa. A decisão é um processo de um ano inteiro. Mas o "timing" é explosivo, por colocar em rota de colisão frontal vontades civis e militares num momento de confronto.
Mas se Lula vai pagar a conta, a culpa é só dele. A sucessão de trapalhadas a partir do anúncio antecipado, sem ouvir a FAB, da vitória do Rafale durante a visita do francês Nicolas Sarkozy no 7 de Setembro passado colocou o governo numa sinuca de bico.
A cada declaração de Lula ou Nelson Jobim (Defesa) sobre a preferência pelo caro modelo da Dassault, ficava mais evidente o problema político caso a FAB decidisse optar tecnicamente pelo Gripen ou pelo F-18. Antecipando-se, Jobim pediu à FAB para evitar fazer um ranking dos aviões.
O governo tentou convencer o público de que tal pressão favoreceria uma redução no preço do Rafale, como numa negociação sindical. Mas não se baixa o preço de um caça significativamente, até porque ele não é construído pelos governos, e sim por empresas. E nisso, o custo, a Saab sueca sempre esteve à frente com um avião menor e monomotor.
Agora, o ônus de uma opção francesa será de Lula e Jobim. A alegação está pronta: o Rafale não foi descartado, tanto que foi finalista do processo, e sua escolha respeitaria a opção estratégica do Brasil pela França como parceira militar -referendada no acordo de 2009.
Mas será difícil para os militares engolirem. E até aqui fóruns como o Congresso e o TCU não foram devidamente acionados, e o serão sobre um negócio que pode passar dos R$ 10 bilhões. O fato de um Rafale custar o dobro de um Gripen, embora sejam aeronaves com características operacionais e de produção distintas, certamente chamará atenção.
A decisão, contudo, é soberana de Lula por tratar-se de assunto de segurança nacional. Jobim chegou a levantar eventuais questionamentos jurídicos na época do anúncio precipitado, mas ele na verdade se referia à hipótese de algum concorrente querer reapresentar sua proposta após a escolha final, algo especulado por um competidor da primeira disputa dos caças, o F-X.
Na prática, a escolha é final. Politicamente, contudo, ela pode ser revista no futuro, e o governo Lula acaba neste ano.
Todo esse cenário conflituoso lembra o que antecedeu o fim, por outro motivos, do F-X -adiado em 2002 por FHC e enterrado por Lula. Como naquela ocasião, a combinação fim de governo e diversas variáveis em choque favorece uma postergação. É tudo o que temem militares e concorrentes.
Tentam nos empurrar um mini avião que defende um país como Espírito Santo para o Brasil!!!! Isso não é verdade, a FAB nunca pensaria numa coisas dessas.
Mas sabe o que eu acho? Que a França tempera essa proposta agora e o presida bate o martelo.
Se a FAB tem receio de operar Rafale, que fique com os F-5M. O custo do Gripen é muito maior do que o F-5 e sendo assim, vão ficar todos no chão também, já que nem as 350 horas/ano estão sendo efetuadas pelos pilotos hoje. SE essa notícia for verdadeira, coisa que não acredito.Walterciclone escreveu:A saída de, não escolher nada mais uma vez, é que é de lascar o coco.
Salvo engano, ele é da FAB. No mínimo sabe mais do que 99% do DB.angelogalvao escreveu:Como vc sabe?? O Loki tem informações privilegiadas?Wolfgang escreveu:Gente, calma. O relatório não foi entregue. O próprio Loki disse isso. É que o dia 10 se aproxima e precisam arranjar um factóide como desculpa/argumento para uma eventual derrota dos adversários do Rafale...
A saída de, não escolher nada mais uma vez, é que é de lascar o coco.
Puxa vida, não sei como a FAB ainda não contratou o Prick como consultor... A FAB não entende nada de aviação de combate...PRick escreveu:Não precisa, o Presidente pode assinar sozinho, como sempre foi. Ou pode haver vida pensante além do corpotativismo, e alguém se lembre que pelo menos estarão comprando o melhor, e não o mais barato.Walterciclone escreveu:No final das contas com demissão coletiva e tudo "vai dar Rafale" porque já existe um comprometimento político com a França...mas eu só quero ver quem é o brigadeiro que vai assinar isso. O atual da COPAC é que não vai ser...
[]´s
Pronto, compras de oportunidadeFABIO escreveu:não adinata a FAB escolher, quem vai escolher é o LULA, para min o que vier ta´ótimo
ja ouvi dizer que vamos receber 44 mirage 2000-5, se o rafale for escolhido