Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#2716 Mensagem por EDSON » Qua Out 20, 2010 5:32 pm

Desculpe tem o coreano que também que vai para linha de produção o resto parou.

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#2717 Mensagem por Skyway » Qua Out 20, 2010 11:47 pm

Peraí, deixa eu entender que to meio perdido...

O EB opera isso aqui sem problemas:
Imagem

Imagem

Mas por uma diferença de quase 40cm, o tamanho desta régua escolar:
Imagem

O que a propósito resulta nisto:
Imagem
Imagem

Não podemos operar um blindado mais moderno e eficiente?

Tipo....

É aceitável interditar meia pista para o Leo1, mas não é para o Leo2 por conta de 38cm?

É só pra entender mesmo.

Por que se for, na minha cabeça não faz sentido algum...podem me justificar a não escolha do Leo2 por vários motivos, como preço, manutenção e até mesmo quesitos técnicos mais críveis, mas por causa das estradas? Logística? Me desculpem, não faz sentido... É impossível uma vez por ano ou uma vez a cada dois anos, sei lá, interditar uma faixa e meia de uma estrada mesmo que de mão dupla para levar alguns blindados para a fronteira para realizar algum treinamento? Por que só se o problema for pra isso, treinamento, já que em caso de conflito essa manobra seria de ínfima importância...Ou alguem, durante uma crise ou conflito, vai pensar "Ei, peraí, não podemos nos defender ou atacar com nossos blindados nesse ponto da fronteira, não podemos porque não é aceitável interditar uma estrada para a viagem do comboio..." :lol:

Estradas são interditadas, portos são bloqueados para comércio que desinteresse estratégico e aeroportos são limitados se a soberania do país estiver em jogo, seja por 3,37cm ou 3,75cm.

Me desculpem mesmo, mas se for realmente essa a explicação que o hélio está dando, se eu entendi bem e não to fazendo confusão(o que é bem provável de eu estar fazendo :mrgreen: ), não faz o menor sentido usar esses 38cm como motivo.

Um abraço!

AD ASTRA PER ASPERA
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#2718 Mensagem por helio » Qui Out 21, 2010 12:20 am

Olá Skyway

Se vc ler com atenção meus posts, expliquei que o problema de transporte é apenas um dos motivos da não adoção dos Leo2. Vc pode achar os miseros cm um exagero, mas por muito menos deixamos de fazer um exercicio no norte do país no ano passado: sequer tinhamos candidatos que se apresentassem para transportar um esquadrão de leo 1BE.
Parece fácil, mas não é , um país com dimensões continentais tem estas dificuldades. Quantas pranchas vc acha que o EB tem em cada RCC ou RCB? A média é de apenas 2!

Se vc analisar por exemplo que apesar de adquirir 220 Leo 1A5 o EB sequer pensa em produzir aqui a munição para o canhão 105mm, pois sabe que o consumo dele será minimo dá pra vc começar a pensar no quanto o EB se preocupa nos custos operacionais da Força.

Que eu me lembre ,seu pai foi militar, consequentemente vc conhece de perto os grandes desafios que as FA enfrentam.
O EB prefere uma força não tão moderna.mas capaz de manter a operacionalidade dos seus meios para poder adestrar adequadamente seu contngente.
Conviver com situações precárias aonde embora aprovado pelo MD e pelo orçamento da uniãol a verba que chega de fato é de menos do que 50% do previsto, faz com que pequenos desafios como o transporte se transforme em grandes e consequentemente declinem ofertas como estas( a Alemanha que chegou a oferecer de fato o Leo2 para nós).

As vezes pessoas deste forum imaginam de forma equivocada, pensando que as FA serão equipados de forma ideal nos tempos pós END.
Muita coisa está capenga, por exemplo vc sabia que os Mil-35 da FAB ainda não dispararam sequer um tiro do canhão. Por que? simples: não recebemos nenhum tipo de munição para eles, e muito menos os foguetes e mísseis.

Um abraço

Hélio

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#2719 Mensagem por Bolovo » Qui Out 21, 2010 2:31 am

Como país continental, nos falta uma aviação estratégica. Olha a ajuda que poderia dar com esse exemplo do Leo 1/2.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#2720 Mensagem por Guerra » Qui Out 21, 2010 8:38 am

Pessoal os Leo 1A5 foram antes da END. Não dá para simplesmente jogar fora o que compramos e comprar algo mais moderno.
Eu penso que a logistica dos leopard vai consumir recursos. Vai funcionar no limite. Por isso eu acho que um componente a mais e já furaria o orçamento. Enquanto essa logistica não estiver consolidada esqueçam compram de CC.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Agradeceu: 458 vezes
Agradeceram: 247 vezes

#2721 Mensagem por RobsonBCruz » Qui Out 21, 2010 8:46 am

O que não se pode é não fazer nada e continuar com essas limitações em nossa infraestrutura, que criam esses entraves na mobilidade estratégica da força terrestre, em especial das unidades blindadas.

E evidente que isso foge ao EB, mas precisa ser tratado estrategimente pelo governo de plantão.

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#2722 Mensagem por Skyway » Qui Out 21, 2010 10:25 am

helio escreveu:Olá Skyway

Se vc ler com atenção meus posts, expliquei que o problema de transporte é apenas um dos motivos da não adoção dos Leo2. Vc pode achar os miseros cm um exagero, mas por muito menos deixamos de fazer um exercicio no norte do país no ano passado: sequer tinhamos candidatos que se apresentassem para transportar um esquadrão de leo 1BE.
Parece fácil, mas não é , um país com dimensões continentais tem estas dificuldades. Quantas pranchas vc acha que o EB tem em cada RCC ou RCB? A média é de apenas 2!

Se vc analisar por exemplo que apesar de adquirir 220 Leo 1A5 o EB sequer pensa em produzir aqui a munição para o canhão 105mm, pois sabe que o consumo dele será minimo dá pra vc começar a pensar no quanto o EB se preocupa nos custos operacionais da Força.

Que eu me lembre ,seu pai foi militar, consequentemente vc conhece de perto os grandes desafios que as FA enfrentam.
O EB prefere uma força não tão moderna.mas capaz de manter a operacionalidade dos seus meios para poder adestrar adequadamente seu contngente.
Conviver com situações precárias aonde embora aprovado pelo MD e pelo orçamento da uniãol a verba que chega de fato é de menos do que 50% do previsto, faz com que pequenos desafios como o transporte se transforme em grandes e consequentemente declinem ofertas como estas( a Alemanha que chegou a oferecer de fato o Leo2 para nós).

As vezes pessoas deste forum imaginam de forma equivocada, pensando que as FA serão equipados de forma ideal nos tempos pós END.
Muita coisa está capenga, por exemplo vc sabia que os Mil-35 da FAB ainda não dispararam sequer um tiro do canhão. Por que? simples: não recebemos nenhum tipo de munição para eles, e muito menos os foguetes e mísseis.

Um abraço

Hélio
Compreendi. Sei que o EB ainda raciocina com a lógica que lhes serviu por 30 anos, e que ainda tem em muitos de suas unidades essa realidade no dia a dia. A coisa tem sim melhorado, não como muitos acham, mas estão sim melhorando, ao seu tempo, ao seu passo, mas estão. Achei que com a compra dos Leo1A5 a força blindada do EB seria modernizada, mais pranchas, maior capacidade, munição...Mas se o EB ainda assim está planejando a operação dessas viaturas sob o cobertor curto, não pensando nem em produzir munições para os próprios veículos...então não tem mesmo como cobrar atitude para transportar 40cm a mais por uma estrada.

O EB é sem dúvida o que mais está demorando para apostar no futuro com a END, parece ser o mais "desconfiado", o que mais tem o pé atras quando a isso, enquanto a MB vai de "all-in" e a FAB se faz de ingênua desconfiada mas belisca sempre que uma bandeja passa perto dela.

Diferenças de mentalidade..algo perfeitamente compreensivo.

Um abraço Hélio!
PS:Meu pai era FN, mergulhador e mergulhador/arqueólogo.

AD ASTRA PER ASPERA
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#2723 Mensagem por helio » Qui Out 21, 2010 11:30 am

Skyway

Eu não acho o EB reticente ao END, pelo contrário. As metas de cada FA são de acordo com a sua missão, o seu contingente, e do territorio que ele deve atuar. Como já afirmei, não sou militar mas com certeza não deve ser nada fácil conciliar todas as necessidades com a merreca de verbas que recebe.
Se compararmos a força blindada do EB e do CFN, é muito mais fácil o CFN receber equipamento mais moderno pois o seu contingente é infimamente menor que a cavalaria do EB. Ter todos os blindados concentrados numa só OM e a necessidade para adquirir sobressalentes importados para apenas um reduzido numero de CC, CLANF e VBTPs é um desafio menor.
Se considerarmos por exemplo a AvNaval por exemplo, vc sabe muito bem como ela sofreu para poder manter operacionais os A4. Teve épocas que mal puderam manter 02 A4 em condições de voo, e hoje dos 23 adquiridos talvez tenham algo como 4 deles em condições de voo. Esta redução tem causado um numero bem menor de pilotos capacitados, além de todo este hiato que a reforma do PA ocasionou, ainda sequer tivemos qualquer pratica para pouso noturno em PA.
Se tivessemos mais verba com certeza a coisa iria ser diferente, entretanto a MB faz o possivel e o impossivel dentro da verba e das deduções de contingencia que recebe.
O EB faz o mesmo, e planeja com muita responsabilidade.

Nem tudo que o MD adquire é do desejo das FA. Além do já conhecido caso dos Caracal, soube recentemente que pelo relatório do EB, o Mil-35 não era o vetor ideal, pois o EB queria um heli de ataque.
Entretanto superiores lotados no MD insistem no Mil-35 e consideram a possibilidade de utilizar o Esquilo como heli de ataque ( seria a mesma coisa que considerar um stock car um carro de formula 1)
Se o EB realmente desejasse adquirir os Mil-35 poderiam ter feito já na época que a FAB adquiriu, pois bastava apenas um aditamento no contrato para que 4 deles viessem.
O GF vê uma grande oportunidade para que a Russia deixe de vetar a carne bovina brasileira em troca de uma compra de armamentos, e é aí que entram os Mil-35 e Iglas.
Por falar em IGLA ,ao contrario do que o Pepê informou, não há interesse em fabricar sob licença no Brasil( mesmo porque não existe industria interessada aqui), mas sim de adquirir um lote deles da versão mais moderna.O EB devolveria os IGLAs atuais como forma de redução de pagamento. A razão desta estranha devolução tem uma explicação:alguns componentes do lançador quando expiram a data de validade ,não permite que seja trocado apenas este componente, mas sim trocar todo o lançador.

Um abraço

Hélio

Carcará
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 41 vezes

#2724 Mensagem por Carcará » Qui Out 21, 2010 12:38 pm

helio escreveu:Olá Skyway

Conviver com situações precárias aonde embora aprovado pelo MD e pelo orçamento da uniãol a verba que chega de fato é de menos do que 50% do previsto, faz com que pequenos desafios como o transporte se transforme em grandes e consequentemente declinem ofertas como estas( a Alemanha que chegou a oferecer de fato o Leo2 para nós).!

Um abraço

Hélio
Prezado,

Perdoe-me, mas, segundo seu próprio post acima deixa claro, não operamos um MBT moderno única e exclusivamente por falta de verba.

Toda esta lenda que ronda por anos e anos que MBT aqui no Brasil tem que ser de Leo1 para baixo senão as pontes caem, o asfalto derrete, os mesmos ficam entalados nos túneis, entre outros, é apenas fumaça para encobrir o real motivo.

Parece até outra lenda que diz que nós ainda só operamos o FAL porque a munição 5,56 desvia não folhas das árvores e com isso foi desaprovada pelo CIGS.

A discussão poderia ser abreviada simplesmente colocando que nós não operamos nem vamos operar o Leo 2 porque o EB não tem condições financeiras para operá-los, seja adequando os meios logísticos, de manutenção, treinamento, doutrina ou o que o valha.

Quando o EB tiver verba o suficiente para operar este tipo de equipamento na sua plenitude, não haverá asfalto, ponte ou túnel que seja empecilho.

Grande Abraço!

“Carcará” Mascarenhas

CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Guerra
Sênior
Sênior

#2725 Mensagem por Guerra » Qui Out 21, 2010 12:55 pm

Skyway escreveu: Compreendi. Sei que o EB ainda raciocina com a lógica que lhes serviu por 30 anos, e que ainda tem em muitos de suas unidades essa realidade no dia a dia. A coisa tem sim melhorado, não como muitos acham, mas estão sim melhorando, ao seu tempo, ao seu passo, mas estão. Achei que com a compra dos Leo1A5 a força blindada do EB seria modernizada, mais pranchas, maior capacidade, munição...Mas se o EB ainda assim está planejando a operação dessas viaturas sob o cobertor curto, não pensando nem em produzir munições para os próprios veículos...então não tem mesmo como cobrar atitude para transportar 40cm a mais por uma estrada.
Skyway, a estimativa para se manter os leopard são de 8 milhões de euros por ano. Só a mnt da camara termal vai 600 mil conto. De assitencia tecnica vão mais 21 milhões.
Para se fazer tudo que se pretende no projeto em 2011 a estimava é de 81 milhoe e 300 mil (fora o que já foi gasto). Só de combustivel são mil litros por ano para cada vtr que já foram adquiridos. Ate onde eu sei o pacote logistico aquirido vai durar uns 5 anos.

Alem disso foi preciso comprar ferramental de 1º, 2º 3º escalão. equipamentos simples como redes de camuflagem, oculos, binoculos tiveram que ser aquiridos.
A D MAt adquiriu 22 pranchas para o projeto Leopard que ainda estão em processo de recebimento. além disso foram compradas 6 cisternas e 4 vtr oficinas.

O projeto leopard é um projeto começando do zero. Praticamente todas as Om envolvidas vão sofrer algum tipo de obra. E olha que só as bdas blindads tem umas 10 OM. Tem OM que vai gastar 3 milhões para receber os leopard.

E sim. O EB esta estudando a produção da munição dos leopard 1 a5, e inclusive com aumento da munição de dotação.

O EB é sem dúvida o que mais está demorando para apostar no futuro com a END, parece ser o mais "desconfiado", o que mais tem o pé atras quando a isso, enquanto a MB vai de "all-in" e a FAB se faz de ingênua desconfiada mas belisca sempre que uma bandeja passa perto dela.
Eu não penso que seja isso. Acho que o EB já tinha um planejamento. Pode ver que viaturas sobre rodas, leopard, reestruturação de OMs (principalmente da tropa blindada) já estava em andamento antes da END. E foi ai que o EB se encaixou na END.

Guerra
Sênior
Sênior

#2726 Mensagem por Guerra » Qui Out 21, 2010 1:05 pm

Carcará escreveu:Parece até outra lenda que diz que nós ainda só operamos o FAL porque a munição 5,56 desvia não folhas das árvores e com isso foi desaprovada pelo CIGS.
Para mim é falta de dinheiro. A simples troca de calibre mexeria em tudo.
Quando o EB tiver verba o suficiente para operar este tipo de equipamento na sua plenitude, não haverá asfalto, ponte ou túnel que seja empecilho.
Pelo o pouco que já li do projeto Leopard eu cheguei a conclusão que, o EB poderá (eu disse poderá) pensar em aquirir um equipamento mais moderno que demande mais dinheiro, se esse projeto der certo.
Se conseguirmos consolidar a logistica do leopard 1 A5. A reposição de peças e assitencia tecnica for nacional, acho que da para pensar em ter um equipaemnto mais moderno.
Antes disso é passo maior que a perna.

Eu sempre disse que o EB tinha aprendido muito com a compra dos Leopard 1 a1. Eu acho que estamos colocando em pratica esse aprendizado.

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#2727 Mensagem por Bourne » Qui Out 21, 2010 1:33 pm

Resumindo o grande problema são os recursos para o conjunto da obra. Seja ter preferido os Leo 2 ou trocar o calibre do fuzil. É mais fácil admitir isso que falar que os são pesados, destruirão o asfalto, derrubarão pontes, tem que interditar estradas. etc... Afinal existem cargas especiais mais pesadas, volumosas que são transportadas pelas estradas brasileiras todos os dias, além dos bitrens e rodotrens que compõem conjuntos que facilmente ultrapassam as 80 toneladas.

tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#2728 Mensagem por tflash » Qui Out 21, 2010 1:39 pm

também ouvi essa conversa aqui em Portugal. Os Leo2 A6 estão limitados na sua mobilidade pelo país. Só as pontes mais novas é que suportam o peso, segundo li.

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
eu sou eu
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez

#2729 Mensagem por eu sou eu » Qui Out 21, 2010 1:54 pm

a empresa em que meu irmão trabalha, faz grandes obras de terraplanagem, e por isso possuem grandes maquinas, como esteiras, e motoscrapers, e possue apenas uma carreta prancha, atualmente eles estão em SC, e vão para Cuiaba, vão fretar uma empresa para levar o maquinario, e esse frete vai ficar por baixo em mais de um milhoão de reais

Imagem

o amor é lindo
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6528 vezes
Agradeceram: 6899 vezes
Contato:

#2730 Mensagem por Túlio » Qui Out 21, 2010 5:10 pm

Pois eu acho muito mais fácil de resumir essa charlaiada toda: o EB não opera nem vai operar nada que preste porque o governo não deu, não dá nem nunca vai dar dinheiro que chegue para isso, é só discurso e fim. E isso de "END Programa de Estado" é pra Inglês ver, muda o partido ou simplesmente a conjuntura e babaus Defesa Nacional, que se danem os canhões, vamos cuidar da manteiga... :evil:

Ou não é este o filme que sempre vimos? 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder