Página 1806 de 5736

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:18 am
por PRick
RodrigoMF escreveu:
Santiago escreveu:O Rafale ficou em terceiro!!! Karaleo!
Por que será?
FSP é PIG não merece ser levada a sério..... :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Parece que os trolls estão se alastrando
mas a vida segue...

Enquanto isto na Sala de Justiça NJ e seus paladinos, planejam como deter o perverso Brig. Saito "O Destruidor de Sonhos Franceses"
Já vimos esse movimento orquestrado antes, mentiras casadas com espalhadores de boatos fake.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:19 am
por Penguin
FSP, São Paulo, terça-feira, 05 de janeiro de 2010

ANÁLISE

Processo de escolha está em risco
IGOR GIELOW
SECRETÁRIO DE REDAÇÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Com a inclinação da FAB pelo Gripen NG para reequipar sua frota de caças, Lula ganhou um belo nó para desatar em meio à crise decorrente da tentativa do governo federal de colocar militares no banco dos réus por conta de crimes ocorridos durante a ditadura.
Isso não significa que a escolha pró-Suécia tenha algo a ver com a iniciativa. A decisão é um processo de um ano inteiro. Mas o "timing" é explosivo, por colocar em rota de colisão frontal vontades civis e militares num momento de confronto.
Mas se Lula vai pagar a conta, a culpa é só dele. A sucessão de trapalhadas a partir do anúncio antecipado, sem ouvir a FAB, da vitória do Rafale durante a visita do francês Nicolas Sarkozy no 7 de Setembro passado colocou o governo numa sinuca de bico.
A cada declaração de Lula ou Nelson Jobim (Defesa) sobre a preferência pelo caro modelo da Dassault, ficava mais evidente o problema político caso a FAB decidisse optar tecnicamente pelo Gripen ou pelo F-18. Antecipando-se, Jobim pediu à FAB para evitar fazer um ranking dos aviões.
O governo tentou convencer o público de que tal pressão favoreceria uma redução no preço do Rafale, como numa negociação sindical. Mas não se baixa o preço de um caça significativamente, até porque ele não é construído pelos governos, e sim por empresas. E nisso, o custo, a Saab sueca sempre esteve à frente com um avião menor e monomotor.
Agora, o ônus de uma opção francesa será de Lula e Jobim. A alegação está pronta: o Rafale não foi descartado, tanto que foi finalista do processo, e sua escolha respeitaria a opção estratégica do Brasil pela França como parceira militar -referendada no acordo de 2009.
Mas será difícil para os militares engolirem. E até aqui fóruns como o Congresso e o TCU não foram devidamente acionados, e o serão sobre um negócio que pode passar dos R$ 10 bilhões. O fato de um Rafale custar o dobro de um Gripen, embora sejam aeronaves com características operacionais e de produção distintas, certamente chamará atenção.
A decisão, contudo, é soberana de Lula por tratar-se de assunto de segurança nacional. Jobim chegou a levantar eventuais questionamentos jurídicos na época do anúncio precipitado, mas ele na verdade se referia à hipótese de algum concorrente querer reapresentar sua proposta após a escolha final, algo especulado por um competidor da primeira disputa dos caças, o F-X.
Na prática, a escolha é final. Politicamente, contudo, ela pode ser revista no futuro, e o governo Lula acaba neste ano.
Todo esse cenário conflituoso lembra o que antecedeu o fim, por outro motivos, do F-X -adiado em 2002 por FHC e enterrado por Lula. Como naquela ocasião, a combinação fim de governo e diversas variáveis em choque favorece uma postergação. É tudo o que temem militares e concorrentes.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:21 am
por PRick
brisa escreveu:Vamos esperar as consideracoes do Prick.....e sua metralhadora contra a Folha e a Eliane Catanhede... :mrgreen:

Não é necessário, ela é uma besta, e a FSP todos nós sabemos o que é. Esse suposto vazamento, depõe mais contra a FAB, seria um atestado de incompetência total, se existir um Sumário Executivo como relatado pela Catenhede.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:21 am
por rmonge04
Como eu sou fabricado PRick a Aeronáutica e a Embraer também deve ser!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:24 am
por PRick
rmonge04 escreveu:Como eu sou fabricado PRick a Aeronáutica e a Embraer também deve ser!
Sim, são fakes como você.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:24 am
por helio
PQD escreveu:Brasil

Contrariando Lula e Jobim, FAB opta por caças suecos

Aeronáutica recomenda compra do Gripen NG, o mais barato dos finalistas do FX-2

Relatório técnico contraria preferência pública pelos franceses manifestada pelo governo federal; decisão final cabe ao presidente

ELIANE CANTANHÊDE

COLUNISTA DA FOLHA



O caça francês Rafale, da empresa Dassault, ficou em terceiro e último lugar no relatório técnico que o Comando da Aeronáutica entregou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o projeto FX-2, de renovação da frota da FAB. O Gripen NG, da sueca Saab, ficou em primeiro lugar na avaliação, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, em segundo.

O resultado tende a gerar constrangimentos no governo e mais atrasos para a decisão final sobre o projeto de compra de 36 caças, ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica pró-suecos à preferência política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da área diplomática pela oferta que foi apresentada pelos franceses.

A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em nota conjunta assinada pelos presidentes Lula e Nicolas Sarkozy, em setembro passado, mas o governo brasileiro recuou depois da repercussão negativa na FAB e entre os concorrentes, já que a avaliação técnica nem sequer havia sido concluída.

Agora, o governo está num impasse: ou passa por cima do relatório da FAB e fica com os Rafale, ou desagrada o governo francês e opta pelo Gripen NG. Formalmente, o presidente Lula está liberado para escolher qualquer um dos três.

Conforme a Folha apurou, o "sumário executivo" do relatório da FAB, com as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o fator financeiro como decisivo para a classificação do caça sueco: o Gripen NG, até por ser monomotor e ainda em fase de projeto (se baseia no Gripen atual, uma versão inferior em performance), é o mais barato dos três concorrentes finais.

A diferença de valores é tanto no quesito preço do produto como no custo de manutenção. A Saab diz que ofereceu o Gripen pela metade do preço do Rafale, ou seja, algo na casa dos US$ 70 milhões. Afirma que a hora-voo de seu avião é quatro vezes menor do que a do francês, o que a Dassault rejeita: como o Rafale tem duas turbinas, é mais caro de operar, mas teria melhor performance.

Quem vai arcar com todos esses custos, durante os cerca de 30 anos de vida útil do jato, é a FAB, que considera a questão prioritária.

Pesou também o compromisso de transferência de tecnologia. O Gripen NG é um projeto em desenvolvimento que oferece em tese mais acesso a tecnologias para empresas futuramente parceiras, como a Embraer. Há a promessa genérica de produção final no Brasil, mas de resto o Rafale também diz isso. O problema é que o francês é um produto pronto, supostamente com menor taxa de transferência de conhecimento de produção.

O relatório da FAB não considerou como negativo o fato de o jato sueco ser monomotor, já que em aviões modernos isso é visto com um problema menor na incidência de acidentes.

Já o Rafale apresentou três obstáculos, na análise da FAB:

1) Continuou com valores considerados proibitivos, ao contrário do que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, havia prometido a Lula.

2) O prometido repasse de tecnologia foi considerado muito aquém da ambição brasileira. Trata-se de um "produto pronto", que teria, ou terá, dificuldades para ser vendido a outros países a partir do Brasil.

3) A Embraer, consultada pela Aeronáutica, declarou que, se fosse o Rafale, não teria interesse em participar do projeto, pois lucraria muito pouco em tecnologia e em negócios.

O relatório foi feito pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate) e ratificado pelo Alto Comando da Aeronáutica no dia 18 de dezembro.

Jobim voltou ontem à noite a Brasília pronto para se reunir com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Oficialmente, para ganhar tempo, a versão do governo é que a FAB ainda não lhe entregou o documento.

O ministro já sabe do resultado desde uma viagem que fez com Saito à China e à Ucrânia, no final do ano. Os dois aproveitaram uma escala justamente em Paris para discutir a questão com o presidente da Copac, brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, que, conforme a Folha apurou, foi chamado de última hora a viajar à capital francesa para encontrá-los.

É uma das grandes compras em curso no mundo, e pode bater os R$ 10 bilhões.

Em entrevista à Folha em dezembro, Jobim admitiu que tinha interferido para mudar as regras do relatório da Copac, mas sem assumir que a intenção era evitar que a FAB indicasse um favorito que não batesse com o do Planalto.



Frases



"Há preferência, não há dúvida nenhuma, e já foi manifestada pelo presidente, para o prosseguimento dos entendimentos que temos com a França"

NELSON JOBIM

ministro da Defesa, em 24 de nov. 2009



"O presidente Lula anunciou a decisão da parte brasileira de entrar em negociações com o Rafale para a aquisição de 36 aviões"

NOTA DE LULA E SARKOZY

divulgada em 7.set.09
Bem amigos
2 mídias já noticiaram o fato (FSP e Veja). Para os defensores do Rafale virá a mesma desculpa de lobby sueco, anuncio em revistase jornais(de meses atrás), mas o fato é que considero bem fundamentado esta noticia. Como vcs podem ver a Inês não está morta, pode até estar na UTI mas morta não está não!

Achei muito interessante o post do Alexandre Fontoura sobre transferencia de tecnologia do Gripen.
Gostaria de acrescentar que uma das preocupações existentes nas industrias interessadas, está no fato de que a França possui tecnologia própria, e a assimilação desta pode acarretar em incompatibilidade com equipamentos que utilizam padrões universais e problemas futros quanto a exportação de nossos equipamentos por causa da incompatibilidade.

Como exemplo(simplista até), cito a industria eletronica Philips holandesa que na década de 60 venceu a concorrencia mundial para padronizar a fita cassete (a JVC venceu uma década depois o padrão fita VHS). Como detentora da patente de fitas cassete, a Philips foi uma das primeiras a fabricar em massa aparelhos gravadores e reprodutores de fitas cassete, entretanto particularidades tecnologicas que só a Philips detinha impediam a expansão nas vendas. Uma delas era um cabo de conexão a outros equipamentos eletronicos como amplificadores, toca discos etc... O modelo do plug da Philips era unico no mundo, enquanto o Japão,EUA, Inglaterra adotavam o cabo RCA. Demorou 10 anos para a Philips finalmente adotar o plug RCA, mas aí o estrago já estava feito e as vendas dos gravadores apesar de detentores do padrão cassete, tinham perdido o mercado.

Tanto a França como a Alemanha e Inglaterra, tinham caracteristicas diferentes ao modelo mais utilizado internacionalmente em padrões de ferramental para manutenção de automóveis. Na década de 80 foram obrigados a configurar ao padrão internacional pois a continuar assim inviabilizaria a exportação , coisa que estavam perdendo diante o crescimento da industria automobilistica japonesa.

Como veem a Suecia ao adotar um padrão internacional do Gripen possibilita muito mais a exportação futura de equipamentos aqui fabricados que a do Rafale.
Por que a França não adota o padrão internacional? Porque o padrão internacional foi aplicado para atender os maiores consumidores internacionais( até a pouco os EUA), e a industria bélica francesa não visa os EUA, pelo contrário concorre com ela.

Um abraço

Hélio

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:25 am
por Penguin
Tá explicado...
FSP, São Paulo, terça-feira, 05 de janeiro de 2010

Contrariando Lula e Jobim, FAB opta por caças suecos
Aeronáutica recomenda compra do Gripen NG, o mais barato dos finalistas do FX-2

Relatório técnico contraria preferência pública pelos franceses manifestada pelo governo federal; decisão final cabe ao presidente

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

O caça francês Rafale, da empresa Dassault, ficou em terceiro e último lugar no relatório técnico que o Comando da Aeronáutica entregou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o projeto FX-2, de renovação da frota da FAB. O Gripen NG, da sueca Saab, ficou em primeiro lugar na avaliação, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, em segundo.
O resultado tende a gerar constrangimentos no governo e mais atrasos para a decisão final sobre o projeto de compra de 36 caças, ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica pró-suecos à preferência política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da área diplomática pela oferta que foi apresentada pelos franceses.
A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em nota conjunta assinada pelos presidentes Lula e Nicolas Sarkozy, em setembro passado, mas o governo brasileiro recuou depois da repercussão negativa na FAB e entre os concorrentes, já que a avaliação técnica nem sequer havia sido concluída.
Agora, o governo está num impasse: ou passa por cima do relatório da FAB e fica com os Rafale, ou desagrada o governo francês e opta pelo Gripen NG. Formalmente, o presidente Lula está liberado para escolher qualquer um dos três.
Conforme a Folha apurou, o "sumário executivo" do relatório da FAB, com as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o fator financeiro como decisivo para a classificação do caça sueco: o Gripen NG, até por ser monomotor e ainda em fase de projeto (se baseia no Gripen atual, uma versão inferior em performance), é o mais barato dos três concorrentes finais.
A diferença de valores é tanto no quesito preço do produto como no custo de manutenção. A Saab diz que ofereceu o Gripen pela metade do preço do Rafale, ou seja, algo na casa dos US$ 70 milhões. Afirma que a hora-voo de seu avião é quatro vezes menor do que a do francês, o que a Dassault rejeita: como o Rafale tem duas turbinas, é mais caro de operar, mas teria melhor performance.
Quem vai arcar com todos esses custos, durante os cerca de 30 anos de vida útil do jato, é a FAB, que considera a questão prioritária.
Pesou também o compromisso de transferência de tecnologia. O Gripen NG é um projeto em desenvolvimento que oferece em tese mais acesso a tecnologias para empresas futuramente parceiras, como a Embraer. Há a promessa genérica de produção final no Brasil, mas de resto o Rafale também diz isso. O problema é que o francês é um produto pronto, supostamente com menor taxa de transferência de conhecimento de produção.
O relatório da FAB não considerou como negativo o fato de o jato sueco ser monomotor, já que em aviões modernos isso é visto com um problema menor na incidência de acidentes.
Já o Rafale apresentou três obstáculos, na análise da FAB:
1) Continuou com valores considerados proibitivos, ao contrário do que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, havia prometido a Lula.
2) O prometido repasse de tecnologia foi considerado muito aquém da ambição brasileira. Trata-se de um "produto pronto", que teria, ou terá, dificuldades para ser vendido a outros países a partir do Brasil.
3) A Embraer, consultada pela Aeronáutica, declarou que, se fosse o Rafale, não teria interesse em participar do projeto, pois lucraria muito pouco em tecnologia e em negócios.

O relatório foi feito pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate) e ratificado pelo Alto Comando da Aeronáutica no dia 18 de dezembro.
Jobim voltou ontem à noite a Brasília pronto para se reunir com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Oficialmente, para ganhar tempo, a versão do governo é que a FAB ainda não lhe entregou o documento.
O ministro já sabe do resultado desde uma viagem que fez com Saito à China e à Ucrânia, no final do ano. Os dois aproveitaram uma escala justamente em Paris para discutir a questão com o presidente da Copac, brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, que, conforme a Folha apurou, foi chamado de última hora a viajar à capital francesa para encontrá-los.
É uma das grandes compras em curso no mundo, e pode bater os R$ 10 bilhões.
Em entrevista à Folha em dezembro, Jobim admitiu que tinha interferido para mudar as regras do relatório da Copac, mas sem assumir que a intenção era evitar que a FAB indicasse um favorito que não batesse com o do Planalto.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:26 am
por JulianC
Seja como for, quem perde com essa lenga lenga eh o proprio pais, q continua com sua defesa prejudicada. Eh o braZil em sua mais pura expressao...
Quem "comanda" se enrola e pronto. Um pais que nao consegue, pela segunda vez, definir uma compra de meia duzia de avioes, faca o favor...

E como fica um confronto gripen x su 30 venezuelano??????

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:27 am
por P44
05/01/2010
Exclusif : l'armée de l'air brésilienne place le Rafale derrière le Gripen et le F-18 (actualisé)

Le Rafale en dernière position ! Derrière le Gripen suédois et le F-18 américain : c'est le classement par ordre de préférence de l'armée de l'air brésilienne tel qu'il a été transmis au ministre de la Défense Nelson Kobim. Le bras de fer entre le président Lula, qui a choisi le Rafale, et les généraux de sa force aérienne prend une tournure de plus en plus vive. Comme les pressions américaines.
Le rapport de l'armée de l'air brésilienne - qui ferait près de 30.000 pages - n'engage pas les autorités politiques du pays.
La Force aérienne brésilienne (FAB) met en avant des arguments financiers. Le Brésil prévoit d'acheter un premier lot de 36 chasseurs, tout en acquérant le savoir-faire pour produire sur place des avions de combat. Le choix brésilien en faveur du Rafale avait été annoncé lors du voyage de Nicolas Sarkozy au Brésil, en septembre 2009.
Les aviateurs brésiliens n'ont jamais accepté la décision politique de leur président et depuis lors font de la guérilla avec l'appui des Suédois et des Américains.
Le journal brésilien La Folha do Sao Paulo publie également cette information.

Rédigé le 05/01/2010 à 11:08 | Lien permanent
http://secretdefense.blogs.liberation.f ... -f-18.html

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:28 am
por P44
JulianC escreveu:Seja como for, quem perde com essa lenga lenga eh o proprio pais, q continua com sua defesa prejudicada. Eh o braZil em sua mais pura expressao...
Quem "comanda" se enrola e pronto. Um pais que nao consegue, pela segunda vez, definir uma compra de meia duzia de avioes, faca o favor...

E como fica um confronto gripen x su 30 venezuelano??????
Em qualquer país democrático o governo dava o murro na mesa e os militares se punham em sentido, batiam continência e obedeciam á ordem do COMANDANTE-EM-CHEFE.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:31 am
por rmonge04
JulianC escreveu:Seja como for, quem perde com essa lenga lenga eh o proprio pais, q continua com sua defesa prejudicada. Eh o braZil em sua mais pura expressao...
Quem "comanda" se enrola e pronto. Um pais que nao consegue, pela segunda vez, definir uma compra de meia duzia de avioes, faca o favor...

E como fica um confronto gripen x su 30 venezuelano??????
Por conta dos pilotos. Como sempre foi!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:31 am
por PRick
Bem amigos
2 mídias já noticiaram o fato (FSP e Veja). :lol: :lol: :lol: Nenhuma da duas são mídias, na verdade, a melhor definição para os dois são; Panfleto e Pasquim. Para os defensores do Rafale virá a mesma desculpa de lobby sueco, anuncio em revistase jornais(de meses atrás), mas o fato é que considero bem fundamentado esta noticia. Como vcs podem ver a Inês não está morta, pode até estar na UTI mas morta não está não!Cada um acredita no que quer, mas achar que essas duas empresas jornalísticas tem credibilidade para factuar algo, aí já é ideologia pura.

Achei muito interessante o post do Alexandre Fontoura sobre transferencia de tecnologia do Gripen.Eu também achei, uma pérola de enrrolação.
Gostaria de acrescentar que uma das preocupações existentes nas industrias interessadas, está no fato de que a França possui tecnologia própria, e a assimilação desta pode acarretar em incompatibilidade com equipamentos que utilizam padrões universais e problemas futros quanto a exportação de nossos equipamentos por causa da incompatibilidade.

Como exemplo(simplista até), cito a industria eletronica Philips holandesa que na década de 60 venceu a concorrencia mundial para padronizar a fita cassete (a JVC venceu uma década depois o padrão fita VHS). Como detentora da patente de fitas cassete, a Philips foi uma das primeiras a fabricar em massa aparelhos gravadores e reprodutores de fitas cassete, entretanto particularidades tecnologicas que só a Philips detinha impediam a expansão nas vendas. Uma delas era um cabo de conexão a outros equipamentos eletronicos como amplificadores, toca discos etc... O modelo do plug da Philips era unico no mundo, enquanto o Japão,EUA, Inglaterra adotavam o cabo RCA. Demorou 10 anos para a Philips finalmente adotar o plug RCA, mas aí o estrago já estava feito e as vendas dos gravadores apesar de detentores do padrão cassete, tinham perdido o mercado.Tenha dó Helio, até você pode fazer bem melhor que isso, que argumentação espafurdia.

Tanto a França como a Alemanha e Inglaterra, tinham caracteristicas diferentes ao modelo mais utilizado internacionalmente em padrões de ferramental para manutenção de automóveis. Na década de 80 foram obrigados a configurar ao padrão internacional pois a continuar assim inviabilizaria a exportação , coisa que estavam perdendo diante o crescimento da industria automobilistica japonesa.Meus deus, para de falar coisas sem sentido

Como veem a Suecia ao adotar um padrão internacional do Gripen possibilita muito mais a exportação futura de equipamentos aqui fabricados que a do Rafale.
Por que a França não adota o padrão internacional? Porque o padrão internacional foi aplicado para atender os maiores consumidores internacionais( até a pouco os EUA), e a industria bélica francesa não visa os EUA, pelo contrário concorre com ela.Olha, isso não é verdade!!

Um abraço

Hélio[/quote]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:31 am
por JulianC
VIVA a midia "golpista". Nao fosse por ela, nem saberiamos do mensalao...tanto do pt quanto da oposicao. Viva a liberdade de imprensa....

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:33 am
por alexmabastos
Santiago escreveu:FSP, São Paulo, terça-feira, 05 de janeiro de 2010

ANÁLISE

Processo de escolha está em risco
IGOR GIELOW
SECRETÁRIO DE REDAÇÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Com a inclinação da FAB pelo Gripen NG para reequipar sua frota de caças, Lula ganhou um belo nó para desatar em meio à crise decorrente da tentativa do governo federal de colocar militares no banco dos réus por conta de crimes ocorridos durante a ditadura.
Isso não significa que a escolha pró-Suécia tenha algo a ver com a iniciativa. A decisão é um processo de um ano inteiro. Mas o "timing" é explosivo, por colocar em rota de colisão frontal vontades civis e militares num momento de confronto.
Mas se Lula vai pagar a conta, a culpa é só dele. A sucessão de trapalhadas a partir do anúncio antecipado, sem ouvir a FAB, da vitória do Rafale durante a visita do francês Nicolas Sarkozy no 7 de Setembro passado colocou o governo numa sinuca de bico.
A cada declaração de Lula ou Nelson Jobim (Defesa) sobre a preferência pelo caro modelo da Dassault, ficava mais evidente o problema político caso a FAB decidisse optar tecnicamente pelo Gripen ou pelo F-18. Antecipando-se, Jobim pediu à FAB para evitar fazer um ranking dos aviões.
O governo tentou convencer o público de que tal pressão favoreceria uma redução no preço do Rafale, como numa negociação sindical. Mas não se baixa o preço de um caça significativamente, até porque ele não é construído pelos governos, e sim por empresas. E nisso, o custo, a Saab sueca sempre esteve à frente com um avião menor e monomotor.
Agora, o ônus de uma opção francesa será de Lula e Jobim. A alegação está pronta: o Rafale não foi descartado, tanto que foi finalista do processo, e sua escolha respeitaria a opção estratégica do Brasil pela França como parceira militar -referendada no acordo de 2009.
Mas será difícil para os militares engolirem. E até aqui fóruns como o Congresso e o TCU não foram devidamente acionados, e o serão sobre um negócio que pode passar dos R$ 10 bilhões. O fato de um Rafale custar o dobro de um Gripen, embora sejam aeronaves com características operacionais e de produção distintas, certamente chamará atenção.
A decisão, contudo, é soberana de Lula por tratar-se de assunto de segurança nacional. Jobim chegou a levantar eventuais questionamentos jurídicos na época do anúncio precipitado, mas ele na verdade se referia à hipótese de algum concorrente querer reapresentar sua proposta após a escolha final, algo especulado por um competidor da primeira disputa dos caças, o F-X.
Na prática, a escolha é final. Politicamente, contudo, ela pode ser revista no futuro, e o governo Lula acaba neste ano.
Todo esse cenário conflituoso lembra o que antecedeu o fim, por outro motivos, do F-X -adiado em 2002 por FHC e enterrado por Lula. Como naquela ocasião, a combinação fim de governo e diversas variáveis em choque favorece uma postergação. É tudo o que temem militares e concorrentes.
Caramba! Agora misturam a dita crise militar por conta dos processos da ditadura junto com definição do FX2??
Tentam nos empurrar um mini avião que defende um país como Espírito Santo para o Brasil!!!! Isso não é verdade, a FAB nunca pensaria numa coisas dessas.
Mas sabe o que eu acho? Que a França tempera essa proposta agora e o presida bate o martelo.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:35 am
por JulianC
P44 escreveu:
JulianC escreveu:Seja como for, quem perde com essa lenga lenga eh o proprio pais, q continua com sua defesa prejudicada. Eh o braZil em sua mais pura expressao...
Quem "comanda" se enrola e pronto. Um pais que nao consegue, pela segunda vez, definir uma compra de meia duzia de avioes, faca o favor...

E como fica um confronto gripen x su 30 venezuelano??????
Em qualquer país democrático o governo dava o murro na mesa e os militares se punham em sentido, batiam continência e obedeciam á ordem do COMANDANTE-EM-CHEFE.

Mas nao seria interessante o comandante em chefe dar ouvidos a quem entende do assunto? Ninguem me convence de que nao tem esquemao do governo com a odebrech nessa paixao pelo Rafale. Eu acho q, apesar dessa enrolacao e da vergonha q eh mais esse programa FX, a FAB faz bem em levar em consideracao o preco e os custos seguintes do aparelho. Gato escaldado........