Página 1805 de 5736
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:11 am
por Booz
Joaca escreveu:Será que vai ganhar e não levar? Igual ao FX-1?
At
JM
Fernando Teles escreveu:FAB prefere caça sueco a francês
Publicidade
da Folha Online
O caça francês Rafale, da empresa Dassault, ficou em terceiro e último lugar no relatório técnico que a Aeronáutica entregou ao ministro Nelson Jobim (Defesa) sobre o projeto de compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira. O Gripen NG, da sueca Saab, foi o mais bem avaliado, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, ficou em segundo, informa a reportagem da colunista Eliane Cantanhêde, da Folha (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).
O resultado tende a gerar constrangimentos no governo e mais atrasos para a decisão sobre o projeto ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica à preferência política do presidente Lula e da área diplomática pelos franceses. A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em nota oficial, em setembro; o governo recuou após repercussão negativa na FAB e entre concorrentes.
O Planalto pode ignorar o relatório e ficar com o Rafale ou desagradar à França e optar pelo Gripen NG. Formalmente, Lula pode escolher qualquer um dos três.
De acordo com a reportagem, o "sumário executivo" do relatório da FAB, com as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o fator financeiro como decisivo para a classificação do caça sueco: o Gripen NG, até por ser monomotor e ainda em fase de projeto (se baseia no Gripen atual, uma versão inferior em performance), é o mais barato dos três concorrentes finais.
Conforme traz a matéria, o NJ sabia desde o périplo à Ucrânia. Porém, e aí emergem os sintomas da crise política-militar, só agora puseram a boca no trombone.
Quer dizer, veio a bofetada em sem luvas de 5A desarmado.
Se houve a conversa em Paris, entre o NJ o Saito e o Toro, porque só agora explodiu e antes mesmo de, oficialmente, ser revelado pelo Planalto?
Como o mandarim é mais para contemporização, creio que vamos de Gripen.
Sei lá! Quem sabe, pode ser, talvez, até à página 5000 iremos saber.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:29 am
por JulianC
Por que nao chegar a um meio termo, hein??? SHHHHHHHHHHHHHHHH
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:34 am
por PQD
Brasil
Contrariando Lula e Jobim, FAB opta por caças suecos
Aeronáutica recomenda compra do Gripen NG, o mais barato dos finalistas do FX-2
Relatório técnico contraria preferência pública pelos franceses manifestada pelo governo federal; decisão final cabe ao presidente
ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA
O caça francês Rafale, da empresa Dassault, ficou em terceiro e último lugar no relatório técnico que o Comando da Aeronáutica entregou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o projeto FX-2, de renovação da frota da FAB. O Gripen NG, da sueca Saab, ficou em primeiro lugar na avaliação, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, em segundo.
O resultado tende a gerar constrangimentos no governo e mais atrasos para a decisão final sobre o projeto de compra de 36 caças, ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica pró-suecos à preferência política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da área diplomática pela oferta que foi apresentada pelos franceses.
A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em nota conjunta assinada pelos presidentes Lula e Nicolas Sarkozy, em setembro passado, mas o governo brasileiro recuou depois da repercussão negativa na FAB e entre os concorrentes, já que a avaliação técnica nem sequer havia sido concluída.
Agora, o governo está num impasse: ou passa por cima do relatório da FAB e fica com os Rafale, ou desagrada o governo francês e opta pelo Gripen NG. Formalmente, o presidente Lula está liberado para escolher qualquer um dos três.
Conforme a Folha apurou, o "sumário executivo" do relatório da FAB, com as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o fator financeiro como decisivo para a classificação do caça sueco: o Gripen NG, até por ser monomotor e ainda em fase de projeto (se baseia no Gripen atual, uma versão inferior em performance), é o mais barato dos três concorrentes finais.
A diferença de valores é tanto no quesito preço do produto como no custo de manutenção. A Saab diz que ofereceu o Gripen pela metade do preço do Rafale, ou seja, algo na casa dos US$ 70 milhões. Afirma que a hora-voo de seu avião é quatro vezes menor do que a do francês, o que a Dassault rejeita: como o Rafale tem duas turbinas, é mais caro de operar, mas teria melhor performance.
Quem vai arcar com todos esses custos, durante os cerca de 30 anos de vida útil do jato, é a FAB, que considera a questão prioritária.
Pesou também o compromisso de transferência de tecnologia. O Gripen NG é um projeto em desenvolvimento que oferece em tese mais acesso a tecnologias para empresas futuramente parceiras, como a Embraer. Há a promessa genérica de produção final no Brasil, mas de resto o Rafale também diz isso. O problema é que o francês é um produto pronto, supostamente com menor taxa de transferência de conhecimento de produção.
O relatório da FAB não considerou como negativo o fato de o jato sueco ser monomotor, já que em aviões modernos isso é visto com um problema menor na incidência de acidentes.
Já o Rafale apresentou três obstáculos, na análise da FAB:
1) Continuou com valores considerados proibitivos, ao contrário do que o presidente da França, Nicolas Sarkozy, havia prometido a Lula.
2) O prometido repasse de tecnologia foi considerado muito aquém da ambição brasileira. Trata-se de um "produto pronto", que teria, ou terá, dificuldades para ser vendido a outros países a partir do Brasil.
3) A Embraer, consultada pela Aeronáutica, declarou que, se fosse o Rafale, não teria interesse em participar do projeto, pois lucraria muito pouco em tecnologia e em negócios.
O relatório foi feito pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronaves de Combate) e ratificado pelo Alto Comando da Aeronáutica no dia 18 de dezembro.
Jobim voltou ontem à noite a Brasília pronto para se reunir com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Oficialmente, para ganhar tempo, a versão do governo é que a FAB ainda não lhe entregou o documento.
O ministro já sabe do resultado desde uma viagem que fez com Saito à China e à Ucrânia, no final do ano. Os dois aproveitaram uma escala justamente em Paris para discutir a questão com o presidente da Copac, brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, que, conforme a Folha apurou, foi chamado de última hora a viajar à capital francesa para encontrá-los.
É uma das grandes compras em curso no mundo, e pode bater os R$ 10 bilhões.
Em entrevista à Folha em dezembro, Jobim admitiu que tinha interferido para mudar as regras do relatório da Copac, mas sem assumir que a intenção era evitar que a FAB indicasse um favorito que não batesse com o do Planalto.
Frases
"Há preferência, não há dúvida nenhuma, e já foi manifestada pelo presidente, para o prosseguimento dos entendimentos que temos com a França"
NELSON JOBIM
ministro da Defesa, em 24 de nov. 2009
"O presidente Lula anunciou a decisão da parte brasileira de entrar em negociações com o Rafale para a aquisição de 36 aviões"
NOTA DE LULA E SARKOZY
divulgada em 7.set.09
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:36 am
por Bolovo
soultrain escreveu:Mapinguari escreveu:Não imagino caças armados com AIM120 como "banguelas". A África do Sul não integrou R-Darter nos seus Gripen porque não quis. Já coloquei isso aqui ou no tópico do JAS 39 Gripen, não lembro.
Não quis $$$$ Que eu saiba a SAAF só tem IRIS-T, e o unico integrado no Gripen é o AIM-120B que já nem se fabrica.
A SAAF talvez compre o Meteor também. Quanto ao Gripen, é integrado ao AIM-120C5 (não sei se ao C7, não lembro).
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:37 am
por Booz
JulianC escreveu:Por que nao chegar a um meio termo, hein??? SHHHHHHHHHHHHHHHH
Bem, meio termo por meio termo....
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:40 am
por Gandalf
Knight escreveu:Joaca escreveu:Será que vai ganhar e não levar? Igual ao FX-1?
At
JM
Já pode abrir o tópico do FX-3 ?
PAK-FA Vs F-35
E a decisão brasileira vai sair quando os EUA já tiverem na 6°G
Agora falando sério...
Sinceramente, nessa altura do campeonato, o que sair ta bom...só não podemos é ficar com os Mirrage 2000. Desde que não seja o F-18 pra não sofrer embargo tá ótimo....
Ps: Opinião de um simples leigo...
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 8:42 am
por Bolovo
AUASASHUA esse FX2 é uma piada, caralho!
E lá vamos nós...
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:06 am
por Penguin
O Rafale ficou em terceiro!!! Karaleo!
Por que será?
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:07 am
por rmonge04
Piada é o governo querer saber mais que a própria aeronáutica. kkkk huhuahuhau
Muitos se esquecem que nossas forças armadas lutam em dois frontes para conseguir algo o fronte interno (governo) e externo. Por esse motivo que eu acho que o a Aeronáutica fez é louvável, pois se o governo fizer a escolha que eles desejam a Aeronáutica vai ter como mostrar que a falha foi do LULA e não dela!
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:14 am
por Gandalf
rmonge04 escreveu:Piada é o governo querer saber mais que a própria aeronáutica. kkkk huhuahuhau
Muitos se esquecem que nossas forças armadas lutam em dois frontes para conseguir algo o fronte interno (governo) e externo. Por esse motivo que eu acho que o a Aeronáutica fez é louvável, pois se o governo fizer a escolha que eles desejam a Aeronáutica vai ter como mostrar que a falha foi do LULA e não dela!
É mais pelo visto a escolha se baseou no quesito financeiro...Como o lula não tem medo de gastar ele escolhe logo o melhor e mais caro...Já a FAB por saber que nesse país nada é garantido escolheu logo o mais barato...e em parte concordo com ela...mas de qualquer modo eu prefiro o Rafale
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:14 am
por PRick
Fernando Teles escreveu:FAB prefere caça sueco a francês
Publicidade
da Folha Online
O caça francês Rafale, da empresa Dassault, ficou em terceiro e último lugar no relatório técnico que a Aeronáutica entregou ao ministro Nelson Jobim (Defesa) sobre o projeto de compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira. O Gripen NG, da sueca Saab, foi o mais bem avaliado, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, ficou em segundo, informa a reportagem da colunista Eliane Cantanhêde, da Folha (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).
O resultado tende a gerar constrangimentos no governo e mais atrasos para a decisão sobre o projeto ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica à preferência política do presidente Lula e da área diplomática pelos franceses. A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em nota oficial, em setembro; o governo recuou após repercussão negativa na FAB e entre concorrentes.
O Planalto pode ignorar o relatório e ficar com o Rafale ou desagradar à França e optar pelo Gripen NG. Formalmente, Lula pode escolher qualquer um dos três.
De acordo com a reportagem, o "sumário executivo" do relatório da FAB, com as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o fator financeiro como decisivo para a classificação do caça sueco: o Gripen NG, até por ser monomotor e ainda em fase de projeto (se baseia no Gripen atual, uma versão inferior em performance), é o mais barato dos três concorrentes finais.
Mais uma de nossa mídia, estão dizendo de forma bem clara, a FAB nem avaliar caças sabe!
[]´s
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:15 am
por PRick
rmonge04 escreveu:Piada é o governo querer saber mais que a própria aeronáutica. kkkk huhuahuhau
Muitos se esquecem que nossas forças armadas lutam em dois frontes para conseguir algo o fronte interno (governo) e externo. Por esse motivo que eu acho que o a Aeronáutica fez é louvável, pois se o governo fizer a escolha que eles desejam a Aeronáutica vai ter como mostrar que a falha foi do LULA e não dela!
Piada são usuários como você, fabricados.
[]´s
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:16 am
por brisa
Vamos esperar as consideracoes do Prick.....e sua metralhadora contra a Folha e a Eliane Catanhede...
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:17 am
por RodrigoMF
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Jan 05, 2010 9:17 am
por PRick
Gandalf escreveu:Knight escreveu:
Já pode abrir o tópico do FX-3 ?
PAK-FA Vs F-35
E a decisão brasileira vai sair quando os EUA já tiverem na 6°G
Agora falando sério...
Sinceramente, nessa altura do campeonato, o que sair ta bom...só não podemos é ficar com os Mirrage 2000. Desde que não seja o F-18 pra não sofrer embargo tá ótimo....
Ps: Opinião de um simples leigo...[/quote]
Não acho não, se essa piada de relatório for verdade, a FAB merece continuar com F-5M, porque tem problemas financeiros.
[]´s