Jacobs escreveu:projeto escreveu:Sintra escreveu:
First look - Captor
First shoot - AIM120C5
Dúvidas?
Há controvérsia...
[]'s
O first lock do Captor até pode ser uma verdade, porém do first shoot do AIM-120C-5 tenho minhas duvidas. Baste jogar FF4 - RedViper pra se ter uma boa ideia do possível desempenho deste missil. Mas do que 25nm é melhor nem atirar, o mássimo que vai conseguir é colocar o inimigo em posição defensiva e ganhar tempo pra disparar um segundo, dentro da NEZ.
Quanto ao desempenho do RBE-2, o que se especula é que ele possui uma capacidade de alcance parecida com o RDY, porém com as enormes vantagens de um radar ESA (agiliadade e confiabilidade).
Outra coisa que precisa ser colocada na balança (e o artigo fala sobre isso) é o fato de que o padrão F2 do Rafale recebeu algumas alterações de software que poderiam ter melhorado um pouco o alcance do RBE-2, algo em torno de ~130km. Logo, 130km do Rafale contra os ~160km do Tiffie não justificam essa opinião de que o Captor seja taaaaaaaaaaaaão superior ao RBE-2.
... ja deu pra ver que controversia é o que não falta...
O CAPTOR em 1999 estava a fazer "tracking" a Mig29´s e Phantom´s da Luftwaffe bastante para lá dos 160 km´s. "Tracking" não é detecção, a detecção destes aviões deveria ser feita a pelo menos mais 1/3 do alcance. Isto em 1999. O artigo aonde isto saiu e de onde todas estas conversas de net originam foi numa edição especial da AIR International sobre o Tiffie que está ali na minha estante. Recentemente um piloto Italiano veio dizer a público que o alcance do Captor era o dobro do AI24 Foxhunter que equipa o Tornado fmk3, que é directamente equivalente ao AWG9 do "Tomcat", ainda existem dúvidas?
Quanto às vantagens do RB2 serem a "agilidade" talvez não seja má ideia lembrar que existe um unico radar com antena mecânica no mundo que devido à construção da sua antena e à enorme velocidade (mecânica) de rastreamento consegue utilizar modos ar-ar e ar-terra ao mesmo tempo, o Captor. Quanto à confiabilidade do RB2, bom, durante muito tempo foi conhecido como "robin the red nose raindeer" (a rena do pai natal) porque tinha a mania de sobreaquecer e desligar-se em vôo, idem para o radar de bordo, ainda no ano passado a MN se queixava disso.
O CAPTOR em termos de alcance tem, pelo menos, um alcance superior em 50% ao RB2.
Em relação ao MICA\AIM120C5, considero que seja muito provável que o primeiro tenha um alcance efectivo (ao contrário de balistico) razoavelmente inferior ao segundo, basicamente é mais pequeno e o motor foguete é de uma geração anterior (equivalente ao que existe nas versões "A" e "B" do slammer).
Deixo aqui a conclusão final do artigo do Jon Lake, com o qual concordo.
"At the end of the day, it is perhaps enough to conclude that after a bumpy ride, and with an occasionally rocky road ahead, both aircraft will successfully fulfil the slightly different visions of their creators.
Every multi-role aircraft inevitably represents a compromise between conflicting requirements, and both Rafale and Typhoon reflect the slightly different needs of their original customers.
Rafale is arguably the best possible solution to French requirements (as it was always designed to be) and has better range, endurance, and a better low level ride than its European rival. Though it has not won any export orders so far, Rafale may still find favour with customers who require their multi-role tactical fighter to be optimised for long range air-to-ground and strike missions. While similarly designed as a swing role tactical fighter, Typhoon, by contrast, is optimised more towards air-to-air requirements, and offers a small but significant performance advantage, better supersonic agility, and a superior man machine interface."
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...