NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#271 Mensagem por Matheus » Seg Jul 09, 2007 9:08 pm

projeto escreveu:Não li o artigo mas alguns consideraram parcial.
Esse pequeno trecho é bastante duvidoso:

From Mr. Lake's AI article:

" Even today, AESA radar is limited by cooling, performance and reliability issues "


Depois emenda no fórum:

I don't have an opinion on E-Scan versus M-Scan - I just don't agree with the contention that E-scan (in its current state of maturity) is automatically superior to M-scan in all respects.

I'd prefer to judge a radar by its performance than by its classification.


O que ele chama de performance? E as vantagens da varredura eletrônica não estão mais que claras?

[]'s


"se perdemo" :lol:




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#272 Mensagem por Sintra » Seg Jul 09, 2007 9:22 pm

projeto escreveu:Não li o artigo mas alguns consideraram parcial.
Esse pequeno trecho é bastante duvidoso:

From Mr. Lake's AI article:

" Even today, AESA radar is limited by cooling, performance and reliability issues "


Depois emenda no fórum:

I don't have an opinion on E-Scan versus M-Scan - I just don't agree with the contention that E-scan (in its current state of maturity) is automatically superior to M-scan in all respects.

I'd prefer to judge a radar by its performance than by its classification.


O que ele chama de performance? E as vantagens da varredura eletrônica não estão mais que claras?

[]'s


Eu tenho o artigo em casa e se a opinião do Jon Lake é por demais conhecida, também é verdade que ele baseia a opinião dele em nomes como Craig Penrice (piloto de testes da Eurofighter GBMH), de Serge Dassault (que ele já entrevistou um porradal de vezes) ou de pessoas como o CEO da Lock Mart. Que muitos foristas Franceses não gostem dele não me admira, mas é dificil denegrir um antigo piloto da RAF, com 25 anos a escrever sobre aviação, que trabalhou na BAE´s, com as fontes que ele tem e que está mais que disposto a discutir sob o seu verdadeiro nome na internet (não conheço muitos, aliás é quase caso unico). O artigo, por muito que custe ao Tmor até é bastante objectivo (e relativamente inparcial :twisted: )... Ele não é nenhum Koop. E sim, eu já troquei email´s e mp´s com o homem.

Abraços :wink:




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#273 Mensagem por Sintra » Seg Jul 09, 2007 9:24 pm

Jacobs escreveu:
projeto escreveu:
Luís Henrique escreveu:
MCD-SM escreveu:Ólá Sintra,

poderia fazer um resumão dos principais pontos?


Rafale melhor em ataque.

Motivos: maior carga de armamentos, maior alcance, melhor RCS geral, melhor assinatura térmica (IR), melhor manobrabilidade a baixa altura, radar mais moderno, acompanhamento de terreno 3D, mais armamentos ar-terra integrados, etc.

Eurofighter melhor em BVR

Motivos: mesmo tendo RCS um pouco pior, o alcance de detecção do radar é razoavelmente melhor, aceleração é pouco melhor. Mesmo assim em alguns casos é dito que o Rafale pode se sair melhor por possuir um radar mais discreto (LPI) e poder acompanhar mais alvos e atacar 8 em vez de 6 do EFA...

Empate em WVR

Motivos: RCS e assinatura IR do Rafale um pouco melhor, giro sustentado do Rafale um pouco melhor, giro isntantaneo do EFA um pouco melhor, EFA tem HMD, Rafale tem WVR de maior alcance (Mica IR)....empate.

É mais ou menos isso.


Na arena BVR é onde existe mais controvérsia. Embora o Eurofighter possúa um radar com um maior alcance, o RBE2 tem uma capacidade de processamento maior da situação e possuí LPI. O Rafale, em teoria, é mais discreto (RCS frontal e emissões eletromagnéticas). Dada a capacidade dos sensores passivos, é possível que o Rafale detecte o Eurofigther antes devido as emissões do radar deste. O armamento de ambos será o Meteor, então nisso dá empate. Especulações...

[]'s


Ótimo texto, apesar de ser comprido pacas!

Com relação ao embate BVR, o texto afirma que o Rafale possui a capacidade de interceptação discreta, usando seu sistema de EW para indentificar e predizer a possivel localização do alvo. Diz também que provavelmente o Typhoon também tenha essa capacidade, apesar de não ser confirmada.

Acredito que no final das contas, eu não daria tanta vantagem pro Typhoon na arena BVR, porque a capacidade passiva do rafale, mais o radar com melhor agilidade e o OSF sendo capaz de fazer várias tarefas ao mesmo tempo contrabalancearia o maior alcance do Captor. Isso sem falar no RCS menos do "Rafa".

Agora, acredito que o texto não abordou de forma significativa as capacidades SEAD/DEAD de ambos caças. É provavel que neste compo, o Typhoon se saia melhor. Bom, pelo menos o da RAF que por sinal vai ser integrado ao ALARM.

Existe por parte da França algum plano de integrar armar anti-radares no Rafale?


BVR?

First look - Captor
First shoot - AIM120C5

Dúvidas?




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#274 Mensagem por Matheus » Seg Jul 09, 2007 9:31 pm

Sintra escreveu:
Jacobs escreveu:
projeto escreveu:
Luís Henrique escreveu:
MCD-SM escreveu:Ólá Sintra,

poderia fazer um resumão dos principais pontos?


Rafale melhor em ataque.

Motivos: maior carga de armamentos, maior alcance, melhor RCS geral, melhor assinatura térmica (IR), melhor manobrabilidade a baixa altura, radar mais moderno, acompanhamento de terreno 3D, mais armamentos ar-terra integrados, etc.

Eurofighter melhor em BVR

Motivos: mesmo tendo RCS um pouco pior, o alcance de detecção do radar é razoavelmente melhor, aceleração é pouco melhor. Mesmo assim em alguns casos é dito que o Rafale pode se sair melhor por possuir um radar mais discreto (LPI) e poder acompanhar mais alvos e atacar 8 em vez de 6 do EFA...

Empate em WVR

Motivos: RCS e assinatura IR do Rafale um pouco melhor, giro sustentado do Rafale um pouco melhor, giro isntantaneo do EFA um pouco melhor, EFA tem HMD, Rafale tem WVR de maior alcance (Mica IR)....empate.

É mais ou menos isso.


Na arena BVR é onde existe mais controvérsia. Embora o Eurofighter possúa um radar com um maior alcance, o RBE2 tem uma capacidade de processamento maior da situação e possuí LPI. O Rafale, em teoria, é mais discreto (RCS frontal e emissões eletromagnéticas). Dada a capacidade dos sensores passivos, é possível que o Rafale detecte o Eurofigther antes devido as emissões do radar deste. O armamento de ambos será o Meteor, então nisso dá empate. Especulações...

[]'s


Ótimo texto, apesar de ser comprido pacas!

Com relação ao embate BVR, o texto afirma que o Rafale possui a capacidade de interceptação discreta, usando seu sistema de EW para indentificar e predizer a possivel localização do alvo. Diz também que provavelmente o Typhoon também tenha essa capacidade, apesar de não ser confirmada.

Acredito que no final das contas, eu não daria tanta vantagem pro Typhoon na arena BVR, porque a capacidade passiva do rafale, mais o radar com melhor agilidade e o OSF sendo capaz de fazer várias tarefas ao mesmo tempo contrabalancearia o maior alcance do Captor. Isso sem falar no RCS menos do "Rafa".

Agora, acredito que o texto não abordou de forma significativa as capacidades SEAD/DEAD de ambos caças. É provavel que neste compo, o Typhoon se saia melhor. Bom, pelo menos o da RAF que por sinal vai ser integrado ao ALARM.

Existe por parte da França algum plano de integrar armar anti-radares no Rafale?


BVR?

First look - Captor
First shoot - AIM120C5

Dúvidas?


mas os dois usando Meteor? e o menor RCS do Rafale aliado a capacidade passiva de identificação?




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#275 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Jul 09, 2007 9:34 pm

Sintra escreveu:
projeto escreveu:Não li o artigo mas alguns consideraram parcial.
Esse pequeno trecho é bastante duvidoso:

From Mr. Lake's AI article:

" Even today, AESA radar is limited by cooling, performance and reliability issues "


Depois emenda no fórum:

I don't have an opinion on E-Scan versus M-Scan - I just don't agree with the contention that E-scan (in its current state of maturity) is automatically superior to M-scan in all respects.

I'd prefer to judge a radar by its performance than by its classification.


O que ele chama de performance? E as vantagens da varredura eletrônica não estão mais que claras?

[]'s


Eu tenho o artigo em casa e se a opinião do Jon Lake é por demais conhecida, também é verdade que ele baseia a opinião dele em nomes como Craig Penrice (piloto de testes da Eurofighter GBMH), de Serge Dassault (que ele já entrevistou um porradal de vezes) ou de pessoas como o CEO da Lock Mart. Que muitos foristas Franceses não gostem dele não me admira, mas é dificil denegrir um antigo piloto da RAF, com 25 anos a escrever sobre aviação, que trabalhou na BAE´s, com as fontes que ele tem e que está mais que disposto a discutir sob o seu verdadeiro nome na internet (não conheço muitos, aliás é quase caso unico). O artigo, por muito que custe ao Tmor até é bastante objectivo (e relativamente inparcial :twisted: )... Ele não é nenhum Koop. E sim, eu já troquei email´s e mp´s com o homem.

Abraços :wink:


No debate achei realmente estranhos alguns trechos:

The French are a proud race, and any suggestion that the Rafale might be inferior to its Anglo-Germano-Spanish-Italian rival in even a single area will be greeted with incredulity, disbelief, anger or hostility, and will always be contradicted or denied.


France demanded design and industrial leadership and the lion's share of workshare on any collaborative programme, with the other nations effectively operating as junior-subcontractor.


Respeito o cara, a experiência dele, a sua opinião e nem li o artigo mas nem por isso acharia ou deixaria de achar que ele pode ter uma opinião parcial, como todos os seres humanos. :wink:

[]'s




Alberto -
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#276 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Jul 09, 2007 9:58 pm

Sintra escreveu:
First look - Captor
First shoot - AIM120C5

Dúvidas?


Há controvérsia... :lol:

[]'s




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#277 Mensagem por Penguin » Seg Jul 09, 2007 10:41 pm

MCD-SM escreveu:
Sintra escreveu:
Jacobs escreveu:
projeto escreveu:
Luís Henrique escreveu:
MCD-SM escreveu:Ólá Sintra,

poderia fazer um resumão dos principais pontos?


Rafale melhor em ataque.

Motivos: maior carga de armamentos, maior alcance, melhor RCS geral, melhor assinatura térmica (IR), melhor manobrabilidade a baixa altura, radar mais moderno, acompanhamento de terreno 3D, mais armamentos ar-terra integrados, etc.

Eurofighter melhor em BVR

Motivos: mesmo tendo RCS um pouco pior, o alcance de detecção do radar é razoavelmente melhor, aceleração é pouco melhor. Mesmo assim em alguns casos é dito que o Rafale pode se sair melhor por possuir um radar mais discreto (LPI) e poder acompanhar mais alvos e atacar 8 em vez de 6 do EFA...

Empate em WVR

Motivos: RCS e assinatura IR do Rafale um pouco melhor, giro sustentado do Rafale um pouco melhor, giro isntantaneo do EFA um pouco melhor, EFA tem HMD, Rafale tem WVR de maior alcance (Mica IR)....empate.

É mais ou menos isso.


Na arena BVR é onde existe mais controvérsia. Embora o Eurofighter possúa um radar com um maior alcance, o RBE2 tem uma capacidade de processamento maior da situação e possuí LPI. O Rafale, em teoria, é mais discreto (RCS frontal e emissões eletromagnéticas). Dada a capacidade dos sensores passivos, é possível que o Rafale detecte o Eurofigther antes devido as emissões do radar deste. O armamento de ambos será o Meteor, então nisso dá empate. Especulações...

[]'s


Ótimo texto, apesar de ser comprido pacas!

Com relação ao embate BVR, o texto afirma que o Rafale possui a capacidade de interceptação discreta, usando seu sistema de EW para indentificar e predizer a possivel localização do alvo. Diz também que provavelmente o Typhoon também tenha essa capacidade, apesar de não ser confirmada.

Acredito que no final das contas, eu não daria tanta vantagem pro Typhoon na arena BVR, porque a capacidade passiva do rafale, mais o radar com melhor agilidade e o OSF sendo capaz de fazer várias tarefas ao mesmo tempo contrabalancearia o maior alcance do Captor. Isso sem falar no RCS menos do "Rafa".

Agora, acredito que o texto não abordou de forma significativa as capacidades SEAD/DEAD de ambos caças. É provavel que neste compo, o Typhoon se saia melhor. Bom, pelo menos o da RAF que por sinal vai ser integrado ao ALARM.

Existe por parte da França algum plano de integrar armar anti-radares no Rafale?


BVR?

First look - Captor
First shoot - AIM120C5

Dúvidas?


mas os dois usando Meteor? e o menor RCS do Rafale aliado a capacidade passiva de identificação?


Nao me parece algo certo, o menor RCS do Rafale.

Segundo muitas fontes, o atual radar do Rafale possui um alcance significativamente menor que o radar do Typhoon. Dizem que o alcance seria equivalente ao do RDY. Que o RBE2 nao aproveitaria o envelope do Meteor, diferente do Captor.

OBS.: Uma das vantagens que a US Navy tem divulgado sobre o novo APG-79 AESA eh que ele permitira ao SH tirar o maximo proveito das novas versoes do AMRAAM com alcence e no escape zone extendidos.

No que diz respeito a sistemas EW/RWR, ambos estao bem equipados e assim como o RCS, na minha opiniao, nao daria para apontar o melhor.

[]´s

Jacques




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#278 Mensagem por Jacobs » Ter Jul 10, 2007 12:12 am

projeto escreveu:
Sintra escreveu:
First look - Captor
First shoot - AIM120C5

Dúvidas?


Há controvérsia... :lol:

[]'s


O first lock do Captor até pode ser uma verdade, porém do first shoot do AIM-120C-5 tenho minhas duvidas. Baste jogar FF4 - RedViper pra se ter uma boa ideia do possível desempenho deste missil. Mas do que 25nm é melhor nem atirar, o mássimo que vai conseguir é colocar o inimigo em posição defensiva e ganhar tempo pra disparar um segundo, dentro da NEZ.

Quanto ao desempenho do RBE-2, o que se especula é que ele possui uma capacidade de alcance parecida com o RDY, porém com as enormes vantagens de um radar ESA (agiliadade e confiabilidade).

Outra coisa que precisa ser colocada na balança (e o artigo fala sobre isso) é o fato de que o padrão F2 do Rafale recebeu algumas alterações de software que poderiam ter melhorado um pouco o alcance do RBE-2, algo em torno de ~130km. Logo, 130km do Rafale contra os ~160km do Tiffie não justificam essa opinião de que o Captor seja taaaaaaaaaaaaão superior ao RBE-2.

... ja deu pra ver que controversia é o que não falta... 8-]




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#279 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jul 10, 2007 1:12 am

Acho que so quando o Rafale colocar seu radar AESA e o Eurofighter fizer o mesmo é que teremos uma paridade maior. Mesmo assim, devido ao maior espaço disponivel no Eurofighter, creio que este ainda terá uma pequena vantagem...

Mas, atualmente o Eurofighter realmente esta em vantagem na arena BVR.

Mesmo tendo RCS menor o Rafale não é furtivo. Assim continua na mesma ordem de grandeza (ai Orestes, se que manja disso)...Sendo assim, um radar com 130 km de alcance e outro com +180 km.....realmente da uma boa diferença.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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#280 Mensagem por Sintra » Ter Jul 10, 2007 3:45 am

MCD-SM escreveu:
Sintra escreveu:
Jacobs escreveu:
projeto escreveu:
Luís Henrique escreveu:
MCD-SM escreveu:Ólá Sintra,

poderia fazer um resumão dos principais pontos?


Rafale melhor em ataque.

Motivos: maior carga de armamentos, maior alcance, melhor RCS geral, melhor assinatura térmica (IR), melhor manobrabilidade a baixa altura, radar mais moderno, acompanhamento de terreno 3D, mais armamentos ar-terra integrados, etc.

Eurofighter melhor em BVR

Motivos: mesmo tendo RCS um pouco pior, o alcance de detecção do radar é razoavelmente melhor, aceleração é pouco melhor. Mesmo assim em alguns casos é dito que o Rafale pode se sair melhor por possuir um radar mais discreto (LPI) e poder acompanhar mais alvos e atacar 8 em vez de 6 do EFA...

Empate em WVR

Motivos: RCS e assinatura IR do Rafale um pouco melhor, giro sustentado do Rafale um pouco melhor, giro isntantaneo do EFA um pouco melhor, EFA tem HMD, Rafale tem WVR de maior alcance (Mica IR)....empate.

É mais ou menos isso.


Na arena BVR é onde existe mais controvérsia. Embora o Eurofighter possúa um radar com um maior alcance, o RBE2 tem uma capacidade de processamento maior da situação e possuí LPI. O Rafale, em teoria, é mais discreto (RCS frontal e emissões eletromagnéticas). Dada a capacidade dos sensores passivos, é possível que o Rafale detecte o Eurofigther antes devido as emissões do radar deste. O armamento de ambos será o Meteor, então nisso dá empate. Especulações...

[]'s


Ótimo texto, apesar de ser comprido pacas!

Com relação ao embate BVR, o texto afirma que o Rafale possui a capacidade de interceptação discreta, usando seu sistema de EW para indentificar e predizer a possivel localização do alvo. Diz também que provavelmente o Typhoon também tenha essa capacidade, apesar de não ser confirmada.

Acredito que no final das contas, eu não daria tanta vantagem pro Typhoon na arena BVR, porque a capacidade passiva do rafale, mais o radar com melhor agilidade e o OSF sendo capaz de fazer várias tarefas ao mesmo tempo contrabalancearia o maior alcance do Captor. Isso sem falar no RCS menos do "Rafa".

Agora, acredito que o texto não abordou de forma significativa as capacidades SEAD/DEAD de ambos caças. É provavel que neste compo, o Typhoon se saia melhor. Bom, pelo menos o da RAF que por sinal vai ser integrado ao ALARM.

Existe por parte da França algum plano de integrar armar anti-radares no Rafale?


BVR?

First look - Captor
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Dúvidas?


mas os dois usando Meteor? e o menor RCS do Rafale aliado a capacidade passiva de identificação?


Quando o Meteor estiver em serviço, estarão também os dois aviões equipados com AESA, e como o Luis Henrique diz e muito bem, isso irá alterar tudo, quanto ao menor RCS do Rafale NÃO é garantido que assim seja, os dois devem estar extremamente próximos, mas já agora gostaria que reparassem em duas situações, a própria lei\fórmula que nos dá o RCS é na prática uma divisão por 4, será necessária uma ordem de magnitude (10X) para se obter ganhos importantes de alcance de detecção, a segunda coisa que gostaria que reparassem é que o EF coloca os seus AIM120 debaixo da barriga em pontos "semi conformais" enquanto que no avião francês estes ficam também debaixo da barriga mas em pylon´s externos... A capacidade de detecção passiva dos dois aviões deve ser idêntica, os nºs para o DASS e o Spectra não são conhecidos, mas temos uma ideia das capacidades do OSF e do "Pirate" e mesmo os mais acerrimos defensores do aparelho Francês admitem que o sensor IR do Tiffie "provavelmente" tem um maior alcance.




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#281 Mensagem por Sintra » Ter Jul 10, 2007 4:07 am

Jacobs escreveu:
projeto escreveu:
Sintra escreveu:
First look - Captor
First shoot - AIM120C5

Dúvidas?


Há controvérsia... :lol:

[]'s


O first lock do Captor até pode ser uma verdade, porém do first shoot do AIM-120C-5 tenho minhas duvidas. Baste jogar FF4 - RedViper pra se ter uma boa ideia do possível desempenho deste missil. Mas do que 25nm é melhor nem atirar, o mássimo que vai conseguir é colocar o inimigo em posição defensiva e ganhar tempo pra disparar um segundo, dentro da NEZ.

Quanto ao desempenho do RBE-2, o que se especula é que ele possui uma capacidade de alcance parecida com o RDY, porém com as enormes vantagens de um radar ESA (agiliadade e confiabilidade).

Outra coisa que precisa ser colocada na balança (e o artigo fala sobre isso) é o fato de que o padrão F2 do Rafale recebeu algumas alterações de software que poderiam ter melhorado um pouco o alcance do RBE-2, algo em torno de ~130km. Logo, 130km do Rafale contra os ~160km do Tiffie não justificam essa opinião de que o Captor seja taaaaaaaaaaaaão superior ao RBE-2.

... ja deu pra ver que controversia é o que não falta... 8-]


O CAPTOR em 1999 estava a fazer "tracking" a Mig29´s e Phantom´s da Luftwaffe bastante para lá dos 160 km´s. "Tracking" não é detecção, a detecção destes aviões deveria ser feita a pelo menos mais 1/3 do alcance. Isto em 1999. O artigo aonde isto saiu e de onde todas estas conversas de net originam foi numa edição especial da AIR International sobre o Tiffie que está ali na minha estante. Recentemente um piloto Italiano veio dizer a público que o alcance do Captor era o dobro do AI24 Foxhunter que equipa o Tornado fmk3, que é directamente equivalente ao AWG9 do "Tomcat", ainda existem dúvidas?
Quanto às vantagens do RB2 serem a "agilidade" talvez não seja má ideia lembrar que existe um unico radar com antena mecânica no mundo que devido à construção da sua antena e à enorme velocidade (mecânica) de rastreamento consegue utilizar modos ar-ar e ar-terra ao mesmo tempo, o Captor. Quanto à confiabilidade do RB2, bom, durante muito tempo foi conhecido como "robin the red nose raindeer" (a rena do pai natal) porque tinha a mania de sobreaquecer e desligar-se em vôo, idem para o radar de bordo, ainda no ano passado a MN se queixava disso.
O CAPTOR em termos de alcance tem, pelo menos, um alcance superior em 50% ao RB2.

Em relação ao MICA\AIM120C5, considero que seja muito provável que o primeiro tenha um alcance efectivo (ao contrário de balistico) razoavelmente inferior ao segundo, basicamente é mais pequeno e o motor foguete é de uma geração anterior (equivalente ao que existe nas versões "A" e "B" do slammer).

Deixo aqui a conclusão final do artigo do Jon Lake, com o qual concordo.

"At the end of the day, it is perhaps enough to conclude that after a bumpy ride, and with an occasionally rocky road ahead, both aircraft will successfully fulfil the slightly different visions of their creators.

Every multi-role aircraft inevitably represents a compromise between conflicting requirements, and both Rafale and Typhoon reflect the slightly different needs of their original customers.

Rafale is arguably the best possible solution to French requirements (as it was always designed to be) and has better range, endurance, and a better low level ride than its European rival. Though it has not won any export orders so far, Rafale may still find favour with customers who require their multi-role tactical fighter to be optimised for long range air-to-ground and strike missions. While similarly designed as a swing role tactical fighter, Typhoon, by contrast, is optimised more towards air-to-air requirements, and offers a small but significant performance advantage, better supersonic agility, and a superior man machine interface."




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#282 Mensagem por Sintra » Ter Jul 10, 2007 7:18 am

projeto escreveu:Respeito o cara, a experiência dele, a sua opinião e nem li o artigo mas nem por isso acharia ou deixaria de achar que ele pode ter uma opinião parcial, como todos os seres humanos. :wink:

[]'s

Completamente de acordo, aliás, eu tenho a certeza que ele é parcial e ele próprio deve saber que o é :twisted:
Calculo que lá no fundinho o homem deve esforçar-se bastante por tentar ser o mais imparcial possivel, mas o tipo gosta quase tanto daquele avião como eu gosto da minha esposa :lol:

Isto é uma premiere, entro no forum e ao fim de duas horas ninguém colocou nada novo :shock:




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#283 Mensagem por Jacobs » Ter Jul 10, 2007 10:56 am

Sintra escreveu: O CAPTOR em 1999 estava a fazer "tracking" a Mig29´s e Phantom´s da Luftwaffe bastante para lá dos 160 km´s. "Tracking" não é detecção, a detecção destes aviões deveria ser feita a pelo menos mais 1/3 do alcance. Isto em 1999. O artigo aonde isto saiu e de onde todas estas conversas de net originam foi numa edição especial da AIR International sobre o Tiffie que está ali na minha estante. Recentemente um piloto Italiano veio dizer a público que o alcance do Captor era o dobro do AI24 Foxhunter que equipa o Tornado fmk3, que é directamente equivalente ao AWG9 do "Tomcat", ainda existem dúvidas?
Quanto às vantagens do RB2 serem a "agilidade" talvez não seja má ideia lembrar que existe um unico radar com antena mecânica no mundo que devido à construção da sua antena e à enorme velocidade (mecânica) de rastreamento consegue utilizar modos ar-ar e ar-terra ao mesmo tempo, o Captor. Quanto à confiabilidade do RB2, bom, durante muito tempo foi conhecido como "robin the red nose raindeer" (a rena do pai natal) porque tinha a mania de sobreaquecer e desligar-se em vôo, idem para o radar de bordo, ainda no ano passado a MN se queixava disso.
O CAPTOR em termos de alcance tem, pelo menos, um alcance superior em 50% ao RB2.

Em relação ao MICA\AIM120C5, considero que seja muito provável que o primeiro tenha um alcance efectivo (ao contrário de balistico) razoavelmente inferior ao segundo, basicamente é mais pequeno e o motor foguete é de uma geração anterior (equivalente ao que existe nas versões "A" e "B" do slammer).


Mas o Captor não se originou do radar do Sea Harrier FGR MKII? Que eu saiba, ele não tem nada a ver com o AWG-9...

Quanto a poderoza velocidade do Captor, também ja tinha ouvido falar disso, muito interessante saber ate que ponto um radar mecanico pode evoluir. Mas ainda acredito que um radar eletronico possui mais vantagens. Por mais rapido que o Captor seja, ele ainda depende de servo-atuadores pra direcionar as ondas de radar. Uma outra coisa interessante do RBE-2 é que o piloto e o WSO (no caso do rafale biplace) podem usar modos diferentes do radar. Entre estas e outras, acredito que o RBE-2 seja mais flexivel. Mas, como ja haviam falado, um comparativo mais em pé de igualdade só será possivel quando ambos tiverem radares AESA.

Quanto a comparação entre MICA/AMRAAM, fiz umas buscas e realmente o alcance do MICA é bem inferior ao AIM-120C-5... Enquanto o MICA está na casa de 80km, o -5 vai à aproximadamente 100km.

Porém se for comparar o MICA com o AIM_120B que ainda está em produção, ai sim ele se sai melhor, tanto em alcance quando na cabeça de busca.




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#284 Mensagem por piratadabaixada » Ter Jul 10, 2007 11:02 am

Senhores,

Ë natural que o Typhoon leve certa vantagem na arena ar-ar sobre o Rafale, já que foi projetado primordialmente para este cenário, tal como é natural que o Rafale leve vantagem sobre o Typhoon em ataque ao solo, já que desde o principio foi projetado para ser multi-funcional.

O que importa mesmo é discutir qual dos dois caças é mais apropriado para o Brasil.

Abraços,

Heronim




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#285 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Jul 10, 2007 11:27 am

Talvez para Grã-Bretanha, Alemanha, Itália, que devem contar com o Tornado por ainda bom tempo, essa maior capacidade ar-solo não seja tão necessária.
No caso do Brasil, eu acho que seria muito bom um avião que tivesse pernas mais longas, como o Rafale.

[]'s




Alberto -
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