F-18A/B usados

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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AlbertoRJ
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#271 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Jun 03, 2006 11:40 pm

Plinio Jr escreveu: Concordo com o Slip, se tiver que optar por uma aeronave nova, seria uma boa ideia a MB unir-se a FAB e optar pelo Rafale, os F-18A/Bs seriam uma excelente opção até a MB contar com recursos para compra de uma aeronave nova e ao mesmo tempo, não perder a capacidade de defesa aérea do NAE São Paulo, algo que mesmo modernizado, o A-4 não poderia faze-lo de modo eficiente como o F-18 pode faze-lo.


Plínio, o problema é a MB dificilmente poderia comprar um F-18A/B como medida provisória. O custo da compra, da adaptação ao NAe e da implantação da linha logística seria alto demais. Seria preciso contar com uma modernização dos A-4, ainda que isso não os tornasse eficientes, até que fosse possível a compra de um avião mais moderno.

Abraços




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Juniorbombeiro
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#272 Mensagem por Juniorbombeiro » Dom Jun 04, 2006 11:27 am

Olá,
Nunca postei neste fórum (aliás, nunca postei em fórum nenhum), mas acompanho vocês a algum tempo. Gosto de aviação militar desde guri, mas é claro que não sou nenhum especialista (longe disso). Então, vou dar o meu pitaco.
Acho que poderiamos aproveitar e comprar esses tais de 60 ou 70 Gripen A/B excedentes da Suécia e modernizá-los com eletrônica mais recente, colocar uma sonda de reabastecimento fixa no nariz, como no Rafale e no M-2000 (isso não deve ser caro de desenvolver). Aí compramos mais uns 60 F/A-18 A/B dos USA e/ou Canadá (40 pra FAB e 20 pra MB), damos para a Embraer fazer um projeto de modernização junto com os Israelenses (se fizerem C* doce, enfia goela abaixo, tem que mostrar quem manda neste país :twisted: ).
Na minha idéia eles ficariam mais ou menos assim: Radar Elta El/M-2052, displays multifunção coloridos, Dash 4, Phitom 4-5/Derby, aqueles rádios Alemães dos A-29 e F-5BR e aquelas outras coisas todas.
Mas o melhor vem agora: Coloca nele o motor do Gripen.
Aproveita e moderniza os A-4, mais ou menos no mesmo padrão, na medida do possível, e coloca o motor do Gripen sem PC.
Já ouvi falar de boato (não lembro aonde) de colocar o motor GE F404 no AMX, então quando modernizar, bota o motor do Gripen.
Assim fica tudo com o mesmo motor e se economiza na manutenção, logistica e etc.
Ah, outra coisa, comprar mais uns M-2000, afinal, é sempre positivo ter uma segunda linha de fornecimento de equipamentos e eles serão excelentes interceptadores se forem modernizados.
Será que exagerei?
É só um exercicio de imaginação, não estou levando muito em conta custos, "coleira", comissão dos políticos e essa coisa toda, deixo isso pros especialistas
Desculpe o tamanho da mansagem, mas eu estou meio empolgado.

Abraços,




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#273 Mensagem por CFB » Dom Jun 04, 2006 11:31 am

Juniorbombeiro escreveu:Olá,
Nunca postei neste fórum (aliás, nunca postei em fórum nenhum), mas acompanho vocês a algum tempo. Gosto de aviação militar desde guri, mas é claro que não sou nenhum especialista (longe disso). Então, vou dar o meu pitaco.
Acho que poderiamos aproveitar e comprar esses tais de 60 ou 70 Gripen A/B excedentes da Suécia e modernizá-los com eletrônica mais recente, colocar uma sonda de reabastecimento fixa no nariz, como no Rafale e no M-2000 (isso não deve ser caro de desenvolver). Aí compramos mais uns 60 F/A-18 A/B dos USA e/ou Canadá (40 pra FAB e 20 pra MB), damos para a Embraer fazer um projeto de modernização junto com os Israelenses (se fizerem C* doce, enfia goela abaixo, tem que mostrar quem manda neste país :twisted: ).
Na minha idéia eles ficariam mais ou menos assim: Radar Elta El/M-2052, displays multifunção coloridos, Dash 4, Phitom 4-5/Derby, aqueles rádios Alemães dos A-29 e F-5BR e aquelas outras coisas todas.
Mas o melhor vem agora: Coloca nele o motor do Gripen.
Aproveita e moderniza os A-4, mais ou menos no mesmo padrão, na medida do possível, e coloca o motor do Gripen sem PC.
Já ouvi falar de boato (não lembro aonde) de colocar o motor GE F404 no AMX, então quando modernizar, bota o motor do Gripen.
Assim fica tudo com o mesmo motor e se economiza na manutenção, logistica e etc.
Ah, outra coisa, comprar mais uns M-2000, afinal, é sempre positivo ter uma segunda linha de fornecimento de equipamentos e eles serão excelentes interceptadores se forem modernizados.
Será que exagerei?
É só um exercicio de imaginação, não estou levando muito em conta custos, "coleira", comissão dos políticos e essa coisa toda, deixo isso pros especialistas
Desculpe o tamanho da mansagem, mas eu estou meio empolgado.

Abraços,


Sera q o motor do Gripen sustenta um F-18, eu acho q isso ñ seria possível, mas quem sabe????




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#274 Mensagem por Slip Junior » Dom Jun 04, 2006 11:41 am

Xará, seja bem vindo. :wink:

Se empolgou mesmo, mas não na extensão da mensagem mas no tamanho da lista de compras. Se o Finken (o cara da economia) ler isso, ele tem um treco... :D

Cara, não vejo sentido colocar motor de Gripen em Hornet pois mudaria quase nada (a maior mudança seria o aumento do custo da modernização) uma vez que o Volvo RM-12 (motor do Gripen) é uma versão derivada do GE F-404 (motor que equipa os Hornets) com diferenças pequenas entre ambas.

Já no caso do A-4, o problema é gastar uma grana enorme nisso para ter aeronaves que tem uma pequena vida útil restante. Penso que é melhor economizar essa grana toda...

Aliás, se tivessemos o dinheiro necessário para comprar os F/A-18 e os JAS-39 (ou Mirage 2000) e modernizá-los para compatibilizar seu uso com a das FFAA brasileiras, já estaria bom demais...

Abraços




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#275 Mensagem por Juniorbombeiro » Dom Jun 04, 2006 11:47 am

Olá,
O motor do Gripen (Volvo RM-12) é o mesmo que o do F/A-18 (GE F-404), só que com algumas modificações feitas pela Volvo para aumentar o empuxo e melhorar a confiabilidade (para que pudesse operar em um caça monomotor). Essas modificações foram tão bem sucedidas, que algumas foram copiadas pela GE e introduzidas nas versões posteriores do F-404. Então, potência não seria problema, confiabilidade muito menos e considerando que as dimensões dos motores são basicamente as mesmas (talvez tenha alguma pequena variação de comprimento) acho que tecnicamente não haveria maiores problemas. Resta saber se o Tio San libera.

Abraços,




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#276 Mensagem por Alitson » Dom Jun 04, 2006 11:48 am

Algém saberia colocar em pontos técnicos qual o comunabilidade entre o RM-12 do JAS-39 e o GE-404 do F/A-18C/D ou A/B ??????????




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
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#277 Mensagem por juarez castro » Dom Jun 04, 2006 12:00 pm

Juniorbombeiro escreveu:Olá,
Nunca postei neste fórum (aliás, nunca postei em fórum nenhum), mas acompanho vocês a algum tempo. Gosto de aviação militar desde guri, mas é claro que não sou nenhum especialista (longe disso). Então, vou dar o meu pitaco.
Acho que poderiamos aproveitar e comprar esses tais de 60 ou 70 Gripen A/B excedentes da Suécia e modernizá-los com eletrônica mais recente, colocar uma sonda de reabastecimento fixa no nariz, como no Rafale e no M-2000 (isso não deve ser caro de desenvolver). Aí compramos mais uns 60 F/A-18 A/B dos USA e/ou Canadá (40 pra FAB e 20 pra MB), damos para a Embraer fazer um projeto de modernização junto com os Israelenses (se fizerem C* doce, enfia goela abaixo, tem que mostrar quem manda neste país :twisted: ).
Na minha idéia eles ficariam mais ou menos assim: Radar Elta El/M-2052, displays multifunção coloridos, Dash 4, Phitom 4-5/Derby, aqueles rádios Alemães dos A-29 e F-5BR e aquelas outras coisas todas.
Mas o melhor vem agora: Coloca nele o motor do Gripen.
Aproveita e moderniza os A-4, mais ou menos no mesmo padrão, na medida do possível, e coloca o motor do Gripen sem PC.
Já ouvi falar de boato (não lembro aonde) de colocar o motor GE F404 no AMX, então quando modernizar, bota o motor do Gripen.
Assim fica tudo com o mesmo motor e se economiza na manutenção, logistica e etc.
Ah, outra coisa, comprar mais uns M-2000, afinal, é sempre positivo ter uma segunda linha de fornecimento de equipamentos e eles serão excelentes interceptadores se forem modernizados.
Será que exagerei?
É só um exercicio de imaginação, não estou levando muito em conta custos, "coleira", comissão dos políticos e essa coisa toda, deixo isso pros especialistas
Desculpe o tamanho da mansagem, mas eu estou meio empolgado.

Abraços,


Bom dia a todos! Bem , então terámos que ter o orçamento militar Chines com a logistóica americana. porque pra sustentar 04 ou 05 linhas diferentes só cag... dinheiro.

Grande abraço




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Gripens em 2ª mão

#278 Mensagem por Sintra » Dom Jun 04, 2006 12:15 pm

O RM12 é um F404 com 10% mais de potência, tirando o FADEC (o do RM12 é uma unidade Volvo) e mais uma ou duas brincadeiras, os dois motores são idênticos...
Agora, para que é que vocês andam a discutir f\A-18 A\B em segunda mão que tiveram uma utilização intensiva por parte da US Navy e dos Marines, já andaram a passear na GW1, eventualmente na GW2 e estão em AMARC à uma série de tempo, por outras palavras, foram utilizados até ao "osso", ou então mirages 2000 com quase 20 anos de idade e no mesmo estado dos Hornet acima citados, quando de repente, a Suecia coloca no mercado 70 Gripens que neste exacto momento são do melhor que existe em qualquer ponto do planeta e em que os primeiros entraram ao serviço em 1995...
:shock:
Irra, mesmo com os F16 mlu a força aerea cá do meu canto poderia olhar com uma certa atenção para estes bichos...
Os Suecos já disseram que eram capazes de os DAR... :shock:
Se alguém os quisesse modernizar, então os custos ficariam a cargo de quem ficasse com eles...
Mas a unica coisa que eventualmente eles precisam é de um sistema de reabastecimento aereo, que por falar nisso, os Suecos já desenvolveram e está operacional nas versões do Gripen C\D.
Algo me diz que com 70 Gripens, mais o AMX a força aerea do Brasil muito, mas muito, mas mesmo muito bem servida :twisted:




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Re: Gripens em 2ª mão

#279 Mensagem por CFB » Dom Jun 04, 2006 12:20 pm

Sintra escreveu:O RM12 é um F404 com 10% mais de potência, tirando o FADEC (o do RM12 é uma unidade Volvo) e mais uma ou duas brincadeiras, os dois motores são idênticos...
Agora, para que é que vocês andam a discutir f\A-18 A\B em segunda mão que tiveram uma utilização intensiva por parte da US Navy e dos Marines, já andaram a passear na GW1, eventualmente na GW2 e estão em AMARC à uma série de tempo, por outras palavras, foram utilizados até ao "osso", ou então mirages 2000 com quase 20 anos de idade e no mesmo estado dos Hornet acima citados, quando de repente, a Suecia coloca no mercado 70 Gripens que neste exacto momento são do melhor que existe em qualquer ponto do planeta e em que os primeiros entraram ao serviço em 1995...
:shock:
Irra, mesmo com os F16 mlu a força aerea cá do meu canto poderia olhar com uma certa atenção para estes bichos...
Os Suecos já disseram que eram capazes de os DAR... :shock:
Se alguém os quisesse modernizar, então os custos ficariam a cargo de quem ficasse com eles...
Mas a unica coisa que eventualmente eles precisam é de um sistema de reabastecimento aereo, que por falar nisso, os Suecos já desenvolveram e está operacional nas versões do Gripen C\D.
Algo me diz que com 70 Gripens, mais o AMX a força aerea do Brasil muito, mas muito, mas mesmo muito bem servida :twisted:


Concordo plenamente com vc




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#280 Mensagem por Juniorbombeiro » Dom Jun 04, 2006 12:38 pm

Obrigado pelas boas vindas Slip,

Quanto as diferenças entre os motores RM-12 e F-404 das primeiras versões do Hornet, acho que são bastante consideráveis sim e compensariam o investimento, no meu ponto de vista. Nas ultimas versões do Hornet, as diferenças não são tão grandes, mas ainda assim, o Volvo leva vantagem. Senão vejamos:
GE F-404-400 (F/A-18 A/B)
Comprimento: 3,91 m
Largura: 0,89 m
Peso: 996 Kg
Empuxo: 7264 Kg (PC)

GE F404-402 (F/A-18 C/D)
Comprimento: 3,91 m
Largura: 0,89 m
Peso: 1035 Kg
Empuxo: 8035 Kg (PC)

Volvo RM12 Gripen
Comprimento: 4,04 m
Largura: 0,88 m
Peso: 1036 Kg
Empuxo: 8217 Kg (PC)

A diferença de comprimento se deve ao fato do motor Volvo ter uma seção de PC maior que o motor GE.

Quanto aos A-4, ou sempre acreditei que tinham sido comprados praticamente novos, com pouco uso e tinham muitas horas de vôo pela frente. Pelo menos a Marinha sempre quis enfatizar isso, se é verdade eu não sei.

Bom, quanto a cadeia logistica, acredito que a parte mais custosa de um avião deva ser o motor (se estou falando besteira, me digam), que seria basicamente o mesmo na maioria das aeronaves. A aviônica também teria muitas coisas em comum, mais ou menos no padrão F-5EM e A-29.
Dispendioso na minha opinião é operar essa salada de frutas de aviões de apoio e transporte que a FAB opera hoje.




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#281 Mensagem por Slip Junior » Dom Jun 04, 2006 12:53 pm

Bom, Júnior, é um ganho de cerca de 13%. O problema é saber o quanto vai custar para colocar esses 13% a mais que ficam em 13 centímentros a mais e saber se compensa...

Obs.: O Zagallo com certeza iria vibrar com essa! :lol: :lol:

Abraços




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#282 Mensagem por Juniorbombeiro » Dom Jun 04, 2006 1:00 pm

Eu também concordo com o amigo Sintra,
Esses Gripen tão pedindo pra vir pra FAB, mas eu acho que a FAB também precisa de um birreator de médio porte, que seja multifunção e robusto. Eu já vi fotos de Hornets com 12 AMRAAM :shock: :shock: , não vejo por que não pode carregar 12 Derby. A Suiça opera os seus Hornets a partir de estradas em certos treinamentos, mesma capacidade que têm os Gripens. Num eventual confronto, os primeiros alvos são as bases militares, principalmente da Força Aerea, eu considero essa capacidade importante. Poderiamos colocar um esquadrão de Hornets em Canoas, um em Santa Cruz e um no Norte ou Nordeste ou dois em Santa Cruz, dispersar os Gripen e os F-5 em bases menos importantes, a FAB tem muitas bases em regiões importantes que não têm esquadrões de primeira linha.
A questão do sistema de reabastecimento do Gripen, se não me engano, ele só existe nas versões de exportação ou nas mais recentes, e ainda por cima a FAB o considera indequado por estar localizado perto da entrada de ar da turbina. Por isso dei a idéia da sonda fixa.
Acho que não precisa ter um orçamento militar chinês para ter uma aviação de caça um pouco mais respeitável, talvez o investimento inicial seja um pouco alto, mas o impacto no orçamento de manutenção não seria tão grande se a FAB gerenciasse melhor seus recursos.




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#283 Mensagem por Juniorbombeiro » Dom Jun 04, 2006 1:04 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




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#284 Mensagem por talharim » Dom Jun 04, 2006 2:01 pm

Eu também seria favorável num mix entre F-18C/D e outra aeronave monomotora.

Depois que o Brigadeiro Bueno morrer e o resto da velha guarda irem para o asilo talvez exista uma esperança de dias melhores para a FAB.

Canoas,Santa Cruz e Anápolis com F-18C/D seria bom.Só sou contra a escolha do monomotor sendo o pocket Gripen que não consegue fazer um bate-volta entre Rio e São Paulo sem precisar ir no posto de gasolina.

E esses 12 Mirage-2000 dessa compra escandalosa a gente recebe essas porcaria mas dá um puta calote nos franceses a gente revende para outro trouxa.................

Para mim um mix F-18C/D e Chengdu J-10 ou Super-7 seria uma aposta boa.




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Kira
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#285 Mensagem por Kira » Dom Jun 04, 2006 5:52 pm

Por que ninguém disse "que tal um caça nacional"? [073]




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