Corveta Barroso

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#271 Mensagem por Einsamkeit » Sex Nov 25, 2005 2:02 am

Vinicius Pimenta escreveu:Em relação ao armamento empregado, não é um erro do projeto, é uma opção da MB.

Resolvendo os problemas de estabilidade, já é um excelente passo. Depois, instalar mísseis não é das tarefas mais difíceis. Contente-se de início se ela navegar bem.


Sim so achei que foi uma opçao erronea, agora so falta eles colocarem os Paladin em algum LPD para servir de apoio a desembarque.

:D




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#272 Mensagem por Bolovo » Sex Nov 25, 2005 8:38 pm

Eu acho que numa Barroso tem espaço pra botar uns dois lançadores VLS (8 misseis em cada) de Rafael Barak.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#273 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Nov 28, 2005 1:39 pm

Se as Inhaúma foram concebidas para escolta de navios em navegação de cabotagem e transoceânico, que garantias darão de segurança para este último tipo de missão?

Nas sua história as Inhaúma já navegaram em mar alto?

E quanto às Barroso, acredito que sejam boas platadormas, como fragtasa leves.

No fundo terão o mesmo deslocamento das francesas La fayette.

Mas a demora em operacionalizar essa corveta e construir mais unidades de modo a constituirem uma classe, leva que que quando a última estiver incorporada, esteja já desfasada no tempo.

Para mim, peças de 114 mm em corvetas não faz grande sentido, a menos que queiram bombardear a própria costa brasileira.

Paças de grande calibre fazem mais sentido para apoio a operações de desembarque.

Ora sem sistemas de defesa anti-aérea relevantes como um CIWS ou RAM, uma Inhaúma ou uma Barroso pode fazer o quê ao inegrar uma task-force?

Pouco ou nada.

Para mim, a opinião do Paisano seria interessante.

Susbituir a pesada e enorme peça na proa por um lançador de mísseis AAW, e equipar com um Goalkeeper




Imagem
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#274 Mensagem por alex » Seg Nov 28, 2005 2:10 pm

Rui, nem a MB confia muito nas Inhauma/Barroso para qualquer coisa. O projeto da Barroso foi sempre levado em agua morna e retirado dinheiro deste para adquirir A-4 e provavelmente o A-12. A Barroso me parece mais como um exercicio para corrigir os erros das Inhaumas.
Já adquiriri várias revistas especializadas em que perguntados aos oficiais
da MB quanto a um possível missil anti-aereo nestas corvetas eles relatavam como o navio sendo complexo para isto. Nunca foi esclarecido o que seria este complexo. Aliás a Marinha possui misseis do Minas que poderiam ser facilmente colocados em uma corveta e nunca o fez.
A MB gostaria de um projeto como as La Fayette, porém eu acho que um navio de 3.200 toneladas ainda meio insuficiente para substituir as Niterois de 3.700.




JLRC
Sênior
Sênior
Mensagens: 2513
Registrado em: Qui Dez 09, 2004 11:33 am
Localização: Almada-Portugal
Agradeceram: 1 vez

#275 Mensagem por JLRC » Seg Nov 28, 2005 9:32 pm

Rui Elias Maltez escreveu:
E quanto às Barroso, acredito que sejam boas platadormas, como fragtasa leves.

No fundo terão o mesmo deslocamento das francesas La fayette.


Ó Rui

Então a Barroso terá o mesmo deslocamento das Lafayette? E que deslocamento, standard ou com carga plena? É preciso cuidado com as afirmações que fazemos. Eu nem o vou corrigir para o obrigar a informar-se e depois pôr aqui os resultados da sua investigação. Só lhe digo que é maior a diferença entre as duas que entre um 707 e um 747.




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#276 Mensagem por Paisano » Ter Nov 29, 2005 12:15 pm

Apenas para judar no debate, segue abaixo uma comparação entre o peso da atual peça de 114,5 mm das Corvetas Inhauma e do lançador Albatroz:

Canhão naval Vickers Mk8 114mm (mod 0):

Fabricante: Vickers (Reino Unido)
Peso total: Aproximadamente 25.000 Kg
Alcance: 22 Km contra alvos navais ou terrestres e 6 Km como peça anti-aérea.
Fonte: http://www.areamilitar.net


Missil anti-aéreo Aspide-2000:

Veja um exemplo, os mísseis SeaCat utilizado no passado na classe Niterói tinha um peso de 68 Kg, e seus lançadores(2) comportavam 3 mísseis, já os mísseis Aspide que estão sendo colocado em substituição a SeaCat pesam 220 Kg cada um, e seu lançador comporta 8 mísseis. Fazendo uma comparação de peso entre o SeaCat(6) como o Aspide (8) você chegara em um peso de 204 Kg do SeaCat contra 1.760 Kg do Aspide.

Fonte: http://defesabrasil.com/forum/viewtopic ... 49&start=0




Editado pela última vez por Paisano em Ter Nov 29, 2005 1:00 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#277 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Nov 29, 2005 12:52 pm

JLRC:

Eu julgo que o deslocamento é standard, e não fiz grande investigação.

As La Fayette na sua configuração mais simples não deslocam muito por aí além.




Imagem
JLRC
Sênior
Sênior
Mensagens: 2513
Registrado em: Qui Dez 09, 2004 11:33 am
Localização: Almada-Portugal
Agradeceram: 1 vez

#278 Mensagem por JLRC » Ter Nov 29, 2005 6:46 pm

Rui Elias Maltez escreveu:JLRC:

Eu julgo que o deslocamento é standard, e não fiz grande investigação.

As La Fayette na sua configuração mais simples não deslocam muito por aí além.


Deslocamento standard dos dois navios

Inhaúma - 1.600 t

Barroso - 1.785 t

Lafayette - 3.200 t

Ainda pensa que têm deslocamentos semelhantes?




Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#279 Mensagem por Lauro Melo » Ter Nov 29, 2005 9:32 pm

Coreveta "Barroso"
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Comprimento total: 103,4 m
Boca máxima: 11,4 m
Calado (sonar): 5,56 m
Calado (carregado): 3,96 m
Deslocamento carregado: 2350 t

Imagem
https://www.mar.mil.br/emgepron/barroso.htm

V-33 FRONTIN
CARACTERÍSTICAS:
Deslocamento (toneladas): 2.000-padrão / 2.145,83-plena carga
Dimensões (metros): 95,8 x 11,4 x 5,3(sonar); 3,7(quilha)

http://www.mar.mil.br/cvinhaum.htm
V-30 INHAÚMA
V-31 JACEGUAI
V-32 JÚLIO DE NORONHA

CARACTERÍSTICAS:
Deslocamento (toneladas): 2.000-padrão / 2.100-plena carga
Dimensões (metros): 95,8 x 11,4 x 5,3(sonar); 3,7(quilha)

http://www.mar.mil.br/cvinhaum.htm
Imagem
Imagem
Imagem


http://www.mar.mil.br/leao/fotos/MARINHA/2611/824.jpg

http://www.mar.mil.br/leao/fotos/MARINHA/2611/824.jpg

http://www.mar.mil.br/leao/fotos/MARINHA/2611/824.jpg




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
MAJOR FRAGUAS
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Seg Mai 23, 2005 3:32 pm
Localização: São Paulo - Brasil
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 26 vezes

#280 Mensagem por MAJOR FRAGUAS » Qua Nov 30, 2005 10:53 am

será que financeiramente não compensaria p/ a MB reformar as Inhaúma p/ o mesmo padrão da Barroso? Tipo assim aumentando mais a Frente padronizando os sistemas e se possível fazer o q vcs disseram, trocando o canhão por aspide? o fato é q na minha opinião de leigo, elas são relativamente novas e ainda teria muita utilidade se mais eficazes




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#281 Mensagem por pafuncio » Qua Nov 30, 2005 11:40 am

Concordo com o Major Fraguas, quanto à alteração nas Inhaúmas. Além do mais, ocuparia o pessoal do estaleiro, sendo que os custos não devem ser absurdos. Ainda que a Inhaúma seja inferior à Barroso, mesmo com a sugerida mudança da superestrutura de vante (melhor motorização, sensores, assinatura radar/ acústica/térmica), creio que seriam plataformas eficazes para a realidade da América do Sul. Creio não haver muitas corvetas maiores que elas, no mercado internacional. Daí, uma vantagem, pelo menos quanto à expansão de armamentos futura.

Uma dúvida: não há sistema de mísseis mar-ar no São Paulo (Mistral? Simbad?), que poderiam ser instalados nas Inhaúmas, sem maiores problemas?

O Brasil tem tecnologia para produzir munição para um canhão Oto Melara 76 mm? Não conviria trocar o 114 mm pelo 76 mm?

O custo de alteração da proa das Inhaúmas seria muito cara ?

Saudações, alexandre.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#282 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Nov 30, 2005 12:02 pm

Na minha opinião, julgo que o investimento prioritário para aumentar a nevegabilidade das Inhaúma em mares oceânicos seria aumentar a altura da boca do navio, e isso seria possível com uma intervenção e fundo nos estaleiros. Mas o seu grande "calcanhar de Aquiles" é a sua super-estrutura ser muito alta relativamente ao bojo do navio.

Mas creio que o melhor investimento seria a MB apostar na concretização do projecto da Barrroso, com a construção de algumas unidades (não sei de momento o que a MB planeia em termos de nº de plataformas).

Porque investir nas Inhaúma seria redundante, já que se é verdade que terão ainda anos pela frente, poderiam ser dedicadas a fazer a fiscalização costeira, ficando as Barroso para patrulhamento oceânico e poderem ainda ser complementares a task-forces.

Em resumo:

Relativamente às corvetas, acho que o melhor investimento em termos de futuro, seria produzir as Barroso e manter em estado de boa oprecionalidade as Inhaúma cokm, a sua actual configuração.

_______


JLRC:

Tem absoluta razão:

As La Fayette têm mais de 3.000 ton de deslocamento, mas qunado escrevi o que escrevi mais acima tinha na minha ideia (errada) de que o seu deslocamento standard, na sua configuração mais simples rondava as 2.700 ton :oops:




Imagem
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#283 Mensagem por Ricardo Rosa » Qua Nov 30, 2005 7:02 pm

Boa noite a todos,

Senhores, as Inhaúmas são corvetas ou submarinos?

Imagem

Imagem
Corveta Jaceguai em faina de transferencia de carga leve durante exercicios ao largo de Capetown, Africa do Sul. (foto: ?)

Sinistrooooooooooooooooo!

Abraços.




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

CV Inhauma

#284 Mensagem por rcolistete » Qua Nov 30, 2005 7:46 pm

Olá pessoal,

Lindas fotos ! De onde foram retiradas ?

Pô, vocês não entendem coisa alguma ;-) (brincadeira)

A super-estrutura das CV classe Inhaúma é alta demais para permitir que o pessoal fique lá no alto sem se molhar, tal como mostra a 2a foto :D

Deve ser emocionante tripular um navio desses em mar bravo, comandar então nem se fala ! É só a Marinha Brasileira escolher um comandante que tenha sido ou seja surfista, para brincar com uma pranja de quase 100 m de comprimento. 8-]

Fora as gozações, as CV Inhaúma (e também a CV Barroso) eu incluo nos ítens que o pessoal das listas malha demais, e não dá o valor devido. Outros seriam : os modernos 99 A-29/B da FAB, os Super Lynx da MB, os SH-3 Sea King que disparam Exocet, a frota de uns 20 C-130 da FAB, etc.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




JLRC
Sênior
Sênior
Mensagens: 2513
Registrado em: Qui Dez 09, 2004 11:33 am
Localização: Almada-Portugal
Agradeceram: 1 vez

#285 Mensagem por JLRC » Qua Nov 30, 2005 8:17 pm

Lauro Melo escreveu:Coreveta "Barroso"
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Comprimento total: 103,4 m
Boca máxima: 11,4 m
Calado (sonar): 5,56 m
Calado (carregado): 3,96 m
Deslocamento carregado: 2350 t

Imagem
https://www.mar.mil.br/emgepron/barroso.htm

V-33 FRONTIN
CARACTERÍSTICAS:
Deslocamento (toneladas): 2.000-padrão / 2.145,83-plena carga
Dimensões (metros): 95,8 x 11,4 x 5,3(sonar); 3,7(quilha)

http://www.mar.mil.br/cvinhaum.htm
V-30 INHAÚMA
V-31 JACEGUAI
V-32 JÚLIO DE NORONHA

CARACTERÍSTICAS:
Deslocamento (toneladas): 2.000-padrão / 2.100-plena carga
Dimensões (metros): 95,8 x 11,4 x 5,3(sonar); 3,7(quilha)

http://www.mar.mil.br/cvinhaum.htm
Imagem
Imagem
Imagem


Caro Lauro Melo

Já anteriormente tive o cuidado de explicar que não sei o que é a tonelagem padrão. É um termo que desconheço e não sei quais são os parametros porque se rege. Também na mesma ocasião, pedi que quando se comparassem toneladas se comparasse toneladas standard com toneladas standard e toneladas com carga plena, com toneladas com carga plena. Não podemos comparar toneladas standard com toneladas com carga plena. As toneladas que eu coloquei são toneladas standard que é a forma usada internacionalmente, desde o Tratado Naval de Washington (The standard displacement of a ship is the displacement of the ship complete, fully manned, engined, and equipped ready for sea, including all armament and ammunition, equipment, outfit, provisions and fresh water for crew, miscellaneous stores and implements of every description that are intended to be carried in war, but without fuel or reserve feed water on board.) mas se você prefere as tonelagens com carga plena, então faço-lhe a vontade e acrescento as dimensões já que também as colocou:

La Fayette

D : 3.200 t, 3.600 tcp
Dim : 125 (115 pp) x 15,4 x 4,8

Barroso

D : 1.785 t, 2.350 tcp
Dim : 103,4 x 11,4 x 3,96

Conclusão:
A Barroso é muito mais pequena (quer em tamanho, quer em tonelagem) que as La Fayette, o que não admira, a Barroso é uma corveta e a La Fayette é uma fragata (subarmada).
Mais uma vez chamo a atenção para que não se manipule os valores porque comparar alhos com bugalhos não é correcto.
Cumpts (como nós dizemos :lol: )




Responder