CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: CASCAVEL EE 9U MODERNIZADO

#271 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Nov 14, 2017 11:01 pm

Não, FCarvalho, a missão do Cascavel é reconhecimento armado, apesar do nome é algo bem diferente de reconhecimento, a função dele é:
1) Testar a força do inimigo;
2) Garantir que determinada rota ou região estejam livres de inimigos, e faz isso destruindo os inimigos que encontrar.

Resumindo, são missões de combate.

Acho bem discutível a aptidão do Cascavel a essa missão, mas não acho que faz sentido ficar repetindo que ele não precisa de poder de fogo.

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5697 vezes
Agradeceram: 3253 vezes

#272 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 14, 2017 11:34 pm

Marechal-do-ar escreveu:Não, FCarvalho, a missão do Cascavel é reconhecimento armado, apesar do nome é algo bem diferente de reconhecimento, a função dele é:
1) Testar a força do inimigo;
2) Garantir que determinada rota ou região estejam livres de inimigos, e faz isso destruindo os inimigos que encontrar.
Resumindo, são missões de combate.
Acho bem discutível a aptidão do Cascavel a essa missão, mas não acho que faz sentido ficar repetindo que ele não precisa de poder de fogo.
Marechal, se estas são as funções dele, então de minha parte um Guarani com TORC 30 é mais do que suficiente, pois além do canhão, à torre também podem ser adicionados sistemas de reconhecimento, observação e comunicação, além de mísseis AC.
Para o acima exposto, creio ser mais que suficiente.
Agora, outra coisa é a tal da VBC-LR ou MR, sei lá, que andavam falando por aqui.
Aliás, é tanta sigla que as vezes eu nem sei do que estão falando.

ps: para mim, quando a torre da Leonardo venceu o certame, perdeu-se a melhor chance de se começar pelo básico e ir progredindo aos poucos nesta questão das VBR. Até porque, nada mais fácil do que substituir os Cascavel por um Guarani 6x6 equipado com uma torre com can 90, e depois a gente ia vendo o que viesse depois, devagar e sempre, como se faz por aqui. Mas não... :?

abs

Carpe Diem
eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#273 Mensagem por eligioep » Qui Nov 16, 2017 2:53 pm

Bolovo escreveu: Porque se o Cascavel com torre TORC30 cumpri a missão, um Guarani 6x6 com a mesma torre também.
Esqueceste um pequeno detalhe: $$$$$
O Cascavel temos, e em quantidade suficiente. Não precisará gastar os quase 3 milhões por uma vtr Guarani, básica.
Sem contar que será em cima dos cascavéis mais antigos, totalmente obsoletos, e muitas vezes com as torres inoperantes.
Precisamos de um, digamos assim, "transporte " para a UT30 BR

eligioep
Sênior
Sênior

#274 Mensagem por eligioep » Qui Nov 16, 2017 3:03 pm

FCarvalho escreveu: Marechal, se estas são as funções dele, então de minha parte um Guarani com TORC 30 é mais do que suficiente, pois além do canhão, à torre também podem ser adicionados sistemas de reconhecimento, observação e comunicação, além de mísseis AC.
Isso o Guarani com a UT30 já possui.
O sistema de comunicações é top.
Possui os sistemas de infravermelho, termal e visão normal no sistema de busca e seleção de alvos.
E em duplicidade: enquanto o atirador atira num alvo, o comandante do carro busca e seleciona outro alvo, e o passa automaticamente ao atirador. E o comandante pode trocar o alvo que está a ser batido por outro de maior valor, sem que se deixe de trackear aquele.
Ou seja, atira-se num, busca e seleciona-se outro, sendo possível o sistema da UT30 acompanhar os alvos selecionados, sem deixar de fazer a mira num alvo. E tudo em sistema estabilizado, podendo atirar em movimento.....
Então, que tal montar este sistema num chassis disponível, à baixo preço, e fazer um rearranjo nos Pelotões de Cavalaria Mecanizada?
Passar para 01 VBR 90mm, 01 VBR 30mm, 01 VBTP (Urutu/Guarani), 01 Morteiro 80mm e 4 viaturas de esclarecimento (Marruá com Mag)?
É essa a idéia em germinação!

Energys
Sênior
Sênior
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

#275 Mensagem por Energys » Qui Nov 16, 2017 7:01 pm

eligioep escreveu:
Bolovo escreveu: Porque se o Cascavel com torre TORC30 cumpri a missão, um Guarani 6x6 com a mesma torre também.
Esqueceste um pequeno detalhe: $$$$$
O Cascavel temos, e em quantidade suficiente. Não precisará gastar os quase 3 milhões por uma vtr Guarani, básica.
Sem contar que será em cima dos cascavéis mais antigos, totalmente obsoletos, e muitas vezes com as torres inoperantes.
Boa noite. EE-9 para portar a UT30 ou para a TORC 30?

Att.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#276 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 16, 2017 7:36 pm

eligioep escreveu:
FCarvalho escreveu: Marechal, se estas são as funções dele, então de minha parte um Guarani com TORC 30 é mais do que suficiente, pois além do canhão, à torre também podem ser adicionados sistemas de reconhecimento, observação e comunicação, além de mísseis AC.
Possui os sistemas de infravermelho, termal e visão normal no sistema de busca e seleção de alvos.
E em duplicidade: enquanto o atirador atira num alvo, o comandante do carro busca e seleciona outro alvo, e o passa automaticamente ao atirador. E o comandante pode trocar o alvo que está a ser batido por outro de maior valor, sem que se deixe de trackear aquele.
Ou seja, atira-se num, busca e seleciona-se outro, sendo possível o sistema da UT30 acompanhar os alvos selecionados, sem deixar de fazer a mira num alvo. E tudo em sistema estabilizado, podendo atirar em movimento.....
Então, que tal montar este sistema num chassis disponível, à baixo preço, e fazer um rearranjo nos Pelotões de Cavalaria Mecanizada?
Passar para 01 VBR 90mm, 01 VBR 30mm, 01 VBTP (Urutu/Guarani), 01 Morteiro 80mm e 4 viaturas de esclarecimento (Marruá com Mag)?
Me parece uma questão de perspectiva de solução provisória para o problema que temos em não dispor de recursos para a implementação da VBR-LR.
Pode dar certo e ainda traz resultados baseados em testes reais do uso em campo desta formação.
Subsídio para a família Guarani e um alento para o projeto da VBR-LR.
Não gosto da ideia de adaptações, porque me parecem sempre soluções de continuidade que tendem a perpetuar-se, na falta de condições para a implementação do planejamento elaborado.
Enfim, do ponto de vista prático deve ser algo plausível, mas pode nos custar caro mais pra frente.
Bom, é como eu digo aqui: quem não tem cão, caça com o gato do vizinho.

abs

Carpe Diem
eligioep
Sênior
Sênior

#277 Mensagem por eligioep » Sex Nov 17, 2017 10:48 am

Energys escreveu: O Cascavel temos, e em quantidade suficiente. Não precisará gastar os quase 3 milhões por uma vtr Guarani, básica.
Boa noite. EE-9 para portar a UT30 ou para a TORC 30?

Att.[/quote]

erro de digitação.... É TORC 30!

Energys
Sênior
Sênior
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

#278 Mensagem por Energys » Sex Nov 17, 2017 11:18 am

eligioep escreveu:erro de digitação.... É TORC 30!
Entendido. Obrigado.

Att.

Centauro
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#279 Mensagem por Centauro » Sex Nov 17, 2017 7:45 pm

Senhores, seria possível na modernização do cascavel o mesmo receber as "porcas" para fixação para blindagem extra, como é no Guarani, ja que os mesmos andaram juntos.

A grosso modo, não seria difícil usar o mesmo tipo de aço da blindagem adicional do guarani, nos moldes do Cascavel, levanto também em consideração se é necessário o reforço ou troca, na suspensão e no trem de força.

Desde já agradeço.

Att.

Centauro

“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
eligioep
Sênior
Sênior

#280 Mensagem por eligioep » Seg Nov 20, 2017 11:35 am

Centauro escreveu:Senhores, seria possível na modernização do cascavel o mesmo receber as "porcas" para fixação para blindagem extra, como é no Guarani, ja que os mesmos andaram juntos.

A grosso modo, não seria difícil usar o mesmo tipo de aço da blindagem adicional do guarani, nos moldes do Cascavel, levanto também em consideração se é necessário o reforço ou troca, na suspensão e no trem de força.

Desde já agradeço.

Att.

Centauro
É possível sim, perfeitamente.
Acompanhei esta questão com o Boxer da Alemanha.
Mas deve-se desmontar todo o carro, e partir do zero. Depois, tem de receber um reforço na suspensão, ou até troca.
No caso do Boxer, com blindagem adicional, ele deixou de ser anfíbio. Característica, aliás, desnecessária no Afeganistão, para onde ele foi projetado, produzido e enviado às pressas....

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6292 vezes
Agradeceram: 6641 vezes
Contato:

#281 Mensagem por Túlio » Seg Nov 20, 2017 12:09 pm

eligioep escreveu:
Energys escreveu: Boa noite. EE-9 para portar a UT30 ou para a TORC 30?

Att.
erro de digitação.... É TORC 30!
Uma dúvida, Mestre Elígio: a TORC não é tripulada mas penetra um pouco no monobloco. Deverá receber modificações para passar a ser tripulada? Caso não, onde irão ficar o Comandante e o Atirador? Com base na posição do Motorista, não sei onde o resto do pessoal iria ficar...

Imagem

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Centauro
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#282 Mensagem por Centauro » Seg Nov 20, 2017 12:55 pm

[/quote]É possível sim, perfeitamente.
Acompanhei esta questão com o Boxer da Alemanha.
Mas deve-se desmontar todo o carro, e partir do zero. Depois, tem de receber um reforço na suspensão, ou até troca.
No caso do Boxer, com blindagem adicional, ele deixou de ser anfíbio. Característica, aliás, desnecessária no Afeganistão, para onde ele foi projetado, produzido e enviado às pressas....[/quote]

Grato pela resposta Eligioep

Será que existe dentro do EB alguma ideia voltada a esse reforço na blindagem, que poderia ser feito quando o blindado entrasse no processo de modernização.

Já que é um veiculo que da conta da missão, que já temos em quantidade e com logística bem conhecida, uma blindagem reforçada é tão importante quanto os sensores que podem ser incorporados na modernização.

Att.

Centauro

“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
eligioep
Sênior
Sênior

#283 Mensagem por eligioep » Seg Nov 20, 2017 1:37 pm

Túlio escreveu: Uma dúvida, Mestre Elígio: a TORC não é tripulada mas penetra um pouco no monobloco. Deverá receber modificações para passar a ser tripulada? Caso não, onde irão ficar o Comandante e o Atirador? Com base na posição do Motorista, não sei onde o resto do pessoal iria ficar...

Xirú,
pelos papos que rolaram, a sugestão é abrir uma nova escotilha, ao lado do motorista para o operador da TORC.

Fábio Machado
Avançado
Avançado
Agradeceu: 79 vezes
Agradeceram: 88 vezes

#284 Mensagem por Fábio Machado » Seg Nov 20, 2017 10:57 pm

eligioep escreveu:
Não entendi, o cascavel manteria a sua torre de 90mm?

FCarvalho
Sênior
Sênior

#285 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 20, 2017 11:30 pm

Não, ela seria substituída pela TORC30.

Se é para faze algo assim, preferiria que continuassem com aquele projeto de modernização do EE-9 que já vinha sendo testado.

Ademais, se querem algo como uma VBR light em cima do 6X6 do Guarani, agora temos a desculpa ideal: RCA com missão da ONU.

http://www.ares.ind.br/new/img/produtos/torc30-01-v2.jpg

Pode entrar na lista de compras nada pequena que o EB vai fazer para poder ir lá.

Serão bem necessários.

abs

Carpe Diem
Responder