EUA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

Re: EUA : Ascensão e queda de uma grande potência

#271 Mensagem por PRick » Sex Jan 07, 2011 4:19 pm

Sterrius escreveu:
(...) Next year's budget request for $623 billion (“a gargantuan sum”, according to one Pentagon official) represents 4% of GDP, which is low by historical standards (see chart 4). Military commanders often say that “the nation is not at war; the military is at war”; that is, the American public is not yet making real sacrifices. Taxes remain low, while the casualties are moderate enough not to be greatly felt, particularly by the urban elite. America has ample reserves to defend its global role and, Mr Krepinevich argues, potential rivals also have weaknesses. (...)

O problema que a anos os EUA "oculta" seus reais gastos militares. Tanto que as pessoas adicionam quase +2% do PIB quando se conta tudo relacionado a guerra.

E as forças armadas americanas é apenas um dos "money sinkers" que os EUA tem. Existem outros tão ou mais dificeis de serem mencionados como os subsidios agricolas ao milho que foge qualquer compreensão de mercado.

Esse é apenas um dos problemas com os números, afinal, aceitam qualquer manipulação, porém a realidade não pode ser negada, a economia dos EUA não tem mais como manter os gastos militares nos patamares atuais, assim, o que assistimos são cortes de programas, menores quantidades compradas, etc... Tenta-se disfarçar a realidade com todo tipo de subterfúgio, os sinais de decadência são claros, estão em toda a parte. Porém, ao contrário dos economistas, o resto que estuda ciências sociais, sabe que no processo histórico, décadas são segundos, e séculos correspondem a horas. O que estamos vendo é uma decadência dos tempos modernos, quer dizer levará décadas, ao invés de séculos. E lógico, ninguém aqui está falando em fim dos EUA.

[]´s

RobertoRS
Sênior
Sênior

#272 Mensagem por RobertoRS » Sex Jan 07, 2011 8:05 pm

Economistas?! Roma Antiga?

E tem gente que leva à sério...

Se não houver campo aberto
lá em cima, quando me for
um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#273 Mensagem por Francoorp » Sex Jan 07, 2011 8:08 pm

RobertoRS escreveu:Economistas?! Roma Antiga?

Nao entendi... por que nao levar a sério??

No fim é tudo um ciclo historico, tudo se repete.

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
RobertoRS
Sênior
Sênior

#274 Mensagem por RobertoRS » Sex Jan 07, 2011 8:22 pm

Francoorp escreveu:
RobertoRS escreveu:Economistas?! Roma Antiga?

Explico: falar em economista e economia na Roma Antiga é uma coisa que não tem cabimento algum. As bases da Economia foram lançadas mil anos depois...

um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#275 Mensagem por Francoorp » Sex Jan 07, 2011 8:31 pm

RobertoRS escreveu:
Francoorp escreveu:

Explico: falar em economista e economia na Roma Antiga é uma coisa que não tem cabimento algum. As bases da Economia foram lançadas mil anos depois...

ROMA: Gastos militares nas estrelas com as legioes, e impressao de moeda de forma continua o que faz o "Certercio" perder valor, gera inflaçao e ainda fica mais dificil de manter as Legioes...

USA 2010: Gastos Militares nas estrelas, e impressao de moeda de forma continua o que faz a cotaçao do dollar baixar(perder valor), e gera inflaçao interna e fica ainda mais dificil ce manter "as Legioes"...

Muda muito pouco... quase nada, se nao fosse que hoje existem novos meios financeiros de colapsar mais rapido, Roma demorou do século 3 ao século 5 segundo alguns estudiosos, com os USA o tempo sera de décadas, se nao vier um colapso financeiro antes, coisa que levaria a poucas semanas como em 1929...

No fim tudo é a mesma coisa, somente os tempos que mudam.... mas se era uma questao de tempo e novos metodos para se "Quebrar" o senhor tem razao, hoje é muito mais facil e rapido do que era na época do Império Romano... verdade!

PRick

#276 Mensagem por PRick » Sex Jan 07, 2011 9:31 pm

Francoorp escreveu:
RobertoRS escreveu: Explico: falar em economista e economia na Roma Antiga é uma coisa que não tem cabimento algum. As bases da Economia foram lançadas mil anos depois...

ROMA: Gastos militares nas estrelas com as legioes, e impressao de moeda de forma continua o que faz o "Certercio" perder valor, gera inflaçao e ainda fica mais dificil de manter as Legioes...

USA 2010: Gastos Militares nas estrelas, e impressao de moeda de forma continua o que faz a cotaçao do dollar baixar(perder valor), e gera inflaçao interna e fica ainda mais dificil ce manter "as Legioes"...

Muda muito pouco... quase nada, se nao fosse que hoje existem novos meios financeiros de colapsar mais rapido, Roma demorou do século 3 ao século 5 segundo alguns estudiosos, com os USA o tempo sera de décadas, se nao vier um colapso financeiro antes, coisa que levaria a poucas semanas como em 1929...

No fim tudo é a mesma coisa, somente os tempos que mudam.... mas se era uma questao de tempo e novos metodos para se "Quebrar" o senhor tem razao, hoje é muito mais facil e rapido do que era na época do Império Romano... verdade!
Eu diria a uma certa pessoa 8-] 8-] , que as bases para a economia foram lançadas quando o primeiro homem começou a existir no planeta, assim como para a história, ainda que fosse pré-história. O conhecimento empírico veio muito antes de homens sequer pensarem em ciência.

Problemas que parecem ser modernos, são mais antigos que Moises. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6687 vezes
Contato:

#277 Mensagem por Túlio » Sex Jan 07, 2011 9:41 pm

Eu acho que O OBRAHMA vai ser o coveiro do 'século Americano' muito antes de completar mesmo um século... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
RobertoRS
Sênior
Sênior

#278 Mensagem por RobertoRS » Sáb Jan 08, 2011 2:20 am

Francoorp escreveu:ROMA: Gastos militares nas estrelas com as legioes, e impressao de moeda de forma continua o que faz o "Certercio" perder valor, gera inflaçao e ainda fica mais dificil de manter as Legioes...

PRick escreveu:Eu diria a uma certa pessoa 8-] 8-] , que as bases para a economia foram lançadas quando o primeiro homem começou a existir no planeta, assim como para a história, ainda que fosse pré-história. O conhecimento empírico veio muito antes de homens sequer pensarem em ciência.

Problemas que parecem ser modernos, são mais antigos que Moises. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s
No fim é tudo a mesma coisa, mas essas "mesmas coisas" só começaram à ser explicadas e conhecidas pelo homem muito recentemente. O resto é declaração fora da casinha.

um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#279 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 08, 2011 9:06 am

Francoorp escreveu:[ quote="RobertoRS"]
Francoorp escreveu:

No fim tudo é a mesma coisa, somente os tempos que mudam.... mas se era uma questao de tempo e novos metodos para se "Quebrar" o senhor tem razao, hoje é muito mais facil e rapido do que era na época do Império Romano... verdade![/quote]

------------------------------------------------------------------------------------

A economia romana era baseada na escravidao.

As crises de 1929 e da decada de 70 nao levaram ao fim dos EUA. Sera que essa levara?

O papel da inovação e do desenvolvimento tecnológico eh crucial para o aumento da produtividade, para criação de novos mercados, para a capacidade militar e especialmente para o crescimento econômico no longo prazo. O que reserva o desenvolvimento tecnologico para os proximos 5, 10, 20, 40 anos? Alguem se arrisca?

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
RobertoRS
Sênior
Sênior

#280 Mensagem por RobertoRS » Sáb Jan 08, 2011 11:40 am

Penguin escreveu:A economia romana era baseada na escravidao.

As crises de 1929 e da decada de 70 nao levaram ao fim dos EUA. Sera que essa levara?

O papel da inovação e do desenvolvimento tecnológico eh crucial para o aumento da produtividade, para criação de novos mercados, para a capacidade militar e especialmente para o crescimento econômico no longo prazo. O que reserva o desenvolvimento tecnologico para os proximos 5, 10, 20, 40 anos? Alguem se arrisca?
Mais do que isso, Penguin. A transformação da Europa e dos EUA em economias maduras levou à problemas que eles não souberam solucionar. Suas economias tornaram-se pouco dinâmicas frente à economias emergentes ao redor do globo.

Soma-se à isto a improbidade das políticas públicas americanas e no caso da Europa, a adoção de uma unidade monetária que apenas engessou ainda mais as economias locais.

Foi a receita do fracasso. Agora, comparar esta situação com a Roma Antiga é uma verdadeira pérola.

um galpão acolhedor
de santa fé bem coberto
um pingo pastando perto
só de pensar me comovo
eu juro pelo meu povo,
nem todo o céu me segura
retorno à velha planura
pra ser gaúcho de novo
marcelo l.
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#281 Mensagem por marcelo l. » Sáb Jan 08, 2011 3:14 pm

http://www.weeklystandard.com/articles/ ... 26874.html

In 1991, at the end of the Cold War, there were 710,821 active-duty soldiers in the U.S. Army. By 2001, that figure was down to 478,918. That 32 percent decline in active-duty strength severely limited our options for a military response to 9/11, practically dictating that the forces sent to Afghanistan and Iraq would be too small to pacify two countries with a combined population of nearly 60 million. The result was years of protracted conflict that put a severe strain on an undersized force.

Eventually even Secretary of Defense Donald Rumsfeld was compelled to admit that the force was too small. Today the Army is up to 566,045 active-duty soldiers, an 18 percent increase since 2001. That is still too small—a force that size has too little “dwell time” at home and places too much stress on soldiers. It also imposes constraints, helping to curtail the size of the force we send to Afghanistan even though more troops could get the job done with less risk.

But now we learn from Secretary of Defense Robert Gates that the force is going to shrink again. Last week he announced that, starting in 2015, the Army is going to lose 27,000 soldiers on top of an already planned cut of 22,000. That will bring the Army’s active duty strength down to 517,000—still larger than it was in 2001 but far smaller than it was in 1991, and not big enough to meet all of the contingencies for which it must prepare. The Marine Corps will lose 15,000 to 20,000 personnel. So our ground combat forces—the most heavily deployed forces since the end of the Cold War—will be deprived of 70,000 troopers or almost 10 percent of their strength.

"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
GustavoB
Sênior
Sênior
Agradeceram: 68 vezes

#282 Mensagem por GustavoB » Sáb Jan 08, 2011 3:41 pm

RobertoRS escreveu:
Francoorp escreveu:

...mas não há nada que impeça que as sociedades anteriores sejam examinadas sob esses fundamentos.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6339 vezes
Agradeceram: 6687 vezes
Contato:

#283 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 08, 2011 4:40 pm

Para mim a kôza começou mesmo a complicar foi quando inventaram os Economistas. Ia tudo bem, daí eles apareceram e complicaram tudo. Ainda inventaram um idioma só deles, só para ficar ainda mais difícil da gente comum entender o que eles fingem que entendem e ficam posando de sabe-tudo quando na verdade não se entendem nem entre si. Peguem dez Economistas e os tranquem em uma sala: aposto que dali nem em mil anos sai uma solução para a Economia mas certamente muitas causas para os Advogados e trabalho para os Paramédicos porque não vão nunca se entender e, trancados numa sala, o pau vai quebrar já que nenhum vai poder provar para o outro que está certo, vai apenas poder apontar e torcer os exemplos que lhe convierem. Os outros vão fazer o mesmo e, esgotadas as possibilidades de entendimento diplomático, comprovada a multitrolagem, só vai sobrar um caminho... :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
marcelo l.
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#284 Mensagem por marcelo l. » Sáb Jan 08, 2011 6:19 pm

Imagem

http://voices.washingtonpost.com/44/201 ... ielle.html

Reports: Arizona Rep. Gabrielle Giffords shot at public event
By Felicia Sonmez
Updated: 3:05 p.m.

Arizona Democratic Rep. Gabrielle Giffords was shot on Saturday morning while hosting an event outside a Tucson grocery store.

Giffords spokesperson C.J. Karamargin told The Washington Post Saturday afternoon that Giffords was in surgery at Tucson's University Medical Center.

A hospital spokesperson confirmed that Giffords had been shot in the head and was in critical condition Saturday afternoon. Eight others were brought to the hospital with Giffords, including seven adults and one child, all of whom were in either critical or serious condition. The hospital has scheduled a briefing for 1:30 p.m. local time on Saturday.

Administration officials and several news outlets had earlier reported that Giffords had died after the shooting.

National Public Radio reported earlier Saturday that Giffords, who in November narrowly won reelection to a third term, was hosting her first "Congress on Your Corner" event when a gunman ran up and began shooting.

Last March, Giffords was one of 10 House Democrats who were the subject of harassment over their support for the national health care overhaul. At the time, the front door of Giffords' Tucson office had been shattered in an early morning incident.

"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#285 Mensagem por Francoorp » Sáb Jan 08, 2011 7:49 pm

Penguin escreveu:
A economia romana era baseada na escravidao.

E o operario é o que senao o escravo pago atualmente, sempre o trabalho que gera a produçào seja escravidao ou imperialismo... e em sua maioria os escravos modernos sao mal pagos.

Sempre existiu inovaçao, desenvolvimento tecnologico e aumento da produtividade no imperioo romano, e as legioes sempre abriram novos mercados, com exceçao dos periodos em que ja nao suportavam mais o peso do exercito na sociedade... e a sociedade romanda cresceu por séculos e séculos... e tudo acabou pelos proprios fundamentos de hoje, nada mais!
RobertoRS escreveu:
Mais do que isso, Penguin. A transformação da Europa e dos EUA em economias maduras levou à problemas que eles não souberam solucionar. Suas economias tornaram-se pouco dinâmicas frente à economias emergentes ao redor do globo.

Soma-se à isto a improbidade das políticas públicas americanas e no caso da Europa, a adoção de uma unidade monetária que apenas engessou ainda mais as economias locais.

Foi a receita do fracasso. Agora, comparar esta situação com a Roma Antiga é uma verdadeira pérola.
O que transformaou os USA e a Europa em economias modernas foi a escravidao dos séculos de colonizaçao e ascesao no caso Yankee, depois que a escravidao começou a ter um peso inferior na sociedade, e a mao de obra paga começou a superar a escrava, no caso Yankee vemos isso muito bem com os escravos indo combater na guerra civil, o que reduziu o papel do escravo na produçao. Todo este momento historico fez com que a economia se voltasse para inclusao de "Homens livres" na sociedade, a economia teve que se adequar, e alias essa transiçao ainda nao acabou, hoje o escravo ainda existe, e é o trabalhodor mal pago em uma fabriqueta da Vietnam, Laos, paquistao, Indonésia, etc...

Isso demonstra que mesmo que a escravidao tenha acabado o impacto do fim desta na sociedade de acumulaçao de riquezas ainda nao acabou, e os problemas desta tentativa de inclusao dos homens livres ainda gera problemas para o sistema, e principalmente para a produçao, prova disso é a delocaçao de centros produtivos para areas onde ainda existe mao de obra barata, ou escravidao moderna para alguns.

Na Roma do 3-4 século o numero de homens livres superou o de escravos, tudo isso devido ao sistema romano de inclusao que abria de fato vias legais para se obter a cidadania romana, e estes novos livres tornaram o mantenimento do sistema romano muito caro e dificil de manter... como hoje acontece no ocidente desenvolvido, onde nao conseguem manter o custo de seus paises... e olha que aqui os USA tem grande vantagem em realaçao à Europa, pois nao deve manter algum sistema social como universidades, hospitais e pensoes, pois isso tudo é privado em sua sociedade, o que nao faz desse um sistema mais dinamico humanamente falando, mas somente economicamente. na Europa os serviços publicos existem e para o povo europeu essa é a funçao do estado e nao aceitam qeu o estado nao garanta serivços publicos, pois no fim o estado recebe impostos para isso... ja nos USA o povo aceita que o estado receba impostos somente para fazer garantias(como comprar empresas falidas ou emprestimos publicos de emegencia-2008-2009), e invista em segurança(guerras) para manter a "estabilidade do sistema" economico como um todo...

No imperio Romano também existiam serviços publicos, mas eram diferente dos de hoje, com exceçao da pensoes qeu existiam mas somente para legionarios e funcionarios publicos, mas os outros serviços eram o poder judiciario, as Termas, o sistema hidrico, pois a diferença de hoje a agua era gratis, estradas sem pedagio(Que nasceu em periodo medieval), etc

Os USA simplesmente perderam os centros de produçao, assim como outros antes deles, e o jogo caminha para o fim, e este sera mais rapido que no imperio romano.

Toda essa propaganda que o mundo hoje é diferente nao passa de besteira, pois as unicas coisas que mudaram foram as tecnologias, o resto continua o mesmo, agricultura, manufatura, comercio, finança, recursos naturais e guerras... hoje é somente um pouco mais complicado, e como disse o colega, devida à alta especializaçao em cada ramo, mas o sistema continua o mesmo.

Valeu!!

Responder