pmicchi escreveu:Então, a diferença de preço vem exatamente dos sensores. Quanto custaria um Gripen com a mesma aviônica do AT-50?
Não!
A diferença de custo vem de quanto os clientes estão dispostos a pagar, da mesma fora que os Rafale vendidos ao Egito por quase 300 milhões não custam tanto assim para produzir, mas os egípcios estão dispostos a pagar isso, ai os franceses embolsam a diferença, ninguém cogita versões "downgrade" assim porque não fazem o menor sentido, a menos que houvesse razões políticas para o downgrade.
O maior custo de uma aeronave (digo, de aeronaves de combate fabricadas em poucas centenas, se produzir milhares a coisa muda) é o desenvolvimento dela, um desenvolvimento com requisitos mais modestos como o AT-50 sai muito mais em conta do que um Rafale, por exemplo, mas produz um produto que ninguém quer, ai eles não conseguem realmente lucrar em cima, mas nenhum desses desenvolvmentos teve como objetivo trazer lucro, o objetivo foi muito mais a capacitação tecnológica que pode trazer lucros de outras formas, para a França poder falar em lucro com o Rafale eles precisariam de umas 500 aeronaves exportadas, o que é quase impossível de acontecer.