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Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Vai por MP mesmo, tô no aguardo! Pode perguntar!Túlio escreveu:Essa última do Cabôco me deixou com uma dúvida atroz: mandar MP ou ligar mesmo? Na dúvida, me arresorvi a ficar frio...que nem um certo Sueco por aí...![]()
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Suspeitei desde o princípio!Túlio escreveu:Não, deixa quieto, cupincha, o véio Pai Diná tá com umas idéias meio que esquisitas...![]()
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Túlio escreveu:Sério agora, mantenho minha posição: Gripen NG como programa conjunto entre SAAB e EMBRAER. Digam o que disserem, as empresas são tecnologica e comercialmente complementares e compatíveis entre si, vai ser um p* caça (LO de luxo, mantenho também) e avançaremos muito num terreno onde mal sabemos andar (e claudicando...).
A questão é assim, para mim: se for PROGRAMA DE GOVERNO, dá Rafale ou mesmo Super Hornet; se for PROGRAMA DE ESTADO, não tem como não dar Gripen NG: desenvolver junto x copiar o que nos deixarem, há opção aí?
Ah, esqueci: o Gripen Demo voa com GE, quem garante que o NG (ou E/F, como preferirem) vai fazer o mesmo? Uma Eurojet ia bem, não?
Minha opinião, senhores.
orestespf escreveu:Suspeitei desde o princípio!Túlio escreveu:Não, deixa quieto, cupincha, o véio Pai Diná tá com umas idéias meio que esquisitas...![]()
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Que não seja o Chapolin!!!caixeiro escreveu:orestespf escreveu: Suspeitei desde o princípio!![]()
Quem quem vai nos salvar agora !!???
Olá Flávio,Flávio Rocha Vieira escreveu:Se tivesse sido "noticiado" na imprensa internacional uma possível parceria entre a SAAB e digamos uma Bombardier da vida, creio que aceitaríamos e discutiríamos essa possibilidade com muito mais "frieza", mas sendo com a Embraer outros sentimentos afloram e até se misturam a paixões pessoais, de acordo com as preferências de cada um nessa novela aparentemente interminável chamada FX.
Uma proposta de compra da SAAB pela Embraer acho um completo delírio, como também não acredito em compra da parte da SAAB responsável pelo projeto e etc do Gripen, mas uma parceria SAAB X Embraer no desenvolvimento e fabricação do Gripen NG acho totalmente aceitável e talvez comercialmente interessante para ambas as empresas, e isso vem acontecendo naturalmente entre empresas de todo o mundo e em todos os ramos, inclusive o de defesa, e hoje, também inclusive, temos parcerias de empresas brasileiras com a de outros países no desenvolvimento de projetos dessa área. E não custa lembrar que tanto a SAAB quanto a Embraer são empresas de porte mundialmente respeitáveis, portanto não consigo ver nenhum absurdo nessa associação.
Quanto a possibilidade desses "boatos" de compra/fusão/parceria ou seja lá o que for influenciarem a escolha do FX, sinceramente não consigo acreditar e não vejo lógica alguma nisso, pois ninguém envolvido com a questão nasceu ontem para acreditar em Lobby furado e outros blá-blá-blás, e não custa lembrar que as propostas dos fabricantes já estão na mesa...a não ser que nas propostas... aí não seriam boatos mas uma proposta "formal" entre empresas e até governos, nesse caso seriam sim determinantes, no meu entender.
Vejo então a situação de forma inversa: se essa questão não estiver claramente contida na proposta da SAAB à FAB vejo com maior possibilidade e lógica a escolha do FX pelo Gripen influenciar decididamente uma futura (e possivelmente já conversada entre as partes) associação SAAB X Embraer no desenvolvimento do Gripen NG. Onde há fumaça há fogo...onde há desmentidos a "boatos" há pelo menos conversas...e talvez as empresas, SAAB (Gripen Internacional) e Embraer só estejam esperando a conclusão da novela para acertarem o futuro de ambas.
Um fraternal abraço,
Olá Flávio,Flávio Rocha Vieira escreveu:12/06/2009 - 17h13
NOTA À IMPRENSA: Aeronáutica recebe ofertas finais das empresas participantes do projeto FX-2
Mantendo a política de transparência do processo de seleção das novas aeronaves de caça multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), denominado projeto F-X2, o Comando da Aeronáutica (COMAER) encerra hoje, 12 de junho de 2009, a coleta de informações das empresas participantes do Processo de Seleção (listadas aqui em ordem alfabética: BOEING F-18 E/F SUPER HORNET, DASSAULT RAFALE e SAAB GRIPEN NG) para a avaliação final.
A fase que se encerra constituiu a última rodada de esclarecimentos entre o COMAER e as empresas participantes. Cada empresa teve iguais oportunidades de trocar informações com a Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2) e apresentar suas respectivas melhores e últimas ofertas - BAFO (do inglês Best and Final Offer).
De posse de todas as informações obtidas agora e nas fases anteriores, quais sejam, a avaliação das ofertas entregues em 2 de fevereiro, as discussões desenvolvidas durante as reuniões de esclarecimentos (a partir de 2 de março), verificações oriundas das visitas técnicas, logísticas e industriais, vôos de avaliação (a partir de 30 de março) e a avaliação das ofertas revisadas entregues em 4 de maio, os integrantes da GPF-X2 prosseguem com a avaliação final das respostas das empresas até o final do mês de junho.
Por fim, o Comando da Aeronáutica ressalta que mantém, isento de qualquer juízo preferencial, a seleção das aeronaves, tendo por base critérios comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial (Offset), industrial e tecnológica, e de transferência de tecnologia, de forma a permitir a melhor escolha, colocando a FAB e o Brasil em posição de destaque no cenário aeronáutico mundial, além de possibilitar, em médio e longo prazo, a capacitação dos parques industriais civis e o desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira.
Brig Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Professor,
Veja o final da nota da FAB, o assunto em sí não é nenhuma novidade, mas como saber o que está contido nessas propostas, até onde elas foram...o que a princípio pode parecer um absurdo, pode estar contido como intenção ( ou seja lá o que for). Quem sabe talvez a questão "tendo por base critérios comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial (Offset), industrial e tecnológica" tenha evoluído a esse nível. Difícil de ser colocada no BAFO uma questão como essa, talvez, concordo com você...mas vá saber...
Um fraternal abraço,
Flávio, queira me desculpar pela confusão, li uma coisa e entendi outra.Flávio Rocha Vieira escreveu:Exatamente Professor, quando eu disse que a nota não é nenhuma novidade é por que nela não existe nada (e com certeza não iria existir por motivos óbvios) diferente do que temos visto e lido já por diversos meses. Quanto a parte negritada creio que não consegui me fazer entender. Não se trata do que a FAB diz ou pode nesse momento dizer em Notas, mas sim como as empresas concorrentes, baseadas nessas "obrigatoriedades" apresentaram suas propostas, até que ponto elas pretendem ir ,ou foram (?), para esse atendimento.
Mas é claro que também estou aqui somente imaginando "coisas". Só quem tiver acesso as propostas vai saber o que tem lá dentro, não é mesmo?... ao menos por enquanto...![]()
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Um fraternal abraço,