Embraer comprando a SAAB????

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6507 vezes
Agradeceram: 6874 vezes
Contato:

Re: Embraer comprando a SAAB????

#271 Mensagem por Túlio » Sex Jun 12, 2009 6:29 pm

Essa última do Cabôco me deixou com uma dúvida atroz: mandar MP ou ligar mesmo? Na dúvida, me arresorvi a ficar frio...que nem um certo Sueco por aí... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#272 Mensagem por orestespf » Sex Jun 12, 2009 6:44 pm

Túlio escreveu:Essa última do Cabôco me deixou com uma dúvida atroz: mandar MP ou ligar mesmo? Na dúvida, me arresorvi a ficar frio...que nem um certo Sueco por aí... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Vai por MP mesmo, tô no aguardo! Pode perguntar! :twisted: :twisted:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6507 vezes
Agradeceram: 6874 vezes
Contato:

#273 Mensagem por Túlio » Sex Jun 12, 2009 7:01 pm

Não, deixa quieto, cupincha, o véio Pai Diná tá com umas idéias meio que esquisitas... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
orestespf
Sênior
Sênior

#274 Mensagem por orestespf » Sex Jun 12, 2009 7:06 pm

Túlio escreveu:Não, deixa quieto, cupincha, o véio Pai Diná tá com umas idéias meio que esquisitas... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Suspeitei desde o princípio! :twisted: :twisted:

Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#275 Mensagem por Mapinguari » Sex Jun 12, 2009 7:27 pm

Túlio escreveu:Sério agora, mantenho minha posição: Gripen NG como programa conjunto entre SAAB e EMBRAER. Digam o que disserem, as empresas são tecnologica e comercialmente complementares e compatíveis entre si, vai ser um p* caça (LO de luxo, mantenho também) e avançaremos muito num terreno onde mal sabemos andar (e claudicando...).

A questão é assim, para mim: se for PROGRAMA DE GOVERNO, dá Rafale ou mesmo Super Hornet; se for PROGRAMA DE ESTADO, não tem como não dar Gripen NG: desenvolver junto x copiar o que nos deixarem, há opção aí?

Ah, esqueci: o Gripen Demo voa com GE, quem garante que o NG (ou E/F, como preferirem) vai fazer o mesmo? Uma Eurojet ia bem, não?

Minha opinião, senhores. 8-]

O NG também voará com a GE F414G, Túlio. O uso da Eurojet foi descartado. É muito mais cara. O Bob Kemp, quando veio ao Brasil para a inauguração do escritório da Gripen em Brasília, disse que uma das razões para o fato de o Gripen NG ser mais barato do que o atual C/D é o fato de a F414G ser 20% mais barata do que a Volvo RM12, além do maior uso de componentes COTS.

Mapinguari

Imagem
caixeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#276 Mensagem por caixeiro » Sex Jun 12, 2009 7:31 pm

orestespf escreveu:
Túlio escreveu:Não, deixa quieto, cupincha, o véio Pai Diná tá com umas idéias meio que esquisitas... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Suspeitei desde o princípio! :twisted: :twisted:

Quem quem vai nos salvar agora !!???

---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
orestespf
Sênior
Sênior

#277 Mensagem por orestespf » Sex Jun 12, 2009 7:37 pm

caixeiro escreveu:
orestespf escreveu: Suspeitei desde o princípio! :twisted: :twisted:

Quem quem vai nos salvar agora !!???
Que não seja o Chapolin!!! :lol: :lol: :lol:

Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#278 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sex Jun 12, 2009 7:39 pm

Se tivesse sido "noticiado" na imprensa internacional uma possível parceria entre a SAAB e digamos uma Bombardier da vida, creio que aceitaríamos e discutiríamos essa possibilidade com muito mais "frieza", mas sendo com a Embraer outros sentimentos afloram e até se misturam a paixões pessoais, de acordo com as preferências de cada um nessa novela aparentemente interminável chamada FX.
Uma proposta de compra da SAAB pela Embraer acho um completo delírio, como também não acredito em compra da parte da SAAB responsável pelo projeto e etc do Gripen, mas uma parceria SAAB X Embraer no desenvolvimento e fabricação do Gripen NG acho totalmente aceitável e talvez comercialmente interessante para ambas as empresas, e isso vem acontecendo naturalmente entre empresas de todo o mundo e em todos os ramos, inclusive o de defesa, e hoje, também inclusive, temos parcerias de empresas brasileiras com a de outros países no desenvolvimento de projetos dessa área. E não custa lembrar que tanto a SAAB quanto a Embraer são empresas de porte mundialmente respeitáveis, portanto não consigo ver nenhum absurdo nessa associação.
Quanto a possibilidade desses "boatos" de compra/fusão/parceria ou seja lá o que for influenciarem a escolha do FX, sinceramente não consigo acreditar e não vejo lógica alguma nisso, pois ninguém envolvido com a questão nasceu ontem para acreditar em Lobby furado e outros blá-blá-blás, e não custa lembrar que as propostas dos fabricantes já estão na mesa...a não ser que nas propostas... aí não seriam boatos mas uma proposta "formal" entre empresas e até governos, nesse caso seriam sim determinantes, no meu entender.
Vejo então a situação de forma inversa: se essa questão não estiver claramente contida na proposta da SAAB à FAB vejo com maior possibilidade e lógica a escolha do FX pelo Gripen influenciar decididamente uma futura (e possivelmente já conversada entre as partes) associação SAAB X Embraer no desenvolvimento do Gripen NG. Onde há fumaça há fogo...onde há desmentidos a "boatos" há pelo menos conversas...e talvez as empresas, SAAB (Gripen Internacional) e Embraer só estejam esperando a conclusão da novela para acertarem o futuro de ambas.

Um fraternal abraço,

orestespf
Sênior
Sênior

#279 Mensagem por orestespf » Sex Jun 12, 2009 7:53 pm

Flávio Rocha Vieira escreveu:Se tivesse sido "noticiado" na imprensa internacional uma possível parceria entre a SAAB e digamos uma Bombardier da vida, creio que aceitaríamos e discutiríamos essa possibilidade com muito mais "frieza", mas sendo com a Embraer outros sentimentos afloram e até se misturam a paixões pessoais, de acordo com as preferências de cada um nessa novela aparentemente interminável chamada FX.
Uma proposta de compra da SAAB pela Embraer acho um completo delírio, como também não acredito em compra da parte da SAAB responsável pelo projeto e etc do Gripen, mas uma parceria SAAB X Embraer no desenvolvimento e fabricação do Gripen NG acho totalmente aceitável e talvez comercialmente interessante para ambas as empresas, e isso vem acontecendo naturalmente entre empresas de todo o mundo e em todos os ramos, inclusive o de defesa, e hoje, também inclusive, temos parcerias de empresas brasileiras com a de outros países no desenvolvimento de projetos dessa área. E não custa lembrar que tanto a SAAB quanto a Embraer são empresas de porte mundialmente respeitáveis, portanto não consigo ver nenhum absurdo nessa associação.
Quanto a possibilidade desses "boatos" de compra/fusão/parceria ou seja lá o que for influenciarem a escolha do FX, sinceramente não consigo acreditar e não vejo lógica alguma nisso, pois ninguém envolvido com a questão nasceu ontem para acreditar em Lobby furado e outros blá-blá-blás, e não custa lembrar que as propostas dos fabricantes já estão na mesa...a não ser que nas propostas... aí não seriam boatos mas uma proposta "formal" entre empresas e até governos, nesse caso seriam sim determinantes, no meu entender.
Vejo então a situação de forma inversa: se essa questão não estiver claramente contida na proposta da SAAB à FAB vejo com maior possibilidade e lógica a escolha do FX pelo Gripen influenciar decididamente uma futura (e possivelmente já conversada entre as partes) associação SAAB X Embraer no desenvolvimento do Gripen NG. Onde há fumaça há fogo...onde há desmentidos a "boatos" há pelo menos conversas...e talvez as empresas, SAAB (Gripen Internacional) e Embraer só estejam esperando a conclusão da novela para acertarem o futuro de ambas.

Um fraternal abraço,
Olá Flávio,

gostei muito de seu post, muito coerente, mas lhe pergunto: como colocar no papel (proposta) que uma empresa "pretende investir" em outra? Fico imaginando como seria a reação de alguém lendo um texto assim: "... e para justificar nosso compromisso com o Brasil, assegurar constância na linha de suprimentos de nossos equipamentos, para ampliar nossa lista de off-set, etc., informamos que a empresa X formalizou negócios com a empresa brasileira Y conforme atestam os documentos em anexo".

Esta hipotética e esfarrapada idéia não faz sentido algum, não tem como ser proposta. Qualquer coisa nestes termos indica pressão e nada mais, até porque não vejo inteligência nisso (que me perdoe o pai da criança), logo ninguém se daria ao desplante.

Só que é o seguinte, a idéia é genial e gostaria muito que fosse verdade e até mesmo que tivesse acontecendo de fato, mas isso foge a minha capacidade de compreensão, até porque o que ando comentando aqui não passa disso, ou seja, apenas livres pensamentos meus, muito longe de qualquer informação de fato, que não tenho mesmo (e nem quero!).

Aliás, se me permite, vou extrapolar, acho que algo assim vindo de qualquer participante, teria meu apoio, visto que o País ganha com isso, acredito. Só não tenho certeza que tal idéia se aplique a todos eles. No fundo quero o melhor para a FAB e para o País, o resto é só especular sobre a boataria, seja real ou não.

Abração!

Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior

#280 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sex Jun 12, 2009 8:13 pm

12/06/2009 - 17h13
NOTA À IMPRENSA: Aeronáutica recebe ofertas finais das empresas participantes do projeto FX-2

Mantendo a política de transparência do processo de seleção das novas aeronaves de caça multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), denominado projeto F-X2, o Comando da Aeronáutica (COMAER) encerra hoje, 12 de junho de 2009, a coleta de informações das empresas participantes do Processo de Seleção (listadas aqui em ordem alfabética: BOEING F-18 E/F SUPER HORNET, DASSAULT RAFALE e SAAB GRIPEN NG) para a avaliação final.

A fase que se encerra constituiu a última rodada de esclarecimentos entre o COMAER e as empresas participantes. Cada empresa teve iguais oportunidades de trocar informações com a Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2) e apresentar suas respectivas melhores e últimas ofertas - BAFO (do inglês Best and Final Offer).

De posse de todas as informações obtidas agora e nas fases anteriores, quais sejam, a avaliação das ofertas entregues em 2 de fevereiro, as discussões desenvolvidas durante as reuniões de esclarecimentos (a partir de 2 de março), verificações oriundas das visitas técnicas, logísticas e industriais, vôos de avaliação (a partir de 30 de março) e a avaliação das ofertas revisadas entregues em 4 de maio, os integrantes da GPF-X2 prosseguem com a avaliação final das respostas das empresas até o final do mês de junho.

Por fim, o Comando da Aeronáutica ressalta que mantém, isento de qualquer juízo preferencial, a seleção das aeronaves, tendo por base critérios comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial (Offset), industrial e tecnológica, e de transferência de tecnologia, de forma a permitir a melhor escolha, colocando a FAB e o Brasil em posição de destaque no cenário aeronáutico mundial, além de possibilitar, em médio e longo prazo, a capacitação dos parques industriais civis e o desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira.

Brig Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Professor,

Veja o final da nota da FAB, o assunto em sí não é nenhuma novidade, mas como saber o que está contido nessas propostas, até onde elas foram...o que a princípio pode parecer um absurdo, pode estar contido como intenção ( ou seja lá o que for). Quem sabe talvez a questão "tendo por base critérios comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial (Offset), industrial e tecnológica" tenha evoluído a esse nível. Difícil de ser colocada no BAFO uma questão como essa, talvez, concordo com você...mas vá saber...

Um fraternal abraço,

.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
orestespf
Sênior
Sênior

#281 Mensagem por orestespf » Sex Jun 12, 2009 8:28 pm

Flávio Rocha Vieira escreveu:12/06/2009 - 17h13
NOTA À IMPRENSA: Aeronáutica recebe ofertas finais das empresas participantes do projeto FX-2

Mantendo a política de transparência do processo de seleção das novas aeronaves de caça multiemprego para a Força Aérea Brasileira (FAB), denominado projeto F-X2, o Comando da Aeronáutica (COMAER) encerra hoje, 12 de junho de 2009, a coleta de informações das empresas participantes do Processo de Seleção (listadas aqui em ordem alfabética: BOEING F-18 E/F SUPER HORNET, DASSAULT RAFALE e SAAB GRIPEN NG) para a avaliação final.

A fase que se encerra constituiu a última rodada de esclarecimentos entre o COMAER e as empresas participantes. Cada empresa teve iguais oportunidades de trocar informações com a Gerência do Projeto F-X2 (GPF-X2) e apresentar suas respectivas melhores e últimas ofertas - BAFO (do inglês Best and Final Offer).

De posse de todas as informações obtidas agora e nas fases anteriores, quais sejam, a avaliação das ofertas entregues em 2 de fevereiro, as discussões desenvolvidas durante as reuniões de esclarecimentos (a partir de 2 de março), verificações oriundas das visitas técnicas, logísticas e industriais, vôos de avaliação (a partir de 30 de março) e a avaliação das ofertas revisadas entregues em 4 de maio, os integrantes da GPF-X2 prosseguem com a avaliação final das respostas das empresas até o final do mês de junho.

Por fim, o Comando da Aeronáutica ressalta que mantém, isento de qualquer juízo preferencial, a seleção das aeronaves, tendo por base critérios comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial (Offset), industrial e tecnológica, e de transferência de tecnologia, de forma a permitir a melhor escolha, colocando a FAB e o Brasil em posição de destaque no cenário aeronáutico mundial, além de possibilitar, em médio e longo prazo, a capacitação dos parques industriais civis e o desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira.

Brig Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Professor,

Veja o final da nota da FAB, o assunto em sí não é nenhuma novidade, mas como saber o que está contido nessas propostas, até onde elas foram...o que a princípio pode parecer um absurdo, pode estar contido como intenção ( ou seja lá o que for). Quem sabe talvez a questão "tendo por base critérios comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial (Offset), industrial e tecnológica" tenha evoluído a esse nível. Difícil de ser colocada no BAFO uma questão como essa, talvez, concordo com você...mas vá saber...

Um fraternal abraço,
Olá Flávio,

obrigado por postar a nota oficial da FAB, muito interessante, muito bem escrita, mas que não me diz nada, serviu apenas para "constar", uma preocupação, pertinente, diga-se de passagem, para mostrar que há transparência no processo.

A parte que você negritou não diz nada, nem sugere, ela apenas aponta a preocupação da FAB em dizer (pelo menos do ponto de vista ético) que não se preocupa em julgar, ou seja, tenta demonstrar isenção (e foi bem no texto). Não fala nada sobre propostas, não diz nada sobre o que de fato está no papel. A parte "tendo por base critérios comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial (Offset), industrial e tecnológica" se aplica a todos, igualmente não serve como parâmetro de comparação, até porque a FAB não deve (e nem pode) explicitar propostas fechadas.

Uma coisa é proposta, esta está no papel e de cada um dos participantes. Outra coisa é jogada político/comercial. Tudo faz parte do grande jogo, mas jogada é diferente de jogo. Então, insisto, tudo o que vejo sobre SAAB & Embraer é uma grande jogada (e que gosto muito), mas não consigo compreender como isso poderia se transformar em proposta de fato. Repito o que já disse várias vezes, não conseguir compreender pode ser uma limitação minha.

Mudando um pouco, agora que a FAB disse que se encerrou as últimas instâncias das propostas, vai rolar de tudo, inclusive concorrente dizendo que colocou isso e aquilo no papel. Só o tempo dirá quem tinha razão e olhe lá!

Quem vença o melhor, pois tenho a sensação que nada está definido de fato, existem preferências "lá" como existem aqui, só isso, acho!

Abração!!!

Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior

#282 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sex Jun 12, 2009 8:52 pm

Exatamente Professor, quando eu disse que a nota não é nenhuma novidade é por que nela não existe nada (e com certeza não iria existir por motivos óbvios) diferente do que temos visto e lido já por diversos meses. Quanto a parte negritada creio que não consegui me fazer entender. Não se trata do que a FAB diz ou pode nesse momento dizer em Notas, mas sim como as empresas concorrentes, baseadas nessas "obrigatoriedades" apresentaram suas propostas, até que ponto elas pretendem ir ,ou foram (?), para esse atendimento.

Mas é claro que também estou aqui somente imaginando "coisas". Só quem tiver acesso as propostas vai saber o que tem lá dentro, não é mesmo?... ao menos por enquanto... :D :roll:

Um fraternal abraço,

.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

orestespf
Sênior
Sênior

#283 Mensagem por orestespf » Sex Jun 12, 2009 9:07 pm

Flávio Rocha Vieira escreveu:Exatamente Professor, quando eu disse que a nota não é nenhuma novidade é por que nela não existe nada (e com certeza não iria existir por motivos óbvios) diferente do que temos visto e lido já por diversos meses. Quanto a parte negritada creio que não consegui me fazer entender. Não se trata do que a FAB diz ou pode nesse momento dizer em Notas, mas sim como as empresas concorrentes, baseadas nessas "obrigatoriedades" apresentaram suas propostas, até que ponto elas pretendem ir ,ou foram (?), para esse atendimento.

Mas é claro que também estou aqui somente imaginando "coisas". Só quem tiver acesso as propostas vai saber o que tem lá dentro, não é mesmo?... ao menos por enquanto... :D :roll:

Um fraternal abraço,
Flávio, queira me desculpar pela confusão, li uma coisa e entendi outra. :oops: :oops:

Assim sendo, concordo com você, ou seja, as coisas estão sendo colocadas aí, mas para não se dizer nada enquanto se finge que se diz algo. Isto é chamado de "cumprir o protocolo". :lol: :lol:

Veja, até mesmo quanto as pessoas que têm acesso às propostas eu deposito dúvidas, não pela idoneidade, mas por ler e entender diferente do que é de fato, sem falar que existem (lamentavelmente) os que lêem o que querem. Para deixar claro o que quero dizer dou um exemplo, após a divulgação da END muitos tentaram interpretá-la, supondo tudo o que era possível, mas o tempo mostrou que não era o que estava escrito lá. Outro exemplo mais "pé no chão": você escreveu um post e eu entendi outra coisa. :mrgreen: A vida é assim, uma coisa é o que está escrito, outra é compreender seu real significado.

Mas façamos o seguinte, vamos continuar imaginando o que está se passando neste processo do FX-2, afinal não temos nada pra fazer de útil (sobre tal coisa) até a divulgação oficial do vencedor, apesar de alguns já terem certezas por aí.

Grande abraço!!!

Orestes

gaitero
Sênior
Sênior

#284 Mensagem por gaitero » Sex Jun 12, 2009 9:10 pm

Editado....

Editado pela última vez por gaitero em Sex Jun 12, 2009 9:32 pm, em um total de 1 vez.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior

#285 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sex Jun 12, 2009 9:13 pm

Valeu Professor [100]

Um fraternal abraço,

.'.

Responder