"Notícias aéreas"
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Re: "Notícias aéreas"
29/04/2008 - 09h01 - Atualizado em 29/04/2008 - 09h05
Berlusconi não descarta compra da Alitalia pelo Estado
Da EFE
Roma, 29 abr (EFE).- O futuro primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, não descartou hoje, entre as soluções para a privatização da Alitalia, que pudesse se decidir sua compra pela empresa pública de ferrovias, mas disse que é "uma ameaça, e não uma decisão".
Berlusconi deu estas declarações aos jornalistas durante uma pausa na primeira sessão da nova legislatura, inaugurada hoje na Câmara dos Deputados.
O líder do partido Povo da Liberdade advertiu, citado pela imprensa local, que, se a União Européia "começar a choramingar, poderemos tomar uma decisão com a qual a Alitalia poderia ser comprada pelo Estado, pela Ferrovie dello Stato. Isto é uma ameaça, não uma decisão".
A Comissão Européia pediu informação ao Governo italiano sobre o empréstimo de 300 milhões de euros concedido à Alitalia para sua sobrevivência, depois da retirada da oferta da Air France-KLM para a compra da empresa.
Em qualquer caso, reiterou sua preferência pela criação de um grupo de empresários italianos dispostos a tomar o controle da companhia aérea, e disse que "há uma equipe de pessoas que vão muito além do capital necessário". EFE
Berlusconi não descarta compra da Alitalia pelo Estado
Da EFE
Roma, 29 abr (EFE).- O futuro primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, não descartou hoje, entre as soluções para a privatização da Alitalia, que pudesse se decidir sua compra pela empresa pública de ferrovias, mas disse que é "uma ameaça, e não uma decisão".
Berlusconi deu estas declarações aos jornalistas durante uma pausa na primeira sessão da nova legislatura, inaugurada hoje na Câmara dos Deputados.
O líder do partido Povo da Liberdade advertiu, citado pela imprensa local, que, se a União Européia "começar a choramingar, poderemos tomar uma decisão com a qual a Alitalia poderia ser comprada pelo Estado, pela Ferrovie dello Stato. Isto é uma ameaça, não uma decisão".
A Comissão Européia pediu informação ao Governo italiano sobre o empréstimo de 300 milhões de euros concedido à Alitalia para sua sobrevivência, depois da retirada da oferta da Air France-KLM para a compra da empresa.
Em qualquer caso, reiterou sua preferência pela criação de um grupo de empresários italianos dispostos a tomar o controle da companhia aérea, e disse que "há uma equipe de pessoas que vão muito além do capital necessário". EFE
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Re: "Notícias aéreas"
Ainda insistem nesse quesito... Até onde eu saiba, o cálculo da quantidade de pista necessária para o pouso não considera o uso do reverso, mas dos freios (que é o dispositivo primário de frenagem e parada)... Mas como se joga tudo por debaixo do tapete...Tigershark escreveu:29/04/2008 - 08h46 - Atualizado em 29/04/2008 - 08h50
Polícia já tem 7 'responsáveis' por acidente da TAM
Da Agência Estado
O delegado Antônio Carlos Barbosa, do 27º Distrito Policial de São Paulo, no Campo Belo, informou que até ontem pelo menos sete pessoas poderiam ser responsabilizadas pelo acidente com o Airbus da TAM, em 17 de julho de 2007 ao lado do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, que deixou 199 vítimas. “Nesse estágio das investigações podemos vislumbrar sete ou oito pessoas que de alguma forma, por ação ou omissão, têm alguma responsabilidade no acidente”, declarou.
A pouco mais de um mês do prazo que estipulou para concluir o inquérito, Barbosa não informou o nome das pessoas nem garantiu que todas serão indiciadas. A justificativa do delegado é que a divulgação dos nomes poderia atrapalhar o restante da investigação. “Falta o principal, que é o laudo da perícia”, disse. No sábado, Barbosa esteve em Porto Alegre para a reunião mensal com os familiares das vítimas.
O vice-presidente da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo 3054 da TAM (AfavTAM), Archelau Xavier, afirmou que os parentes estão certos de que houve uma série de irresponsabilidades que resultou no choque do Airbus com o prédio da TAMExpress. “Esperamos que todos os responsáveis sejam indiciados, para que isso não volte a acontecer.”
Na semana passada, o delegado declarou que a tragédia poderia ter sido evitada se a regra da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que proibia o pouso de aeronaves com reverso travado em Congonhas tivesse sido respeitada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
![Crying or Very sad :cry:](./images/smilies/icon_cry.gif)
A tragédia já tinha sido anunciada... Muitos incidentes deixaram claro que algo grave poderia ocorrer: BRA em mar/2006, GOL em out/2006, VARIG em jan/07 e Pantanal no dia anterior ao acidente (fora alguns sustos que por pouco não aconteceu agravou-se)... Quatro avisos de que a coisa era grave e que precisava fazer alguma coisa. Fizeram os "grooving", mas numa pista como Congonhas que é irregular e que enche de poças d'água durante as chuvas mas isso não foi o suficiente para livrá-la das poças e quando o inevitável aconteceu... A culpa foi logo para os pilotos, ninguém da ANAC, INFRAERO se pronunciou e quando pronunciaram, foi aquela vergonha, inclusive com aqueles gestos desrespeitosos para com a sociedade brasileira...
Culpa de 8? Acho que esse número é maior ainda, cobre instituições com cargos importantes lotadas de pessoas com excesso de política e nada de técnica, cobre a omissão dos órgãos reguladores e a falta de visão governamental para um setor estratégico como a Aviação Civil. Os pilotos podem ter sido responsáveis pelo acidente? Sim, podem ser, mas eles não são os únicos e nem os maiores responsáveis por essa tragédia e sim o último baluarte que separavam a vida e a morte deles e de outras 197 pessoas...
Mas como sempre ocorre por aqui, a culpa de tudo vai para quem não pode se defender...
Até mais!
PS.: gostaria de estar falando coisa melhor no meu 1000º post, mas esse povo não me ajuda...
Thiago
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Re: "Notícias aéreas"
30/04/2008 - 20h17 - Atualizado em 30/04/2008 - 20h25
Gol altera plano de frota e descarta retomar rotas internacionais de longo curso com Varig
Do Valor OnLine
SÃO PAULO - A Gol divulgou hoje uma extensa mudança em seu plano de frota para os próximos cinco anos. Deste ano até 2012, a companhia vai se desfazer de todos os seus aviões de fuselagem larga, utilizados em rotas internacionais de longa distância. Além disso, a empresa vai concentrar sua frota em aeronaves modelo 737-700NG e 737-800NG - SFP (que podem pousar em pistas mais curtas).
Até o fim deste semestre, a companhia afirma que já terá devolvido todos os seus aviões 737-300, que serão substituídos pelos modelos 737-700 e 737-800, mais modernos.
Nossa expectativa é devolver todos os nossos 767-300 até agosto deste ano e com isso encerrar nossas expectativas no mercado internacional no curto prazo, disse o presidente da empresa, Constantino de Oliveira Júnior. Segundo ele, mesmo o plano de iniciar com a Varig uma rota ligando o Brasil a Nova York no segundo semestre foi suspensa. A nova rota para Nova York está suspensa pelo momento, afirmou.
Segundo a empresa, a decisão de abandonar a malha internacional de longo curso da Varig e concentrar os vôos em rotas domésticas e regionais mais lucrativas já tem dado bons resultados.
Segundo o executivo, o objetivo da empresa é ter uma frota de modelo único, o que reduz os custos com manutenção e otimiza a utilização das aeronaves. Ele afirma, ainda, que os 737-700, que no plano de frota anterior começariam a ser devolvidos a partir de 2010, são aeronaves versáteis e flexíveis bem adaptadas para uso em localidades com pouca oferta. No novo plano, a empresa espera chegar ainda neste ano a 40 unidades desse modelo em uso, patamar que será mantido no mínimo até 2012.
Em comparação com o plano de frota anterior, a Gol também vai diminuir o ritmo de aumento no número de aeronaves, embora espere uma elevação média de 7% na capacidade total. A companhia, que antes esperava terminar 2008 com 111 aeronaves, agora projeta encerrar o ano com 108 aviões em operação. Para 2009, a expectativa anterior era ter 116 aparelhos em uso e, agora, é de ter apenas 113. Apenas em 2012 é que a estimativa atual supera a anterior, por uma aeronave (138 na expectativa antiga e 139 na nova).
Ao fim de cinco anos, a empresa espera ter em sua frota 40 aeronaves 737-700NG e 95 unidades do modelo 737-800NG SFP. Ela também terá, em 2012, 4 aeronaves 737-800NG em operação, embora no fim de 2008, a expectativa seja de ter 31 desses aviões na frota. Ao longo do tempo eles serão substituídos pela versão SFP que, segundo a Gol, permite maior flexibilidade de uso e redução no consumo de combustíveis.
(José Sergio Osse | Valor Online)
Gol altera plano de frota e descarta retomar rotas internacionais de longo curso com Varig
Do Valor OnLine
SÃO PAULO - A Gol divulgou hoje uma extensa mudança em seu plano de frota para os próximos cinco anos. Deste ano até 2012, a companhia vai se desfazer de todos os seus aviões de fuselagem larga, utilizados em rotas internacionais de longa distância. Além disso, a empresa vai concentrar sua frota em aeronaves modelo 737-700NG e 737-800NG - SFP (que podem pousar em pistas mais curtas).
Até o fim deste semestre, a companhia afirma que já terá devolvido todos os seus aviões 737-300, que serão substituídos pelos modelos 737-700 e 737-800, mais modernos.
Nossa expectativa é devolver todos os nossos 767-300 até agosto deste ano e com isso encerrar nossas expectativas no mercado internacional no curto prazo, disse o presidente da empresa, Constantino de Oliveira Júnior. Segundo ele, mesmo o plano de iniciar com a Varig uma rota ligando o Brasil a Nova York no segundo semestre foi suspensa. A nova rota para Nova York está suspensa pelo momento, afirmou.
Segundo a empresa, a decisão de abandonar a malha internacional de longo curso da Varig e concentrar os vôos em rotas domésticas e regionais mais lucrativas já tem dado bons resultados.
Segundo o executivo, o objetivo da empresa é ter uma frota de modelo único, o que reduz os custos com manutenção e otimiza a utilização das aeronaves. Ele afirma, ainda, que os 737-700, que no plano de frota anterior começariam a ser devolvidos a partir de 2010, são aeronaves versáteis e flexíveis bem adaptadas para uso em localidades com pouca oferta. No novo plano, a empresa espera chegar ainda neste ano a 40 unidades desse modelo em uso, patamar que será mantido no mínimo até 2012.
Em comparação com o plano de frota anterior, a Gol também vai diminuir o ritmo de aumento no número de aeronaves, embora espere uma elevação média de 7% na capacidade total. A companhia, que antes esperava terminar 2008 com 111 aeronaves, agora projeta encerrar o ano com 108 aviões em operação. Para 2009, a expectativa anterior era ter 116 aparelhos em uso e, agora, é de ter apenas 113. Apenas em 2012 é que a estimativa atual supera a anterior, por uma aeronave (138 na expectativa antiga e 139 na nova).
Ao fim de cinco anos, a empresa espera ter em sua frota 40 aeronaves 737-700NG e 95 unidades do modelo 737-800NG SFP. Ela também terá, em 2012, 4 aeronaves 737-800NG em operação, embora no fim de 2008, a expectativa seja de ter 31 desses aviões na frota. Ao longo do tempo eles serão substituídos pela versão SFP que, segundo a Gol, permite maior flexibilidade de uso e redução no consumo de combustíveis.
(José Sergio Osse | Valor Online)
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Re: "Notícias aéreas"
A GOL vai ter que se reinventar mesmo(aliás, a TAM e OCEANAIR tb)Tigershark escreveu:30/04/2008 - 20h17 - Atualizado em 30/04/2008 - 20h25
Gol altera plano de frota e descarta retomar rotas internacionais de longo curso com Varig
Do Valor OnLine
SÃO PAULO - A Gol divulgou hoje uma extensa mudança em seu plano de frota para os próximos cinco anos. Deste ano até 2012, a companhia vai se desfazer de todos os seus aviões de fuselagem larga, utilizados em rotas internacionais de longa distância. Além disso, a empresa vai concentrar sua frota em aeronaves modelo 737-700NG e 737-800NG - SFP (que podem pousar em pistas mais curtas).
Até o fim deste semestre, a companhia afirma que já terá devolvido todos os seus aviões 737-300, que serão substituídos pelos modelos 737-700 e 737-800, mais modernos.
Nossa expectativa é devolver todos os nossos 767-300 até agosto deste ano e com isso encerrar nossas expectativas no mercado internacional no curto prazo, disse o presidente da empresa, Constantino de Oliveira Júnior. Segundo ele, mesmo o plano de iniciar com a Varig uma rota ligando o Brasil a Nova York no segundo semestre foi suspensa. A nova rota para Nova York está suspensa pelo momento, afirmou.
Segundo a empresa, a decisão de abandonar a malha internacional de longo curso da Varig e concentrar os vôos em rotas domésticas e regionais mais lucrativas já tem dado bons resultados.
Segundo o executivo, o objetivo da empresa é ter uma frota de modelo único, o que reduz os custos com manutenção e otimiza a utilização das aeronaves. Ele afirma, ainda, que os 737-700, que no plano de frota anterior começariam a ser devolvidos a partir de 2010, são aeronaves versáteis e flexíveis bem adaptadas para uso em localidades com pouca oferta. No novo plano, a empresa espera chegar ainda neste ano a 40 unidades desse modelo em uso, patamar que será mantido no mínimo até 2012.
Em comparação com o plano de frota anterior, a Gol também vai diminuir o ritmo de aumento no número de aeronaves, embora espere uma elevação média de 7% na capacidade total. A companhia, que antes esperava terminar 2008 com 111 aeronaves, agora projeta encerrar o ano com 108 aviões em operação. Para 2009, a expectativa anterior era ter 116 aparelhos em uso e, agora, é de ter apenas 113. Apenas em 2012 é que a estimativa atual supera a anterior, por uma aeronave (138 na expectativa antiga e 139 na nova).
Ao fim de cinco anos, a empresa espera ter em sua frota 40 aeronaves 737-700NG e 95 unidades do modelo 737-800NG SFP. Ela também terá, em 2012, 4 aeronaves 737-800NG em operação, embora no fim de 2008, a expectativa seja de ter 31 desses aviões na frota. Ao longo do tempo eles serão substituídos pela versão SFP que, segundo a Gol, permite maior flexibilidade de uso e redução no consumo de combustíveis.
(José Sergio Osse | Valor Online)
Essa cia aérea do David Neeleman está vindo para arregaçar tudo mesmo.
Já estou pensando em um vôo Viracopos/Rio Grande-RS.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: "Notícias aéreas"
Vai arrebentar mesmo,Ciclone.Eu,que trabalho em Turismo,estou confiante de que a JetBlue vai preencher o espaço deixado pela VARIG,e se bobear,fazer concorrência muito séria à GOL,TAM e outras.Resta saber se a proposta inicial irá se manter na sua essência.
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Re: "Notícias aéreas"
Qdo. a nova Cia. estiver operando com sua capacidade Full, o nível de serviços(das outras cias.) só tende a melhorar. E os preços devem baixar espero. O "X" da questão toda , é se o plano de negócios da cia do Neeleman visualiza grau de sustentabilidade com o preço do barril de petróleo à cerca de Us$ 120.00.Tigershark escreveu:Vai arrebentar mesmo,Ciclone.Eu,que trabalho em Turismo,estou confiante de que a JetBlue vai preencher o espaço deixado pela VARIG,e se bobear,fazer concorrência muito séria à GOL,TAM e outras.Resta saber se a proposta inicial irá se manter na sua essência.
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Re: "Notícias aéreas"
É,esta é uma das variáveis.Algumas outras são cartelização,liberação de linhas e preços pela ANAC,e o convencimento do público diante do EMB-190.Por incrível que pareça o brasileiro tem enormes resistências aos aviões da EMBRAER,preferindo optar por equipamentos maiores na hora de escolher os seus vôos.Acho que falta um bom trabalho de marketing para desmistificar esta situação.
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Re: "Notícias aéreas"
Bom dia, Tigershark e mestre walter!!
É realmente interessante isso que comentaram sobre o tamanho dos aviões. Já tinha notado isso, observando: até em Congonhas o povo confia mais nos aviões maiores...
mal sabem eles... maior, mais peso, maior pista e como pista não encolhe nem estica...
abs!!
É realmente interessante isso que comentaram sobre o tamanho dos aviões. Já tinha notado isso, observando: até em Congonhas o povo confia mais nos aviões maiores...
![Confused :?](./images/smilies/icon_confused.gif)
![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
abs!!
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Re: "Notícias aéreas"
Quinta, 1 de maio de 2008, 14h11
Fonte: Redação Terra
Aviação
Primeiro Boeing Cargueiro 777 sai da fábrica
O primeiro Boeing Cargueiro 777, o mais novo avião de carga da companhia, foi rebocado de sua fábrica em Everett, em Washington, para a linha de vôo na terça-feira à noite, onde será preparado para o teste de vôo, que deve ser realizado neste verão, e para pintura com o libré da Boeing.
O novo modelo irá voar mais longe e prover mais capacidade que qualquer outro avião de carga bi-motor.
O avião de cargas foi baseado no avião de passageiros 777-200LR Worldliner e é construído na mesma linha de produção de todos os outros modelos do 777.
A Boeing irá entregar o primeiro Cargueiro 777 para seu cliente lançador, a Air France, no quarto trimestre.
Onze clientes da companhia em todo o mundo pediram 78 Cargueiros 777.
Fonte: Redação Terra
Aviação
Primeiro Boeing Cargueiro 777 sai da fábrica
O primeiro Boeing Cargueiro 777, o mais novo avião de carga da companhia, foi rebocado de sua fábrica em Everett, em Washington, para a linha de vôo na terça-feira à noite, onde será preparado para o teste de vôo, que deve ser realizado neste verão, e para pintura com o libré da Boeing.
O novo modelo irá voar mais longe e prover mais capacidade que qualquer outro avião de carga bi-motor.
O avião de cargas foi baseado no avião de passageiros 777-200LR Worldliner e é construído na mesma linha de produção de todos os outros modelos do 777.
A Boeing irá entregar o primeiro Cargueiro 777 para seu cliente lançador, a Air France, no quarto trimestre.
Onze clientes da companhia em todo o mundo pediram 78 Cargueiros 777.
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Re: "Notícias aéreas"
02/05/2008 - 17h09
Canhedo Filho é preso por dívida trabalhista da Vasp
Empresário foi preso nesta sexta (2) na garagem de sua empresa de ônibus, em Brasília.
Segundo o TRT, a prisão é resultado de uma ação trabalhista movida em São Paulo.
Do G1, em Brasília, com informações do Bom Dia DF
entre em contato
O empresário Wagner Canhedo Filho, dono da empresa de transportes Viplan, de Brasília, foi preso às 8h15 da manhã desta sexta-feira (2), na garagem de sua companhia de ônibus, a pedido do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) no DF.
Canhedo Filho foi levado para a Delegacia de Capturas e Polícia Interestadual, no Departamento de Polícia Especializada. A Polícia Civil cumpriu o mandado judicial, relacionada a dívidas trabalhistas movida contra o empresário no estado de São Paulo.
Segundo a assessoria do TRT, a prisão do empresário é resultado de uma ação
trabalhista contra a Vasp, movida na 44ª Vara do Trabalho de São Paulo. O juiz teria mandado a Brasília uma carta precatória pedindo o cumprimento de penhora de 30% do caixa no Hotel Nacional (que é do grupo Canhedo) desde agosto de 2007.
O empresário ficou como fiel depositário, mas nunca fez os recolhimentos. Ele entrou com uma ação (embargo da penhora) alegando que isso prejudicaria a administração do hotel, porém não foi atendido pela Justiça.
O juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Brasília, Mauro Santos de Oliveira Goes, expediu o mandado de prisão na última sexta-feira (25). Canhedo Filho teve uma semana para fazer os pagamentos, mas, por não tê-los feito, foi preso na manhã desta sexta.
Canhedo Filho é preso por dívida trabalhista da Vasp
Empresário foi preso nesta sexta (2) na garagem de sua empresa de ônibus, em Brasília.
Segundo o TRT, a prisão é resultado de uma ação trabalhista movida em São Paulo.
Do G1, em Brasília, com informações do Bom Dia DF
entre em contato
O empresário Wagner Canhedo Filho, dono da empresa de transportes Viplan, de Brasília, foi preso às 8h15 da manhã desta sexta-feira (2), na garagem de sua companhia de ônibus, a pedido do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) no DF.
Canhedo Filho foi levado para a Delegacia de Capturas e Polícia Interestadual, no Departamento de Polícia Especializada. A Polícia Civil cumpriu o mandado judicial, relacionada a dívidas trabalhistas movida contra o empresário no estado de São Paulo.
Segundo a assessoria do TRT, a prisão do empresário é resultado de uma ação
trabalhista contra a Vasp, movida na 44ª Vara do Trabalho de São Paulo. O juiz teria mandado a Brasília uma carta precatória pedindo o cumprimento de penhora de 30% do caixa no Hotel Nacional (que é do grupo Canhedo) desde agosto de 2007.
O empresário ficou como fiel depositário, mas nunca fez os recolhimentos. Ele entrou com uma ação (embargo da penhora) alegando que isso prejudicaria a administração do hotel, porém não foi atendido pela Justiça.
O juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Brasília, Mauro Santos de Oliveira Goes, expediu o mandado de prisão na última sexta-feira (25). Canhedo Filho teve uma semana para fazer os pagamentos, mas, por não tê-los feito, foi preso na manhã desta sexta.
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Re: "Notícias aéreas"
/05/2008 - 19h37 - Atualizado em 05/05/2008 - 19h45
Boeing confirma pedido do Iraque de 30 aviões 737
Da France Presse
NOVA YORK, 5 Mai 2008 (AFP) - O gigante aeronáutico americano Boeing confirmou nesta segunda-feira um pedido feito no fim de março pelo governo iraquiano de 30 aviões 737, com uma opção de compra para outros 10 aparelhos.
Esse pedido havia sido anunciado por Bagdá no dia 31 de março, junto com um pedido à empresa canadense Bombardier, para reconstituir a frota da companhia nacional Iraqi Airways, dividida desde 1990 entre vários países, sobretudo Jordânia, Tunísia e Irã.
O pedido iraquiano à Boeing, que representa 2,2 milhões de dólares a preço de catálogo, já havia sido incorporado às contas da empresa, mas o nome do cliente não tinha sido revelado.
A Boeing também confirmou que está prestes a concluir com o governo iraquiano um pedido de 10 aparelhos B787 "Dreamliner", equivalente a entre 1,46 e 2 bilhões de dólares.
Boeing confirma pedido do Iraque de 30 aviões 737
Da France Presse
NOVA YORK, 5 Mai 2008 (AFP) - O gigante aeronáutico americano Boeing confirmou nesta segunda-feira um pedido feito no fim de março pelo governo iraquiano de 30 aviões 737, com uma opção de compra para outros 10 aparelhos.
Esse pedido havia sido anunciado por Bagdá no dia 31 de março, junto com um pedido à empresa canadense Bombardier, para reconstituir a frota da companhia nacional Iraqi Airways, dividida desde 1990 entre vários países, sobretudo Jordânia, Tunísia e Irã.
O pedido iraquiano à Boeing, que representa 2,2 milhões de dólares a preço de catálogo, já havia sido incorporado às contas da empresa, mas o nome do cliente não tinha sido revelado.
A Boeing também confirmou que está prestes a concluir com o governo iraquiano um pedido de 10 aparelhos B787 "Dreamliner", equivalente a entre 1,46 e 2 bilhões de dólares.
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Re: "Notícias aéreas"
06/05/2008 - 16h58 - Atualizado em 06/05/2008 - 17h02
Funcionário da TAM é atropelado por avião em São Luís
Avião passou por cima da perna de mecânico ao dar ré.
Em nota, empresa diz que funcionário apresenta quadro de saúde estável.
Do G1, em São Paulo, com informações da TV Mirante
Um funcionário da TAM foi atropelado por um avião por volta de 22h desta segunda-feira (5), em São Luís. O avião estava em solo, quando deu uma ré e passou por cima da perna de um mecânico.
A vítima operava o reboque responsável pelo transporte do avião da plataforma para a pista de decolagem.
O mecânico foi operado em um hospital particular de São Luís. Os médicos afirmam que precisam esperar 48 horas para analisar se haverá necessidade de uma nova cirurgia.
Em nota, a assessoria de comunicação da TAM afirmou que o funcionário foi prontamente socorrido e apresenta quadro de saúde estável. Os passageiros que estavam na aeronave envolvida no acidente receberam assistência da companhia e seguiram viagem em outra aeronave.
O vôo tinha como destino o aeroporto de Belém, no Pará.
Funcionário da TAM é atropelado por avião em São Luís
Avião passou por cima da perna de mecânico ao dar ré.
Em nota, empresa diz que funcionário apresenta quadro de saúde estável.
Do G1, em São Paulo, com informações da TV Mirante
Um funcionário da TAM foi atropelado por um avião por volta de 22h desta segunda-feira (5), em São Luís. O avião estava em solo, quando deu uma ré e passou por cima da perna de um mecânico.
A vítima operava o reboque responsável pelo transporte do avião da plataforma para a pista de decolagem.
O mecânico foi operado em um hospital particular de São Luís. Os médicos afirmam que precisam esperar 48 horas para analisar se haverá necessidade de uma nova cirurgia.
Em nota, a assessoria de comunicação da TAM afirmou que o funcionário foi prontamente socorrido e apresenta quadro de saúde estável. Os passageiros que estavam na aeronave envolvida no acidente receberam assistência da companhia e seguiram viagem em outra aeronave.
O vôo tinha como destino o aeroporto de Belém, no Pará.
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Re: "Notícias aéreas"
Essa aí foi de lascar, atropelado por avião. O trem de pouso que atropelou o funcionário, só poderia ser então a bequilha. Tomara que escape dessa.Tigershark escreveu:06/05/2008 - 16h58 - Atualizado em 06/05/2008 - 17h02
Funcionário da TAM é atropelado por avião em São Luís
Avião passou por cima da perna de mecânico ao dar ré.
Em nota, empresa diz que funcionário apresenta quadro de saúde estável.
Do G1, em São Paulo, com informações da TV Mirante
Um funcionário da TAM foi atropelado por um avião por volta de 22h desta segunda-feira (5), em São Luís. O avião estava em solo, quando deu uma ré e passou por cima da perna de um mecânico.
A vítima operava o reboque responsável pelo transporte do avião da plataforma para a pista de decolagem.
O mecânico foi operado em um hospital particular de São Luís. Os médicos afirmam que precisam esperar 48 horas para analisar se haverá necessidade de uma nova cirurgia.
Em nota, a assessoria de comunicação da TAM afirmou que o funcionário foi prontamente socorrido e apresenta quadro de saúde estável. Os passageiros que estavam na aeronave envolvida no acidente receberam assistência da companhia e seguiram viagem em outra aeronave.
O vôo tinha como destino o aeroporto de Belém, no Pará.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
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Re: "Notícias aéreas"
08/05/2008 - 11h46 - Atualizado em 08/05/2008 - 11h50
STJ ordena que Gol pague dívidas trabalhistas da Varig
Da Agência Estado
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ari Pargendler, deferiu liminar para suspender o processo de execução fiscal de dívidas trabalhistas da antiga Varig, hoje controlada pela companhia aérea Gol. A execução foi determinada pela 3ª Vara do Trabalho de Recife. O Juízo de Pernambuco reconheceu a Gol como sucessora da Varig para responder às ações por dívidas trabalhistas da empresa adquirida.
A liminar foi concedida até o julgamento do mérito do conflito de competência (tipo de processo). No processo, a Gol pede ao STJ que defina como competente o Juízo da 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro para decidir todas as questões resultantes do leilão da Varig. Além de suspender a execução, o ministro designou o Juízo do Rio de Janeiro para decidir as medidas urgentes relacionadas ao processo e solicitou informações.
A assessoria jurídica da Gol argumenta que todas as ações provenientes do leilão da Varig devem ser decididas pelo juízo estadual, no caso, a Vara Empresarial do Rio de Janeiro, e não pelo Juízo Trabalhista, como ocorreu em Pernambuco. Segundo a Gol, o edital do leilão de venda da companhia não previa expressamente que a transferência do patrimônio leiloado não representaria à vencedora do leilão a obrigação de assumir o passivo trabalhista da Varig.
Apesar do conteúdo do edital, ressalta a Gol, a 3ª Vara do Trabalho do Recife reconheceu a sucessão e determinou à Gol que saldasse as dívidas trabalhistas da Varig. Diante da decisão do Juízo do Recife, a Gol enviou o conflito de competência ao STJ para que o Tribunal indique o juízo competente para definir se a empresa deve ou não assumir tal passivo trabalhista.
Para a defesa jurídica da Gol, o juízo competente é o estadual - no caso, a Vara Empresarial do Rio de Janeiro - porque o leilão foi processado pela Justiça estadual e não pela trabalhista. Após a chegada das informações, o ministro Ari Pargendler deverá analisar os documentos e, então, levar o processo a julgamento na Segunda Seção do STJ.
STJ ordena que Gol pague dívidas trabalhistas da Varig
Da Agência Estado
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ari Pargendler, deferiu liminar para suspender o processo de execução fiscal de dívidas trabalhistas da antiga Varig, hoje controlada pela companhia aérea Gol. A execução foi determinada pela 3ª Vara do Trabalho de Recife. O Juízo de Pernambuco reconheceu a Gol como sucessora da Varig para responder às ações por dívidas trabalhistas da empresa adquirida.
A liminar foi concedida até o julgamento do mérito do conflito de competência (tipo de processo). No processo, a Gol pede ao STJ que defina como competente o Juízo da 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro para decidir todas as questões resultantes do leilão da Varig. Além de suspender a execução, o ministro designou o Juízo do Rio de Janeiro para decidir as medidas urgentes relacionadas ao processo e solicitou informações.
A assessoria jurídica da Gol argumenta que todas as ações provenientes do leilão da Varig devem ser decididas pelo juízo estadual, no caso, a Vara Empresarial do Rio de Janeiro, e não pelo Juízo Trabalhista, como ocorreu em Pernambuco. Segundo a Gol, o edital do leilão de venda da companhia não previa expressamente que a transferência do patrimônio leiloado não representaria à vencedora do leilão a obrigação de assumir o passivo trabalhista da Varig.
Apesar do conteúdo do edital, ressalta a Gol, a 3ª Vara do Trabalho do Recife reconheceu a sucessão e determinou à Gol que saldasse as dívidas trabalhistas da Varig. Diante da decisão do Juízo do Recife, a Gol enviou o conflito de competência ao STJ para que o Tribunal indique o juízo competente para definir se a empresa deve ou não assumir tal passivo trabalhista.
Para a defesa jurídica da Gol, o juízo competente é o estadual - no caso, a Vara Empresarial do Rio de Janeiro - porque o leilão foi processado pela Justiça estadual e não pela trabalhista. Após a chegada das informações, o ministro Ari Pargendler deverá analisar os documentos e, então, levar o processo a julgamento na Segunda Seção do STJ.
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Re: "Notícias aéreas"
08/05/2008 - 13h38 - Atualizado em 08/05/2008 - 13h45
Metade de acidentes aéreos ocorre durante pouso, diz IATA
Da Reuters
GENEBRA (Reuters) - Cerca de metade dos 100 acidentes aéreos registrados no mundo inteiro em 2007 aconteceu durante o pouso, disse na quinta-feira a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).
Muitos desses acidentes poderiam ter sido evitados caso o piloto tivesse feito uma segunda tentativa de pouso na pista ou se a distância entre os obstáculos no chão fosse adequada, de acordo com um relatório de segurança feito pela entidade, cuja sede fica em Genebra.
Houve 692 mortes em acidentes aéreos em 2007, menos do que as 855 do ano anterior, apesar de mais pessoas terem voado. O número de passageiros cresceu 6 por cento ao longo do ano, chegando a 2,2 bilhões.
Um quinto dos acidentes em 2007 causou mortes. Os acidentes mais graves aconteceram no Brasil, Indonésia e África, esta última considerada pela IATA a região mais perigosa para se viajar de avião.
"Ainda é seis vezes menos seguro voar na África do que no restante do mundo", disse o diretor-geral da IATA, Giovanni Bisignani, que também mostrou que o número de acidentes no mundo caiu pela metade desde 1998.
"Viajar de avião é a forma mais segura de transporte", disse.
A Rússia e os antigos Estados soviéticos não tiveram acidentes no ano passado. A América do Norte e a Europa tiveram o menor número de acidentes, em comparação com o restante do mundo, de acordo com a IATA, da qual fazem parte 240 companhias aéreas que representam 94 por cento dos vôos internacionais.
O maior acidente de 2007 foi com um avião da TAM, em Congonhas, no dia 17 de julho. O segundo maior foi com um avião da Kenya Airways, no dia 5 de maio, e o terceiro, com um vôo da Adam Air Indonesia, em 1o de janeiro.
A associação informou ainda que o mau treinamento dos tripulantes contribuiu para 20 por cento dos acidentes aéreos em 2007. Os erros da torre de controle e do manual respondem por quase 40 por cento. Já os problemas de manutenção foram responsáveis por 20 por cento dos acidentes registrados.
(Reportagem de Laura MacInnis)
Metade de acidentes aéreos ocorre durante pouso, diz IATA
Da Reuters
GENEBRA (Reuters) - Cerca de metade dos 100 acidentes aéreos registrados no mundo inteiro em 2007 aconteceu durante o pouso, disse na quinta-feira a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês).
Muitos desses acidentes poderiam ter sido evitados caso o piloto tivesse feito uma segunda tentativa de pouso na pista ou se a distância entre os obstáculos no chão fosse adequada, de acordo com um relatório de segurança feito pela entidade, cuja sede fica em Genebra.
Houve 692 mortes em acidentes aéreos em 2007, menos do que as 855 do ano anterior, apesar de mais pessoas terem voado. O número de passageiros cresceu 6 por cento ao longo do ano, chegando a 2,2 bilhões.
Um quinto dos acidentes em 2007 causou mortes. Os acidentes mais graves aconteceram no Brasil, Indonésia e África, esta última considerada pela IATA a região mais perigosa para se viajar de avião.
"Ainda é seis vezes menos seguro voar na África do que no restante do mundo", disse o diretor-geral da IATA, Giovanni Bisignani, que também mostrou que o número de acidentes no mundo caiu pela metade desde 1998.
"Viajar de avião é a forma mais segura de transporte", disse.
A Rússia e os antigos Estados soviéticos não tiveram acidentes no ano passado. A América do Norte e a Europa tiveram o menor número de acidentes, em comparação com o restante do mundo, de acordo com a IATA, da qual fazem parte 240 companhias aéreas que representam 94 por cento dos vôos internacionais.
O maior acidente de 2007 foi com um avião da TAM, em Congonhas, no dia 17 de julho. O segundo maior foi com um avião da Kenya Airways, no dia 5 de maio, e o terceiro, com um vôo da Adam Air Indonesia, em 1o de janeiro.
A associação informou ainda que o mau treinamento dos tripulantes contribuiu para 20 por cento dos acidentes aéreos em 2007. Os erros da torre de controle e do manual respondem por quase 40 por cento. Já os problemas de manutenção foram responsáveis por 20 por cento dos acidentes registrados.
(Reportagem de Laura MacInnis)