O Brasil não reconheceu até o momento a independência de Kosovo.Diferente da posição ideológica de cada um, o Brasil sempre pautou pelas regras internacionais nas suas relações.Não podemos tb deixar o otimismo de lado, o Brasil com suas mazelas de todos os tipos tem progredido em vários pontos, inclusive na política.suntsé escreveu:Infelismente nossos politicos tems e demostrado muito fracos...ao defeder os interesses do Brasil nessas areas.Ilya Ehrenburg escreveu: Conseqüências estas, que para nós, podem ser dolorosas: Nação Yanomami; Nação Quilombola; "Nassaum rubrú-nega, équissá campiãoum"...
Kosovo
Moderador: Conselho de Moderação
Re: Kosovo
- FOXTROT
- Sênior
- Agradeceu: 277 vezes
- Agradeceram: 112 vezes
terra.com.br
CIJ: Independência de Kosovo não viola leis internacionais
22 de julho de 2010
A independência de Kosovo não viola as leis internacionais, disseram os juízes da Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, no início da audiência nesta quinta-feira. A sentença significa um passo importante para Kosovo obter reconhecimento internacional para a sua independência, declarada unilateralmente em 2008.
"A declaração de 17 de fevereiro de 2008 não violou o direito internacional geral", afirmou o presidente da CIJ, Hisashi Owada, em uma resolução não vinculante do tribunal com sede em Haia solicitada pela Assembleia Geral da ONU. Embora não seja vinculativa, a opinião terá grande repercussão jurídica e política.
A leitura da sentença deve durar cerca de três horas. Os ministros de Relações Exteriores da Sérvia e de Kosovo seguem ouvindo as palavras de Owada no Grande Hall da Justiça. Como a audiência ainda não terminou, ambos não comentaram a opinião da CIJ, segundo informações da agência AP.
No processo de independência, tanto Kosovo quanto cerca de 30 países da ONU, entre eles Espanha, Estados Unidos e Sérvia, deram suas opiniões. Até hoje, 69 países reconheceram Kosovo - entre eles os Estados Unidos, Japão e 22 membros da União Europeia (UE) -, mas outros países como o Brasil, a Espanha, a Rússia, a China e a Índia seguem sem ratificar a nação.
Pristina proclamou a independência da província no dia 17 de fevereiro de 2008, apesar da forte oposição da Sérvia e após várias rodadas de negociações sem resultado.
CIJ: Independência de Kosovo não viola leis internacionais
22 de julho de 2010
A independência de Kosovo não viola as leis internacionais, disseram os juízes da Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, no início da audiência nesta quinta-feira. A sentença significa um passo importante para Kosovo obter reconhecimento internacional para a sua independência, declarada unilateralmente em 2008.
"A declaração de 17 de fevereiro de 2008 não violou o direito internacional geral", afirmou o presidente da CIJ, Hisashi Owada, em uma resolução não vinculante do tribunal com sede em Haia solicitada pela Assembleia Geral da ONU. Embora não seja vinculativa, a opinião terá grande repercussão jurídica e política.
A leitura da sentença deve durar cerca de três horas. Os ministros de Relações Exteriores da Sérvia e de Kosovo seguem ouvindo as palavras de Owada no Grande Hall da Justiça. Como a audiência ainda não terminou, ambos não comentaram a opinião da CIJ, segundo informações da agência AP.
No processo de independência, tanto Kosovo quanto cerca de 30 países da ONU, entre eles Espanha, Estados Unidos e Sérvia, deram suas opiniões. Até hoje, 69 países reconheceram Kosovo - entre eles os Estados Unidos, Japão e 22 membros da União Europeia (UE) -, mas outros países como o Brasil, a Espanha, a Rússia, a China e a Índia seguem sem ratificar a nação.
Pristina proclamou a independência da província no dia 17 de fevereiro de 2008, apesar da forte oposição da Sérvia e após várias rodadas de negociações sem resultado.
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
22/07/2010 - 14h55
Hillary Clinton pede que todos os países reconheçam Kosovo
WASHINGTON, 22 Jul 2010 (AFP) -A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu nesta quinta-feira a todos os países, incluindo a Sérvia, que reconheçam Kosovo depois que a Corte Internacional de Justiça (CIJ) apoiou "decisivamente" sua independência.
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... osovo.jhtm
Hillary Clinton pede que todos os países reconheçam Kosovo
WASHINGTON, 22 Jul 2010 (AFP) -A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu nesta quinta-feira a todos os países, incluindo a Sérvia, que reconheçam Kosovo depois que a Corte Internacional de Justiça (CIJ) apoiou "decisivamente" sua independência.
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... osovo.jhtm
EE UU considera que la independencia de Kosovo no es aplicable a otros casos
Washington descarta que el fallo de la Corte Internacional de Justicia pueda alentar otros movimientos nacionalistas y pide a la UE que lo respalde
RICARDO MARTÍNEZ DE RITUERTO - Bruselas - 23/07/2010
Los Estados Unidos que apadrinaron activamente el nacimiento de Kosovo ante una Europa fracturada sobre qué hacer ante la declaración unilateral de independencia de 2008 acogieron ayer como un triunfo estratégico el fallo de la Corte Internacional de Justicia de La Haya y pidieron a Europa "que se una en un futuro común". Palabras que sirven tanto para apelar a la UE a reconocer el territorio secesionista como a serbios y kosovares a entenderse para acabar integrándose un día en el club euroatlántico (UE y OTAN). Catherine Ashton, responsable de la política exterior de la Unión, abundó en la segunda interpretación al subrayar que el veredicto del tribunal "abre una nueva fase" y que el foco debe apuntar a un futuro en que tanto Serbia como Kosovo sean parte de la UE.
En su rueda de prensa diaria, el portavoz del Departamento de Estado, Philip Crowley, indicó que la decisión de los jueces de La Haya concierne a "una serie de hechos propios de Kosovo. (...) No creemos que sea aplicable a ninguna otra situación", agregó el portavoz, que descartó que la sentencia pueda alentar otros movimientos nacionalistas en Europa, informa Efe.
Pasaron casi dos horas hasta que Ashton pudo emitir un comunicado en el que reconocía que "la opinión del tribunal abre una nueva fase" y, tras pedir que ahora se piense en el futuro, aseguró: "El futuro de Serbia está en la Unión Europea. El futuro de Kosovo está en la Unión Europea".
Seguía así Ashton ideas ya lanzadas por Berlín, en sintonía con Washington. Para Alemania, "ahora se imponen la política y el diálogo, porque el futuro de Serbia y de Kosovo está en la UE".
Lo que no hizo Ashton fue manifestarse sobre lo que deben hacer los cinco socios de los Veintisiete que se han negado a reconocer la declaración de independencia kosovar: España, Rumania, Grecia, Chipre y Eslovaquia. Recelan estos países ante los sentimientos separatistas de algunas minorías dentro de sus propias fronteras o, como Grecia, hacen valer la secular solidaridad ortodoxa con Serbia. Atenas también siente como propia la afrenta de Nicosia ante la secesión turcochipriota del norte de la isla, declaración de independencia solo reconocida por Ankara.
Tuvo que ser el apasionado ministro francés de Exteriores, Bernard Kouchner, quien dijera en un comunicado que "la independencia de Kosovo es irreversible" y apelara a "todos los Estados que esperaban este fallo a tomar una decisión sobre el reconocimiento del nuevo Estado sin dilaciones".
La OTAN, cuyos bombardeos de 1999 contribuyeron a la secesión de hecho de la provincia de Kosovo de Serbia, mantiene en el territorio una fuerza (KFOR, avalada por la ONU) inferior a los 10.000 soldados y en proceso de reducción para mantener la seguridad en la zona y formar a las futuras fuerzas de seguridad kosovares. Anders Fogh Rasmussen, secretario general aliado, señaló que la opinión del tribunal no afecta al compromiso de KFOR y que las tropas van a seguir con su misión.
http://www.elpais.com/articulo/internac ... uint_1/Tes
Washington descarta que el fallo de la Corte Internacional de Justicia pueda alentar otros movimientos nacionalistas y pide a la UE que lo respalde
RICARDO MARTÍNEZ DE RITUERTO - Bruselas - 23/07/2010
Los Estados Unidos que apadrinaron activamente el nacimiento de Kosovo ante una Europa fracturada sobre qué hacer ante la declaración unilateral de independencia de 2008 acogieron ayer como un triunfo estratégico el fallo de la Corte Internacional de Justicia de La Haya y pidieron a Europa "que se una en un futuro común". Palabras que sirven tanto para apelar a la UE a reconocer el territorio secesionista como a serbios y kosovares a entenderse para acabar integrándose un día en el club euroatlántico (UE y OTAN). Catherine Ashton, responsable de la política exterior de la Unión, abundó en la segunda interpretación al subrayar que el veredicto del tribunal "abre una nueva fase" y que el foco debe apuntar a un futuro en que tanto Serbia como Kosovo sean parte de la UE.
En su rueda de prensa diaria, el portavoz del Departamento de Estado, Philip Crowley, indicó que la decisión de los jueces de La Haya concierne a "una serie de hechos propios de Kosovo. (...) No creemos que sea aplicable a ninguna otra situación", agregó el portavoz, que descartó que la sentencia pueda alentar otros movimientos nacionalistas en Europa, informa Efe.
Pasaron casi dos horas hasta que Ashton pudo emitir un comunicado en el que reconocía que "la opinión del tribunal abre una nueva fase" y, tras pedir que ahora se piense en el futuro, aseguró: "El futuro de Serbia está en la Unión Europea. El futuro de Kosovo está en la Unión Europea".
Seguía así Ashton ideas ya lanzadas por Berlín, en sintonía con Washington. Para Alemania, "ahora se imponen la política y el diálogo, porque el futuro de Serbia y de Kosovo está en la UE".
Lo que no hizo Ashton fue manifestarse sobre lo que deben hacer los cinco socios de los Veintisiete que se han negado a reconocer la declaración de independencia kosovar: España, Rumania, Grecia, Chipre y Eslovaquia. Recelan estos países ante los sentimientos separatistas de algunas minorías dentro de sus propias fronteras o, como Grecia, hacen valer la secular solidaridad ortodoxa con Serbia. Atenas también siente como propia la afrenta de Nicosia ante la secesión turcochipriota del norte de la isla, declaración de independencia solo reconocida por Ankara.
Tuvo que ser el apasionado ministro francés de Exteriores, Bernard Kouchner, quien dijera en un comunicado que "la independencia de Kosovo es irreversible" y apelara a "todos los Estados que esperaban este fallo a tomar una decisión sobre el reconocimiento del nuevo Estado sin dilaciones".
La OTAN, cuyos bombardeos de 1999 contribuyeron a la secesión de hecho de la provincia de Kosovo de Serbia, mantiene en el territorio una fuerza (KFOR, avalada por la ONU) inferior a los 10.000 soldados y en proceso de reducción para mantener la seguridad en la zona y formar a las futuras fuerzas de seguridad kosovares. Anders Fogh Rasmussen, secretario general aliado, señaló que la opinión del tribunal no afecta al compromiso de KFOR y que las tropas van a seguir con su misión.
http://www.elpais.com/articulo/internac ... uint_1/Tes
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Piada das piadas.
Haia e lixo para mim são sinônimos.
Haia e lixo para mim são sinônimos.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
- tflash
- Sênior
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Da forma que eu vejo isto, o Kosovo tem toda a legitimidade para ser independente. Quando um país envia tropas para exterminar sistematicamente um grupo étnico, perde qualquer autoridade moral. Depois da 2ª guerra, foi a maior limpeza étnica na Europa. Inviabilizou qualquer autonomia que pudesse existir. Não tem nada a ver com a Espanha ou o Brasil, que consideram as pessoas das regiões separatistas, cidadãos.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
- FOXTROT
- Sênior
Da forma como eu vejo o Kosovo foi usurpado da Sérvia pelos EUA e seus lacaios do norte, quero ver tirarem uma parte da Rússia, ou da China.tflash escreveu:Da forma que eu vejo isto, o Kosovo tem toda a legitimidade para ser independente. Quando um país envia tropas para exterminar sistematicamente um grupo étnico, perde qualquer autoridade moral. Depois da 2ª guerra, foi a maior limpeza étnica na Europa. Inviabilizou qualquer autonomia que pudesse existir. Não tem nada a ver com a Espanha ou o Brasil, que consideram as pessoas das regiões separatistas, cidadãos.
Limpezas ocorrem, assim como os yanques fizeram com seus índios, mas isso ninguém lembra.
Saudações
- suntsé
- Sênior
- Agradeceu: 232 vezes
- Agradeceram: 154 vezes
A intervenção militar contra a servia foi decidida antes mesmo de começar a limpeza Etnica em Kosovo, os servios fizeram de tudo para evitar uma confrontação com a aliança atlantica.FOXTROT escreveu:Da forma como eu vejo o Kosovo foi usurpado da Sérvia pelos EUA e seus lacaios do norte, quero ver tirarem uma parte da Rússia, ou da China.tflash escreveu:Da forma que eu vejo isto, o Kosovo tem toda a legitimidade para ser independente. Quando um país envia tropas para exterminar sistematicamente um grupo étnico, perde qualquer autoridade moral. Depois da 2ª guerra, foi a maior limpeza étnica na Europa. Inviabilizou qualquer autonomia que pudesse existir. Não tem nada a ver com a Espanha ou o Brasil, que consideram as pessoas das regiões separatistas, cidadãos.
Limpezas ocorrem, assim como os yanques fizeram com seus índios, mas isso ninguém lembra.
Saudações
Mas nada adiantou, como os servios percceberam que iam perder kosovo de qualquer maneria, começaram a descontar isso em sima dos kosovares, ai sim começou a limpeza Etnica.
È só ler posts anteriores e veram como foram os acontecimentos, alias muito diferente do mostrado pela midia ocidental.
- suntsé
- Sênior
Por gentileza, leiam os posts dessa pagina:
viewtopic.php?f=11&t=10990&start=255
O ditador da Servia foi até inocentado da acusação de grimes de guerra.
E o post do Clermont, fala a verdade sobre a guerra.
viewtopic.php?f=11&t=10990&start=255
O ditador da Servia foi até inocentado da acusação de grimes de guerra.
E o post do Clermont, fala a verdade sobre a guerra.
- tflash
- Sênior
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Se formos buscar coisas à história, ninguém é inocente. Nos anos 90 do sec. XX já não se tolera.FOXTROT escreveu:Da forma como eu vejo o Kosovo foi usurpado da Sérvia pelos EUA e seus lacaios do norte, quero ver tirarem uma parte da Rússia, ou da China.tflash escreveu:Da forma que eu vejo isto, o Kosovo tem toda a legitimidade para ser independente. Quando um país envia tropas para exterminar sistematicamente um grupo étnico, perde qualquer autoridade moral. Depois da 2ª guerra, foi a maior limpeza étnica na Europa. Inviabilizou qualquer autonomia que pudesse existir. Não tem nada a ver com a Espanha ou o Brasil, que consideram as pessoas das regiões separatistas, cidadãos.
Saudações
Quando começaram os ataques da OTAN, já a sérvia tinha cometido os maiores crimes de guerra, ainda não os admitiam. Obviamente que não houve lados completamente inocentes mas não tivessem os sérvios avançado com a tentativa da criação da grande sérvia etnicamente pura, a razão iria estar do lado deles.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
- FoxTroop
- Sênior
- Agradeceu: 82 vezes
Verdade é que muitos massacres de kosovares de origem albanesa, foram perpetuados por milicias do UCK, para depois chamarem os observadores da ONU e dizerem que foram os sérvios. Uma das vezes, tiveram azar e foram vistos pelos observadores a massacrar o proprio povo numa aldeia. Um deles, americano, da qual já não recordo o nome, fez um relatório a denunciar a situação. Resultado foi ser expulso da missão.
Quem também lá esteve sabe do que eu estou a falar. Uma guerra para justificar a existencia da NATO e minar qualquer aproximação europeia à Russia.
E só não resultou pior porque os ingleses se recusaram a obedecer à ordem do comando americano de bombardear a coluna russa que se dirigia a Pristina.
Quem também lá esteve sabe do que eu estou a falar. Uma guerra para justificar a existencia da NATO e minar qualquer aproximação europeia à Russia.
E só não resultou pior porque os ingleses se recusaram a obedecer à ordem do comando americano de bombardear a coluna russa que se dirigia a Pristina.
![Imagem](http://milfotos.org/images/16523bcf1cbb922c756dc454ccbf22f8.jpg)
- suntsé
- Sênior
Desse fato, eu não sabia, esses americanos são loucos e irresponssaveis mesmo.FoxTroop escreveu:
OBS: O irmão do FOXTROT defenderdo o irmão
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
- FOXTROT
- Sênior
Os FOXs unidos contra o império
Os ingleses também não são burros de atacar uma coluna Russa, por que os yanques não atacaram então?
Sauadações
Os ingleses também não são burros de atacar uma coluna Russa, por que os yanques não atacaram então?
Sauadações
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Eu nunca soube disso de bombardear as tropas russas. Eu sei que o Clinton e o Yeltsin resolveram isso aí.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Na verdade, há um certo exagero na informação.Bolovo escreveu:Eu nunca soube disso de bombardear as tropas russas. Eu sei que o Clinton e o Yeltsin resolveram isso aí.
O comandante do contingente britânico recebeu ordens do comandante-geral da OTAN no teatro de operações, um americano, para bloquear as vias de acesso para um eventual avanço, vindo de uma base aérea que os russos tinham ocupado. Observando que isto poderia, de fato, levar a um choque armado anglo-russo, o comandante britânico recusou-se a obeder ao general americano, declarando que isto poderia, muito bem "ser o começo da Terceira Guerra Mundial, e eu não vou aceitar ter sido o iniciador dela".
No final, não houve nenhum avanço russo, pois os países da Europa Oriental, pressionados pela OTAN, fecharam seus espaços aéreos para o tranporte de tropas de reforço russas.