kirk escreveu:Com o advento do AESA, IRST, NCW ... as características que antes eram determinantes para a vitória, passaram a ser determinantes para a derrota ... grande e potentes motores emitem enorme IR ... o AESA capta um avião grande a enormes distâncias ... passaram a ser aeronaves de fácil detecção ... houve uma quebra de paradigma ...
Não... Não houve essa quebra de paradigma... Ainda.
kirk escreveu:
O que acontece no encontro dessas duas gerações ?? ... O avião de maior RCS é visto primeiro ... e recebe o primeiro tiro ...
Esse argumento é falho, os sensores dos caças atuais são bons o bastante para detectar outros caças pré-5G muito além do alcance das armas, e de um RCS de 10m² ou 1m² a distância de detecção não aumenta 10 vezes, talvez 80%, ajuda, mas não impede que um veja o outro muito antes de poder atirar.
kirk escreveu:
e com sensores dos misseis atuais é cada vez maior a área do "no-scape-zone" ... quando o meteor por exemplo trava um alvo ... babau ...
Segunda falha do argumento, a "no-scape-zone" depende menos dos sensores e mais dos parâmetros de lançamento, velocidade da aeronave lançadora, velocidade e direção do alvo, etc.
Então não é "ver, atira", e sim "ver, acelerar, atirar, fugir", sendo que os três últimos dependem do desempenho do avião.
kirk escreveu:
Antes que o amigo acredite que seja PRECONCEITO de minha parte ... devo dizer que não somente SU-Family se enquadra ... F-15-Family ... e a mesma coisa ...
Essa noção de extensos trabalhos realizados pelos russos para diminuir a RCS do Su-35 ... simplesmente não funciona, meu amigo, ... não é suficiente ... prova disso é a tentativa frustrada da Boeing e seu Silent Eagle ... USAF não quis ... concorreu na Coreia do Sul ... perdeu de novo ... e olha que a Coreia fabrica metade do avião e é operador da aeronave, ou seja, tinha tudo pra emplacar ... porém os coreanos preferiram o F-35 ... assim como TODOS OS OPERDORES DE F-15 ... Japão, Israel além da Coreia do Sul ...
E alguns desses preferiu o Kfir? O F-35 tem o RCS talvez 1000 vezes menor que o F-15, esse sim é suficiente para realmente fazer diferença no combate, ainda assim, o F-35 não é unanimidade, muitos países preferiram outros aviões e alguns preferiram usar o F-35 em conjunto com aeronaves de gerações anteriores como o SH e Typhoon, o desempenho baixo do F-35 atrapalha, junta isso com alguns cenários onde a furtividade não ajuda e é o F-35 que vai parecer ser ultrapassado.
E quanto ao Kfir, mesmo sendo AESA aquele 2032 tem alcance curto comparado aos mecânicos de um Typhoon ou Su 27, não vejo como o fato de alguns países preferirem o F-35 ao F-15 indica que os britânicos temem mais o Kfir do que o Su-qualquer coisa...
Mas, se você conseguir convencer os argentinos da sua teoria, tenta faze-los comprar os nossos perigosíssimos AF-1 com radar AEAS por uns US$50 milhões cada, pagamento antecipado, claro.
kirk escreveu:
É o adeus para a era dos lendários F-15 e Family e Su-27 e Family ... aposentados pelos sensores e pela tecnologia ... a tecnologia venceu a força !
Diga isso ao F-22.