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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 04, 2010 12:15 am
por Booz
Orestes, desculpe-me, minhas colocações foram inseridas como citação e não como resposta.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 04, 2010 12:23 am
por orestespf
jp escreveu:Orestes, desculpe-me, minhas colocações foram inseridas como citação e não como resposta.
Quase editei pra você em uma réplica, mas achei mais prudente deixar assim mesmo. Sobre a essência do que escreveu: perfeito, perfeito mesmo!!!!!!!!!!!!

PS (edit): vai passar batido mais uma vez... :mrgreen: :mrgreen:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 04, 2010 12:55 am
por kirk
jp escreveu:Já que o problema são os custos, eis duas opções à FAB.
O segundo seria mais avançado, um PAK(ote).

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Mas temos que correr, pois os custos do papel, folha de caderno, tendem a aumentar no início do período letivo.
O 1º parece ter melhor manobrabilidade ! ... :P

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 04, 2010 12:57 am
por Enlil
Túlio escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Engraçado, o Su-35BM e seu radar eram uma merda justamente porque a antena era móvel. Agora o Santiago (depois de trocar de camisa, mas ainda com muitas estrelinhas e listras :lol: ) aposta que um radar ghost paper será o melhor, mesmo que o avião não tenha espaço, potência nem exista e tenha o mesmo movimento mecânico, só que bem mais limitado.

Aí é que está: quando era no Flanker era josta e nem servia para nada. Agora não, é a última bolacha do pacote. Vai entender... :roll:

Nas buenas, podem até achar ruim os amigos 'neo-suecos' mas tentar convencer alguém que pegar um avião pronto e atuante, botar mais um montão de combustível, daí então trocar o motor para compensar e isso vai fazer algo melhor que um Super Hornet monoturbina é sodas. Pensem: mais combustível interno implica tanques maiores, com maior penalidade aerodinâmica e estrutural. Tudo tri, para isso se acrescenta reforços na estrutura e se dá umas garibadas nas superfícies. Trocando em miúdos, mais peso e RCS. E custo! E as entradas de ar? Turbina nova, não? Tem que mexer ou as entradas foram tão maravilhosamente desenhadas que servem para qualquer turbina? Tome mais custo! E peso! E tempo para testes e verificações/correções. Mas e a asa? Tem que ser bem maior ou a carga alar sobe até se ter um AMX Sueco! E todas essas perigosas modificações custam uma nota! E, mesmo sem ter voado certamente há um programa maravilhoso que já entrega o custo da hora de voo de uma aeronave que nem maiden flight já fez como 'tanto: nem mais nem menos'! Um avião cujo custo final de desenvolvimento é uma imensa incógnita como 'tanto: nem mais nem menos'! E esse 'tanto' é tão fabulosamente mais barato que a FAB está inteirinha perdidamente apaixonada porque quer um avião baratinho de voar porque o Brasil não pode mais...

ENTÃO POR QUE DIABOS OS BRIGADEIROS DESCARTARAM LOGO DE SAÍDA O IMBATÍVEL (em custos) F-16BR?

Hora de voo não é só QAV, é sobretudo peças e suprimentos e isso, para F-16, se acha até no galpão de lixo e ferro-velho do Júlio Lamas, POWS!!!

Querem saber? Acho que não vamos comprar é josta nenhuma, o outro governo que decida, como sempre. O FFHH já fez isso, agora o Lula e depois sei lá quem. Até elegermos o FABIO para Presidente, daí ele faz umas 'compras de oportunidade', sei lá, uns Phantoms ou Kfirs talvez, e fica tudo como dantes no quartel de Abrantes...
:lol:...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 04, 2010 12:58 am
por Bolovo
Ilya Ehrenburg escreveu:O anuncio do Rafale saí neste mês.
Dizem que no dia 10. Já é dia 4.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 04, 2010 1:01 am
por Bolovo
Túlio escreveu:Querem saber? Acho que não vamos comprar é josta nenhuma, o outro governo que decida, como sempre. O FFHH já fez isso, agora o Lula e depois sei lá quem. Até elegermos o FABIO para Presidente, daí ele faz umas 'compras de oportunidade', sei lá, uns Phantoms ou Kfirs talvez, e fica tudo como dantes no quartel de Abrantes...
Esses dois usam o mesmo motor J79. Pura filosofia de economizar custos. Eu sabia, desde sempre o Fabio é um estrategista nato! :mrgreen:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 04, 2010 1:03 am
por Enlil
soultrain escreveu:
Santiago escreveu: ---------------------------------------------------------------------------------------

http://www.aereo.jor.br/2010/01/03/grip ... /#comments

Gripen NG Demo com pilotos brasileiros

Tem gente ainda pelos fóruns na internet dizendo que o Gripen NG não existe. Por isso publicamos novamente a foto enviada pela Saab com o NG decolando com dois pilotos da FAB nos comandos, para um dos voos de teste.

Imagem

Abaixo, as características operacionais do Gripen NG segundo a Saab e o vídeo com proposta de transferência de tecnologia para o Brasil:
Caça “Netcentric” – O Gripen NG é um verdadeiro caça “Network Centric”. É dotado de um sistema data-link multifrequência, com segurança altamente desenvolvida, que proporciona uma completa visualização para o piloto em todos os seus modos de operação.

Superior Fusão de Sensores – A última geração em sistema de aviônicos, com alto poder de computação, operando em vias de barramentos de dados digitais a altas velocidades.

Cockpit Digital Inteligente – Um avançado cockpit 100% digital com grandes telas multifuncionais em cores (MFD), Hands-On-Throttle-And-Stick (HOTAS) e Helmet Mounted Display (HMD).

Alcance e Raio de ação – Patrulha Aérea de Combate a 700 nm, ou 1.300 km, a partir da base de operações, com mais de 30 minutos on station. O Gripen NG tem um alcance superior a 2.200 nm, ou 4.000 km.
Potência – O novo motor de empuxo GE414 98KN confere a melhor potência/peso de sua classe, possibilitando decolagens curtas, subidas rápidas e regime supercruise na configuração de defesa aérea.

Primeiro a Ver – Primeiro a Atirar – A combinação de suas baixas assinaturas radar, infravermelha e visual, emprego do radar AESA, e a integração de armamentos de nova geração, garante a superioridade em engajamentos de longa distância, mesmo contra aeronaves equipadas com radares de maior alcance de detecção.

Incomparável Agilidade – É o caça mais ágil do mundo em combate à curta distância. Combina uma avançada configuração aerodinâmica com conjunto canard e asas em delta, conjugadas com um sistema de controle de voo fly-by-wire digital triplex.

Alta Disponibilidade Operacional – Exigências mínimas de suporte logístico resultando em um alto nível de disponibilidade operacional.

Confiabilidade – O Gripen está atualmente em operação regular nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria e África do Sul, bem como na Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido (ETPS), com mais de 120 mil horas de voo acumuladas.

Custo do Ciclo de Vida – O Gripen NG possui o mais baixo custo operacional que qualquer outro caça atualmente em serviço.

Desenvolvimento Futuro – O Gripen NG foi projetado para se adaptar facilmente às mudanças e às futuras necessidades operacionais, enfrentadas pelas modernas Forças Aéreas.

Biposto – A versão biposto mantém completa capacidade operacional da aeronave monoposto. O Programa Gripen NG conta com o total apoio do governo sueco.


03 jan, 2010 Por Alexandre Galante
Esse artigo é claramente ufanista e escrito por quem percebe pouco da coisa, ou o faz propositadamente.

Parece uma publicidade, não é claramente um artigo e tem dois erros crassos:

1º São os Suecos que dizem não existir um Gripen NG, eles sempre foram bem claros, existe um demonstrador.

2ºA ETPS não tem nenhum Gripen nem nunca teve, é uma escola para pilotos e engenheiros de teste e tem um acordo com a Flygvapnet para usar o simulador e o bi-lugar duas vezes por ano. :roll:

O resto da matéria nem dei atenção...

[[]]'s
Vide o autor. É do mesmo blog (trio na verdade) q falou poucas e boas sobre o contrato dos Subs da MB, sobretudo em sua "defesa" da HDW...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 04, 2010 2:05 am
por Carlos Mathias
PS (edit): vai passar batido mais uma vez...
Será que vai? :roll: 8-]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 04, 2010 2:35 am
por Bolovo
soultrain escreveu:marcelo l.,

Os Suecos têm 144 Gripens que terão de abater, em principio o anunciado e aprovado é ficarem somente 60 activos.

Os Húngaros e Checos serão devolvidos do empréstimo em 2016.

[[]]'s
Isso foi dito em maio de 2008. Em setembro de 2008 o governo sueco voltou atrás e disse que não fecharia nenhum regimento das forças armadas suecas, nisso incluso a Flygvapnet, nos próximos anos. Hoje, janeiro de 2010, tudo ainda está como está. A Suécia tem apenas três bases aéreas com caças. Dá para manter. E faz todo sentido, a diminuição das tensões com a Rússia acabou com toda necessidade de ter uma super força aérea como a que eles tinham durante os anos 50, com 800 caças, sendo a quarta maior do mundo. E acredito que os húngaros e checos irão comprar as unidades do Gripen, atualmente alugadas.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 04, 2010 2:44 am
por Enlil
Também acho q os húngaros e checos ficarão com seus Gripens. Aliás, seria de extrema burrice abandonar toda a experinência q adquiriram operando esses aparelhos para devolvê-los em meados desta década...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 04, 2010 2:55 am
por Bolovo
É mais fácil isso do do que devolve-los, ficar sem força aérea e ter que procurar um caça novamente...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 04, 2010 3:24 am
por Mapinguari
PRick escreveu:
Santiago escreveu:

http://www.aereo.jor.br/2010/01/03/grip ... /#comments

Gripen NG Demo com pilotos brasileiros

Tem gente ainda pelos fóruns na internet dizendo que o Gripen NG não existe. Por isso publicamos novamente a foto enviada pela Saab com o NG decolando com dois pilotos da FAB nos comandos, para um dos voos de teste. :lol: :lol: :lol: Tem gente dizendo que um demonstrador de tecnologia prova a existência de algo, isso da foto é um Gripen C de 02 lugares modificado, o resto é MENTIRA

Imagem

Abaixo, as características operacionais do Gripen NG segundo a Saab e o vídeo com proposta de transferência de tecnologia para o Brasil:
Caça “Netcentric” – O Gripen NG é um verdadeiro caça “Network Centric”. É dotado de um sistema data-link multifrequência, com segurança altamente desenvolvida, que proporciona uma completa visualização para o piloto em todos os seus modos de operação.Todos os FX-2 tem isso.

Superior Fusão de Sensores – A última geração em sistema de aviônicos, com alto poder de computação, operando em vias de barramentos de dados digitais a altas velocidades.Lero-lero

Cockpit Digital Inteligente – Um avançado cockpit 100% digital com grandes telas multifuncionais em cores (MFD), Hands-On-Throttle-And-Stick (HOTAS) e Helmet Mounted Display (HMD).Todos os FX-2 tem isso.

Alcance e Raio de ação – Patrulha Aérea de Combate a 700 nm, ou 1.300 km, a partir da base de operações, com mais de 30 minutos on station. O Gripen NG tem um alcance superior a 2.200 nm, ou 4.000 km.Nenhuma comprovação, apenas dados passados pelo fabricante, sobre um demonstrador de tecnologia
Potência – O novo motor de empuxo GE414 98KN confere a melhor potência/peso de sua classe, possibilitando decolagens curtas, subidas rápidas e regime supercruise na configuração de defesa aérea.Deve ser alguma piada.

Primeiro a Ver – Primeiro a Atirar – A combinação de suas baixas assinaturas radar, infravermelha e visual, emprego do radar AESA, e a integração de armamentos de nova geração, garante a superioridade em engajamentos de longa distância, mesmo contra aeronaves equipadas com radares de maior alcance de detecção.Tem um concorrente que faz melhor. :twisted: :twisted:

Incomparável Agilidade – É o caça mais ágil do mundo em combate à curta distância. Combina uma avançada configuração aerodinâmica com conjunto canard e asas em delta, conjugadas com um sistema de controle de voo fly-by-wire digital triplex.Agora, o delírio começa.

Alta Disponibilidade Operacional – Exigências mínimas de suporte logístico resultando em um alto nível de disponibilidade operacional.Mais delírios!

Confiabilidade – O Gripen está atualmente em operação regular nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria e África do Sul, bem como na Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido (ETPS), com mais de 120 mil horas de voo acumuladas.O GRIPEN C, o NG não existe, não está em serviço, não e operacional.

Custo do Ciclo de Vida – O Gripen NG possui o mais baixo custo operacional que qualquer outro caça atualmente em serviço.O Gripen NG não está em serviço. :lol: :lol:

Desenvolvimento Futuro – O Gripen NG foi projetado para se adaptar facilmente às mudanças e às futuras necessidades operacionais, enfrentadas pelas modernas Forças Aéreas.Papo de vendedor.

Biposto – A versão biposto mantém completa capacidade operacional da aeronave monoposto. O Programa Gripen NG conta com o total apoio do governo sueco.Todos tem isso.


03 jan, 2010 Por Alexandre Galante
PRick,

Sinceramente, você devia pensar muitas vezes antes de responder a uma mensagem desta forma. Chega a ser ridículo. Por que esse desespero, esse temor ao Gripen NG? Tem medo de fantasma?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 04, 2010 3:27 am
por Bourne
Bolovo escreveu:
Túlio escreveu:Querem saber? Acho que não vamos comprar é josta nenhuma, o outro governo que decida, como sempre. O FFHH já fez isso, agora o Lula e depois sei lá quem. Até elegermos o FABIO para Presidente, daí ele faz umas 'compras de oportunidade', sei lá, uns Phantoms ou Kfirs talvez, e fica tudo como dantes no quartel de Abrantes...
Esses dois usam o mesmo motor J79. Pura filosofia de economizar custos. Eu sabia, desde sempre o Fabio é um estrategista nato! :mrgreen:
Creo que também não compraremos nada. Porém não vejo com temor, mas sim uma oportunidade de sair queimando etapas e pular para um caça de quinta geração. Assim, dentro desse prodigioso pensamento, comprar mais uns Mirage2000 "tá loko de bão" para cubir o gap até a entrada em serviços dos poderosos.

Perceberam se a FAB adquirir 72 caças novos praticamente renova a frota. :oops: Podem até ser fusões, mas está renovada.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 04, 2010 3:29 am
por Mapinguari
PRick escreveu:
marcelo l. escreveu:Aqui vai uma colocação se eu li direito tudo que todos escreveram se o Rafale ficarão no chão, gripen e F-18 idem, o que vale para um, valerá para todos.

Pois é, você tocou no ponto, por isso falei em mediocridade no pessoal que defende o Gripen NG, dentro do quadro atual, todos os FX-2 ficariam parados dado que o mais barato, é muito mais caro do que temos hoje.

[]´s
PRick, você está se excedendo. Defendo o Gripen NG, mesmo sabendo da vantagem política do Rafale. Se você quer me chamar de medíocre, melhor pensar duas vezes.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 04, 2010 3:42 am
por Bolovo
O debate está por demais polarizado. Ou se está dentro ou se está fora e ponto final. Preto e branco, não tem cinza! Tanto que até sumi daqui...

Para defesa do Rafale, ou quem for, o Gripen está sendo atacado de todos os lados. Do mesmo modo que o Rafale também está sendo. Mas os dois (dois?) lados estão usando argumentos bastante furados. Na mídia o Rafale virou pecado mortal. Aqui o Gripen é alguma entidade que me lembra o satanás. Andam até comentando um post de um blog qualquer como se fosse questão de vida ou morte. O Galante está apenas deixando a opinião dele, afinal, o blog é dele, escreve o que quiser e lê quem quer.

Do mesmo jeito que um lado jogou sujo, o outro também está jogando, como forma de se defender. Isso para mim não é defesa, não é ser superior, é estar no mesmo nível. Poderiam ser melhor...

E gente, de uma vez por todas, a FAB, o governo ou quem lá quem vai decidir isso, não vai comprar um caça, definir uma política estratégica, lendo panfletos, apesar de alguns serem bem bonitos e chamativos. Pera lá. O FX2 é um quebra-cabeça muito, mas muito maior a isso tudo.

Alias, mensagens recentes me lembraram os debates de dois, três anos atrás. Não tínhamos superado tudo isso?

Abraços