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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 9:42 pm
por Carlos Lima
orestespf escreveu:Incrível como se referem a FAB da forma que vejo neste tragicômico tópico. A FAB é uma Instituição e só através de notas oficiais se pode basear em suas "falas". O que há são descontentes dentro de seu quadro (FAB), entre os da ativa e da reserva (natural, razoável até). Se não há nota oficial da FAB, via CECOMSAER, então a FAB não disse nada, não acha nada, não tem nada do que se diz por aí e por aqui. Aí aparece um boquirroto que se chateia com alguém sabe-se lá porque e dá nomes aos bois e muitos ficarão constrangidos por aí (exemplos não faltam, já aconteceu várias vezes, aqui mesmo).

Tópico chato!!! :evil: :evil:
x2 [100] [009]

[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 10:44 pm
por soultrain
Santiago escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Engraçado, o Su-35BM e seu radar eram uma merda justamente porque a antena era móvel. Agora o Santiago (depois de trocar de camisa, mas ainda com muitas estrelinhas e listras :lol: ) aposta que um radar ghost paper será o melhor, mesmo que o avião não tenha espaço, potência nem exista e tenha o mesmo movimento mecânico, só que bem mais limitado.

CM,

Santiago nunca disse nada sobre o radar PESA de antena movel do Su-35. Que o conceito era interessante era. Mesmo com aquele papel celofone


A SAAB já terminou o radar do Eurofighter? Se terminar o ghost radar antes do CAESAR o pessoal da Europa vai chiar, pô!?
Como é que terminam um que começou ontem antes de um que já tem quase uma década de desenvolvimento? :lol:

A SAAB não é responsável pelo radar do Eurofighter. Vc pirou? A SAAB está utilizando uma antena AESA da Selex que desenvolve em consórcio o novo radar do Eurofighter.

[]s



Bem, voltamos aos custos, e única e nem um pouco óbvia "vantagem" do avião David Coperfildi.

Vamos às velhas perguntas manjadas de sempre:

- Qual o custo geoestratégico de se escolher um caça sem respaldo nessa área?
- Qual o custo de se escolher um caça em que uns 50% sejam norte-americanos para que depois tenhamos mais um "TP-2000 da vida" ao pedirmos algo além do "necessário"?

Se o problema são custos, J-10 na cabeça, agora!!!!!!

Aliás... Alô, alô pessoal Rafaleiro no FX!
Se baterem nessa tecla de custos, empurrem J-10 na mesa e mostrem custos!!!!!!!


Abraços!
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http://www.aereo.jor.br/2010/01/03/grip ... /#comments

Gripen NG Demo com pilotos brasileiros

Tem gente ainda pelos fóruns na internet dizendo que o Gripen NG não existe. Por isso publicamos novamente a foto enviada pela Saab com o NG decolando com dois pilotos da FAB nos comandos, para um dos voos de teste.

Imagem

Abaixo, as características operacionais do Gripen NG segundo a Saab e o vídeo com proposta de transferência de tecnologia para o Brasil:
Caça “Netcentric” – O Gripen NG é um verdadeiro caça “Network Centric”. É dotado de um sistema data-link multifrequência, com segurança altamente desenvolvida, que proporciona uma completa visualização para o piloto em todos os seus modos de operação.

Superior Fusão de Sensores – A última geração em sistema de aviônicos, com alto poder de computação, operando em vias de barramentos de dados digitais a altas velocidades.

Cockpit Digital Inteligente – Um avançado cockpit 100% digital com grandes telas multifuncionais em cores (MFD), Hands-On-Throttle-And-Stick (HOTAS) e Helmet Mounted Display (HMD).

Alcance e Raio de ação – Patrulha Aérea de Combate a 700 nm, ou 1.300 km, a partir da base de operações, com mais de 30 minutos on station. O Gripen NG tem um alcance superior a 2.200 nm, ou 4.000 km.
Potência – O novo motor de empuxo GE414 98KN confere a melhor potência/peso de sua classe, possibilitando decolagens curtas, subidas rápidas e regime supercruise na configuração de defesa aérea.

Primeiro a Ver – Primeiro a Atirar – A combinação de suas baixas assinaturas radar, infravermelha e visual, emprego do radar AESA, e a integração de armamentos de nova geração, garante a superioridade em engajamentos de longa distância, mesmo contra aeronaves equipadas com radares de maior alcance de detecção.

Incomparável Agilidade – É o caça mais ágil do mundo em combate à curta distância. Combina uma avançada configuração aerodinâmica com conjunto canard e asas em delta, conjugadas com um sistema de controle de voo fly-by-wire digital triplex.

Alta Disponibilidade Operacional – Exigências mínimas de suporte logístico resultando em um alto nível de disponibilidade operacional.

Confiabilidade – O Gripen está atualmente em operação regular nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria e África do Sul, bem como na Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido (ETPS), com mais de 120 mil horas de voo acumuladas.

Custo do Ciclo de Vida – O Gripen NG possui o mais baixo custo operacional que qualquer outro caça atualmente em serviço.

Desenvolvimento Futuro – O Gripen NG foi projetado para se adaptar facilmente às mudanças e às futuras necessidades operacionais, enfrentadas pelas modernas Forças Aéreas.

Biposto – A versão biposto mantém completa capacidade operacional da aeronave monoposto. O Programa Gripen NG conta com o total apoio do governo sueco.


03 jan, 2010 Por Alexandre Galante
Esse artigo é claramente ufanista e escrito por quem percebe pouco da coisa, ou o faz propositadamente.

Parece uma publicidade, não é claramente um artigo e tem dois erros crassos:

1º São os Suecos que dizem não existir um Gripen NG, eles sempre foram bem claros, existe um demonstrador.

2ºA ETPS não tem nenhum Gripen nem nunca teve, é uma escola para pilotos e engenheiros de teste e tem um acordo com a Flygvapnet para usar o simulador e o bi-lugar duas vezes por ano. :roll:

O resto da matéria nem dei atenção...

[[]]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 11:04 pm
por Booz
Cabôclo, tenho insistido tenaz, mas sem alarde, quanto a isto.
Viável existir alguns, da azul baratéia, que são "espanhóis" (tipo: "hay gobierno soy contra"). Quer dizer, nunca se chegará a unânimidade quando o assunto é "caças".

Opinam, caçadores, ex-caçadores, engenheiros, especialistas, os da ativa e os pijamados.

Viável existir um grupo entre esta heterogeneidade que é contra (seja lá qual caça for) e, "dentro do dentro", há os que são contra o Rafale.

Coontudo, o grupo que é contra tudo (posto que concordância geral nunca haverá) é pequeno e também não se entendem. Pode ser barulhento, ser alimentado por interesses de lobistas, de modo ingênuo ou não, pode mesmo usar a deslealdade de "vazar" notas do tipo: "um oficial do alto escalão que pediu para não ser identificado..." (essas tolices). Mas não fará a mínima diferença quanto à decisão hierárquica e verticalizada na razão do do alto comando, do comandante da força e do presidente.
O resto é pirraça por verem escolhas pessoais e, quiçá, interesses outros contrariados.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 11:06 pm
por marcelo l.
Discutindo a coisa do prisma sueco que é o país mais afetado pela crise dos fabricantes dos aviões do short list, por que as forças armadas deles compraria agora o Gripen NG se as forças armadas estão em contenção de despesas, e quando a coisa melhorar provavelmente já estará na hora de pensar em caça 5 geração já que observarão de suas fronteiras alguns deles voando pertinho.

E essa pergunta pode ser feita para qualquer dos outros, se vende no Brasil que teremos grandes upgrades, mas pelas compras brasileiras não vão existir 36 caças ou mesmo mais 36 não faz escala suficiente para criar um novo caça, quando todos tem fortes investimentos em aviões de uma geração acima, no fundo estamos comprando projetos que estão saindo de linha, ou não?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 11:10 pm
por Booz
marcelo l. escreveu:Discutindo a coisa do prisma sueco que é o país mais afetado pela crise dos fabricantes dos aviões do short list, por que as forças armadas deles compraria agora o Gripen NG se as forças armadas estão em contenção de despesas, e quando a coisa melhorar provavelmente já estará na hora de pensar em caça 5 geração já que observarão de suas fronteiras alguns deles voando pertinho.

E essa pergunta pode ser feita para qualquer dos outros, se vende no Brasil que teremos grandes upgrades, mas pelas compras brasileiras não vão existir 36 caças ou mesmo mais 36 não faz escala suficiente para criar um novo caça, quando todos tem fortes investimentos em aviões de uma geração acima, no fundo estamos comprando projetos que estão saindo de linha, ou não?

Tem razão, caro Marcelo.
Ainda sente-se os efeitos da crise e, segundo apregoam os profetas da econômia, contrações sentidas anunciam que o parto ainda não terminou.
Portanto, apesar de a Suécia ter AVENTADO a hipótese, de adqüirir o NG, fica-se melhor com um pé atrás.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 11:11 pm
por Penguin
soultrain escreveu:
Santiago escreveu: ---------------------------------------------------------------------------------------

http://www.aereo.jor.br/2010/01/03/grip ... /#comments

Gripen NG Demo com pilotos brasileiros

Tem gente ainda pelos fóruns na internet dizendo que o Gripen NG não existe. Por isso publicamos novamente a foto enviada pela Saab com o NG decolando com dois pilotos da FAB nos comandos, para um dos voos de teste.

Imagem

Abaixo, as características operacionais do Gripen NG segundo a Saab e o vídeo com proposta de transferência de tecnologia para o Brasil:
Caça “Netcentric” – O Gripen NG é um verdadeiro caça “Network Centric”. É dotado de um sistema data-link multifrequência, com segurança altamente desenvolvida, que proporciona uma completa visualização para o piloto em todos os seus modos de operação.

Superior Fusão de Sensores – A última geração em sistema de aviônicos, com alto poder de computação, operando em vias de barramentos de dados digitais a altas velocidades.

Cockpit Digital Inteligente – Um avançado cockpit 100% digital com grandes telas multifuncionais em cores (MFD), Hands-On-Throttle-And-Stick (HOTAS) e Helmet Mounted Display (HMD).

Alcance e Raio de ação – Patrulha Aérea de Combate a 700 nm, ou 1.300 km, a partir da base de operações, com mais de 30 minutos on station. O Gripen NG tem um alcance superior a 2.200 nm, ou 4.000 km.
Potência – O novo motor de empuxo GE414 98KN confere a melhor potência/peso de sua classe, possibilitando decolagens curtas, subidas rápidas e regime supercruise na configuração de defesa aérea.

Primeiro a Ver – Primeiro a Atirar – A combinação de suas baixas assinaturas radar, infravermelha e visual, emprego do radar AESA, e a integração de armamentos de nova geração, garante a superioridade em engajamentos de longa distância, mesmo contra aeronaves equipadas com radares de maior alcance de detecção.

Incomparável Agilidade – É o caça mais ágil do mundo em combate à curta distância. Combina uma avançada configuração aerodinâmica com conjunto canard e asas em delta, conjugadas com um sistema de controle de voo fly-by-wire digital triplex.

Alta Disponibilidade Operacional – Exigências mínimas de suporte logístico resultando em um alto nível de disponibilidade operacional.

Confiabilidade – O Gripen está atualmente em operação regular nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria e África do Sul, bem como na Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido (ETPS), com mais de 120 mil horas de voo acumuladas.

Custo do Ciclo de Vida – O Gripen NG possui o mais baixo custo operacional que qualquer outro caça atualmente em serviço.

Desenvolvimento Futuro – O Gripen NG foi projetado para se adaptar facilmente às mudanças e às futuras necessidades operacionais, enfrentadas pelas modernas Forças Aéreas.

Biposto – A versão biposto mantém completa capacidade operacional da aeronave monoposto. O Programa Gripen NG conta com o total apoio do governo sueco.


03 jan, 2010 Por Alexandre Galante
Esse artigo é claramente ufanista e escrito por quem percebe pouco da coisa, ou o faz propositadamente.

Parece uma publicidade, não é claramente um artigo e tem dois erros crassos:

1º São os Suecos que dizem não existir um Gripen NG, eles sempre foram bem claros, existe um demonstrador.

2ºA ETPS não tem nenhum Gripen nem nunca teve, é uma escola para pilotos e engenheiros de teste e tem um acordo com a Flygvapnet para usar o simulador e o bi-lugar duas vezes por ano. :roll:

O resto da matéria nem dei atenção...

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http://www.qinetiq.com/home_etps/Galler ... ripen.html

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 11:19 pm
por soultrain
marcelo l.,

Os Suecos têm 144 Gripens que terão de abater, em principio o anunciado e aprovado é ficarem somente 60 activos.

Os Húngaros e Checos serão devolvidos do empréstimo em 2016.

[[]]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 11:22 pm
por soultrain
Santiago escreveu:
soultrain escreveu:
Esse artigo é claramente ufanista e escrito por quem percebe pouco da coisa, ou o faz propositadamente.

Parece uma publicidade, não é claramente um artigo e tem dois erros crassos:

1º São os Suecos que dizem não existir um Gripen NG, eles sempre foram bem claros, existe um demonstrador.

2ºA ETPS não tem nenhum Gripen nem nunca teve, é uma escola para pilotos e engenheiros de teste e tem um acordo com a Flygvapnet para usar o simulador e o bi-lugar duas vezes por ano. :roll:

O resto da matéria nem dei atenção...

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http://www.qinetiq.com/home_etps/Galler ... ripen.html
Foi essa a fonte para o artigo??? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 11:25 pm
por orestespf
jp escreveu:Cabôclo, tenho insistido tenaz, mas sem alarde, quanto a isto.
Viável existir alguns, da azul baratéia, que são "espanhóis" (tipo: "hay gobierno soy contra"). Quer dizer, nunca se chegará a unânimidade quando o assunto é "caças".

Opinam, caçadores, ex-caçadores, engenheiros, especialistas, os da ativa e os pijamados.

Viável existir um grupo entre esta heterogeneidade que é contra (seja lá qual caça for) e, "dentro do dentro", há os que são contra o Rafale.

Coontudo, o grupo que é contra tudo (posto que concordância geral nunca haverá) é pequeno e também não se entendem. Pode ser barulhento, ser alimentado por interesses de lobistas, de modo ingênuo ou não, pode mesmo usar a deslealdade de "vazar" notas do tipo: "um oficial do alto escalão que pediu para não ser identificado..." (essas tolices). Mas não fará a mínima diferença quanto à decisão hierárquica e verticalizada na razão do do alto comando, do comandante da força e do presidente.
O resto é pirraça por verem escolhas pessoais e, quiçá, interesses outros contrariados.
O que mais temo, JP, são as pirraças (ou seria picardia?). Ou se prega o desequilíbrio ou se é desequilibrado.

Segundo o Aurélio (só pra constar :mrgreen: ):
Pirraça: coisa feita de propósito com o intuito de contrariar, agastar, aborrecer, amolar.
Picardia: ação de pícaro; desfeita, desconsideração.

A pluralidade sempre é positiva, mas nunca é bem usada por aqueles que desconhecem sua prática, sempre a defende, porém a prática corre o risco de ser de forma despótica. O que mais me espanta é a prática da pluralidade vulgar em ambiente onde a dialética sempre é verticalizada. Inovação tupiniquim?

Extrapola também as cabanas cefálicas deste caboclo a permissibilidade ad natura no microcosmo, caracterizando algo parciário ou "coniose". Perde-se a qualidade pelo excesso de consumo metílico (não etílico!!) arraigado pelo arramalhar de crenças individuais que contagiam o popular.

O que falta? Atitude séria em todas as esferas, penso.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 11:30 pm
por soultrain
Já agora Santiago, obrigaste-me a pesquisar, olha a legenda dessa foto:

In celebration of the historic 10 year partnership between the Saab/Gripen team and the UK’s Empire Test Pilots’ School, ETPS Gripen Instructor Pilot Jim Schofield and Saab test pilot Magnus Lewis-Olsson fly Gripen 802, specially painted in ETPS’ colours, to the UK to attend the Royal International Air Tattoo.


E da pr´pria SAAB:

On the 10th anniversary of the successful collaboration between the UK’s renowned Empire Test Pilots’ School (ETPS) and Saab, ETPS/QinetiQ and Saab sign a new 2008 agreement providing ETPS with continuing access to fly the new generation Gripen. The 2008 agreement sees two ETPS training campaigns (May and August/September) to be undertaken by seven (7) students with three (3) ETPS instructor pilots IP’s. The test pilot students in 2008 will be drawn from the UK’s Royal Air Force, Switzerland, Singapore, the Netherlands and Pakistan. Each student will fly Gripen at Saab for eleven (11) hours with a complementary course of simulator flying at the Swedish Air Force F7 Wing, Såtenäs.

http://www.gripen.com/en/MediaRelations ... nStory.htm

:wink: :wink: :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 11:53 pm
por marcelo l.
soultrain escreveu:marcelo l.,

Os Suecos têm 144 Gripens que terão de abater, em principio o anunciado e aprovado é ficarem somente 60 activos.

Os Húngaros e Checos serão devolvidos do empréstimo em 2016.

[[]]'s
Obrigado pela informação, aqui entra um problema adicional sobre os custos dos suecos então, pelas bandeirinhas que já vi, parte da tecnologia repassada vai ser para áreas que os suecos não fabricam até pelos custos, e as firmas brasileiras fabricaram para 36 apenas já que eu não acredito que o próximo presidente expanda muito essas compras já pensando na geração 5 e pelo que leio para todo lugar que tentam vender o caça eles prometem parceria provavelmente as mesmas tecnologias que vão nos vender.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 11:53 pm
por Penguin
soultrain escreveu:
Foi essa a fonte para o artigo??? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Se foi a fonte ou não eu não faço a menos idéia. É só perguntar para o Alexandre Galante, autor do post.

O fato é que sua 2a afirmação está equivocada. A foto e o link que postei são do site da ETPS. Será que eles não sabem quais aeronaves fazem parte do seu inventário? http://www.qinetiq.com/home_etps/Galler ... craft.html

Imagem

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 11:55 pm
por soultrain
soultrain escreveu:Já agora Santiago, obrigaste-me a pesquisar, olha a legenda dessa foto:

In celebration of the historic 10 year partnership between the Saab/Gripen team and the UK’s Empire Test Pilots’ School, ETPS Gripen Instructor Pilot Jim Schofield and Saab test pilot Magnus Lewis-Olsson fly Gripen 802, specially painted in ETPS’ colours, to the UK to attend the Royal International Air Tattoo.


E da pr´pria SAAB:

On the 10th anniversary of the successful collaboration between the UK’s renowned Empire Test Pilots’ School (ETPS) and Saab, ETPS/QinetiQ and Saab sign a new 2008 agreement providing ETPS with continuing access to fly the new generation Gripen. The 2008 agreement sees two ETPS training campaigns (May and August/September) to be undertaken by seven (7) students with three (3) ETPS instructor pilots IP’s. The test pilot students in 2008 will be drawn from the UK’s Royal Air Force, Switzerland, Singapore, the Netherlands and Pakistan. Each student will fly Gripen at Saab for eleven (11) hours with a complementary course of simulator flying at the Swedish Air Force F7 Wing, Såtenäs.

http://www.gripen.com/en/MediaRelations ... nStory.htm

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 04, 2010 12:02 am
por Penguin
soultrain escreveu:
soultrain escreveu:Já agora Santiago, obrigaste-me a pesquisar, olha a legenda dessa foto:

In celebration of the historic 10 year partnership between the Saab/Gripen team and the UK’s Empire Test Pilots’ School, ETPS Gripen Instructor Pilot Jim Schofield and Saab test pilot Magnus Lewis-Olsson fly Gripen 802, specially painted in ETPS’ colours, to the UK to attend the Royal International Air Tattoo.


E da pr´pria SAAB:

On the 10th anniversary of the successful collaboration between the UK’s renowned Empire Test Pilots’ School (ETPS) and Saab, ETPS/QinetiQ and Saab sign a new 2008 agreement providing ETPS with continuing access to fly the new generation Gripen. The 2008 agreement sees two ETPS training campaigns (May and August/September) to be undertaken by seven (7) students with three (3) ETPS instructor pilots IP’s. The test pilot students in 2008 will be drawn from the UK’s Royal Air Force, Switzerland, Singapore, the Netherlands and Pakistan. Each student will fly Gripen at Saab for eleven (11) hours with a complementary course of simulator flying at the Swedish Air Force F7 Wing, Såtenäs.

http://www.gripen.com/en/MediaRelations ... nStory.htm

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UK test pilot training school agrees new deal with Gripen
http://www.qinetiq.com/home/newsroom/ne ... _deal.html

Trainee test pilots at ETPS (Empire Test Pilots' School), Britain's world-class flight test training school, which is operated by QinetiQ in partnership with the UK MOD, will gain greater access to flying Sweden's fourth-generation fighter under a new agreement with Saab, brokered by Gripen International. The deal sees an extension of flying hours for ETPS students, as well as greater flying autonomy and will cover the next three years.

Since 1999, ETPS has included Gripen in its test pilot training courses, working in conjunction with Saab. Select groups of trainees and their instructor pilots (IPs) have gone to Sweden to experience Gripen's advanced cockpit technology and flight characteristics. ETPS Business Manager, Steve Westwood, said: "Modern aircraft rely on advanced systems for their effectiveness. For this reason, ETPS students are given access to a wide range of aircraft. Expanding our use of the Gripen allows ETPS to teach systems integration more effectively and on the latest platforms." (...)

UK's Empire Test Pilots' School completes first Gripen flying campaign for 2005
http://www.qinetiq.com/home/newsroom/ne ... ripen.html

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Jan 04, 2010 12:14 am
por Booz
orestespf escreveu:
jp escreveu:Cabôclo, tenho insistido tenaz, mas sem alarde, quanto a isto.
Viável existir alguns, da azul baratéia, que são "espanhóis" (tipo: "hay gobierno soy contra"). Quer dizer, nunca se chegará a unânimidade quando o assunto é "caças".

Opinam, caçadores, ex-caçadores, engenheiros, especialistas, os da ativa e os pijamados.

Viável existir um grupo entre esta heterogeneidade que é contra (seja lá qual caça for) e, "dentro do dentro", há os que são contra o Rafale.

Coontudo, o grupo que é contra tudo (posto que concordância geral nunca haverá) é pequeno e também não se entendem. Pode ser barulhento, ser alimentado por interesses de lobistas, de modo ingênuo ou não, pode mesmo usar a deslealdade de "vazar" notas do tipo: "um oficial do alto escalão que pediu para não ser identificado..." (essas tolices). Mas não fará a mínima diferença quanto à decisão hierárquica e verticalizada na razão do do alto comando, do comandante da força e do presidente.
O resto é pirraça por verem escolhas pessoais e, quiçá, interesses outros contrariados.
O que mais temo, JP, são as pirraças (ou seria picardia?). Ou se prega o desequilíbrio ou se é desequilibrado.

Segundo o Aurélio (só pra constar :mrgreen: ):
Pirraça: coisa feita de propósito com o intuito de contrariar, agastar, aborrecer, amolar.
Picardia: ação de pícaro; desfeita, desconsideração.

A pluralidade sempre é positiva, mas nunca é bem usada por aqueles que desconhecem sua prática, sempre a defende, porém a prática corre o risco de ser de forma despótica. O que mais me espanta é a prática da pluralidade vulgar em ambiente onde a dialética sempre é verticalizada. Inovação tupiniquim?


Sua colocação é deveras contundente - por certo - tem raízes profundas. Nossas história é feita de estórias - e aí não há como não dicotomizar - de pirraças e picardias. A nau dos revoltosos sem causa sempre aportava em cais propício a atracar interesses outros.
Mas, atualmente não temo isto, Sabem que perderiam muito mais do que poderiam auferir. Porém, aí é o elo de meu termo e o de sua ilação, pirraça e picardia se entrelaçam.
Porque?
Pelo fato da perda de prestígio, poder, e poder influir.
Um episódio que não foi devidamente esmiuçado pela patuléia aqui, não aqui no foum propriamente, mas que merecia uma meticulosa lua (inclusive sobre a insistência do Lula em lutar contra - que muitos atacam) é o ocorrido em Honduras. O efeito sistêmico, de transmissão cinética de tudo o que lá houve e, muito importante, a reação (não reação) americana é de uma influência enorme em futuras gestões mais intrincadas na composição de poder em toda a AS.
Tornando aos caças, creia-me, há pressões que infletem-se no comando por erros de interpretação da "camaradagem.
Mas, preste bem atenção a movimentos antes das eleições, estrelas já estão cadentes, e sabem disto.
Lembra-se quando eu disse que aquele que falou o certo no lugar errado (a respeito da demarcação) não foi defenestrado porque se acordou ficar em silêncio? Não torrou a carreira, poderia mesmo virar candidato (só que não há espaço). Ele entendeu que nãopode misturar fala e função, ainda mais púlpito equivocado, Foi mesmo premiado, porém sem comando de tropa. Mas foi premiado.
Por outro lado, tem um que estrila e poderia ser o chefe. Não vai, já está indo à Hering escolhendo a cor do pijama de bolinhas.
Extrapola também as cabanas cefálicas deste caboclo a permissibilidade ad natura no microcosmo, caracterizando algo parciário ou "coniose". Perde-se a qualidade pelo excesso de consumo metílico (não etílico!!) arraigado pelo arramalhar de crenças individuais que contagiam o popular.

O que falta? Atitude séria em todas as esferas, penso.