Alternativas para fim do FX2
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- Luís Henrique
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Re: Alternativas para fim do FX2
Engraçado que quando alguém critica o Gripen porque é o mais leve ou porque é de papél, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
Quando criticam o Super Hornet por causa da coleira de adamantium, de 0 de tots, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
Agora, quando o Lula resolveu escolher o Rafale (que já havia sido selecionado como um dos 3 vencedores) ai acham que o presidente fez besteira. Que fez a escolha antes da avaliação da FAB, etc, etc.
Ora, a avaliação da FAB JÁ TINHA SELECIONADO o Rafale como um dos 3.
Para escolher o melhor dos 3 era realmente uma opção político/estratégica. O presidente a tomou e foi bombardeado.
Agora todos estão felizes com F-5M por mais 1 década...
Quando criticam o Super Hornet por causa da coleira de adamantium, de 0 de tots, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
Agora, quando o Lula resolveu escolher o Rafale (que já havia sido selecionado como um dos 3 vencedores) ai acham que o presidente fez besteira. Que fez a escolha antes da avaliação da FAB, etc, etc.
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Simplesmente um GRANDE caça.
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- J.Ricardo
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Re: Alternativas para fim do FX2
E desde quando o "rabo" balança o "cachorro"?Boss escreveu:O certo é que, deram piti que o Lula "atropelou" o processo e escolheu o Rafale, mas agora possuem o maior tempo do mundo para pegar o processo e enfiar no c*.
Informações posteriores mostram que o Rafale não vingou mesmo por conta da posição Francesa no acordo Irã/Brasil+Turquia e não por "pitis" de ministro/brigadeiro...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: Alternativas para fim do FX2
Em outras palavras, com requisitos modestos qualquer m**** atende.Luís Henrique escreveu:Engraçado que quando alguém critica o Gripen porque é o mais leve ou porque é de papél, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
Quando criticam o Super Hornet por causa da coleira de adamantium, de 0 de tots, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
O Rafale é um ótimo caça, sem dúvida o melhor dos três finalistas, adoraria vê-lo nas cores da FAB e tal apesar da proposta francesa na época ser um pouco cara o avião era muito bom, ainda assim, mesmo para um especialista em aviões militares como o Lula uma escolha tão rápida é surpreendente, não sei que informação que os outros que criticam tem, o que ouvi é, a Embraer/Dassault financiou a campanha do Lula e a escolha do Rafale seria uma compensação, por isso a escolha tão rápido pelo ainda inexperiente Lula.Luís Henrique escreveu:Agora, quando o Lula resolveu escolher o Rafale (que já havia sido selecionado como um dos 3 vencedores) ai acham que o presidente fez besteira. Que fez a escolha antes da avaliação da FAB, etc, etc.
Se é verdade ou não? Não sei, os partidos são obrigados a declarar de onde vem o dinheiro das campanhas, não é? Houve doação da Embraer/Dassault para o PT?
Enquanto gostaria do Rafale uma decisão assim não agrada, é o tão criticado rouba mas faz.
Mas a opção político/estratégica favorece a quem exatamente? Talvez esse fosse justamente o problema...Luís Henrique escreveu:Ora, a avaliação da FAB JÁ TINHA SELECIONADO o Rafale como um dos 3.
Para escolher o melhor dos 3 era realmente uma opção político/estratégica. O presidente a tomou e foi bombardeado.
Acredite, existem problemas maiores do que F-5M por mais uma década, na minha opinião corrupção é um desses problemas, quero que a FAB seja equipada com um caça bom hoje e que continuará sendo bom no futuro assim como um plano de longo prazo, mas não quero que isso dependa de conchavos políticos, como já disse a um tempo atrás, melhor uma escolha 100% técnica.Luís Henrique escreveu:Agora todos estão felizes com F-5M por mais 1 década...
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Thor
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Re: Alternativas para fim do FX2
Já que ele escolheu o Rafale e "determinou" o prosseguimento nas negociações, por que não liberou a "bufunfa" e não estamos voando o Rafale ainda?Luís Henrique escreveu:Engraçado que quando alguém critica o Gripen porque é o mais leve ou porque é de papél, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
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Agora, quando o Lula resolveu escolher o Rafale (que já havia sido selecionado como um dos 3 vencedores) ai acham que o presidente fez besteira. Que fez a escolha antes da avaliação da FAB, etc, etc.
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Nem estou falando sobre o modo de anuncio do "vencedor/escolhido" pelo BRASIL.
Eu tenho minhas dúvidas quanto a promessas de politico em palanque, principalmente com holofotes.
E assim caminha o Brasil. Quem sabe mereçamos mesmo uns meros F-5 de terceira mão e uns Lineage, Legacy, Phenom, E-190 e A320 no GTE.
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
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Re: Alternativas para fim do FX2
Talvez porque ele tenha se assustado com os valores, ou talvez porque ele tenha ficado puto com o mimimi do "qualquer um serve"Thor escreveu:Já que ele escolheu o Rafale e "determinou" o prosseguimento nas negociações, por que não liberou a "bufunfa" e não estamos voando o Rafale ainda?Luís Henrique escreveu:Engraçado que quando alguém critica o Gripen porque é o mais leve ou porque é de papél, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
Quando criticam o Super Hornet por causa da coleira de adamantium, de 0 de tots, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
Agora, quando o Lula resolveu escolher o Rafale (que já havia sido selecionado como um dos 3 vencedores) ai acham que o presidente fez besteira. Que fez a escolha antes da avaliação da FAB, etc, etc.
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Abraços
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Re: Alternativas para fim do FX2
Marechal-do-ar escreveu:Em outras palavras, com requisitos modestos qualquer m**** atende.Luís Henrique escreveu:Engraçado que quando alguém critica o Gripen porque é o mais leve ou porque é de papél, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
Quando criticam o Super Hornet por causa da coleira de adamantium, de 0 de tots, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
O Rafale é um ótimo caça, sem dúvida o melhor dos três finalistas, adoraria vê-lo nas cores da FAB e tal apesar da proposta francesa na época ser um pouco cara o avião era muito bom, ainda assim, mesmo para um especialista em aviões militares como o Lula uma escolha tão rápida é surpreendente, não sei que informação que os outros que criticam tem, o que ouvi é, a Embraer/Dassault financiou a campanha do Lula e a escolha do Rafale seria uma compensação, por isso a escolha tão rápido pelo ainda inexperiente Lula.Luís Henrique escreveu:Agora, quando o Lula resolveu escolher o Rafale (que já havia sido selecionado como um dos 3 vencedores) ai acham que o presidente fez besteira. Que fez a escolha antes da avaliação da FAB, etc, etc.
Se é verdade ou não? Não sei, os partidos são obrigados a declarar de onde vem o dinheiro das campanhas, não é? Houve doação da Embraer/Dassault para o PT?
Enquanto gostaria do Rafale uma decisão assim não agrada, é o tão criticado rouba mas faz.
Mas a opção político/estratégica favorece a quem exatamente? Talvez esse fosse justamente o problema...Luís Henrique escreveu:Ora, a avaliação da FAB JÁ TINHA SELECIONADO o Rafale como um dos 3.
Para escolher o melhor dos 3 era realmente uma opção político/estratégica. O presidente a tomou e foi bombardeado.
Acredite, existem problemas maiores do que F-5M por mais uma década, na minha opinião corrupção é um desses problemas, quero que a FAB seja equipada com um caça bom hoje e que continuará sendo bom no futuro assim como um plano de longo prazo, mas não quero que isso dependa de conchavos políticos, como já disse a um tempo atrás, melhor uma escolha 100% técnica.Luís Henrique escreveu:Agora todos estão felizes com F-5M por mais 1 década...
Duvido. O que foi noticiado é que a Embraer queria o Gripen porque resultava em maior participação nacional.
Já no final do FX2 foi noticiado que a Embraer queria o Super Hornet devido a parcerias estratégicas firmadas entre as duas companhias.
Agora você está colocando uma teoria (que eu sei que não é sua) que a vitória da Dassault seria mais interessante para a Embraer e o Lula teria batido o martelo devido à dinheiro para a campanha.
Só tem dois problemas:
1) o Lula NÃO fechou nada. Se fosse realmente uma dívida de campanha, ele mandaria todo mundo para aquele lugar e teria fechado o negócio
2) não vejo esta preferência da Embraer pelo caça francês. E novamente, o noticiado foi justamente o contrário.
Agora decisões 100% técnicas neste nível de equipamento militar não existe.
Nós temos que comprar do parceiro mais confiável.
Se fosse apenas a questão técnica e o custo/benefício os europeus teriam uma indústria bélica bem menor e os chineses já teriam inundado o mundo com o JF-17.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Devido à questões políticas.Thor escreveu:Já que ele escolheu o Rafale e "determinou" o prosseguimento nas negociações, por que não liberou a "bufunfa" e não estamos voando o Rafale ainda?Luís Henrique escreveu:Engraçado que quando alguém critica o Gripen porque é o mais leve ou porque é de papél, aparecem os defensores dizendo que ele é um dos 3 finalistas porque atende todos os requisitos da FAB.
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Abraços
Um político toma decisões por aquilo que acha correto e também por aquilo que não lhe causará problemas políticos.
Devido a todo o escândalo que surgiu após a declaração, justamente dizendo que ele (Lula) tinha tomado a decisão antes do relatório final, que tinha passado por cima da FAB, etc. Fora os vazamentos de relatórios que diziam que o Gripen era o vencedor, que o Rafale era o último lugar. etc. etc. etc.
Eu creio que tudo isto colaborou para o Lula voltar atrás. Ele não quis entrar nesta guerra e com isto perder credibilidade/votos.
Depois disto, teve problemas com a França e ai melou de vez.
Da mesma forma foi noticiado em 2010 que o Brasil iria produzir 18 FREMM italianas, depois tivemos problemas com a Itália e o negócio afundou.
Assim que as coisas funcionam, mas no caso do FX2 parece que teve uma GRANDE ajuda de pessoas dentro da força para MELAREM o negócio com o caça francês.
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Re: Alternativas para fim do FX2
No início a Embraer apoiava abertamente o Rafale, inclusive cogitando a montagem dele aqui, lembro muito bem dessa parte, não sei como está hoje, mas na época a Dassault tinha ações da Embraer, só mais tarde que a Embraer mudou de lado e o "favorito" mudou também.Luís Henrique escreveu:Duvido. O que foi noticiado é que a Embraer queria o Gripen porque resultava em maior participação nacional.
Já no final do FX2 foi noticiado que a Embraer queria o Super Hornet devido a parcerias estratégicas firmadas entre as duas companhias.
Agora você está colocando uma teoria (que eu sei que não é sua) que a vitória da Dassault seria mais interessante para a Embraer e o Lula teria batido o martelo devido à dinheiro para a campanha.
Realmente, o Lula não fechou nada, mas não me espanta, digamos que o governo do Lula não começou com o pé direito, logo que ele assumiu teve problemas com os radicais do PT, aerolula, passeios do filho e, em seguida escândalos de corrupção, receber dinheiro da Embraer e depois escolher a opção deles sem analisar resultaria em investigação, independente de ter negócios escusos ou não escolher a opção mais cara sem tempo de analisar é suspeito, na verdade, é uma grande c@g@d@, depois dessa ele não teve opção a não ser voltar atrás, de um jeito ou de outro daria m****.Luís Henrique escreveu:1) o Lula NÃO fechou nada. Se fosse realmente uma dívida de campanha, ele mandaria todo mundo para aquele lugar e teria fechado o negócio
Quanto a pagar a dívida de campanha oportunidades mais discretas não faltaram, basicamente todas as empresas que ajudaram nas campanhas políticas foram bem recompensadas, mas claro, não tenho conhecimento dos acordos para saber tudo o que ganharam, só o balanço das empresas de capital aberto para constatar que, por coincidência ( ), elas ganharam dinheiro nesse período.
Se o JF-17 for realmente tão bom assim...Luís Henrique escreveu:Se fosse apenas a questão técnica e o custo/benefício os europeus teriam uma indústria bélica bem menor e os chineses já teriam inundado o mundo com o JF-17.
Quem mais ganhou na base da política/pressão foi sem dúvida os EUA.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Luís Henrique
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Re: Alternativas para fim do FX2
Você está confundindo as coisas.
Na época que a Dassault possuía ações da Embraer o programa se chamava FX, o caça oferecido era o Mirage 2000 BR (modificação do 2000-5) e o presidente na época era o Fernando Henrique Cardoso (que também recebeu dinheiro da Embraer na campanha política)
E, sim o favorito DECLARADO da Embraer era o Mirage francês, pois possuíam um acordo para produção do caça no Brasil, obviamente na própria Embraer.
Neste programa a Rosoboronexport tinha acordo com a Avibras. E assim por diante.
Quando o Lula assumiu, ele CANCELOU este programa em favor do programa Fome Zero.
E quando reiniciou em 2006, com novo nome FX2 em vez de FX e 36 caças em vez de 12.
Ai, no novo e atual programa, o Rafale entrou como competidor e a Dassault ainda possuía 2,2% de ações da Embraer, mas não existia mais acordo para produção do caça em parceria, pois no novo programa QUALQUER que fosse o escolhido teria que repassar tecnologias e produção local. Ou seja, a Embraer seria beneficiada independente da escolha. Não era mais permitido uma oferta conjunta envolvendo a Embraer. A Embraer teria como parceiro a empresa selecionada pelo governo.
Logo depois a Dassault e a EADS venderam a participação que tinham na Embraer, isto foi em 13 de fevereiro de 2007.
Em novembro de 2008 saiu a short list.
Na época que a Dassault possuía ações da Embraer o programa se chamava FX, o caça oferecido era o Mirage 2000 BR (modificação do 2000-5) e o presidente na época era o Fernando Henrique Cardoso (que também recebeu dinheiro da Embraer na campanha política)
E, sim o favorito DECLARADO da Embraer era o Mirage francês, pois possuíam um acordo para produção do caça no Brasil, obviamente na própria Embraer.
Neste programa a Rosoboronexport tinha acordo com a Avibras. E assim por diante.
Quando o Lula assumiu, ele CANCELOU este programa em favor do programa Fome Zero.
E quando reiniciou em 2006, com novo nome FX2 em vez de FX e 36 caças em vez de 12.
Ai, no novo e atual programa, o Rafale entrou como competidor e a Dassault ainda possuía 2,2% de ações da Embraer, mas não existia mais acordo para produção do caça em parceria, pois no novo programa QUALQUER que fosse o escolhido teria que repassar tecnologias e produção local. Ou seja, a Embraer seria beneficiada independente da escolha. Não era mais permitido uma oferta conjunta envolvendo a Embraer. A Embraer teria como parceiro a empresa selecionada pelo governo.
Logo depois a Dassault e a EADS venderam a participação que tinham na Embraer, isto foi em 13 de fevereiro de 2007.
Em novembro de 2008 saiu a short list.
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Re: Alternativas para fim do FX2
Sobre o JF-17 ele não é tão bom assim. Ele é BARATO.
É quase um F-16C e custa MUITO POUCO.
Pelo custo/benefícios estaria voando no mundo todo.
É quase um F-16C e custa MUITO POUCO.
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Re: Alternativas para fim do FX2
abs.Thor escreveu:Eu tenho minhas dúvidas quanto a promessas de politico em palanque, principalmente com holofotes.
Se tens dúvidas ainda, eu já tenho cá comigo a mais absoluta certeza.
E assim caminha o Brasil. Quem sabe mereçamos mesmo uns meros F-5 de terceira mão e uns Lineage, Legacy, Phenom, E-190 e A320 no GTE.
Quem sabe não, merecemos sim, e muito, ter F-5EM's até o último cair. E uma frota de 1o mundo no GTE. Aliás, eu nem sei porque que ainda não mudaram o nome oficialmente para TAB...
Abraços
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Re: Alternativas para fim do FX2
Eu gosto bastante do desenho do JF 17, mas ele não serve por um motivo o motor é russo e o projeto é chinês. Parece que os russos poderiam por areia em uma exportação chinesa de caças. O bom é que ele já esta integrado as armas brasileiras como o Piranha, o MAR 1. Interessante não, o caça JF 17 usa armamento brasileiro da Mectron.
Não sei quanto custa um JF 17, mas talvez seja próximo ao que se pagaria para pegar um F 16 usado e o modernizar. Mas o TEJAS hindu tem turbina ocidental.
O bom os dois são monoturbinas, o melhor em termos de economia e o melhor para FAB na minha opinião é um caça econômico. O Rafale é super, super. Mas é o mais caro. O F18 vai na mesma toada.
Mas estas soluções exóticas nunca vão ser adotadas aqui no Brasil por preconceito em primeiro lugar.
Não sei quanto custa um JF 17, mas talvez seja próximo ao que se pagaria para pegar um F 16 usado e o modernizar. Mas o TEJAS hindu tem turbina ocidental.
O bom os dois são monoturbinas, o melhor em termos de economia e o melhor para FAB na minha opinião é um caça econômico. O Rafale é super, super. Mas é o mais caro. O F18 vai na mesma toada.
Mas estas soluções exóticas nunca vão ser adotadas aqui no Brasil por preconceito em primeiro lugar.
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Re: Alternativas para fim do FX2
É, tem razão, a novela começou com o M2000.Luís Henrique escreveu: Na época que a Dassault possuía ações da Embraer o programa se chamava FX, o caça oferecido era o Mirage 2000 BR (modificação do 2000-5) e o presidente na época era o Fernando Henrique Cardoso (que também recebeu dinheiro da Embraer na campanha política)
Ai comprou os M2000 usados.Luís Henrique escreveu: Quando o Lula assumiu, ele CANCELOU este programa em favor do programa Fome Zero.
Você ta certo, depois de tantos anos acompanhando essa porcaria só com cronograma pra lembrar tudo o que aconteceu.Luís Henrique escreveu:Em novembro de 2008 saiu a short list.
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Re: Alternativas para fim do FX2
A Korea do Sul ensina como se sai de um programa de aquesição de caças com a cara lavada!
Estes não são soficientemente bons! vamos anular o FX S korea e começar tudo de novo!
Dilma podia aprender com o Sul koreanos!
Código: Selecionar todos
SKorea Rejects Boeing, Says F-15 SE Not Good Enough
South Korea on Tuesday rejected Boeing Co.'s bid to supply 60 fighter jets in the country's largest-ever weapons purchase even though it was the sole remaining bidder, and said it would reopen the tender.
Boeing had offered its F-15 Silent Eagle, but South Korean critics have said the warplane lacks state-of-the-art stealth capabilities and cannot effectively cope with North Korea's increasing nuclear threats.
Defense Ministry spokesman Kim Min-seok said officials decided at a meeting Tuesday to delay naming a winning bidder for the 8.3 trillion won ($7.7 billion) purchase, and would restart the bidding process at an early date.
Estes não são soficientemente bons! vamos anular o FX S korea e começar tudo de novo!
Dilma podia aprender com o Sul koreanos!
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Re: Alternativas para fim do FX2
A Coréia do Sul é capitalista e amiga (leia-se Vassalo) do Tio Sam.
Nem se fosse a Coréia do Norte eles iriam mudar suas ideias sobre assunto de defesa.
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