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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 6:45 pm
por Penguin
Carlos Mathias escreveu:Engraçado, o Su-35BM e seu radar eram uma merda justamente porque a antena era móvel. Agora o Santiago (depois de trocar de camisa, mas ainda com muitas estrelinhas e listras :lol: ) aposta que um radar ghost paper será o melhor, mesmo que o avião não tenha espaço, potência nem exista e tenha o mesmo movimento mecânico, só que bem mais limitado.

CM,

Santiago nunca disse nada sobre o radar PESA de antena movel do Su-35. Que o conceito era interessante era. Mesmo com aquele papel celofone


A SAAB já terminou o radar do Eurofighter? Se terminar o ghost radar antes do CAESAR o pessoal da Europa vai chiar, pô!?
Como é que terminam um que começou ontem antes de um que já tem quase uma década de desenvolvimento? :lol:

A SAAB não é responsável pelo radar do Eurofighter. Vc pirou? A SAAB está utilizando uma antena AESA da Selex que desenvolve em consórcio o novo radar do Eurofighter.

[]s



Bem, voltamos aos custos, e única e nem um pouco óbvia "vantagem" do avião David Coperfildi.

Vamos às velhas perguntas manjadas de sempre:

- Qual o custo geoestratégico de se escolher um caça sem respaldo nessa área?
- Qual o custo de se escolher um caça em que uns 50% sejam norte-americanos para que depois tenhamos mais um "TP-2000 da vida" ao pedirmos algo além do "necessário"?

Se o problema são custos, J-10 na cabeça, agora!!!!!!

Aliás... Alô, alô pessoal Rafaleiro no FX!
Se baterem nessa tecla de custos, empurrem J-10 na mesa e mostrem custos!!!!!!!


Abraços!
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http://www.aereo.jor.br/2010/01/03/grip ... /#comments

Gripen NG Demo com pilotos brasileiros

Tem gente ainda pelos fóruns na internet dizendo que o Gripen NG não existe. Por isso publicamos novamente a foto enviada pela Saab com o NG decolando com dois pilotos da FAB nos comandos, para um dos voos de teste.

Imagem

Abaixo, as características operacionais do Gripen NG segundo a Saab e o vídeo com proposta de transferência de tecnologia para o Brasil:
Caça “Netcentric” – O Gripen NG é um verdadeiro caça “Network Centric”. É dotado de um sistema data-link multifrequência, com segurança altamente desenvolvida, que proporciona uma completa visualização para o piloto em todos os seus modos de operação.

Superior Fusão de Sensores – A última geração em sistema de aviônicos, com alto poder de computação, operando em vias de barramentos de dados digitais a altas velocidades.

Cockpit Digital Inteligente – Um avançado cockpit 100% digital com grandes telas multifuncionais em cores (MFD), Hands-On-Throttle-And-Stick (HOTAS) e Helmet Mounted Display (HMD).

Alcance e Raio de ação – Patrulha Aérea de Combate a 700 nm, ou 1.300 km, a partir da base de operações, com mais de 30 minutos on station. O Gripen NG tem um alcance superior a 2.200 nm, ou 4.000 km.
Potência – O novo motor de empuxo GE414 98KN confere a melhor potência/peso de sua classe, possibilitando decolagens curtas, subidas rápidas e regime supercruise na configuração de defesa aérea.

Primeiro a Ver – Primeiro a Atirar – A combinação de suas baixas assinaturas radar, infravermelha e visual, emprego do radar AESA, e a integração de armamentos de nova geração, garante a superioridade em engajamentos de longa distância, mesmo contra aeronaves equipadas com radares de maior alcance de detecção.

Incomparável Agilidade – É o caça mais ágil do mundo em combate à curta distância. Combina uma avançada configuração aerodinâmica com conjunto canard e asas em delta, conjugadas com um sistema de controle de voo fly-by-wire digital triplex.

Alta Disponibilidade Operacional – Exigências mínimas de suporte logístico resultando em um alto nível de disponibilidade operacional.

Confiabilidade – O Gripen está atualmente em operação regular nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria e África do Sul, bem como na Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido (ETPS), com mais de 120 mil horas de voo acumuladas.

Custo do Ciclo de Vida – O Gripen NG possui o mais baixo custo operacional que qualquer outro caça atualmente em serviço.

Desenvolvimento Futuro – O Gripen NG foi projetado para se adaptar facilmente às mudanças e às futuras necessidades operacionais, enfrentadas pelas modernas Forças Aéreas.

Biposto – A versão biposto mantém completa capacidade operacional da aeronave monoposto. O Programa Gripen NG conta com o total apoio do governo sueco.


03 jan, 2010 Por Alexandre Galante

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 6:53 pm
por PRick
Santiago escreveu:
PRick escreveu: Só tem um porém, a renda per capta dos EUA caíra, entendeu? A afirmação não é minha, mas do Ricardo Amorim. Portanto, a nossa subirá e a deles cairá, de tal forma que daqui a 15 anos ficarão semelhantes. Isso implica numa perda de uns 20% no PIB dos EUA. Lembre-se que isso se dá de várias formas, uma delas é a contínua desvalorização do Dólar frente as outras moedas.

Ricardo Amorim tem previsões negras para o futuro da economia dos EUA.

[]´s
Prick - o vidente,

Vc está lendo com atenção o que vc escreve?
Vc está dizendo que a economia americana ficará estagnada ou recuará por 15 anos. Humm...
Vc está agora usando um ancora da maldita rede Globo como alicerce para apoiar suas idéias econômicas?! É o fim dos tempos!!

[]s

Cuidado com certas conclusões, queda da renda per capta, não é o mesmo que economia estagnada, nem encolhimento da economia, lembre-se que os cálculos feitos pelo Banco Mundial são feitos sobre o Dólar.

Vamos supor uma situação, que o Dólar se desvalorize mais 20% sobre as principais moedas mundiais, isso quer dizer que os EUA perderam relativamente 20% de seu PIB, sobre a comparação com outros países, mesmo que sua economia estivesse crescendo na mesma taxa.

Ou outra situação, que a população dos EUA cresça mais que sua economia, no final, teremos uma queda na renda per capta. O fluxo migratório de centro americanos e mexicanos está produzindo outro fenômeno interessante, um crescimento inesperado na população dos EUA. Com um duplo efeito danoso, esse pessoal além da pobreza extrema, costuma ser fonte de grande evasão de divisas.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 6:58 pm
por Italo Lobo
Bourne escreveu:
Carlos Mathias escreveu:'É só verificar os estudos BNDES e IPEA sobre as precisões da economia economia brasileira na década de 1990"

Pô, mas também, durante o tucanato... :roll: :lol:
Hoje também tem os caras que estão lá por que tem uma visão ideologizadas dos estudos que forçam a barra como nos tempos de FHC. Porém a maior parte do pessoa é o mesmo e existem estudos que são neutros que não interessa criar viés, depende como se apresenta os dados e quem apresenta.
O IPEA está sob intervenção e foi enquadrado pelo GF. Não existe nem mesmo estudos isentos que possam ser apresentados,todos estudos sofrem censura.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 6:58 pm
por Túlio
Carlos Mathias escreveu:Engraçado, o Su-35BM e seu radar eram uma merda justamente porque a antena era móvel. Agora o Santiago (depois de trocar de camisa, mas ainda com muitas estrelinhas e listras :lol: ) aposta que um radar ghost paper será o melhor, mesmo que o avião não tenha espaço, potência nem exista e tenha o mesmo movimento mecânico, só que bem mais limitado.

Aí é que está: quando era no Flanker era josta e nem servia para nada. Agora não, é a última bolacha do pacote. Vai entender... :roll:

Nas buenas, podem até achar ruim os amigos 'neo-suecos' mas tentar convencer alguém que pegar um avião pronto e atuante, botar mais um montão de combustível, daí então trocar o motor para compensar e isso vai fazer algo melhor que um Super Hornet monoturbina é sodas. Pensem: mais combustível interno implica tanques maiores, com maior penalidade aerodinâmica e estrutural. Tudo tri, para isso se acrescenta reforços na estrutura e se dá umas garibadas nas superfícies. Trocando em miúdos, mais peso e RCS. E custo! E as entradas de ar? Turbina nova, não? Tem que mexer ou as entradas foram tão maravilhosamente desenhadas que servem para qualquer turbina? Tome mais custo! E peso! E tempo para testes e verificações/correções. Mas e a asa? Tem que ser bem maior ou a carga alar sobe até se ter um AMX Sueco! E todas essas perigosas modificações custam uma nota! E, mesmo sem ter voado certamente há um programa maravilhoso que já entrega o custo da hora de voo de uma aeronave que nem maiden flight já fez como 'tanto: nem mais nem menos'! Um avião cujo custo final de desenvolvimento é uma imensa incógnita como 'tanto: nem mais nem menos'! E esse 'tanto' é tão fabulosamente mais barato que a FAB está inteirinha perdidamente apaixonada porque quer um avião baratinho de voar porque o Brasil não pode mais...

ENTÃO POR QUE DIABOS OS BRIGADEIROS DESCARTARAM LOGO DE SAÍDA O IMBATÍVEL (em custos) F-16BR?

Hora de voo não é só QAV, é sobretudo peças e suprimentos e isso, para F-16, se acha até no galpão de lixo e ferro-velho do Júlio Lamas, POWS!!!

Querem saber? Acho que não vamos comprar é josta nenhuma, o outro governo que decida, como sempre. O FFHH já fez isso, agora o Lula e depois sei lá quem. Até elegermos o FABIO para Presidente, daí ele faz umas 'compras de oportunidade', sei lá, uns Phantoms ou Kfirs talvez, e fica tudo como dantes no quartel de Abrantes...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 7:04 pm
por PRick
Santiago escreveu:

http://www.aereo.jor.br/2010/01/03/grip ... /#comments

Gripen NG Demo com pilotos brasileiros

Tem gente ainda pelos fóruns na internet dizendo que o Gripen NG não existe. Por isso publicamos novamente a foto enviada pela Saab com o NG decolando com dois pilotos da FAB nos comandos, para um dos voos de teste. :lol: :lol: :lol: Tem gente dizendo que um demonstrador de tecnologia prova a existência de algo, isso da foto é um Gripen C de 02 lugares modificado, o resto é MENTIRA

Imagem

Abaixo, as características operacionais do Gripen NG segundo a Saab e o vídeo com proposta de transferência de tecnologia para o Brasil:
Caça “Netcentric” – O Gripen NG é um verdadeiro caça “Network Centric”. É dotado de um sistema data-link multifrequência, com segurança altamente desenvolvida, que proporciona uma completa visualização para o piloto em todos os seus modos de operação.Todos os FX-2 tem isso.

Superior Fusão de Sensores – A última geração em sistema de aviônicos, com alto poder de computação, operando em vias de barramentos de dados digitais a altas velocidades.Lero-lero

Cockpit Digital Inteligente – Um avançado cockpit 100% digital com grandes telas multifuncionais em cores (MFD), Hands-On-Throttle-And-Stick (HOTAS) e Helmet Mounted Display (HMD).Todos os FX-2 tem isso.

Alcance e Raio de ação – Patrulha Aérea de Combate a 700 nm, ou 1.300 km, a partir da base de operações, com mais de 30 minutos on station. O Gripen NG tem um alcance superior a 2.200 nm, ou 4.000 km.Nenhuma comprovação, apenas dados passados pelo fabricante, sobre um demonstrador de tecnologia
Potência – O novo motor de empuxo GE414 98KN confere a melhor potência/peso de sua classe, possibilitando decolagens curtas, subidas rápidas e regime supercruise na configuração de defesa aérea.Deve ser alguma piada.

Primeiro a Ver – Primeiro a Atirar – A combinação de suas baixas assinaturas radar, infravermelha e visual, emprego do radar AESA, e a integração de armamentos de nova geração, garante a superioridade em engajamentos de longa distância, mesmo contra aeronaves equipadas com radares de maior alcance de detecção.Tem um concorrente que faz melhor. :twisted: :twisted:

Incomparável Agilidade – É o caça mais ágil do mundo em combate à curta distância. Combina uma avançada configuração aerodinâmica com conjunto canard e asas em delta, conjugadas com um sistema de controle de voo fly-by-wire digital triplex.Agora, o delírio começa.

Alta Disponibilidade Operacional – Exigências mínimas de suporte logístico resultando em um alto nível de disponibilidade operacional.Mais delírios!

Confiabilidade – O Gripen está atualmente em operação regular nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria e África do Sul, bem como na Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido (ETPS), com mais de 120 mil horas de voo acumuladas.O GRIPEN C, o NG não existe, não está em serviço, não e operacional.

Custo do Ciclo de Vida – O Gripen NG possui o mais baixo custo operacional que qualquer outro caça atualmente em serviço.O Gripen NG não está em serviço. :lol: :lol:

Desenvolvimento Futuro – O Gripen NG foi projetado para se adaptar facilmente às mudanças e às futuras necessidades operacionais, enfrentadas pelas modernas Forças Aéreas.Papo de vendedor.

Biposto – A versão biposto mantém completa capacidade operacional da aeronave monoposto. O Programa Gripen NG conta com o total apoio do governo sueco.Todos tem isso.


03 jan, 2010 Por Alexandre Galante

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 7:07 pm
por Penguin
PRick escreveu:
Santiago escreveu:[ quote="PRick"] Só tem um porém, a renda per capta dos EUA caíra, entendeu? A afirmação não é minha, mas do Ricardo Amorim. Portanto, a nossa subirá e a deles cairá, de tal forma que daqui a 15 anos ficarão semelhantes. Isso implica numa perda de uns 20% no PIB dos EUA. Lembre-se que isso se dá de várias formas, uma delas é a contínua desvalorização do Dólar frente as outras moedas.

Ricardo Amorim tem previsões negras para o futuro da economia dos EUA.

[]´s
Prick - o vidente,

Vc está lendo com atenção o que vc escreve?
Vc está dizendo que a economia americana ficará estagnada ou recuará por 15 anos. Humm...
Vc está agora usando um ancora da maldita rede Globo como alicerce para apoiar suas idéias econômicas?! É o fim dos tempos!!

[]s

Cuidado com certas conclusões, queda da renda per capta, não é o mesmo que economia estagnada, nem encolhimento da economia, lembre-se que os cálculos feitos pelo Banco Mundial são feitos sobre o Dólar.

Vamos supor uma situação, que o Dólar se desvalorize mais 20% sobre as principais moedas mundiais, isso quer dizer que os EUA perderam relativamente 20% de seu PIB, sobre a comparação com outros países, mesmo que sua economia estivesse crescendo na mesma taxa.

Ou outra situação, que a população dos EUA cresça mais que sua economia, no final, teremos uma queda na renda per capta. O fluxo migratório de centro americanos e mexicanos está produzindo outro fenômeno interessante, um crescimento inesperado na população dos EUA. Com um duplo efeito danoso, esse pessoal além da pobreza extrema, costuma ser fonte de grande evasão de divisas.

[]´s[/quote]

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Agora você abdicou do conceito de paridade do poder de compra da moeda. Conceito tantas vezes defendido por você.

A taxa de crescimento populacional dos EUA gira em torno de 0,6% ao ano. É bem superior às taxas da UE que mal repõe a mão-de-obra da parcela da população que se aposenta ou morre. As questões demográficas são outro elemento que complicam ainda mais as projeções econômicas de longo prazo.

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 7:12 pm
por PRick
Santiago escreveu:

Agora você abdicou do conceito de paridade do poder de compra da moeda. Conceito tantas vezes defendido por você.

A taxa de crescimento populacional dos EUA gira em torno de 0,6% ao ano. É bem superior às taxas da UE que mal repõe a mão-de-obra da parcela da população que se aposenta ou morre. As questões demográficas são outro elemento que complicam ainda mais as projeções econômicas de longo prazo.

[]s

Já abdiquei faz tempo, porque mudaram as fórmulas de cálculo, por isso, acho melhor o conceito bruto, pelo menos esse não dá para maquiar, estou falando do Bruto, o PPP as modificações serão até mais próximas.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 7:20 pm
por Penguin
PRick escreveu:
Santiago escreveu:

Agora você abdicou do conceito de paridade do poder de compra da moeda. Conceito tantas vezes defendido por você.

A taxa de crescimento populacional dos EUA gira em torno de 0,6% ao ano. É bem superior às taxas da UE que mal repõe a mão-de-obra da parcela da população que se aposenta ou morre. As questões demográficas são outro elemento que complicam ainda mais as projeções econômicas de longo prazo.

[]s

Já abdiquei faz tempo, porque mudaram as fórmulas de cálculo, por isso, acho melhor o conceito bruto, pelo menos esse não dá para maquiar, estou falando do Bruto, o PPP as modificações serão até mais próximas.

[]´s
PPP = PPC

Renda per Capita Nominal e PPP:
http://siteresources.worldbank.org/DATA ... /GNIPC.pdf

PIB Nominal:
http://siteresources.worldbank.org/DATA ... es/GDP.pdf

PIB PPP:
http://siteresources.worldbank.org/DATA ... DP_PPP.pdf

População:
http://siteresources.worldbank.org/DATA ... es/POP.pdf


OBS.:

Uma curiosidade:

EUA
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 8:03 pm
por Divino Alves
Minha colher de pau nesse caldeirão.

Nunca li qualquer nota, comunicado, declaração ou coisa que o valha da FAB dizendo que o Rafale é caro ou que o Grippen é barato.

Pelo que sei, foi o próprio presidente Lula quem iniciou essa discussão ao pedir para o Sarkosy para baixar os preços do Rafale. Não foi o comandante Saito.

Também pelo que sei, foi o ministro Jobim quem esteve várias vezes com o franceses, em negociações paralelas as da FAB, para tratar do assunto preço.

Porque, então, muitos aqui ficam falando que a FAB está reclamando dos preços?

Falem do Lula e do Jobim. Eles é que não estão aceitando os preços ofertados. Se a Dassault baixar, eles fecham o negócio imediatamente.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 8:13 pm
por Booz
Já que o problema são os custos, eis duas opções à FAB.
O segundo seria mais avançado, um PAK(ote).

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Mas temos que correr, pois os custos do papel, folha de caderno, tendem a aumentar no início do período letivo.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 8:24 pm
por PRick
Divino Alves escreveu:Minha colher de pau nesse caldeirão.

Nunca li qualquer nota, comunicado, declaração ou coisa que o valha da FAB dizendo que o Rafale é caro ou que o Grippen é barato.

Pelo que sei, foi o próprio presidente Lula quem iniciou essa discussão ao pedir para o Sarkosy para baixar os preços do Rafale. Não foi o comandante Saito.

Também pelo que sei, foi o ministro Jobim quem esteve várias vezes com o franceses, em negociações paralelas as da FAB, para tratar do assunto preço.

Porque, então, muitos aqui ficam falando que a FAB está reclamando dos preços?

Falem do Lula e do Jobim. Eles é que não estão aceitando os preços ofertados. Se a Dassault baixar, eles fecham o negócio imediatamente.
Pelo que falam aqui a FAB está reclamando dos custos operacionais, e não dos preços de compra. No 07 de setembro se falou que os preços devem ser compatíveis aos cobrados para a AdLA. Porém, não se sabe muito sobre os preços relativos entre os caças.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 8:41 pm
por orestespf
Incrível como se referem a FAB da forma que vejo neste tragicômico tópico. A FAB é uma Instituição e só através de notas oficiais se pode basear em suas "falas". O que há são descontentes dentro de seu quadro (FAB), entre os da ativa e da reserva (natural, razoável até). Se não há nota oficial da FAB, via CECOMSAER, então a FAB não disse nada, não acha nada, não tem nada do que se diz por aí e por aqui. Aí aparece um boquirroto que se chateia com alguém sabe-se lá porque e dá nomes aos bois e muitos ficarão constrangidos por aí (exemplos não faltam, já aconteceu várias vezes, aqui mesmo).

Tópico chato!!! :evil: :evil:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 8:43 pm
por Divino Alves
PRick escreveu:
Divino Alves escreveu:Minha colher de pau nesse caldeirão.

Nunca li qualquer nota, comunicado, declaração ou coisa que o valha da FAB dizendo que o Rafale é caro ou que o Grippen é barato.

Pelo que sei, foi o próprio presidente Lula quem iniciou essa discussão ao pedir para o Sarkosy para baixar os preços do Rafale. Não foi o comandante Saito.

Também pelo que sei, foi o ministro Jobim quem esteve várias vezes com o franceses, em negociações paralelas as da FAB, para tratar do assunto preço.

Porque, então, muitos aqui ficam falando que a FAB está reclamando dos preços?

Falem do Lula e do Jobim. Eles é que não estão aceitando os preços ofertados. Se a Dassault baixar, eles fecham o negócio imediatamente.
Pelo que falam aqui a FAB está reclamando dos custos operacionais, e não dos preços de compra. No 07 de setembro se falou que os preços devem ser compatíveis aos cobrados para a AdLA. Porém, não se sabe muito sobre os preços relativos entre os caças.

[]´s
Entendo. Mas quem está postergando a compra é o ministro Jobim.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 8:44 pm
por Ilya Ehrenburg
O anuncio do Rafale saí neste mês.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Jan 03, 2010 9:04 pm
por Penguin
Ilya Ehrenburg escreveu:O anuncio do Rafale saí neste mês.
Isso é o esperado e anunciado.

[]s