FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
guilhermecn
Sênior
Sênior
Agradeceu: 61 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: FAB NEWS

#2671 Mensagem por guilhermecn » Sex Mar 23, 2012 1:29 pm

Mas já não temos um Vip presidencial?! O VC-1A?! É brincadeira! A FAB precisando do FX-2 e de novos Revos e a Dilma querendo aviãozinho novo?! Vou até o banheiro soltar uns palavrões e volto depois... :evil:

"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill

Imagem
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6319 vezes
Agradeceram: 3542 vezes

#2672 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 23, 2012 3:31 pm

Senhores, muita calma nesta hora. O Thor apenas fez uma pergunta, não uma afirmação.

Dentro de um contexto politico institucional, a aquisição de um avião presidencial maior em tamanho e alcance, é só questão de tempo para acontecer, e isso já foi debatido diversas vezes aqui.

É bom que se diga que se tal compra vier a acontecer - o que creio ser difícil/improvável no presente momento politico da pres. Dilma - ela o será dentro da normalidade institucional e sem onerar as ffaa's, que só teria o dispêndio de operar a mesma, fornecendo a tripulação/manutenção. Lembremos que o GTE faz anos é tratado como o taxi aéreo de luxo do Planalto, tendo suas despesas aquinhoadas com recursos da Presidência da República. Não é a toa que é a unidade que mais tem horas de voo disponíveis na FAB.

Além do que, é preciso que se entenda que tal aeronave, seja ela um 747 ou A340/330 faz todo o sentido para o país, haja vista o atual VC-1 ser uma aeronave limitada para uso presidencial.

A compra será feita e deve ser vista e analisada para além de uma questão meramente militar; aliás, nem deveria ter a situação da FAB como referência de comparação. A análise tem que ser feita sob a ótica da estratégia e do cunho politico-institucional.

Enfim, não estamos falando da aquisição simplesmente de mais um brinquedinho de luxo para Brasília. Trata-se na verdade de cobrir uma lacuna existente na expressão do poder nacional, muito embora possamos não concordar com a bordagem que se possa dar à solução da mesma.

Eu, em minha humilde opinião, e conhecendo o pouco que conheço da Pres. Dilma, suponho que esta questão levantada pelo Thor não passa de mais uma especulação.

abs

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#2673 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mar 23, 2012 3:31 pm

747... :shock:

Rapaz... imagina a quantidade de muamba que qualquer 'comitiva' poderia transportar? :lol:

Sei lá... eu ainda sou mais o 767/777 e/ou o A330 (mas pelo que o Talha colocou acima, pode ser que estejamos com 'pobremas'... :lol:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
guilhermecn
Sênior
Sênior

#2674 Mensagem por guilhermecn » Sex Mar 23, 2012 3:38 pm

FCarvalho escreveu:Senhores, muita calma nesta hora. O Thor apenas fez uma pergunta, não uma afirmação.

Dentro de um contexto politico institucional, a aquisição de um avião presidencial maior em tamanho e alcance, é só questão de tempo para acontecer, e isso já foi debatido diversas vezes aqui.

É bom que se diga que se tal compra vier a acontecer - o que creio ser difícil/improvável no presente momento politico da pres. Dilma - ela o será dentro da normalidade institucional e sem onerar as ffaa's, que só teria o dispêndio de operar a mesma, fornecendo a tripulação/manutenção. Lembremos que o GTE faz anos é tratado como o taxi aéreo de luxo do Planalto, tendo suas despesas aquinhoadas com recursos da Presidência da República. Não é a toa que é a unidade que mais tem horas de voo disponíveis na FAB.

Além do que, é preciso que se entenda que tal aeronave, seja ela um 747 ou A340/330 faz todo o sentido para o país, haja vista o atual VC-1 ser uma aeronave limitada para uso presidencial.

A compra será feita e deve ser vista e analisada para além de uma questão meramente militar; aliás, nem deveria ter a situação da FAB como referência de comparação. A análise tem que ser feita sob a ótica da estratégia e do cunho politico-institucional.

Enfim, não estamos falando da aquisição simplesmente de mais um brinquedinho de luxo para Brasília. Trata-se na verdade de cobrir uma lacuna existente na expressão do poder nacional, muito embora possamos não concordar com a bordagem que se possa dar à solução da mesma.

Eu, em minha humilde opinião, e conhecendo o pouco que conheço da Pres. Dilma, suponho que esta questão levantada pelo Thor não passa de mais uma especulação.

abs
Fui no ímpeto e não raciocinei. Realmente preencher essa lacuna é importante. No entanto, o Fx-2 é muito mais importante. Da para levar com o VC-1 agora não da para levar com F-5 e Mirage 2000 com data de morte marcada (2013)

"You have enemies? Good. That means you've stood up for something, sometime in your life."
Winston Churchill

Imagem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#2675 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 23, 2012 4:04 pm

guilhermecn escreveu:Fui no ímpeto e não raciocinei. Realmente preencher essa lacuna é importante. No entanto, o Fx-2 é muito mais importante. Da para levar com o VC-1 agora não da para levar com F-5 e Mirage 2000 com data de morte marcada (2013)

Guilherme, a importância se dá na medida da necessidade de quem paga a conta, e do atendimento de seus interesses primários. Traduzindo em miúdos, para o GF, dependendo do momento (político, claro) um avião presidencial sempre será mais importante do que qualquer caça para a FAB. Quiça, mais importante do que a própria FAB enquanto instituição.

É preciso que analisemos a coisa com parcimônia e comedimento. Sabemos que nossos político não tem consciência e nem inteligência moral e perspectiva de Estado para tomar suas decisões de acordo com os interesses do país, mas tão somente dos seus.

Esperemos que a Pres. Dilma, que penso ser uma pessoa extremamente comedida, não se daria ao disparate de assumir tal ônus com a sociedade ou o congresso só para poder não ter de fazer uma ou mais escalas. Como disseram aqui mesmo, temos algumas outras prioridades, e dentre elas não está, ainda, um novo FAB-UNO.

Tenho cá para mim, que existe uma boa oportunidade, talvez, de podermos casar o útil ao agradavel, com a disponibilização dos dois A340-200 da TAM, que devem estar sendo devolvidos, um por vez, a partir do ano que vem, salvo engano. Quem sabe, se a razão monetarista e financeira da presidente funcionar, o MF assina o cheque e compra ambas as aeronaves e quiça, podemos levar de lambuja alguns A330-200 usados para formar nossa tropa de reabastecedores. São aeronaves quase que idênticas, com claras vantagens para sua manutenção e logística.

Bom senso é a palavra-chave para darmos um bom termo a esta situação. Se o GF o terá, não sei. Fica a pergunta.

Abs.

Carpe Diem
guilhermecn
Sênior
Sênior

#2676 Mensagem por guilhermecn » Sex Mar 23, 2012 4:06 pm

FCarvalho escreveu:
guilhermecn escreveu:Fui no ímpeto e não raciocinei. Realmente preencher essa lacuna é importante. No entanto, o Fx-2 é muito mais importante. Da para levar com o VC-1 agora não da para levar com F-5 e Mirage 2000 com data de morte marcada (2013)

Guilherme, a importância se dá na medida da necessidade de quem paga a conta, e do atendimento de seus interesses primários. Traduzindo em miúdos, para o GF, dependendo do momento (político, claro) um avião presidencial sempre será mais importante do que qualquer caça para a FAB. Quiça, mais importante do que a própria FAB enquanto instituição.

É preciso que analisemos a coisa com parcimônia e comedimento. Sabemos que nossos político não tem consciência e nem inteligência moral e perspectiva de Estado para tomar suas decisões de acordo com os interesses do país, mas tão somente dos seus.

Esperemos que a Pres. Dilma, que penso ser uma pessoa extremamente comedida, não se daria ao disparate de assumir tal ônus com a sociedade ou o congresso só para poder não ter de fazer uma ou mais escalas. Como disseram aqui mesmo, temos algumas outras prioridades, e dentre elas não está, ainda, um novo FAB-UNO.

Tenho cá para mim, que existe uma boa oportunidade, talvez, de podermos casar o útil ao agradavel, com a disponibilização dos dois A340-200 da TAM, que devem estar sendo devolvidos, um por vez, a partir do ano que vem, salvo engano. Quem sabe, se a razão monetarista e financeira da presidente funcionar, o MF assina o cheque e compra ambas as aeronaves e quiça, podemos levar de lambuja alguns A330-200 usados para formar nossa tropa de reabastecedores. São aeronaves quase que idênticas, com claras vantagens para sua manutenção e logística.

Bom senso é a palavra-chave para darmos um bom termo a esta situação. Se o GF o terá, não sei. Fica a pergunta.

Abs.
X2

Abraços e obrigado pela resposta

Winston Churchill

Imagem
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 16 vezes

#2677 Mensagem por marcelo bahia » Sáb Mar 24, 2012 12:43 am

FCarvalho escreveu:Senhores, muita calma nesta hora. O Thor apenas fez uma pergunta, não uma afirmação.

abs
Parabéns! :wink:

Sds.

Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#2678 Mensagem por faterra » Sáb Mar 24, 2012 10:50 am

Thor escreveu:O que voces acham de um 747 de luxo, todo equipado, no lugar de uma aeronave mista de revo e vip, para a senhora Dilma?
Isto não seria um desdobramento, um "mimo", das pressões que a Boeing está fazendo junto ao GF/FAB para a escolha do F-18? De repente, estão oferecendo isto junto com, sei lá, o 747/767 para revo, possivelmente usados, preenchendo a necessidade que a FAB terá em reabastecedores/cargueiros/VIP com uma série de vantagens, etc... etc... etc... 8-] :twisted: :mrgreen:

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#2679 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Mar 24, 2012 11:02 am

faterra escreveu:
Thor escreveu:O que voces acham de um 747 de luxo, todo equipado, no lugar de uma aeronave mista de revo e vip, para a senhora Dilma?
Isto não seria um desdobramento, um "mimo", das pressões que a Boeing está fazendo junto ao GF/FAB para a escolha do F-18? De repente, estão oferecendo isto junto com, sei lá, o 747/767 para revo, possivelmente usados, preenchendo a necessidade que a FAB terá em reabastecedores/cargueiros/VIP com uma série de vantagens, etc... etc... etc... 8-] :twisted: :mrgreen:
Na hora que li, pensei o mesmo.

Se for para escolher um avião de longo alcance da Boeing que não tenha capacidade REVO/Transporte, então que se escolha um 777-200LR.

Mas a solução ideal para mim seria mesmo os A 330-200 ex-TAM.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
osolamaalua
Avançado
Avançado
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 44 vezes

#2680 Mensagem por osolamaalua » Sáb Mar 24, 2012 12:42 pm

Os dois A340 Tam já foram devolvidos. A FAB já lançou no mercado no ano passado o RFP para 2 aeronaves com opção de 2 outras para substituir o KC além do VC1. Parece que seria escolhido o A330 porém acho que não teve recurso ainda para a compra.
Mas com certeza a prioridade da FAB hoje é o F-X.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#2681 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 24, 2012 8:20 pm

WalterGaudério escreveu:Mas a solução ideal para mim seria mesmo os A 330-200 ex-TAM.
Walter, desculpe, mas não existem A-330 ex-TAM.

A TAM não tem para os próximos 10 anos nenhuma intenção de se desfazer de seus A-330 atuais, pelo contrário, a frota está sendo encorpada com a aquisição de mais unidades do modelo. Com o mercado internacional superaquecido como está no Brasil, seria no mínimo, contraprudocente a empresa livrar-se de tais aeronaves.

Ademais, estes farão e fazem, parceria com os B777-300ER e B767-3003ER e a partir de 2014 com os A35-800/900 que devem começar a ser entregue.

Se a FAB pretende utilizar os A330MRTT como substitutos dos vestutos KC-137, terá de comprá-los novas da Airbus, ou então, com muita sorte - e bote sorte nisso - usados no mercado internacional, o que duvido bastante, pois praticamente não existe disponibilidade do modelo, tal é a disputa para o mesmo, com fins de transformação em cargueiros.

Enfim, vamos ver até onde a FAB está disposta a ir em relação ao Airbus, com o orçamento de que não dispõe.

abs

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#2682 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 24, 2012 8:23 pm

osolamaalua escreveu:Os dois A340 Tam já foram devolvidos. A FAB já lançou no mercado no ano passado o RFP para 2 aeronaves com opção de 2 outras para substituir o KC além do VC1. Parece que seria escolhido o A330 porém acho que não teve recurso ainda para a compra.
Mas com certeza a prioridade da FAB hoje é o F-X.
Salvo engano, o planejamento da TAM é para que se devolva estas duas aeronaves a partir do ano que vem, com a última sendo devolvida em 2014, sendo substituídos por novos B777-300ER.

abs.

Carpe Diem
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#2683 Mensagem por alcmartin » Sáb Mar 24, 2012 10:05 pm

Na verdade esses dois A340 nao foram devolvidos, mas ja' estao parados. So' nao foram devolvidos porque a multa contratual e' maior que o "prejuizo" que eles dao ficando parados. Os voos ja foram redistribuidos entre outros modelos e seus tripulantes ja foram repassados para o A330.

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#2684 Mensagem por alcmartin » Sáb Mar 24, 2012 10:13 pm

Momento nostalgia: na ultima segunda, estava em Recife, taxiando para decolar, quando vimos um xavante, tambem nos preparativos para decolagem. Estava no parque, certamente. Comecei um discurso quase emocionado para o copiloto, sobre a importancia historica do momento que ele estava presenciando, com a decolagem do bruxa 01! 8-] Mas... pareceu cronometrado: acabo de falar, o aviao acabava de rodar e solicitou retorno! O trem nao subiu... :?
Tem jeito mesmo nao...melhor deixar eles so' nas boas lembrancas e museus... :(

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#2685 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Mar 24, 2012 10:28 pm

FCarvalho escreveu:
WalterGaudério escreveu:Mas a solução ideal para mim seria mesmo os A 330-200 ex-TAM.
Walter, desculpe, mas não existem A-330 ex-TAM.

A TAM não tem para os próximos 10 anos nenhuma intenção de se desfazer de seus A-330 atuais, pelo contrário, a frota está sendo encorpada com a aquisição de mais unidades do modelo. Com o mercado internacional superaquecido como está no Brasil, seria no mínimo, contraprudocente a empresa livrar-se de tais aeronaves.

Ademais, estes farão e fazem, parceria com os B777-300ER e B767-3003ER e a partir de 2014 com os A35-800/900 que devem começar a ser entregue.

Se a FAB pretende utilizar os A330MRTT como substitutos dos vestutos KC-137, terá de comprá-los novas da Airbus, ou então, com muita sorte - e bote sorte nisso - usados no mercado internacional, o que duvido bastante, pois praticamente não existe disponibilidade do modelo, tal é a disputa para o mesmo, com fins de transformação em cargueiros.

Enfim, vamos ver até onde a FAB está disposta a ir em relação ao Airbus, com o orçamento de que não dispõe.

abs
Bem, me basei nos comentários acima que diziam haver A 330 ex-TAM disponíveis...

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder