Olá knigh7,knigh7 escreveu: Olá, Roberto.
Como vc disse que a FAB não divulga oficialmente o custo de hora voo de suas aeronaves, ficaria dificil de explicar algo que não se está levando em conta na discussão.
No tocante a critica de custos de hora voo do Rafale frente aos outros 2 concorrentes:
O Super Hornet há mais de 400 aeronaves operando, um numero bem maior que Rafales. E seu Back Log é grande. Vale ressaltar queem praticamente 100% da aeronave, a produção dos seus componentes estão na zona do Dollar, e o Rafale, na zona do Euro.
No caso do Gripen, alem de ser monoturbina, que por si só já é um grande fator de barateamento dos voos (o custo da hora voo de um caça em si, 60% estão nas turbinas e combustivel) menos de 1/3 de seus componentes são fabricados na Zona do Euro.
Tanto é que não é difícil pegar na mídia, como eu fiz, no caso, uma declaração de um Brigadeiro da Ativa ao Jornal do Brasil, no qual ele reclama do alto custo da hora voo do Rafale.
Abraços
A minha crítica é que qualquer caça dentre os 3 do FX-2 terá custos de operação completos muito mais altos dado o histórico da FAB : sempre operando F-5E/F, Mirage III, AMX, Mirage 2000C/B bem abaixo do potencial desses caças, em termos de armas (quantidade e diversidade), sensores, número de horas voadas por ano, etc.
Quem reclama de custo US$10-14 mil a hora-vôo de caça parece que não se dá conta que outros países que operam caças de 4a geração e quem tem real poder de disuassão (Eurofighter, F-15, F/A-18E/F, Rafale, etc) divulgam dados publicamente em que cada caça por ano gasta uns US$3-5 milhões ! Divida por umas 300h voadas por ano e teremos algo da ordem de US$10 mil a hora vôo, via método de cálculo que inclui muito mais que combustível gasto.
Se a FAB acha estranho isso, gastar US$3 mi/caça x 36 caças = US$ 108 mi por ano para operar 36 caças com real poder de disuassão, bem... então acho que o FX 1 a FX-2 foi e está sendo perda de tempo.
Meu medo é essa cultura de "pobreza" persistir e subutilizarmos o novo caça do FX-2, por exemplo, não gastando US$10-30 mi por caça para armá-lo com mísseis (ar-ar WVR & BVR, anti-radar, ar-mar, de cruzeiro, etc), bombas guiadas (laser, IR, GPS, etc), sensores (casulos de guiagem, etc), etc. E continuar tendo piloto da FAB se aposentando sem ter disparado um míssil sequer durante sua vida profissional.
Para mim, o Rafale F3+ é o melhor dos 3 caças do FX-2, porém talvez seja bom demais para a FAB : não adianta ter 9,5 ton. de capacidade de carga externa se isso não for utilizado.
Eu gostaria de ver o tal brigadeiro da ativa reclamando do custo de hora-vôo do P-3BR Orion... incluindo o combustível, manutenção de toda eletrônica, tripulação, base aérea (em Salvador, para meros 8/9 P-3Br), sobressalentes diversos, etc. Fora cada missão de P-3Br em tempos de paz será de algumas horas (até mais de 10h), enquanto que o caça FX-2 operará em missões típicas de 1h-3h.
Abraços,
Roberto