Mensagem
por gingerfish » Dom Jan 16, 2022 3:27 am
Uma excelente publicação. Meus parabéns.
Desejo à Rússia, nesse caso, que não arrede para os EUA - mesmo que isso implique em ter uma resiliência econômica inédita, fora do normal. Se for o caso, que dê um "choque de gestão" na coisa. O próprio Putin disse, para todo mundo ver, mandando mais que uma indireta, mas, sim, uma direta, para os EUA, de que guerras comerciais levam a guerras reais. A Rússia já deve estar puta que a gente não faz ideia do quanto. Se fosse um desequilibrado como eu no poder russo, já teria dizimados os EUA, reduzindo-os a tanto pó que nem o aspirador nasal de Aécio Neves aguentaria cheirar.
A bandeirinha VISA/Mastercard deve estar sofrendo com a possibilidade de perder um mercado em meteórica ascensão, como a Rússia - ainda mais a China, que é a segunda maior economia do mundo. Logo esses caras, véi, que são tão pobretão que qualquer 1 centavo para eles é uma fortuna... pô, velho, olha a proeza que a Rússia conseguiu desde o fim da URSS, muro de Berlim, quebradeira geral, e apanhando dos EUA neste ínterim. O que ela conseguiu, ela não conseguiu com ajuda internacional, não; foi na braba mesmo. A Rússia nunca teve vizinhos equilibrados... sempre levou a questão do Ocidente, da OTAN. E cresceu.
Eu acho que, se ela tiver mesmo que sair de uma economia de mercado para voltar para uma economia planificada, ela o faz. Tanto é que ela teve conhecimento prático disso. Horrível para si, mas teve. E, se for o caso de a invasão acontecer mesmo e ela ser deletada dessa parada mundial e bancária aí, ela o faz; passa um pente fino no passado, vê onde errou, vê onde não pode errar, todas aquelas paradas e tal, porque foguete não tem freio, muito menos marcha à ré. Já vi Putin dizendo em reconquistar antigas repúblicas que se reagrupavam em torno da Rússia. Putin tem grandes ambições. E, talvez, quem pague caro seja o sistema internacional, que, você bem sabe, é tão pobretão que, para eles, qualquer um único centavo é muita coisa - ainda mais perder países de alta performance.
A Rússia tem a quinta maior economia da Europa - se não me engano. Nem do mundo é (mas, sim, reitero, da Europa).
Seus investimentos em militarismo/defesa não chegam nem longe do orçamento militar que os EUA têm. Mas a Rússia gere muito bem suas questões militares, inclusive as financeiras; não tenho como citar uma fonte aqui, agora, até porque eu me lembro da informação, mas não me lembro da fonte; entretanto, já li que a Rússia gere realmente bem melhor do que os Estados Unidos, até porque os EUA se metem em muita coisa, em muitas campanhas, em muitos projetos desnecessários, e os russos são mais objetivos, mais cirúrgicos, por assim dizer. E considere que o presidente dos EUA é um fanfarrão do car@lho... ele disse, numa manifestação pública, que Moscou é incompetente, que Vladimir Putin e os russos estão é com raiva porque os norte-americanos são melhores do que os russos, que as equipes norte-americanas são melhores que os russos, e que os russos querem uma represália, pois estão carregando esse recalque aí - Joe Biden disse isso e isso foi parar na televisão (eu vi na internet, no YouTube); e isso é uma grande mentira, porque a Rússia vem gerindo com maestria. Putin organizou a Rússia. É meio déspota, sim - todos os russos estadistas o foram. Foi implacável com as oposições. Fez guerras - e venceu-as todas. A Rússia de Vladimir Putin tem esse boletim: não perdeu guerras. E Putin é filho da Guerra Fria, mas dizem que ele não é "comunista".
Para ser sincero, eu acho que os EUA não têm moral de colocar o Exército deles para peitar a Rússia, a menos que eles deem um monte de greencard para um monte de gente de fora lutar a guerra deles, vestindo aquele vestido mixuruca da Barbie, em favor aos EUA. Caso contrário, o Joe Biden vai enfrentar uma forte onda de protestos, porque uma coisa é ir lutar contra o Iraque, ir lá no Vietnã, no Afeganistão, que não têm como dar uma represália à altura na terra norte-americana, e que são territórios já devastados. O máximo que acontecia é que pegava mal para os EUA ficar violando direitos humanos de iraquiano, vietnamita, afegão... E também não sei se boto fé de verdade nessa história de desligar de verdade os russos desse sistema aí. Falar, até papagaio fala. Fazer é outra coisa. Há muita coisa acontecendo na geopolítica mundial; não dou conta nem de 1/10! Se essa invasão explode mesmo, os desdobramentos mundiais que podem acontecer, "rebeliões de países", etc. Quem diria, mas eu fiquei de cara até com o governo Bolsonaro... em vez de dar uma resposta ideológica aos Estados Unidos, está começando a dar respostas profissionais, no campo da diplomacia de relações internacionais... vamos ter que aguardar para ver. É difícil acreditar até que a Rússia peite os Estados Unidos, porque isso seria uma carnificina pra valer. E eu vou dizer: só acredito vendo... E, vendo, vou dizer: não acredito!!!
A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1