PAK FA - VOOU!!!
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Concordo com o Kirk. Esses projetos mais novos de caça, chamados de 4ª geração puro (não caças de 3ª geração atualizados), onde entram o Gripen, Rafale e EF-2000, tiveram seus projetos pensado, desde o início, priorizando o maximo possível uma baixa assinatura radar. Pelo que ja andei lendo por ai, nesses últimos anos, o EF-2000 tem surpreendido a todos neste quesito, em todos os exercícios que vem participando. Outro destaque é o Gripen NG, que também vem chamando a atenção de especialistas por causa de sua baixíssima assinatura radar. Antes que digam que europeus não possuem tecnologias stealth, observem o nEuron.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
henriquejr escreveu:Concordo com o Kirk. Esses projetos mais novos de caça, chamados de 4ª geração puro (não caças de 3ª geração atualizados), onde entram o Gripen, Rafale e EF-2000, tiveram seus projetos pensado, desde o início, priorizando o maximo possível uma baixa assinatura radar. Pelo que ja andei lendo por ai, nesses últimos anos, o EF-2000 tem surpreendido a todos neste quesito, em todos os exercícios que vem participando. Outro destaque é o Gripen NG, que também vem chamando a atenção de especialistas por causa de sua baixíssima assinatura radar. Antes que digam que europeus não possuem tecnologias stealth, observem o nEuron.
Bem lembrado !
O nEuron é um excelente exemplo de que estudos de baixa observabilidade vem sendo desenvolvidos também na Europa.
Sds
kirk
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Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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- Luís Henrique
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Ops. Acabou de sair uma atualização do SIPRI.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noti ... to-Defesa/
Eu me enganei, a Rússia não vai investir U$ 570 bi até 2020, vão investir U$ 705 bi.
Ai também mostra um pouco do que falei, os russos estão com o orçamento beirando os U$ 90 bi.
E de 2004 para 2013 um aumento de 108%, enquanto que os EUA aumentaram apenas 12% e a maioria dos países europeus DIMINUÍRAM os gastos militares.
Portanto, dinheiro não falta. E gostem ou não a Rússia é uma super-potência militar e possui equipamentos militares de ALTÍSSIMO nível.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noti ... to-Defesa/
Eu me enganei, a Rússia não vai investir U$ 570 bi até 2020, vão investir U$ 705 bi.
Ai também mostra um pouco do que falei, os russos estão com o orçamento beirando os U$ 90 bi.
E de 2004 para 2013 um aumento de 108%, enquanto que os EUA aumentaram apenas 12% e a maioria dos países europeus DIMINUÍRAM os gastos militares.
Portanto, dinheiro não falta. E gostem ou não a Rússia é uma super-potência militar e possui equipamentos militares de ALTÍSSIMO nível.
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Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Dados impressionantes Luis Henrique ... porém, não seria exatamente pelo tamanho dos gastos que faltem recursos para investimentos ??Luís Henrique escreveu:Ops. Acabou de sair uma atualização do SIPRI.
http://www.defesanet.com.br/defesa/noti ... to-Defesa/
Eu me enganei, a Rússia não vai investir U$ 570 bi até 2020, vão investir U$ 705 bi.
Ai também mostra um pouco do que falei, os russos estão com o orçamento beirando os U$ 90 bi.
E de 2004 para 2013 um aumento de 108%, enquanto que os EUA aumentaram apenas 12% e a maioria dos países europeus DIMINUÍRAM os gastos militares.
Portanto, dinheiro não falta. E gostem ou não a Rússia é uma super-potência militar e possui equipamentos militares de ALTÍSSIMO nível.
Seria interssante obtermos dados do que seja destinado a investimentos P&D, ou seja, excluindo-se insumos, manutenção e novas aquisições ... lembrando dos investimentos pesados na Marinha principalmente com 10 subs nucleares rescentemente anunciados.
De qualquer forma, ninguém questiona que a Rússia seja uma potência, estamos falando apenas de um gap tecnológico inevitável pelos problemas econômicos enfrentados com a queda soviética.
Sds
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Kirk, estes U$ 705 bi são para AQUISIÇÕES.
Exatamente o dado que vc procura. Sem manutenções, salários, nem nada disso.
Outra coisa, este gap tecnológico que surgiu com o fim da URSS aconteceu em 1991.
É isto que estou tentando demonstrar.
A força diminuiu de tamanho e ficou ANOS sem produzir coisas novas.
Agora, já se passaram quase 25 anos.
As vacas magras JÁ PASSARAM.
Ocorreram entre 1990 e 1999.
Na década seguinte a Rússia aumentou em mais de 100% seu orçamento militar.
E agora na década atual esta aumentando ainda mais e tem este plano ambicioso de investir U$ 705 bi até 2020 em aquisições.
Como eu já comentei antes, ALÉM deste gigantesco mercado interno, possuem 27% do mercado mundial de exportações de armamentos.
Será que falta dinheiro para desenvolverem coisas boas?
Ou será que conseguem vender para meio mundo produtos defasados?
Exatamente o dado que vc procura. Sem manutenções, salários, nem nada disso.
Outra coisa, este gap tecnológico que surgiu com o fim da URSS aconteceu em 1991.
É isto que estou tentando demonstrar.
A força diminuiu de tamanho e ficou ANOS sem produzir coisas novas.
Agora, já se passaram quase 25 anos.
As vacas magras JÁ PASSARAM.
Ocorreram entre 1990 e 1999.
Na década seguinte a Rússia aumentou em mais de 100% seu orçamento militar.
E agora na década atual esta aumentando ainda mais e tem este plano ambicioso de investir U$ 705 bi até 2020 em aquisições.
Como eu já comentei antes, ALÉM deste gigantesco mercado interno, possuem 27% do mercado mundial de exportações de armamentos.
Será que falta dinheiro para desenvolverem coisas boas?
Ou será que conseguem vender para meio mundo produtos defasados?
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Não é preconceituoso por criticar o que é russo é preconceituoso por dizer que, algo que os russos fizeram quase igual aos americanos é muito diferente, como se as leis da física fossem diferentes depois do meridiano de Greenwitch, quase tudo que foi feito no PAK FA já foi testado no F-22, não tem porque ser tão diferente assim.kirk escreveu:Então se critica algo russo torna-se preconceituoso se critica americano é nacionalista ? ... isso tá me parecendo um certo policiamento ideológico em que pessoas que discordam são rotulados ... se pensar assim é burro ... ou preconceituoso ou é de direita e baba ovo americano ...
Quem está dizendo que é sem problemas é você, se o PAK FA está no 5º protótipo é porque no 1º as coisas não saíram 100%, o que não tem é tanto barulho quanto tem no F-35, está mais parecido com o F-117.kirk escreveu:Como explicar o fato dos russos NUNCA terem feito nada stealth e de-repente fazem voa um "stealth" sem problemas, tudo dentro do orçamento, tudo dentro do cronograma ??? ... deve ser alguma espécie de "mágica".
Ao menos você entendeu a piada...kirk escreveu:Também não vi nenhum A-380 e não significa que ele seja stealth.
Para saber se o PAK FA é stealth tem que olhar na foto de um radar, não de um fotógrafo, pela foto do fotógrafo parece stealth...
E o F-35 não é nada mais do que um 14-bis com um facelift...pt escreveu:A Russia fez voar um avião que é um Su-27 com um enorme facelift, com os motores desenhados para o Su-35, com os radares do Su-33 e que por tudo isto não tem nem de perto nem de longe as características de um verdadeiro caça de 5ª geração.
A fuselagem e asas de um avião formam as características aerodinâmicas dele e são muito importantes no desempenho dele, o que faz aeronaves "invisíveis" aos radares é o formato do avião, assim esse "facelift" que mudou completamente a aparência do avião criou um avião novo, junta com os motores bem mais potentes e novos aviônicos e não sobra nada do Su 27.
Esse é um exemplo de preconceito... Uma completa mudança na fuselagem de um caça russo é um "facelift" enquanto que a esticada que no Super Hornet é um projeto completamente novo... O formato de um avião, a fuselagem dele, É uma parte muito importante do projeto, aviões semelhantes tem perfil aerodinâmico semelhante, e esse perfil pode mudar muito se a fuselagem mudar muito.
Nem quem fez o F-35 acredita nisso, não colocaram o motor de caça mais potente do mundo a toa...kirk escreveu:Até o advento dos radares AESA e do aprimoramento do IRST, NCW, EWS, os caças pesados mantinham uma superioridade no combate ar-ar ... mas atualmente as coisas mudaram ... o que antes significava "poder e dissuasão" atualmente virou "grande RCS" ... e grande RCS virou fraqueza ... significa que será visto primeiro em um combate ... significa que será atacado antes de "ver" o inimigo e isso não é prerrogativa russa ... o mesmo serve para o F-15 ... em suas épocas esses aviões eram "TUDO" ... mas não hoje ...
Isso tudo não passa de desculpa para o fraco desempenho do F-35, melhor desempenho ainda significa se posicionar mais rápido, entregar mais energia aos mísseis, se reposicionar mais rápido, fugir mais rápido, voltar e atirar de novo mais rápido, etc, pelo desempenho fraco o F-35 não conseguiu ser unanimidade nem comparando com caças de 4ª geração.
E o impacto do tamanho do avião na distância de detecção do radar é muito pequeno, o infravermelho é um argumento melhor.
Realmente não é por acaso, fazia parte dos requisitos do programa do JSF usar uma turbina semelhante a que equipa o F-22, mas aumentaram a potência porque meio F-22 não era suficiente.kirk escreveu:LM utiliza dispersores de calor ... atualmente OPTARAM por um monomotor ... isso não é por acaso.
horas-homemkirk escreveu: F-22 precisa de 45 hs de manutenção para cada hora de vôo,
Bem menos que o F-117 e nem tanto a mais que o F-15, para o avião mais capaz do planeta não está tão fora do esperado.
O uso dos números fora do contexto e sem parâmetro é política.kirk escreveu:isso nada tem haver com política meu caro ...
Diluindo o custo de desenvolvimento pelo punhado de unidades produzidas, alias, parte desse custo de desenvolvimento foi reaproveitado depois no F-35, tirando o custo de desenvolvimento, qual o custo de fabricar cada unidade?kirk escreveu:o preço por unidade está calculado em US$ 412 milhões pelado ...
Alias, todos esses números são muito subjetivos e muito disputados no senado americano, encontrei números um pouco diferentes do que você citou:
http://www.hatch.senate.gov/public/_fil ... dFacts.pdf
O custo de fly away ao menos é a mesma métrica para todos os caças americanos, é caro mas não está tão diferente do estimado para o F-35 e do que seria o equivalente para os eurocanards.
O fato de um avião estar sendo tão discutido no senado com números tão contraditórios pra mim se chama "política".
Mais uma vez, o melhor é esperar o PAK FA ficar pronto, mas outra coisa, houve diferença no uso dos motores e na faixa de frequência captura no IR, os dois vídeos não são comparáveis, fica ainda mais difícil comparar quando o objetivo é tirar conclusões sobre um avião que ainda não existe.kirk escreveu:Então bolovo, foi muito positivo que postou um vídeo do F-22 monitorado por um FLIR, pois não precisarei nem argumentar ... as imagens falam por si, é só comparar, apesar da maior potência dos motores do F-22 esse tem uma tecnologia de dispersão de gazes, coisa que o PAK não tem, então veja a diferença a partir de 3:30 min
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Marechal-do-ar escreveu:Não é preconceituoso por criticar o que é russo é preconceituoso por dizer que, algo que os russos fizeram quase igual aos americanos é muito diferente, como se as leis da física fossem diferentes depois do meridiano de Greenwitch, quase tudo que foi feito no PAK FA já foi testado no F-22, não tem porque ser tão diferente assim.kirk escreveu:Então se critica algo russo torna-se preconceituoso se critica americano é nacionalista ? ... isso tá me parecendo um certo policiamento ideológico em que pessoas que discordam são rotulados ... se pensar assim é burro ... ou preconceituoso ou é de direita e baba ovo americano ...
OK! ... só ACREDITO que a distância seja bem maior, pelos motivos já expostos ,,, mas respeito sua opinião ... de acreditar que sejam similares.
Quem está dizendo que é sem problemas é você, se o PAK FA está no 5º protótipo é porque no 1º as coisas não saíram 100%, o que não tem é tanto barulho quanto tem no F-35, está mais parecido com o F-117.kirk escreveu:Como explicar o fato dos russos NUNCA terem feito nada stealth e de-repente fazem voa um "stealth" sem problemas, tudo dentro do orçamento, tudo dentro do cronograma ??? ... deve ser alguma espécie de "mágica".
Ao menos você entendeu a piada...kirk escreveu:Também não vi nenhum A-380 e não significa que ele seja stealth.
Para saber se o PAK FA é stealth tem que olhar na foto de um radar, não de um fotógrafo, pela foto do fotógrafo parece stealth...
É verdade !
E o F-35 não é nada mais do que um 14-bis com um facelift...pt escreveu:A Russia fez voar um avião que é um Su-27 com um enorme facelift, com os motores desenhados para o Su-35, com os radares do Su-33 e que por tudo isto não tem nem de perto nem de longe as características de um verdadeiro caça de 5ª geração.
A fuselagem e asas de um avião formam as características aerodinâmicas dele e são muito importantes no desempenho dele, o que faz aeronaves "invisíveis" aos radares é o formato do avião, assim esse "facelift" que mudou completamente a aparência do avião criou um avião novo, junta com os motores bem mais potentes e novos aviônicos e não sobra nada do Su 27.
Esse é um exemplo de preconceito... Uma completa mudança na fuselagem de um caça russo é um "facelift" enquanto que a esticada que no Super Hornet é um projeto completamente novo... O formato de um avião, a fuselagem dele, É uma parte muito importante do projeto, aviões semelhantes tem perfil aerodinâmico semelhante, e esse perfil pode mudar muito se a fuselagem mudar muito.
Nem quem fez o F-35 acredita nisso, não colocaram o motor de caça mais potente do mundo a toa...kirk escreveu:Até o advento dos radares AESA e do aprimoramento do IRST, NCW, EWS, os caças pesados mantinham uma superioridade no combate ar-ar ... mas atualmente as coisas mudaram ... o que antes significava "poder e dissuasão" atualmente virou "grande RCS" ... e grande RCS virou fraqueza ... significa que será visto primeiro em um combate ... significa que será atacado antes de "ver" o inimigo e isso não é prerrogativa russa ... o mesmo serve para o F-15 ... em suas épocas esses aviões eram "TUDO" ... mas não hoje ...
Isso tudo não passa de desculpa para o fraco desempenho do F-35, melhor desempenho ainda significa se posicionar mais rápido, entregar mais energia aos mísseis, se reposicionar mais rápido, fugir mais rápido, voltar e atirar de novo mais rápido, etc, pelo desempenho fraco o F-35 não conseguiu ser unanimidade nem comparando com caças de 4ª geração.
E o impacto do tamanho do avião na distância de detecção do radar é muito pequeno, o infravermelho é um argumento melhor.
Como sabes o F-35 voa no máximo a 1.6 mach ... apesar do motorzão ... é ruim, concordo, mas se de fato tiver baixo RCS vence assim mesmo ... forças importantes pensam assim como Israel, Japão e Coréia do Norte ... importante ressaltar que esses "caras" não podem brincar de teste de aeronaves ... eles de fato acreditam, pois Coreia e Japão estão colados na China e ainda tem o Pinguim de geladeira da Coreia do Norte dando piti e ameaçando todo mundo e de posse de armas nucleares ... Israel não precisa nem dizer, seus vizinhos simplesmente querem varre-lo do mapa mundi ... e é F-35 que substituirá seus F-15 / F-16 em todos esses países ... um avião que voa baixo, lento, reduzida capacidade de armas ... mas é stealth ... lembrando que USA não tem projeto para substituição do F-22 ... também estão ancorando seu futuro no F-35 ...
Assim EU IMAGINO que atualmente o que determina a vitória ou derrota no combate moderno são os sensores e o RCS.
discordo sobre o impacto do tamanho do avião não ser significativo ... porém ... ainda mais significativo é o design ... conceitos antigos vão apresentar RCS medonho, simplesmente porque quando foram projetados não havia tal preocupação, tentam de tudo para minimizar essa deficiência, criaram até um silente eagle, um F-15 supostamente com seu RCS "melhorado" ... mas não adiantou nada ... continua com problemas de RCS ... assim fora indeferidos por Coréia, Israel e Japão ... design antigo, nasceu com esse problema e não há materiais RAM que concertem o problema.
Realmente não é por acaso, fazia parte dos requisitos do programa do JSF usar uma turbina semelhante a que equipa o F-22, mas aumentaram a potência porque meio F-22 não era suficiente.kirk escreveu:LM utiliza dispersores de calor ... atualmente OPTARAM por um monomotor ... isso não é por acaso.
horas-homemkirk escreveu: F-22 precisa de 45 hs de manutenção para cada hora de vôo,
Bem menos que o F-117 e nem tanto a mais que o F-15, para o avião mais capaz do planeta não está tão fora do esperado.
Pois é, mas o mundo gira, os conceitos mudam, os sensores se aprimoram ... e de repente o que era importante já não é mais ... fato conhecido como quebra de paradigma, que na minha opinião é o que aconteceu com os caças sem o aprimoramento de design.
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Alias, todos esses números são muito subjetivos e muito disputados no senado americano, encontrei números um pouco diferentes do que você citou:
http://www.hatch.senate.gov/public/_fil ... dFacts.pdf
O custo de fly away ao menos é a mesma métrica para todos os caças americanos, é caro mas não está tão diferente do estimado para o F-35 e do que seria o equivalente para os eurocanards.
O fato de um avião estar sendo tão discutido no senado com números tão contraditórios pra mim se chama "política".
Mais uma vez, o melhor é esperar o PAK FA ficar pronto, mas outra coisa, houve diferença no uso dos motores e na faixa de frequência captura no IR, os dois vídeos não são comparáveis, fica ainda mais difícil comparar quando o objetivo é tirar conclusões sobre um avião que ainda não existe.kirk escreveu:Então bolovo, foi muito positivo que postou um vídeo do F-22 monitorado por um FLIR, pois não precisarei nem argumentar ... as imagens falam por si, é só comparar, apesar da maior potência dos motores do F-22 esse tem uma tecnologia de dispersão de gazes, coisa que o PAK não tem, então veja a diferença a partir de 3:30 min
Ok! esperemos então ficar pronto ... mas não vamos nos esquecer que segundo os russos "tá quase" pois torna-se operacional já em 2.017, antes do Gripen NG ... vamos esperar pra ver se os pontos apontados como deficientes são ou não corrigidos.
Abração véio !
[] kirk
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Somente complementando Marechal !
o tamanho somente não é significativo se o adversário estiver na mesma altitude ... caso haja diferença que sejam de 300 pés de altitude o avião grande fica enorme no radar, sua área alar passa a ser significativa no radar inimigo ... quanto maior a diferença de altitude ... o que acontece em 99% dos combates ... o tamanho é determinante.
Abs
kirk
o tamanho somente não é significativo se o adversário estiver na mesma altitude ... caso haja diferença que sejam de 300 pés de altitude o avião grande fica enorme no radar, sua área alar passa a ser significativa no radar inimigo ... quanto maior a diferença de altitude ... o que acontece em 99% dos combates ... o tamanho é determinante.
Abs
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Complementando aqui... Acho muitíssimo provável que os russos, apesar de não terem desenvolvido nada de importante na seara stealthy até o PAK-FA, tenham acompanhado bem de perto todos os passos dos EUA neste campo.Marechal-do-ar escreveu:Quem está dizendo que é sem problemas é você, se o PAK FA está no 5º protótipo é porque no 1º as coisas não saíram 100%, o que não tem é tanto barulho quanto tem no F-35, está mais parecido com o F-117.kirk escreveu:Como explicar o fato dos russos NUNCA terem feito nada stealth e de-repente fazem voa um "stealth" sem problemas, tudo dentro do orçamento, tudo dentro do cronograma ??? ... deve ser alguma espécie de "mágica".
Seja num nível teórico (é relativamente fácil e barato simular modelos de formas stealthy num software, bem como materiais isoladamente como o próprio IAE vem fazendo), como num nível prático, testando modelos em escala reduzida, sem perder de vista ações de inteligência e acesso a fontes privilegiadas em relação a resultados, erros e acertos do desenvolvimento de tecnologia stealthy em solo americano.
Portanto, definitivamente, não é começar do zero.
abraços]
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Re: PAK FA - VOOU!!!
No momento atual das coisas eu ousaria dizer que o PAK-FA atual é um caça de 5a geração incompleto. O motor específico para ele ainda não está pronto e só vem em uma segunda etapa. Também, algumas características apresentadas nos protótipos não parecem ainda ter chegado a um maior refinamento, se prestarmos atenção nos alojamentos dos motores, entrada de ar e sensor IR. Claro, pode ser também que os russos tenham concluído que não necessitam de um caça "tão" invisível, o que já se trataria de uma questão doutrinária.
Mas a crítica do colega pt é coerente: os russos tem dificuldade em transformar um desenvolvimento tecnológico em um produto feito em escala, com qualidade e preço acessível. Diferente da indústria americana, em que o mesmo material ou tecnologia que vai em um caça também pode ser encontrada no mercado civil, em desde facas a carros, computadores, vídeo-games etc. Isto torna o domínio tecnológico muito mais consistente e benéfico numa visão mais ampla.
abraços]
Mas a crítica do colega pt é coerente: os russos tem dificuldade em transformar um desenvolvimento tecnológico em um produto feito em escala, com qualidade e preço acessível. Diferente da indústria americana, em que o mesmo material ou tecnologia que vai em um caça também pode ser encontrada no mercado civil, em desde facas a carros, computadores, vídeo-games etc. Isto torna o domínio tecnológico muito mais consistente e benéfico numa visão mais ampla.
abraços]
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Falácias, quantas falácias, meu deus.
O F-35 irá substituir o F-4 no Japão e na Coréia. Em Israel, os F-16A mais velhos. O grosso da frota ainda será F-15 e F-16, em todas essas Forças Aéreas por muitas décadas, muitas mesmo. Além disso, o Japão e a Coréia, por exemplo, irão apostar em projetos nacionais de caças de quinta geração, o ATD-X e o KFX, respectivamente. Ambos BIMOTORES.
O fato do F-35 vencer sobre o F-15 Silent Eagle e todos os outros concorrentes é pelo simples fato dele ser o ÚNICO avião de quinta geração do planeta a estar a venda no eixo ocidental e países aliados a esses. O único. O F-15 Silent Eagle e TODOS os outros, inclusive o caça de sexta geração Gripen NG, não são stealth então a comparação não é valida. Ninguém está falando que um Su-35BM ou F-15SE são invisíveis ao radar. Eu tenho certeza absoluta que o RCS deles, apesar dos melhoramentos com materiais absorventes (o Su-35, por exemplo, mudou boa parte de estrutura de metal por materiais compostos), é maior do que os aviões de fato de quarta geração (os Eurocanards), porém TODOS esses não são stealth e as leis da física são as mesmas para todos. Simplesmente, todos estão suscetíveis a serem detectados logo cedo pela evolução dos sensores, como radares AESA e IRST (um argumento seu, alias), do que os stealth genuínos. Sem contar o fato que aviões bimotores, maiores, podem carregar sensores mais poderosos, como um radar AESA absurdo como o dos F-15SG de Singapura. Da mesma maneira que podem ser vistos mais longe, podem enxergar mais longe também, mas vou fingir que isso não existe.
O F-22 não tem substituto planejado? Gostaria de saber o que seria os estudos do F/A-XX que a Boeing está fazendo. Uma grande perda de tempo?
O fato do PAK-FA entrar em operação possivelmente em 2017 não é nenhum milagre. O avião, em suas primeiras versões (que poderiam ser os "Blocks" que os americanos usam), vai ter muitas semelhanças em sistemas com o Su-35. Isso não é nenhum segredo, essa filosofia russa é antiga. Os primeiros MiG-29, que voaram no começo dos anos 80, tinham o mesmo radar do MiG-23MLD, por exemplo. Versões posteriores terão avanços tecnológicos significativos, como o que ocorre com qualquer outra coisa. Além disso, o PAK-FA já tem cinco protótipos voando e outros tantos para testes de solo, tudo dentro do cronograma, enquanto o Gripen NG especula-se seu comprimento e peso vazio. Era só o que faltava, um avião que voa a quatro anos entrar em operação depois de um outro que ainda nem existe mockup.
Depois posto mais.
O F-35 irá substituir o F-4 no Japão e na Coréia. Em Israel, os F-16A mais velhos. O grosso da frota ainda será F-15 e F-16, em todas essas Forças Aéreas por muitas décadas, muitas mesmo. Além disso, o Japão e a Coréia, por exemplo, irão apostar em projetos nacionais de caças de quinta geração, o ATD-X e o KFX, respectivamente. Ambos BIMOTORES.
O fato do F-35 vencer sobre o F-15 Silent Eagle e todos os outros concorrentes é pelo simples fato dele ser o ÚNICO avião de quinta geração do planeta a estar a venda no eixo ocidental e países aliados a esses. O único. O F-15 Silent Eagle e TODOS os outros, inclusive o caça de sexta geração Gripen NG, não são stealth então a comparação não é valida. Ninguém está falando que um Su-35BM ou F-15SE são invisíveis ao radar. Eu tenho certeza absoluta que o RCS deles, apesar dos melhoramentos com materiais absorventes (o Su-35, por exemplo, mudou boa parte de estrutura de metal por materiais compostos), é maior do que os aviões de fato de quarta geração (os Eurocanards), porém TODOS esses não são stealth e as leis da física são as mesmas para todos. Simplesmente, todos estão suscetíveis a serem detectados logo cedo pela evolução dos sensores, como radares AESA e IRST (um argumento seu, alias), do que os stealth genuínos. Sem contar o fato que aviões bimotores, maiores, podem carregar sensores mais poderosos, como um radar AESA absurdo como o dos F-15SG de Singapura. Da mesma maneira que podem ser vistos mais longe, podem enxergar mais longe também, mas vou fingir que isso não existe.
O F-22 não tem substituto planejado? Gostaria de saber o que seria os estudos do F/A-XX que a Boeing está fazendo. Uma grande perda de tempo?
O fato do PAK-FA entrar em operação possivelmente em 2017 não é nenhum milagre. O avião, em suas primeiras versões (que poderiam ser os "Blocks" que os americanos usam), vai ter muitas semelhanças em sistemas com o Su-35. Isso não é nenhum segredo, essa filosofia russa é antiga. Os primeiros MiG-29, que voaram no começo dos anos 80, tinham o mesmo radar do MiG-23MLD, por exemplo. Versões posteriores terão avanços tecnológicos significativos, como o que ocorre com qualquer outra coisa. Além disso, o PAK-FA já tem cinco protótipos voando e outros tantos para testes de solo, tudo dentro do cronograma, enquanto o Gripen NG especula-se seu comprimento e peso vazio. Era só o que faltava, um avião que voa a quatro anos entrar em operação depois de um outro que ainda nem existe mockup.
Depois posto mais.
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Yep,Bolovo escreveu:Falácias, quantas falácias, meu deus.
O F-35 irá substituir o F-4 no Japão e na Coréia. Em Israel, os F-16A mais velhos. O grosso da frota ainda será F-15 e F-16, em todas essas Forças Aéreas por muitas décadas, muitas mesmo. Além disso, o Japão e a Coréia, por exemplo, irão apostar em projetos nacionais de caças de quinta geração, o ATD-X e o KFX, respectivamente. Ambos BIMOTORES.
O fato do F-35 vencer sobre o F-15 Silent Eagle e todos os outros concorrentes é pelo simples fato dele ser o ÚNICO avião de quinta geração do planeta a estar a venda no eixo ocidental e países aliados a esses. O único. O F-15 Silent Eagle e TODOS os outros, inclusive o caça de sexta geração Gripen NG, não são stealth então a comparação não é valida. Ninguém está falando que um Su-35BM ou F-15SE são invisíveis ao radar. Eu tenho certeza absoluta que o RCS deles, apesar dos melhoramentos com materiais absorventes (o Su-35, por exemplo, mudou boa parte de estrutura de metal por materiais compostos), é maior do que os aviões de fato de quarta geração (os Eurocanards), porém TODOS esses não são stealth e as leis da física são as mesmas para todos. Simplesmente, todos estão suscetíveis a serem detectados logo cedo pela evolução dos sensores, como radares AESA e IRST (um argumento seu, alias), do que os stealth genuínos. Sem contar o fato que aviões bimotores, maiores, podem carregar sensores mais poderosos, como um radar AESA absurdo como o dos F-15SG de Singapura. Da mesma maneira que podem ser vistos mais longe, podem enxergar mais longe também, mas vou fingir que isso não existe.
O F-22 não tem substituto planejado? Gostaria de saber o que seria os estudos do F/A-XX que a Boeing está fazendo. Uma grande perda de tempo?
O fato do PAK-FA entrar em operação possivelmente em 2017 não é nenhum milagre. O avião, em suas primeiras versões (que poderiam ser os "Blocks" que os americanos usam), vai ter muitas semelhanças em sistemas com o Su-35. Isso não é nenhum segredo, essa filosofia russa é antiga. Os primeiros MiG-29, que voaram no começo dos anos 80, tinham o mesmo radar do MiG-23MLD, por exemplo. Versões posteriores terão avanços tecnológicos significativos, como o que ocorre com qualquer outra coisa. Além disso, o PAK-FA já tem cinco protótipos voando e outros tantos para testes de solo, tudo dentro do cronograma, enquanto o Gripen NG especula-se seu comprimento e peso vazio. Era só o que faltava, um avião que voa a quatro anos entrar em operação depois de um outro que ainda nem existe mockup.
Depois posto mais.
Exatamente isso. Acho que existe um problema em tentar entender que o modelo de projeto russo e a filosofia é diferente. Não dá para dizer que o produto é ruim e incompleto porque não segue o modelo occidental.
No mundo real a coisa não é assim que funciona.
Acho que seria bom tirar essa idéia de que algo russo não é bom porque não segue o que no 'ocidente' acham que é bom. Já ajudaria muito no entendimento da coisa e um montão de preconceitos sumiriam.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Isso tudo some com cabides, tanques, 'pods', mísseis.henriquejr escreveu:Concordo com o Kirk. Esses projetos mais novos de caça, chamados de 4ª geração puro (não caças de 3ª geração atualizados), onde entram o Gripen, Rafale e EF-2000, tiveram seus projetos pensado, desde o início, priorizando o maximo possível uma baixa assinatura radar. Pelo que ja andei lendo por ai, nesses últimos anos, o EF-2000 tem surpreendido a todos neste quesito, em todos os exercícios que vem participando. Outro destaque é o Gripen NG, que também vem chamando a atenção de especialistas por causa de sua baixíssima assinatura radar. Antes que digam que europeus não possuem tecnologias stealth, observem o nEuron.
Não faz muito tempo até coloquei o trabalho de uma pessoa do ITA que explica direitinho o motivo pelo qual os países que investem em 5 geração usam baias internas e porque esse papo de 'tratamento' de redução de RCS só funciona se você voar em configuração limpa, só na base do canhão.
É uma questão de Física. Se a coisa fosse simples, China, Russia, EUA, etc não se dariam o trabalho de inventar baias internas e todos os problemas e custos $$$$ que isso agregam.
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Se todo novo caça stealth tiver que ter a abordagem do desenvolvimento do F-22 ou F-35, nunca mais veremos um caça stealth novo nesse planeta...
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Re: PAK FA - VOOU!!!
Bolovo escreveu:Se todo novo caça stealth tiver que ter a abordagem do desenvolvimento do F-22 ou F-35, nunca mais veremos um caça stealth novo nesse planeta...
O desenvolvimento desses dois vai entrar para a história como absolutamente o exemplo de como 'não' se deve fazer!!
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