NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Moderador: Conselho de Moderação
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
A questão levantada pelo Túlio é das mais interessantes. Representa um risco real sim, ao menos para o cabeça de série. Mas tem umas estratégias que podem ser utilizadas, velho Túlio. Por exemplo usar um hélice de desenho diferente nos testes de mar. Quando chegar ao Brasil, na hora da verdade, vai para a doca e troca. Novo hélice, vida nova (ao menos em parta da assinatura acustica). E tem outras malandragens que podem ser usadas para maquiar a assinatura do sub. Mas acredito que o Walter e o Marino são as pessoas mais indicadas para falar de algo tão complexo.
[]'s
[]'s
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Dando meus 2 centavos
ENTENDO QUE o primeiro SNBR seria o protótipo já com propulsão nuclear, pulando assim a etapa de construção do protótipo do casco para propulsão nuclear porém ainda com propulsão convencional, esse já seria o protótipo do SNBR, os diversos problemas e dificuldades encontradas nesse primeiro submarino seriam minoradas ou sanadas nos projetos dos subsequentes.
O problema da vunerabilidade e informações já conhecidas deve ser minorado nessas alterações subsequentes, pois as melhorias da planta de propulsão nuclear também acarretará em modificações substantivas das condições de assinaturas, tanto acusticas, térmicas e magnéticas.
abraços
ENTENDO QUE o primeiro SNBR seria o protótipo já com propulsão nuclear, pulando assim a etapa de construção do protótipo do casco para propulsão nuclear porém ainda com propulsão convencional, esse já seria o protótipo do SNBR, os diversos problemas e dificuldades encontradas nesse primeiro submarino seriam minoradas ou sanadas nos projetos dos subsequentes.
O problema da vunerabilidade e informações já conhecidas deve ser minorado nessas alterações subsequentes, pois as melhorias da planta de propulsão nuclear também acarretará em modificações substantivas das condições de assinaturas, tanto acusticas, térmicas e magnéticas.
abraços
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Olha. embora eu tenha recebido apenas uma explanação informal de não mais que meia-hora no CTMSP acerca deste assunto no fim de 2008, o pouco que quero dizer é:Hader escreveu:A questão levantada pelo Túlio é das mais interessantes. Representa um risco real sim, ao menos para o cabeça de série. Mas tem umas estratégias que podem ser utilizadas, velho Túlio. Por exemplo usar um hélice de desenho diferente nos testes de mar. Quando chegar ao Brasil, na hora da verdade, vai para a doca e troca. Novo hélice, vida nova (ao menos em parta da assinatura acustica). E tem outras malandragens que podem ser usadas para maquiar a assinatura do sub. Mas acredito que o Walter e o Marino são as pessoas mais indicadas para falar de algo tão complexo.
[]'s
Não se preocupem com isso. O "X" da questão que é o reator e o sistema de transmissão que gira em torno de um sistema comumente conhecido como engrenagem redutora, já está sendo testado através de simulação numérica a pelo menos 2 anos em uma configuração que já nem é a config original, sendo já um primeiro aperfeiçoamento. Convém lembrar que o projeto do SNB nem começou ainda. Haverá o que se chama de fase de integração mecânica, onde o casco com seu "recheio" francês, será integrado a "seção nuclear", e só a partir daí é que se poderá ter idéia de coisas como um NRI real.
A engrenagem redutora, parece a primeira vista algo como que saído de um filme de ficção científica e traria até mesmo alguns problemas explicar como funciona. Mas ela faz o que promete com um NRI específico(em relação a sistemas do mesmo tipo , mas convencionais) que ela irá contribuir sensivelmente para a DERRUBADA do NRI global do Submarino. Não conheço como os franceses estão projetando esta parte dos Barracude. Não posso dizer que o SNB vá ser mais silencioso que um Barracude, porque provavelmente não sera mesmo. Mas não me assustaria nada que o NRI(estático) do SNB superasse o do Rubis.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
Walter, boa noite!
Serão utilizados mancais magnéticos também?
saudações
saudações
- Francoorp
- Sênior
- Contato:
Loki escreveu:Walter, boa noite!
saudações
Porra, se tiver mancal magnético...eu tiro o chapéu pra MB.
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Francoorp escreveu:Loki escreveu:Walter, boa noite!
saudações
É disso que venho falando a dois anos...
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Wolfgang
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 45 vezes
Enquanto isso, na FAB, as MANCADAS são magnéticas.Walterciclone escreveu:Francoorp escreveu:
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Pô, que legal, mas o que são mancais magnéticos?
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Na verdade faz mais de 10 anos que nosso pessoal trabalha em cima disso...
- jumentodonordeste
- Sênior
- Agradeceu: 46 vezes
- Agradeceram: 218 vezes
Essa tecnologia de mancais magnéticos nós já dominamos né ?
Está nas nossas centrífugas das usinas nucleares, né ?
Está nas nossas centrífugas das usinas nucleares, né ?
Que eu saiba ele será todo magnético.. e deverá girar no eixo sem os famosos enrroscos...Walterciclone escreveu:Francoorp escreveu:
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Digamos que o ruido produzido pelo sistema tradicional em uso nos submarinos americanos, poderá ser reduzido sensivelmente, se o sistema flutuar sobre um campo magnético...Bolovo escreveu:Pô, que legal, mas o que são mancais magnéticos?
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
-
- Sênior
Bolovo escreveu:
Pô, que legal, mas o que são mancais magnéticos?
Digamos que o ruido produzido pelo sistema tradicional em uso nos submarinos americanos, poderá ser reduzido sensivelmente, se o sistema flutuar sobre um campo magnético...
O mancal magnético permite um maior aproveitamento da força motriz, não existindo atrito entre o induzido e os mancais, em motores convencionais isso é feito com um material menos resistente que o induzido e que o mancal, que se desgasta em vez de se desgatar o induzido ou o eixo, podendo ser por rolamentos quando não há necessidade de estanqueidade ou caso contrário por bronzinas.
Não havendo atrito a energia mecânica dissipada no calor, no ruído e no desgaste mecânico da bronzina fica disponível para utilizar em força motriz ou converter para uso que melhor lhe prover.
Antes que alguém lembre que os mancais também utilizarão energia, os imãs utilizados são permanentes e utiliza-se também materiais a base de terras raras para os indutores e mancais, com grande ganho de eficiência na conversão energética.
Não sei como solucionaram as vedações (grafites, oléos, graxas, água, etc.), pois a perda por atrito nelas permanece.
Acho que li aqui, há algum tempo, uma discursão sobre a utilização de motores polifásicos de uso naval para os nossos futuros subs. Não lembro mais se informaram que seria pentafásicos ou pentadeca fásicos.
abraços