Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Sobre o KC-390

#2596 Mensagem por SantaCatarinaBR » Sex Dez 16, 2011 11:35 pm

SantaCatarinaBR - Subsidiária da Embraer vai fabricar parte dos componentes do KC-390 (SIC Notícias )
Reportegem:




SCBR - DEFESA NACIONAL Reportagens, vídeos e notícias sobre as Forças Armadas do Brasil e sua Base Industria de Defesa.
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Canal no Youtube: https://www.youtube.com/c/SCBRDefesaNacional
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Re: Sobre o KC-390

#2597 Mensagem por P44 » Sáb Dez 17, 2011 7:04 pm

Brazil and Portugal Sign Defense Partnership for KC-390 Program


(Source: Embraer; issued December 14, 2011)



SÃO PAULO, Brazil --- Embraer Defense and Security signed a partnership contract with OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal and EEA – Empresa de Engenharia Aeronáutica, today, for the KC-390 military airlifter and aerial refueling jet program. According to this agreement, Portugal, through EEA, will develop the engineering project for the KC-390’s components, which will be manufactured by Embraer subsidiary OGMA.

“Portugal’s participation in the KC-390 program strengthens our position in the European defense market,” said Luiz Carlos Aguiar, President of Embraer Defense and Security.

A Declaration of Intent between the Brazilian and Portuguese Ministries of Defense, signed in September 2010, preceded this contract, which emphasizes Portugal’s commitment to purchasing KC-390 airplanes.

“The agreement provides an opportunity for boosting the capabilities of the military aviation cluster, so as to generate and develop technological competencies,” said Jacinto Moniz de Bettencourt, EEA President.

“This is a unique opportunity for OGMA to develop its technological and manufacturing capabilities within a high aggregate value military program,” said OGMA President Almir Borges.

EEA – Empresa de Engenharia Aeronáutica S.A., located in the city of Maia, in the Minho region, Portugal, is dedicated to conceiving, promoting and carrying out engineering projects, to testing, and to developing and supplying aeronautical products and structures.

OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal S.A. is an aeronautics company with a long and respected tradition in aircraft manufacturing and maintenance. At its facilities in Alverca, OGMA employs engineers and technicians for civilian and military aircraft maintenance, and for manufacturing airframe segments of metal and composite materials.

-ends-

http://www.defense-aerospace.com/articl ... c_390.html




Triste sina ter nascido português 👎
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Re: Sobre o KC-390

#2598 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 17, 2011 7:14 pm

Xi...ferrou! A cada vez que o Cmt do avião for chamado ao rádio vai começar aquela vozinha:

- Atiende ao telemóvel...atiende ao telemóvel...atiende ao telemóvel...ATIENDE À M* DO TELEMÓVEL, CARAIGU! ATIENDE O TELEMÓVEEEEEEEEEEEEEEEEEL!!!


http://brtones.org/baixar-toques-para-c ... 38071.html




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Sobre o KC-390

#2599 Mensagem por brisa » Sáb Dez 17, 2011 8:13 pm

Esta lá??? :mrgreen:




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Re: Sobre o KC-390

#2600 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 17, 2011 9:18 pm

Só entrar no link e baixar. Pobres pilotos... :roll: :roll: :roll: :roll:




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Re: Sobre o KC-390

#2601 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 19, 2011 5:58 pm

Boa tarde.

estive estes dias procuranado informações na internet sobre a turbina selecionada pela Embraer para o KC-390, a IAE V2500-E5; no entanto não encontrei nenhum produto da marca com esta designação.
mesmo no site da IAE não há qualquer referência a mesma.
caso alguém possa indicar-me alguma referncia, agradeço.

abs.




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Re: Sobre o KC-390

#2602 Mensagem por Hader » Seg Dez 19, 2011 7:47 pm

FCarvalho, você não encontrou pois ela nunca foi fabricada. Existe como conceito (é uma derivação), mas nunca foi solicitada por um cliente. A verdade é que muda pouca coisa se comparada com outras da família V2500.

[]'s




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Re: Sobre o KC-390

#2603 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 19, 2011 10:18 pm

Hader escreveu:FCarvalho, você não encontrou pois ela nunca foi fabricada. Existe como conceito (é uma derivação), mas nunca foi solicitada por um cliente. A verdade é que muda pouca coisa se comparada com outras da família V2500.

[]'s
Obrigado Hader.

Saberia dizer o que efetivamente muda em relação as V2500 A5 da qual parece ela ser uma derivada?


abs.




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Re: Sobre o KC-390

#2604 Mensagem por soultrain » Seg Dez 19, 2011 10:34 pm

Hader,

Creio que a V2500 A5 é a designação genérica para qualquer das seguintes:

V2522-A5
V2524-A5
V2527-A5
V2530-A5
V2533-A5

A 2533 sendo a mais recente, a ultima versão, a que qualquer uma pode ser feito upgrade com kit é a V2500 SelectOne, já com uns anitos.

Como curiosidade a RR saiu do consórcio em Outubro passado.

Err desculpem-me não vi o E....

Não conheço :roll:





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: Sobre o KC-390

#2605 Mensagem por soultrain » Seg Dez 19, 2011 10:38 pm






"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: Sobre o KC-390

#2606 Mensagem por Hader » Ter Dez 20, 2011 7:25 am

É isso ai mesmo Soultrain. A E5 é uma versão militarizada do A5. As alterações visam atender normas e condições de operação militares. Nada de outro mundo.

[]'s




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Re: Sobre o KC-390

#2607 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 20, 2011 11:04 am

Engine Directory - Engine Specification

You are in: Home › Aircraft › Engine Directory › V2533

IAE International Aero Engines - V2533 A5

Imagem
Entry into service: April 1997 Take-off thrust: 33,000 lb Flat rate temp: 30 C Airflow: 872 lb/s Bypass ratio: 4.5 Climb-pressure ratio: 35.2 Cruise sfc: 0.538 lbf/lb/hr Powerplant weight: 7500 lb

View specification units in: METRIC | IMPERIAL

SPECIFICATION

Category: Turbofan
Max thrust: 32800 lb
Engine CO take off emissions: 0.463 g/kg
Engine NOx take off emissions: 36.480 g/kg
Engine HC take off emissions: 0.047 g/kg
Engine Fan Diameter: 63.500 inches
Engine Overall Length: 125.984 inches


Engine emission data from the ICAO Engine Exhaust Emissions Data Bank.

AIRCRAFT

Airbus - A321-200
Airbus - A321-200 (highest MTOW option)

MAINTENANCE PROVIDERS

IAE International Aero Engines

fonte: flighglobal

Acredito que a versão que será utilizada pelo KC-390 deverá derivar desta versão da V2500-A5, visto as configurações até o momento tornadas públicas pela Embraer sobre a aeronave.

Note-se que esta versão é utilizada nos A-321, que é o maior e mais pesado membro da família de corredor único da Airbus.

Para termos uma comparação, veja-se os pesos de ambas as aeronaves:

A-321: 93.000kg
KC-390: 81.000kg (logistico) - Embraer Defense System

abs




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Re: Sobre o KC-390

#2608 Mensagem por mauri » Sáb Dez 24, 2011 12:15 pm

A Embraer Portugal terá uma participação muito grande no KC-390, que além da estrutura da fuselagem central(OGMA), é de lá que sairá grande parte da engenharia da aeronave e também o software embarcado(Critical Software e grupo Empordef).

CEIIA importa cérebros portugueses na Airbus e Boeing para avião militar
Imagem
Com a participação no projecto liderado pela Embraer, o Centro de Inovação quer conquistar negócios nos segmentos da aviação comercial e executiva

Numa altura em que todas as vozes proclamam a fuga imparável dos cérebros portugueses, há uma empresa que está a promover a “importação” de engenheiros lusos altamente especializados. O CEIIA–Centro de Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, a pretexto da participação no projecto do novo avião militar KC-390, da Embraer, está a recrutar nas principais unidades de aviação internacional. Neste momento, a equipa criada para esta empreitada já conta com 30 engenheiros (aeronáuticos e aeroespaciais), mas até Março vão ser 60, que posteriormente vão trabalhar em Portugal e no Brasil.

FONTE: Poder Aereo

Mauri




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Re: Sobre o KC-390

#2609 Mensagem por mauri » Sáb Dez 24, 2011 1:02 pm

Mais noticias do KC-390 em Portugal...
Imagem
Embraer procura mais empresas nacionais para construir avião militar
OGMA vai investir 3,8 milhões de euros para participar na construção do cargueiro KC-390.

A Embraer continua à procura de empresas portuguesas para o desenvolvimento do ‘software' para o novo cargueiro militar KC-390. A fabricante brasileira - que ontem assinou contrato com a OGMA e a Empresa de Engenharia Aeronáutica (EEA) para o fornecimento de componentes e fuselagem central - ainda não escolheu as empresas que vão criar o "cérebro" (tecnologia) do avião.

"O voo inaugural do avião da Embraer será em 2014. Quando o fizer, será a primeira vez que um avião voará com tecnologia testada, concebida e desenhada em Portugal", afirmou ontem o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, na assinatura do contrato com as duas empresas nacionais. "Outras empresas portuguesas estão na corrida para o desenvolvimento de ‘software'", garantiu o governante.

Embora sem confirmação oficial, tecnológicas como a Critical Software ou a Edisoft - empresa do grupo Empordef - são apontadas como estando na corrida à construção do "cérebro" do avião, que entra em fase de testes em 2014, embora a entrega das primeiras aeronaves seja só em 2016.

Sobre a EEA
A EEA – Empresa de Engenharia Aeronáutica S.A., localizada na cidade de Maia, no Minho, Portugal, dedica-se à concepção, promoção e execução de projetos de engenharia, ensaios, desenvolvimento e fornecimento de produtos ou de estruturas aeronáuticas.

Sobre a OGMA
A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal S.A. é uma empresa voltada para atividades aeronáuticas, contando com uma longa e conceituada tradição na fabricação e manutenção de aeronaves. Nas suas instalações em Alverca, a OGMA emprega engenheiros e técnicos na manutenção de aeronaves civis e militares e na fabricação de segmentos aeronáuticos metálicos e em compósito.

Sobre CEIIA
CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel
O CEIIA é uma entidade composta pelos principais Fornecedores, Associações, Universidades Técnicas, Centros de I&D e Agências Públicas das indústrias da mobilidade.
O CEIIA visa promover o crescimento das empresas portuguesas nas cadeias internacionais de fornecimento das Indústrias da mobilidade [automóvel, aeronáutica e ferroviária].
O CEIIA organiza a sua actividade segundo três unidades de desenvolvimento:
CEIIA-CE (Centro de Engenharia): unidade dedicada ao desenvolvimento integrado de processo e produto;
CEIIA-PP (Parcerias Público-Privadas): unidade dedicada à concepção e gestão de iniciativas público-privadas de natureza pré-competitiva;
CEIIA-VET (Valorização Empresarial da Tecnologia): unidade dedicada ao apoio no desenvolvimento tecnológico em parceria com o meio académico e a indústria.

Fonte: AF-Agência Financeira-PT
Mauri




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Re: Sobre o KC-390

#2610 Mensagem por eur2 » Sáb Dez 24, 2011 4:22 pm

Etapa do Projeto de Turbina Aeronáutica de Pequena Potência de 5000 N (TAPP 5000) é concluída com sucesso
20 20UTC agosto 20UTC 2009
Instituto de Aeronáutica e Espaço – IAE

20/08/2009

Etapa do Projeto de Turbina Aeronáutica de Pequena Potência de 5000 N (TAPP 5000) é concluída com sucesso
Contribuição: Divisão de Propulsão Aeronáutica

http://www.iae.cta.br/noticias/20082009 ... autica.php

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Figura 1: Duto de escapamento de gases do banco da TAPP.
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Uma importante etapa de implantação da infraestrutura de ensaios do projeto TAPP 5000 (Turbina Aeronáutica de Pequena Potência de 5.000 N de empuxo) foi concluída com sucesso, no dia 21 de julho de 2009, através da especificação, da fabricação e da montagem do duto de escapamento de gases de combustão (figura 1) do banco de ensaios da Divisão de Propulsão Aeronáutica (APA) do IAE. A idealização do banco de ensaios completo é apresentada na figura 2, onde se pode identificar o posicionamento do duto de escapamento.

Entenda o Projeto TAPP 5000

O projeto TAPP 5000 tem como objetivo desenvolver e fabricar um modelo de engenharia de um turborreator para utilização em aeronaves não-tripuladas que pesem até 1,5 toneladas. Atualmente, a TAPP encontrando-se em fase de fabricação do primeiro motor pela empresa TGM Turbinas, parceira do projeto por meio da FINEP.

Iniciado formalmente em novembro de 2005, está previsto no cronograma do projeto TAPP 5000 a conclusão da montagem e a instalação do primeiro protótipo no banco de ensaios (figura 2) até o final de 2009, quando se iniciarão os ensaios de desenvolvimento. Até a conclusão do projeto, previsto para dezembro de 2010, serão construídos dois dos protótipos da TAPP.

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