Página 1714 de 2051
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Mar 09, 2013 11:54 am
por WalterGaudério
NovaTO escreveu:denilson escreveu:Mas não vejo muitos problemas de utilizar o A-1 nesses casos, pois não estamos esperando ataque de caças supersônicos, não estamos em guerra, o ataque pode vir de pequenas aeronaves ou aviões de carreira sequestrados, no primeiro caso o Super Tucano da conta melhor que qualquer outro no mundo (minha opinião), no segundo caso, o A-1 mantendo PAC em média altitude e armado com mísseis ar-ar (entendo eu) é suficientemente capaz de abater aviões de carreira e até caças.
A-1 sem modernização não tem radar para "traquear" o alvo, o piloto teria de usar o "olhômetro" para procurar a aeronave, e depois ficar às 6 horas para abater com canhões já que não tem nem capacidade para lançamento de mísseis ar-ar. E mais, se o alvo fosse um jato executivo moderno, em atitude suspeita, teria sérias dúvidas da capacidade do A-1 alcançar o alvo.
O A-1M com radar e eventualmente um Piranha nas pontas das asas, teria alguma capacidade de tentar alguma coisa. A questão nesse caso seria ele alcançar um alvo civil de "alto desempenho".
No mais, me parece uma ação desesperada da FAB para poupar F-5EM que devem estar no limite, e os A-1 ao que parece estão se tornando "Multi-Role"
![Neutral :|](./images/smilies/icon_neutral.gif)
.....
[]'s
O Olhômetro do A 1 bem como do A 29 atebde pelo mesmo nome. E 99.
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Mar 09, 2013 2:43 pm
por Glauber Prestes
Como eu disse a um tempo atrás:
http://www.cavok.com.br/blog/?p=62901#idc-container
Divisão de Aerodinâmica do IAE realiza pesquisa de desenvolvimento tecnológico na aeronave A-1
Nos meses de novembro/dezembro de 2012 foram realizados, no túnel de vento TA-2 da Divisão de Aerodinâmica (ALA) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), ensaios aerodinâmicos com a instalação de “canards” na maquete do caça A-1.
Os “canards” compõem o segundo plano sustentador da aeronave, sendo responsáveis pelo incremento na sustentação e melhora no desempenho em altos ângulos de ataque. Estes ensaios, iniciativa dos engenheiros de ensaios em tunel de vento, compõem a primeira fase da pesquisa de largo espectro envolvendo aerodinâmica experimental, estabilidade e desempenho em altos ângulos de ataque. O objetivo destes ensaios é investigar a influência dos canards no desempenho em manobra do A-1.
A atual pesquisa tem como objetivos principais a capacitação de pesquisadores e engenheiros em área de interesse estratégico e ampliação da agilidade da aeronave em combate aéreo através do aumento de sua razão de curva instantânea, assim como do desempenho em decolagens e aterrissagens.
Por ser uma aeronave de asa alta e pelo espaço restrito entre a raiz da asa e a entrada de ar, a instalação dos canards constituiu um desafio, assim como a confecção dos mesmos. Os canards ensaiados eram fixos, planos, com bordo de ataque afilados, tendo como parâmetros relevantes sua área em relação a asa, alongamento e ângulo de ataque. Os ensaios contaram com medições com a balança aerodinâmica do túnel permitindo comparações quantitativas. Uma vez que resultados positivos foram obtidos e os parâmetros relevantes identificados, outra campanha deverá ser realizada em outubro de 2013 contando com “canards” otimizados, medidas com balanças aerodinâmicas e anemometria laser (PIV – Particle Image Velocimetry), além de visualizações com tinta.
Muito embora o A-1 já esteja fora de produção, a instalação destes dispositivos – assim como ocorrido no Mirage III – os resultados obtidos sugerem ganhos significativos com baixo custo de produção e instalação.
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Mar 09, 2013 6:11 pm
por NovaTO
WalterGaudério escreveu:NovaTO escreveu:
A-1 sem modernização não tem radar para "traquear" o alvo, o piloto teria de usar o "olhômetro" para procurar a aeronave, e depois ficar às 6 horas para abater com canhões já que não tem nem capacidade para lançamento de mísseis ar-ar. E mais, se o alvo fosse um jato executivo moderno, em atitude suspeita, teria sérias dúvidas da capacidade do A-1 alcançar o alvo.
O A-1M com radar e eventualmente um Piranha nas pontas das asas, teria alguma capacidade de tentar alguma coisa. A questão nesse caso seria ele alcançar um alvo civil de "alto desempenho".
No mais, me parece uma ação desesperada da FAB para poupar F-5EM que devem estar no limite, e os A-1 ao que parece estão se tornando "Multi-Role"
![Neutral :|](./images/smilies/icon_neutral.gif)
.....
[]'s
O Olhômetro do A 1 bem como do A 29 atebde pelo mesmo nome. E 99.
Caro Walter Gaudério,
Nesse caso, seria somente com o advento do Link BR-2? Onde ae sim, mesmo o A-1 na versão modernizada poderia ter dados dos caças inimigos no seu HUD/MFD. Caso contrário, seria basicamente o E99 mandando via rádio as coordenadas, e após isso, acredito eu, somente no "olhômetro". No A-1 atuais, chegar às 6 horas para usar seus canhões, e nos A-1M, esperar o zunido dos Piranha ou quem sabe os A-Darter.
Além desse fator, os A-29 são adequados às pequenas aeronaves à hélice. Os A-1M será que teriam condições de alcançar um alvo de alto desempenho como um Learjet em corrida direta contra um estádio, por exemplo? Tenho minhas dúvidas.
[]'s
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Mar 09, 2013 10:43 pm
por sapao
"Empresa testa 1º “avião-helicóptero” com motor elétrico
A AgustaWestland anunciou nesta semana que desenvolveu uma aeronave híbrida movida a eletricidade. Com hélices que se movem em 90º, possibilitando a decolagem horizontal e pouso vertical (tecnologia conhecida como tilt rotor), o Project Zero foi concebido e construído em menos de seis meses e já realizou testes de voo, segundo a companhia.
O primeiro voo da aeronave foi em junho de 2011, na Itália. O modelo testado é equipado com bateria recarregável, mas uma opção movida a diesel também está em estudo. Todos os sistemas do avião, desde comandos de voo a trem de pouso, são elétricos, o que elimina a necessidade de um sistema hidráulico.
A característica híbrida é reforçada por asas que podem ser retiradas, operando mais como um helicóptero, se necessário. A tecnologia do tilt rotor é desenvolvida desde os anos de 1940, por diversas empresas, sempre apontando como o “futuro". Recentemente, a Eurocopter apresentou uma aeronave do tipo capaz de voar a mais de 400 km/h."
fonte:
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?page=notimp
Realmente, a EMBRAER não dá ponto sem nó!
Aliás, para quem não sabe a AgustaWestland COMPROU o projeto utilizado no Osprey da Bell; e isso se encaixa como uma luva no mercado offshore desenhado no futuro para Brasil... Na minha opinião, claro.
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Sáb Mar 09, 2013 11:21 pm
por Penguin
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Dom Mar 10, 2013 4:26 am
por Rodrigoiano
Fazendo parte do marketing de lançamento da nova novela global (que mostra o A-29 em Natal), a parte mais interessante da matéria seguinte são imagens atualizadas da Baan, dos M-2000 e breve entrevista com um piloto deste caça da FAB.
==============================
Piloto da base aérea de Anápolis (GO) vive na vida real história de protagonista de novela
(...)
Fonte: G1/Tv Anhanguera
http://g1.globo.com/videos/goias/jatv-2 ... a/2450353/
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Dom Mar 10, 2013 12:19 pm
por micrurus
Em plena campanha
JOÃO BOSCO RABELLO - O Estado de S.Paulo
Comando
estratégico
O Planalto pediu ao PT que, na partilha das comissões da Câmara, garanta a de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Quer um petista no comando da comissão, que conduzirá debates polêmicos com a oposição em questões a serem decididas até o fim do ano. O governo quer fechar, ainda em 2013, a compra dos 36 caças da Força Aérea Brasileira (FAB), no valor de US$ 4 bilhões, e do satélite geoestacionário, que vai custar R$ 716 milhões. O PT indicou para a vaga o deputado Nelson Pellegrino (BA), derrotado na eleição para a prefeitura de Salvador.
fonte :
http://www.estadao.com.br/noticias/impr ... 6793,0.htm
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Dom Mar 10, 2013 4:28 pm
por Arataca
Pelo valor citado para compra dos caças, ou seja US$ 4.0 bilhões, acho que o Rafale e o F-18 não se enquadram;
1 abraço
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Dom Mar 10, 2013 4:38 pm
por Matheus
Eu já acho que a coisa está meio certa pelo F18, ainda mais depois da decisão dos S.Tucano pelos EUA. O F18, pelo FMS, deve ser "bem em conta".
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Seg Mar 11, 2013 1:57 am
por JRIVERA
Morenés inicia una gira iberoamericana para impulsar la industria de defensa
Madrid, 11 mar .- El ministro de Defensa, Pedro Morenés, inicia hoy una gira por Iberoamérica que incluye
Brasil, Perú y Chile, con el objetivo de reforzar las relaciones bilaterales en materia de defensa y promocionar la industria de la defensa española.
El titular de Defensa, que viaja acompañado por el secretario general de Política de Defensa, Alejandro Alvargonzález, tiene previsto reunirse en esos países con sus homólogos, según ha informado a Efe su departamento.
Dar a conocer y promocionar la industria de la defensa española y la política en este sector que lleva a cabo el Gobierno español son los objetivos del viaje del ministro a Brasil Perú y Chile, países considerados de enorme potencial económico, político y militar.
Antes de pisar continente americano, Morenés hará hoy una escala en Cabo Verde, donde se entrevistará con el titular de Defensa de este país, Jorge Omero Tolentino.
Mañana llegará a Brasil, donde mantendrá una reunión con su homólogo, Celso Amorim.
El miércoles aterrizará en Perú y también tiene previsto entrevistarse con el titular de Defensa, Pedro Cateriano.
Morenés cerrará su gira el jueves en Chile con una reunión de trabajo con el ministro de Defensa, Rodrigo Hinzpeter.
Además de la cooperación bilateral en materia de Defensa,
la venta de aviones de combate europeos Eurofighter o de carros de combate Leopard son algunos de los asuntos que centrarán las conversaciones de Morenés con sus homólogos.
Asimismo el ministro español dará a conocer el modelo de la Unidad Militar de Emergencias (UME) como ejemplo de unidad de elite de las Fuerzas Armadas contra las catástrofes naturales.Varios países latinoamericanos se han interesado en implantar una unidad de este tipo y España ha ofrecido su ayuda.
http://noticias.lainformacion.com/catas ... nJ8OGHjH6/
Saludos,
JRIVERA
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Seg Mar 11, 2013 5:25 pm
por denilson
Apenas um comentário, achoa que tinha um esquadrão inteiro de A-1 voando, em um curto espaço de tempo ja pousaram mais de 6 A-1 em SM.
Não contei no inicio pois eu estão chegando de 2 em 2 e ja foram uns quantos, ja saiu da normalidade da Base de SM.
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Ter Mar 12, 2013 7:15 am
por Sávio Ricardo
denilson escreveu:Apenas um comentário, achoa que tinha um esquadrão inteiro de A-1 voando, em um curto espaço de tempo ja pousaram mais de 6 A-1 em SM.
Não contei no inicio pois eu estão chegando de 2 em 2 e ja foram uns quantos, ja saiu da normalidade da Base de SM.
Deve ser para as filmagens da novela que estreiou ontem...
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Ter Mar 12, 2013 10:41 am
por WalterGaudério
Arataca escreveu:Pelo valor citado para compra dos caças, ou seja US$ 4.0 bilhões, acho que o Rafale e o F-18 não se enquadram;
1 abraço
Eu já perdi as esperanças com o Rafale. Para mim é o F/A-18SH
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Ter Mar 12, 2013 10:51 am
por Justin Case
WalterGaudério escreveu:Arataca escreveu:Pelo valor citado para compra dos caças, ou seja US$ 4.0 bilhões, acho que o Rafale e o F-18 não se enquadram;
1 abraço
Eu já perdi as esperanças com o Rafale. Para mim é o F/A-18SH
Amigos,
Então está definido que vamos seguir a regra suíça?
Se não há dinheiro para comprar 36 caças que precisamos vamos comprar 36 "qualquer coisa"? Lá parece que decidiram comprar a promessa de 22 Gripen porque o dinheiro do orçamento autorizado não daria para comprar 22 Rafale (com alternativa Typhoon) que eles precisavam.
Ainda bem que aqui não falaram em US$ 700 milhões, senão iria ter gente querendo comprar 36 F-5 para modernizar (com configuração do ano 2000). O F-X Tampax!
Se o dinheiro está curto, ainda assim devemos comprar aquilo que precisamos. Depois a gente compra os demais em lotes adicionais.
Ou será que 36 "qualquer coisa" é só o que o Brasil precisa pelos próximos 40 anos?
Abraços,
Justin
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Ter Mar 12, 2013 10:59 am
por delmar
Apenas uma colocação ao companheiro Justin. O F-18 não é "qualquer coisa". É um dos aviões selecionados, um dos melhores que existem no mercado. Com ele a FAB ficará muito bem equipada. Não é a solução que eu esperava mas, se vier, não será "qualquer coisa", teremos um ótimo avião.