NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
NovaTO
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 47 vezes

Re: NOTÍCIAS

#25681 Mensagem por NovaTO » Qui Mar 07, 2013 11:34 am

denilson escreveu:Mas não vejo muitos problemas de utilizar o A-1 nesses casos, pois não estamos esperando ataque de caças supersônicos, não estamos em guerra, o ataque pode vir de pequenas aeronaves ou aviões de carreira sequestrados, no primeiro caso o Super Tucano da conta melhor que qualquer outro no mundo (minha opinião), no segundo caso, o A-1 mantendo PAC em média altitude e armado com mísseis ar-ar (entendo eu) é suficientemente capaz de abater aviões de carreira e até caças.

A-1 sem modernização não tem radar para "traquear" o alvo, o piloto teria de usar o "olhômetro" para procurar a aeronave, e depois ficar às 6 horas para abater com canhões já que não tem nem capacidade para lançamento de mísseis ar-ar. E mais, se o alvo fosse um jato executivo moderno, em atitude suspeita, teria sérias dúvidas da capacidade do A-1 alcançar o alvo.

O A-1M com radar e eventualmente um Piranha nas pontas das asas, teria alguma capacidade de tentar alguma coisa. A questão nesse caso seria ele alcançar um alvo civil de "alto desempenho".

No mais, me parece uma ação desesperada da FAB para poupar F-5EM que devem estar no limite, e os A-1 ao que parece estão se tornando "Multi-Role" :| ..... [002]

[]'s

denilson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

#25682 Mensagem por denilson » Qui Mar 07, 2013 2:26 pm

Desculpe a ignorância, mas o A-1 não lança o piranha????
Se me disserem que não tem o míssil p ele lançar eu até acredito, mas ele não ter a capacidade de lançamento... :?

Editado pela última vez por denilson em Qui Mar 07, 2013 2:44 pm, em um total de 1 vez.
Lirolfuti
Sênior
Sênior
Agradeceu: 40 vezes
Agradeceram: 205 vezes

#25683 Mensagem por Lirolfuti » Qui Mar 07, 2013 2:26 pm

Asas rotativas da FAB realizam treinamento em Florianópolis (SC)

Iniciou nesta terça-feira (05/03) o Exercício Helicóptero TA organizado pela Segunda Força Aérea (II FAE). Nele, três Esquadrões de Asas rotativas da Força Aérea Brasileira (FAB) estão reunidos na Base Aérea de Florianópolis (BAFL) realizando treinamentos de resgate na água e emprego dos helicópteros com o uso de armamento.

A manobra de interceptação aérea contra aeronaves de baixa performance faz parte da preparação da FAB para defender o espaço aéreo brasileiro durante os grandes eventos que acontecerão no Brasil. A começar pela Copa das Confederações, quando seráo intensificadas as ações de defesa aérea, com interceptação de aeronaves suspeitas por caças e helicópteros da FAB.

No treinamento que segue até 22 de março, helicópteros AH-2 SABRE, do Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º GAV), sediado em Porto Velho (RO), e H-60 Black Hawk do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV), de Santa Maria (RS), e do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV), de Manaus (AM) realizam a operação conjunta pela primeira vez em Santa Catarina. O objetivo é que o 5º/8º GAV passe o conhecimento de emprego para os outros Esquadrões.

O treinamento é importante para o entrosamento das tripulações e controladores de voo, a fim de que todos estejam preparados para o cumprimento das medidas de Policiamento do Espaço Aéreo Brasileiro.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... s-%28SC%29

denilson
Sênior
Sênior

#25684 Mensagem por denilson » Qui Mar 07, 2013 2:42 pm

Por isso que quase pararam as decolagens de Black Hawk em Santa Maria e semana passada voavam a toda hora.
Para quem estava reclamando de A-1 treinando interceptação, imagina o que vão falar de Helicópteros.
Daqui a pouco vou pegar meu trabuco e vou treinar interceptação.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#25685 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 07, 2013 4:24 pm

denilson escreveu:Desculpe a ignorância, mas o A-1 não lança o piranha????
Se me disserem que não tem o míssil p ele lançar eu até acredito, mas ele não ter a capacidade de lançamento... :?
Os lançadores ar-ar nunca foram funcionais (só estão ali para enfeite mas sem nenhuma funcionalidade).

Isso irá mudar com os upgrades.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
denilson
Sênior
Sênior

#25686 Mensagem por denilson » Qui Mar 07, 2013 4:36 pm

Me enganei feio :oops: Grato Carlos Lima

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2566 vezes
Agradeceram: 1039 vezes

#25687 Mensagem por J.Ricardo » Qui Mar 07, 2013 5:59 pm

denilson escreveu:Por isso que quase pararam as decolagens de Black Hawk em Santa Maria e semana passada voavam a toda hora.
Para quem estava reclamando de A-1 treinando interceptação, imagina o que vão falar de Helicópteros.
Denison, ví uma vez um documentário mostrando Black Hawks americanos interceptando pequenos aviões na fronteira com o México.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 304 vezes
Agradeceram: 545 vezes

#25688 Mensagem por Pablo Maica » Qui Mar 07, 2013 6:33 pm

J.Ricardo escreveu:
denilson escreveu:Por isso que quase pararam as decolagens de Black Hawk em Santa Maria e semana passada voavam a toda hora.
Denison, ví uma vez um documentário mostrando Black Hawks americanos interceptando pequenos aviões na fronteira com o México.
E o 5º/8º Gav ja faz isso desde o tempo do Sapão.

Lembro de um acontecimento onde um aluno do aeroclube de cruz alta, que tinha se separado, roubou um aeroboero e rumou a SM, realizou algumas passagens baixas sobre a casa da ex, foi interceptado pelos UH e conduzido a BASM, mas na hora de pousar o cara jogou o avião contra o chão.

Um abraço e t+ :D

denilson
Sênior
Sênior

#25689 Mensagem por denilson » Qui Mar 07, 2013 7:01 pm

Sim, eu estava de sacanagem, eu acompanhei os testes do 5º/8º Gav com o sapão para interceptação de alvos de baixa velocidade, não recordo o ano, vi inclusive os testes com festim em que o artilheiro disparava contra um alvo rebocado por um avião (não recordo o modelo). Depois disso foi feito o teste com munição real em floripa.
Sobre o evento do suicida, ele queria jogar a aeronave contra os A-1 na linha de voo, e os sapão não fizeram nada, tem várias teorias sobre ele ter jogado o avião no chão, eu prefiro a de que ele não teve combustível suficiente para chegar à linha de voo, e é baseada no fato de não ter havido explosão da aeronave, na análise posterior não encontraram nenhum combustível, nenhuma gotinha se quer, nesse caso poderíamos ter perdido várias aeronaves.

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#25690 Mensagem por henriquejr » Qui Mar 07, 2013 7:44 pm

Carlos Lima escreveu:
denilson escreveu:Desculpe a ignorância, mas o A-1 não lança o piranha????
Os lançadores ar-ar nunca foram funcionais (só estão ali para enfeite mas sem nenhuma funcionalidade).

[]s
CB_Lima
Os A-1 do 3º lote foram entregues com os trilhos de lançamento funcionais.

.
denilson
Sênior
Sênior

#25691 Mensagem por denilson » Qui Mar 07, 2013 8:01 pm

henriquejr escreveu:
Carlos Lima escreveu: Os lançadores ar-ar nunca foram funcionais (só estão ali para enfeite mas sem nenhuma funcionalidade).

[]s
CB_Lima
Eu estava para ir conversar com minhas "fontes" pq uma delas tinha me falado sobre lançamento do aim-9b dos A-1, e sobre um pequeno "descuido" de navegação fora de nossas fronteiras (com aim-9b nas pontas de asa).

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#25692 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 07, 2013 8:01 pm

henriquejr escreveu:
Carlos Lima escreveu: Os lançadores ar-ar nunca foram funcionais (só estão ali para enfeite mas sem nenhuma funcionalidade).

[]s
CB_Lima
Desculpe amigo, mas eu acho que você está enganado.

O único A-1 com trilhos funcionais (antes da Modernização) é o do CTA.

O resto até aonde consta... não :(

[]s
CB_Lima

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#25693 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mar 07, 2013 8:02 pm

denilson escreveu:
henriquejr escreveu: Os A-1 do 3º lote foram entregues com os trilhos de lançamento funcionais.
Eu estava para ir conversar com minhas "fontes" pq uma delas tinha me falado sobre lançamento do aim-9b dos A-1, e sobre um pequeno "descuido" de navegação fora de nossas fronteiras (com aim-9b nas pontas de asa).

Esse é o do CTA.

[]s
CB_Lima

denilson
Sênior
Sênior

#25694 Mensagem por denilson » Qui Mar 07, 2013 8:06 pm

Os do Voo eram centauros, mas pode ser "lenda urbana".

Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#25695 Mensagem por Rodrigoiano » Sex Mar 08, 2013 7:19 am

Os M-2000 ainda treinam para prontidão/interceptação...(há alguns errinhos de dados entendíveis em se tratando de imprensa leiga...)

====================

07/03/2013 22h04 - Atualizado em 07/03/2013 22h04

Moradores se assustam com barulho misterioso em GO: 'De outro mundo'

Segundo Aeronáutica, o som alto foi causado por dois caças, em Catalão.
Aviões estavam em missão de treinamento e podem chegar a 1000 km/h.

Do G1 GO com informações da TV Anhanguera

(...)

http://g1.globo.com/goias/noticia/2013/ ... mundo.html

Responder