http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=21940
Esse avião é fantastico!!!
![Neutral :|](./images/smilies/icon_neutral.gif)
[]s
CB_Lima
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Será um caça fantástico mesmo.P44 escreveu:para uma bosta de um Su-27 musculado não está nada mal...
NovaTO escreveu:Será um caça fantástico mesmo.P44 escreveu:para uma bosta de um Su-27 musculado não está nada mal...
Único problema que vejo é a mania dos russos ficarem alardeando que é mais que o "F-22 nisso ou naquilo". Dificilmente teremos algum dado real para comprovar isso. Mas sem dúvidas rivalizará com o F-35 e em alguns quesitos será superior e outros perderá. Normal.
http://www.cavok.com.br/blog/?p=67288
[]'s
O mais importante é que todo mundo entendeu.Petry escreveu:Su-50? Ele já recebeu a designação correta? Porque ele é o T-50, assim como o T-10 passou a ser Su-27, o T-50 pode ser o Su-69 ou qualquer disponível.
Boa noite.Luís Henrique escreveu:O mais importante é que todo mundo entendeu.Petry escreveu:Su-50? Ele já recebeu a designação correta? Porque ele é o T-50, assim como o T-10 passou a ser Su-27, o T-50 pode ser o Su-69 ou qualquer disponível.
Preferi chamá-lo assim, pois T-50 tem também o sul-coreano.
O problema é o da estrutura industrial que a Russia pura e simplesmente não tem.Por quê você acha um problema os russos rivalizarem este caça (Su-50) com o F-22 ???????
Se puder colocar algum argumento, seria bom.
Luís Henrique escreveu:NovaTO escreveu: Será um caça fantástico mesmo.
Único problema que vejo é a mania dos russos ficarem alardeando que é mais que o "F-22 nisso ou naquilo". Dificilmente teremos algum dado real para comprovar isso. Mas sem dúvidas rivalizará com o F-35 e em alguns quesitos será superior e outros perderá. Normal.
http://www.cavok.com.br/blog/?p=67288
[]'s
Essa é boa.
Por quê você acha um problema os russos rivalizarem este caça (Su-50) com o F-22 ???????
Se puder colocar algum argumento, seria bom.
Eu já acho um problema você rivalizar o Su-50 com o F-35.
Argumentos: O Su-50 é MUITO maior, MUITO mais potente, possui DOIS motores, possui envelope de vôo otimizado para Superioridade Aérea, diferente do F-35 que é também multimissão, porém mais otimizado para ataque.
Pt, a guerra fria já acabou...pt escreveu:O problema é o da estrutura industrial que a Russia pura e simplesmente não tem.Por quê você acha um problema os russos rivalizarem este caça (Su-50) com o F-22 ???????
Se puder colocar algum argumento, seria bom.
Os russos são capazes de desenvolver grandes projetos, grandes desenhos e grandes ideias, mas depois eles não têm uma industria que consiga desenvolver todos os inúmeros componentes necessários para transformar um projeto num protótipo e depois um protótipo num produto de pré serie e depois num produto de série.
Existem casos em que tudo continua artesanal e sem grande controlo de qualidade. É por isso que o Su-34 já foi encomendado várias vezes e são anunciadas novas encomendas todos os anos, mas o avião continua disponível em numeros muito pequenos, levando os russos a manter os Su-24.
As pequenas industrias que fornecem os montadores nem sempre são capazes de produzir com a qualidade necessária. As contas agora são feitas como no ocidente e os custos têm que ser calculados.
A Russia está a deparar-se com os mesmos problemas que os países do ocidente.
Só há uma forma de continuar a produzir a baixo preço: Manter os componentes antigos em produção e aproveita-los para os equipamentos novos.
NovaTO escreveu:Luís Henrique escreveu:
Essa é boa.
Por quê você acha um problema os russos rivalizarem este caça (Su-50) com o F-22 ???????
Se puder colocar algum argumento, seria bom.
Eu já acho um problema você rivalizar o Su-50 com o F-35.
Argumentos: O Su-50 é MUITO maior, MUITO mais potente, possui DOIS motores, possui envelope de vôo otimizado para Superioridade Aérea, diferente do F-35 que é também multimissão, porém mais otimizado para ataque.
Caro Luis Henrique,
Além dos motivos que o Pt já colocou, eu diria que o F-22 é algo que foge totalmente em termos de capacidade de qualquer outro caça. E isso à 20 anos atrás. O PAKFA Sukhoi T-50 (futuro SU-50 Firefox) apesar das semelhanças de design tem diferenças também.
Por exemplo,
F-22 Furtividade em todos os quadrantes com direito a mascaremento do IR dos motores . PAKFA somente no quadrante frontal e com os motores expostos da mesma maneira que um SU-27. Ou seja ele é furtivo, pero no mucho.
F-22: Foco nos sensores passivos+radar AESA LPI. PAKFA: foco na potência do radar N-050+radar na banda L: Um procura passar sem ser detectado, o outro nem tanto. Por outro lado, os russos incluiram sensores IRST no PAKFA algo que o F-22 não possui.
No quesito desempenho, acredito que o PAKFA deverá ter capacidades semelhantes ao F-22 como o supercruise em mach 1.5/1.6, além de grande manobrabilidade. Possivelmente deverá ter um grande alcance também.
Um embate F-22 x PAKFA poderia ser uma reedição do F-15 x SU-27: PAKFA superior aerodinâmicamente, mas perdendo nos sensores/eletrônica.
Eu gosto de comparar o F-35 com o SU-50basicamente porque serão os dois caças dominantes para os próximos 30 / 40 anos, que voarão junto com os drones. E vejo ambos os caças sendo ofertados à muitos países em concorrências do tipo FX-3/4. O F-35 focado no ataque/interdição, mas com capacidade de sobra para combate ar-ar, e o SU-50 focado na superioridade aérea, mas com grande capacidade de ataque/interdição.
[]'s
Caro Luis Henrique,Luís Henrique escreveu:NovaTO escreveu:
Caro Luis Henrique,
Além dos motivos que o Pt já colocou, eu diria que o F-22 é algo que foge totalmente em termos de capacidade de qualquer outro caça. E isso à 20 anos atrás. O PAKFA Sukhoi T-50 (futuro SU-50 Firefox) apesar das semelhanças de design tem diferenças também.
Por exemplo,
F-22 Furtividade em todos os quadrantes com direito a mascaremento do IR dos motores . PAKFA somente no quadrante frontal e com os motores expostos da mesma maneira que um SU-27. Ou seja ele é furtivo, pero no mucho.
F-22: Foco nos sensores passivos+radar AESA LPI. PAKFA: foco na potência do radar N-050+radar na banda L: Um procura passar sem ser detectado, o outro nem tanto. Por outro lado, os russos incluiram sensores IRST no PAKFA algo que o F-22 não possui.
No quesito desempenho, acredito que o PAKFA deverá ter capacidades semelhantes ao F-22 como o supercruise em mach 1.5/1.6, além de grande manobrabilidade. Possivelmente deverá ter um grande alcance também.
Um embate F-22 x PAKFA poderia ser uma reedição do F-15 x SU-27: PAKFA superior aerodinâmicamente, mas perdendo nos sensores/eletrônica.
Eu gosto de comparar o F-35 com o SU-50basicamente porque serão os dois caças dominantes para os próximos 30 / 40 anos, que voarão junto com os drones. E vejo ambos os caças sendo ofertados à muitos países em concorrências do tipo FX-3/4. O F-35 focado no ataque/interdição, mas com capacidade de sobra para combate ar-ar, e o SU-50 focado na superioridade aérea, mas com grande capacidade de ataque/interdição.
[]'s
1) O Pak-Fa não é furtivo apenas no quadrante frontal. O caça possui baias internas para armamento. O caça é tão furtivo quanto o F-22 ou o F-35. Sobre o motor, trata-se do motor temporário que equipará os primeiros caças. O novo motor já está em desenvolvimento avançado (segundo o diretor da Saturn o novo motor está à frente do cronograma). Sobre a furtividade do motor, você está comparando o protótipo do Pak-Fa. O caça que será produzido em série muito provavelmente terá algumas mudanças, como uma proteção no motor semelhante à utilizada pelo F-22.
2) Sobre sensores porque acha que o radar AESA do F-22 é LPI e o radar russo não????
Não está confundindo com o radar do Su-35, o Irbis-E que é ESA?
Sobre potência, tanto o radar do caça russo como do americano, são todos muito potentes. Todos AESA e todos LPI. A diferença é que o Sistema Radar do Pak-Fa é bem mais completo. Ao todo são 5 antenas contra apenas 1 no Raptor.
A frontal, semelhante ao Raptor, duas laterais para ampliar o ângulo de cobertura, e duas localizadas nas asas que atuam na banda L para aumentar as chances de detectar alvos furtivos.
Além deste revolucionários sistema de radar, o caça terá o OLS-50M.
Sobre esta questão de sensores e eletrônica, vc deveria ponderar que os caças possuem mais de 2 décadas de diferença de idade. Na minha opinião os americanos terão que realizar uma GRANDE modernização nos raptors, se realmente quiserem superar o pak-fa.
Sobre sua conclusão do embate entre as duas aeronaves eu discordo.
Volto a dizer, os americanos precisam modernizar muito o f-22 para se contrapor à eletrônica bem mais nova do pak-fa.