Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#2551 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Set 22, 2010 4:14 pm

Túlio escreveu:A 'flecha' da ENGESA era na verdade um HEAT 90 mm em forma de taça (ponteaguda) com aletas traseiras para o Cascavel, que eu me lembre...
Toda munição da ENGESA para o canhão EC-90 (Cockerill Mk 3) - era licença PRB-Belgica.

Toda esta munição (tipos: HEAT, HESH, HE e Fumigena) era estabilizada por aleta (fin stabilized).

O termo "flecha" é universalmente usado para designar a APDSFS.

Bacchi

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#2552 Mensagem por Guerra » Qua Set 22, 2010 4:23 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Se você está também perguntando se os protótipos desta munição APDSFS foram completamente fabricados no Brasil?

A resposta é sim. A flecha de tungstênio sinterizado foi fabricado pela firma Brassinter, com sede na Av. das Naçoes Unidas em São Paulo, SP e os trabalhos nela foram dirigidos pelo seu diretor industrial, engenheiro Hegendorn Saião, meu colega de formatura na Faculdade de Engenharia Industrial de PUCSP (Mesma faculdade onde dei aula de projeto de veículos motorizados de 1965 até 1977).

Os diversos outros componentes dos protótipos da APDSFS da ENGESA, foram fabricados no Departamento de Protótipos da ENGESA, ou por alguns fornecedores da mesma.

Realizamos em 1987 os testes de tiro na Marambaia, com resultados positivos e começamos a oferecer aos vários clientes nossos.
A minha dúvida era essa, mas foi porque não entendi seu post. Tudo ficou claro.

Obrigado pelas informações!
Não chegamos a produzir esta munição, pois, como você deve saber, a ENGESA entrou em concordata em 1990, e teve suas atividades encerradas.

Espero ter dirimido suas duvidas.

Abraços

Bacchi
É impressionante como falamos sobre material bélico (e eu me incluo nessa) como se fosse algo inacessível, quando nós temos todo esse conhecimento com pessoas como o Bacchi.
Acho que não tem como medir o que nós perdemos.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6522 vezes
Agradeceram: 6891 vezes
Contato:

#2553 Mensagem por Túlio » Qua Set 22, 2010 4:40 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
Túlio escreveu:A 'flecha' da ENGESA era na verdade um HEAT 90 mm em forma de taça (ponteaguda) com aletas traseiras para o Cascavel, que eu me lembre...
Toda munição da ENGESA para o canhão EC-90 (Cockerill Mk 3) - era licença PRB-Belgica.

Toda esta munição (tipos: HEAT, HESH, HE e Fumigena) era estabilizada por aleta (fin stabilized).

O termo "flecha" é universalmente usado para designar a APDSFS.

Bacchi

Pois é, foi uma reportagem que li há muitos anos, me confundi legal. Valews!!! :D :D :D :D

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#2554 Mensagem por Francoorp » Qua Set 22, 2010 7:28 pm

Mas esta munição flecha não passa pela couraça reativa certo??

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2555 Mensagem por Túlio » Qua Set 22, 2010 8:18 pm

Depende de qual flecha e qual couraça. Falas de ERA, não? Bueno, é brabo uma flecha disparada por um 105 raiado perfurar a chapa frontal de um Leo2A6; tem uns posts tri umas páginas atrás, onde até de blindagem elétrica se fala... :wink: 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Francoorp
Sênior
Sênior
Contato:

#2556 Mensagem por Francoorp » Qua Set 22, 2010 8:31 pm

Valeu vou dar uma olhada... o DB é realmente uma biblioteca enorme... Eu adoro!! :P

As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
xvss
Intermediário
Intermediário

#2557 Mensagem por xvss » Qui Set 23, 2010 12:39 am

Túlio escreveu:Depende de qual flecha e qual couraça. Falas de ERA, não? Bueno, é brabo uma flecha disparada por um 105 raiado perfurar a chapa frontal de um Leo2A6; tem uns posts tri umas páginas atrás, onde até de blindagem elétrica se fala... :wink: 8-]
A mecar fabrica uma munição APFSDS(armour-piercing fin-stabilized discarding sabot) com o perfurador em DU que deve dar conta disso :twisted:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2558 Mensagem por Túlio » Qui Set 23, 2010 12:59 am

Sei não. E ainda tem aquela ERA Russa, a Kontakt-5, praticamente impenetrável tanto a projéteis cinéticos 120 quanto a hollow charges, ainda mais com o apoio do sistema ARENA de defesa ativa... 8-]

xvss
Intermediário
Intermediário

#2559 Mensagem por xvss » Qui Set 23, 2010 2:05 pm

Duas munições modernas "flechas" utilizadas nos canhões de 120mm e 125mm:

Imagem

Imagem

Carlos Mathias

#2560 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Set 23, 2010 6:41 pm

Munição ERA defende contra caga ôca. Uma explosão contra outra, por isso o nome blindagem reativa.
Contra penetradores de tungstênio e urânio, placas de cerâmica e laminação da blindagem.

O ARENA tem a capacidade de ou destruir, ou desestabilizar os dardos de tungstênio, o que lhes faz atingir a blindagem em ângulo não ideal e perder sua eficácia.

Mas, o que se viu no Iraque, é que mesmo quando as cargas ôcas de 125mm (da década de 50/60) usadas pelos iraquianos não furaravam o carro, a pancada da explosão esculhambava os equipamentos eletrônicos do carro, uma espécie de soft-kill.

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#2561 Mensagem por Guerra » Qui Set 23, 2010 7:54 pm

O carro voltava aos anos 50!! :shock: Muito interessante isso :!: :!: :!: :!:

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2562 Mensagem por Túlio » Qui Set 23, 2010 8:15 pm

Carlos Mathias escreveu: Munição ERA defende contra caga ôca. Uma explosão contra outra, por isso o nome blindagem reativa.
Contra penetradores de tungstênio e urânio, placas de cerâmica e laminação da blindagem.
Se kga ôca ou maciça eu não sei, quem gosta de buscar post no mangue não sou bem eu. Apenas dês uma espiada nesta página, aproveitando para ver no final uma foto de uma APFSDS sendo parada por uma Kontact... :wink: 8-]

http://fofanov.armor.kiev.ua/Tanks/EQP/era.html#K5

Carlos Mathias escreveu:O ARENA tem a capacidade de ou destruir, ou desestabilizar os dardos de tungstênio, o que lhes faz atingir a blindagem em ângulo não ideal e perder sua eficácia.

Acho difícil, desde que uma flecha voa de 1,4 a 1,8 Km/s e as munições do ARENA são projetadas para atacar alvos de 70 a 700 m/s...

Specifications:
Package mass: 1100 kg
Reaction time: 0.07 sec
Engagement rate: 0.2 .. 0.4 sec/threat
Threat speed range: 70 .. 700 m/sec
Awareness range: 50 m
Protected angle: ±110°H -6..15°V
Energy consumption: 1kW
Operating power: 27V
Number of protective elements: 22-26

Carlos Mathias escreveu:Mas, o que se viu no Iraque, é que mesmo quando as cargas ôcas de 125mm (da década de 50/60) usadas pelos iraquianos não furaravam o carro, a pancada da explosão esculhambava os equipamentos eletrônicos do carro, uma espécie de soft-kill.

É a teoria por trás da HESH. Vai saber se não funciona assim com outras munições também... 8-]

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#2563 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Set 24, 2010 8:24 am

Túlio escreveu: ( o Leandro explicou bem em outro tópico a diferença entre aumentar massa e velocidade para se obter energia cinética)...
Tulio, será que você poderia fazer a gentileza de postar (ou me informar como obte-lo) este texto?

Eu gostaria muito de ler o que se escreveu sobre energia cinética neste sítio!

Abraços

Bacchi

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2564 Mensagem por Túlio » Sex Set 24, 2010 2:55 pm

Brabo de achar, aqui a postagem é muito dinâmica, a gente muda de tópico e, quando volta, já andaram várias páginas. Este que li já faz um tempo, sequer sei em que tópico está mas é algo relacionado a uma equação (E=MV2/2). Note-se que o valor "V" (velocidade) aumenta ao quadrado enquanto que o valor ''M'' (massa) aumenta apenas proporcionalmente. Então, aumentando a massa (vamos estipular um valor arbitrário, 10) se aumenta proporcionalmente a energia em 10; se aumentarmos a velocidade, teremos um aumento de 10 ao quadrado na energia, ou seja, 100...

Para entender melhor, vamos fazer a equação:

E = ?
m = 10
v = 10

:arrow: Primeiro acrescentemos o valor 10 à massa. Fica então:

E = M.V2/2 > 10+10. 10 ao quadrado/2 > 20.100/2 > 2000/2. Então E = 1000

:arrow: Agora acrescentemos o valor 10 à velocidade. Fica então:

E = M.V2/2 > 10.(10+10) ao quadrado/2 > 10.20 ao quadrado/2 > 10.400/2 > 4000/2. Então, E = 2000.

Foi o que entendi... 8-]

Hader

#2565 Mensagem por Hader » Sex Set 24, 2010 4:23 pm

Mas Túlio véio, imaginemos o seguinte:

Dentro do tubo, após a ignição da carga propelente, o projétil é impulsionado em grande velocidade, criando uma zona de alta pressão adiante do projétil. Esta onda de choque se propaga comprimindo o ar no tubo logo à frente de projétil, em um fluxo epistonado. Isto torna o formato aerodinâmico do sabot pouco relevante diante das demais forças em ação. Ao sair do tubo o sabot separa-se do projétil em quatro partes devido a ação conjunta da desintegração do adesivo que é aplicado para montagem do conjunto (onda de choque e temperatura) e às forças de arrasto do ar. Neste ponto também não há ganho por conta da aerodinâmica.
Isto posto eu, assim como o Bacchi, não consigo ver muito sentido nisto. Você tem algum link que fale mais deste efeito? Fiquei bastante interessado no assunto.

Abraços!

Responder