Enviado: Seg Jul 09, 2007 9:49 am
Muito bom texto Sintra, isento e com boas informações. Obrigado por postá-lo aqui.
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Launch range of the missiles is dependent on the launch conditions. A common rule says the faster and higher the launch platform the longer the missile’s reach. Flight performance is therefore crucial to engage a target at maximum range. Both aircraft are claimed to achieve top speeds up to mach 2 at altitude in a clean configuration and mach 1.8 with a load of air-to-air missiles (AAMs). Even with drop tanks both aircraft can still achieve mach 1.6. Even more impressive is the ability to supercruise. Both aircraft are claimed to be able to supercruise even in a combat configuration including a centre line drop tank and a load of AAMs. Though closer details are unknown reports suggest that the Typhoon enjoys the edge here. Supercruise allows the aircraft to fly supersonic for an extended period of time, while keeping the fuel consumption and the IR signature low. Supercruise additionally enables the aircraft to accelerate faster to a more moderate launch speed in the range of mach 1.6 to 1.8.
Service ceiling is given with 16765 m for both aircraft, but it is known that their absolute ceiling could be in the range of 18000 m and more. Though details are unknown it is likely that the Typhoon enjoys an edge here as well. The question is how much better is altitude performance and does it make a real difference. The highest speed and altitude is useless, however, if the aircraft isn’t able to reach it in a useful time. Acceleration and climb performance is therefore crucial. Though there is a lack of data it has been reported that the Typhoon enjoys a noticeable edge here, particularly in terms of acceleration. Supersonic manoeuvreability and agility is important as well to break away after missile launch, evade enemy counter fire and to quickly manoeuvre into a tactical advantageous position. Once again the Typhoon is claimed to be superior in that area.
MCD-SM escreveu:Ólá Sintra,
poderia fazer um resumão dos principais pontos?
Luís Henrique escreveu:MCD-SM escreveu:Ólá Sintra,
poderia fazer um resumão dos principais pontos?
Rafale melhor em ataque.
Motivos: maior carga de armamentos, maior alcance, melhor RCS geral, melhor assinatura térmica (IR), melhor manobrabilidade a baixa altura, radar mais moderno, acompanhamento de terreno 3D, mais armamentos ar-terra integrados, etc.
Eurofighter melhor em BVR
Motivos: mesmo tendo RCS um pouco pior, o alcance de detecção do radar é razoavelmente melhor, aceleração é pouco melhor. Mesmo assim em alguns casos é dito que o Rafale pode se sair melhor por possuir um radar mais discreto (LPI) e poder acompanhar mais alvos e atacar 8 em vez de 6 do EFA...
Empate em WVR
Motivos: RCS e assinatura IR do Rafale um pouco melhor, giro sustentado do Rafale um pouco melhor, giro isntantaneo do EFA um pouco melhor, EFA tem HMD, Rafale tem WVR de maior alcance (Mica IR)....empate.
É mais ou menos isso.
zela escreveu:Ótimo texto!!!
Muito boa a comparação em diferentes arenas entre os dois caças...
fiquei com uma dúvida (talvez tenha pulado essa parte): o Rafale não possui HMD? está previsto?
Luís Henrique escreveu:MCD-SM escreveu:Ólá Sintra,
poderia fazer um resumão dos principais pontos?
Rafale melhor em ataque.
Motivos: maior carga de armamentos, maior alcance, melhor RCS geral, melhor assinatura térmica (IR), melhor manobrabilidade a baixa altura, radar mais moderno, acompanhamento de terreno 3D, mais armamentos ar-terra integrados, etc.
Eurofighter melhor em BVR
Motivos: mesmo tendo RCS um pouco pior, o alcance de detecção do radar é razoavelmente melhor, aceleração é pouco melhor. Mesmo assim em alguns casos é dito que o Rafale pode se sair melhor por possuir um radar mais discreto (LPI) e poder acompanhar mais alvos e atacar 8 em vez de 6 do EFA...
Empate em WVR
Motivos: RCS e assinatura IR do Rafale um pouco melhor, giro sustentado do Rafale um pouco melhor, giro isntantaneo do EFA um pouco melhor, EFA tem HMD, Rafale tem WVR de maior alcance (Mica IR)....empate.
É mais ou menos isso.
projeto escreveu:Luís Henrique escreveu:MCD-SM escreveu:Ólá Sintra,
poderia fazer um resumão dos principais pontos?
Rafale melhor em ataque.
Motivos: maior carga de armamentos, maior alcance, melhor RCS geral, melhor assinatura térmica (IR), melhor manobrabilidade a baixa altura, radar mais moderno, acompanhamento de terreno 3D, mais armamentos ar-terra integrados, etc.
Eurofighter melhor em BVR
Motivos: mesmo tendo RCS um pouco pior, o alcance de detecção do radar é razoavelmente melhor, aceleração é pouco melhor. Mesmo assim em alguns casos é dito que o Rafale pode se sair melhor por possuir um radar mais discreto (LPI) e poder acompanhar mais alvos e atacar 8 em vez de 6 do EFA...
Empate em WVR
Motivos: RCS e assinatura IR do Rafale um pouco melhor, giro sustentado do Rafale um pouco melhor, giro isntantaneo do EFA um pouco melhor, EFA tem HMD, Rafale tem WVR de maior alcance (Mica IR)....empate.
É mais ou menos isso.
Na arena BVR é onde existe mais controvérsia. Embora o Eurofighter possúa um radar com um maior alcance, o RBE2 tem uma capacidade de processamento maior da situação e possuí LPI. O Rafale, em teoria, é mais discreto (RCS frontal e emissões eletromagnéticas). Dada a capacidade dos sensores passivos, é possível que o Rafale detecte o Eurofigther antes devido as emissões do radar deste. O armamento de ambos será o Meteor, então nisso dá empate. Especulações...
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Jacobs escreveu:projeto escreveu:Luís Henrique escreveu:MCD-SM escreveu:Ólá Sintra,
poderia fazer um resumão dos principais pontos?
Rafale melhor em ataque.
Motivos: maior carga de armamentos, maior alcance, melhor RCS geral, melhor assinatura térmica (IR), melhor manobrabilidade a baixa altura, radar mais moderno, acompanhamento de terreno 3D, mais armamentos ar-terra integrados, etc.
Eurofighter melhor em BVR
Motivos: mesmo tendo RCS um pouco pior, o alcance de detecção do radar é razoavelmente melhor, aceleração é pouco melhor. Mesmo assim em alguns casos é dito que o Rafale pode se sair melhor por possuir um radar mais discreto (LPI) e poder acompanhar mais alvos e atacar 8 em vez de 6 do EFA...
Empate em WVR
Motivos: RCS e assinatura IR do Rafale um pouco melhor, giro sustentado do Rafale um pouco melhor, giro isntantaneo do EFA um pouco melhor, EFA tem HMD, Rafale tem WVR de maior alcance (Mica IR)....empate.
É mais ou menos isso.
Na arena BVR é onde existe mais controvérsia. Embora o Eurofighter possúa um radar com um maior alcance, o RBE2 tem uma capacidade de processamento maior da situação e possuí LPI. O Rafale, em teoria, é mais discreto (RCS frontal e emissões eletromagnéticas). Dada a capacidade dos sensores passivos, é possível que o Rafale detecte o Eurofigther antes devido as emissões do radar deste. O armamento de ambos será o Meteor, então nisso dá empate. Especulações...
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Ótimo texto, apesar de ser comprido pacas!
Com relação ao embate BVR, o texto afirma que o Rafale possui a capacidade de interceptação discreta, usando seu sistema de EW para indentificar e predizer a possivel localização do alvo. Diz também que provavelmente o Typhoon também tenha essa capacidade, apesar de não ser confirmada.
Acredito que no final das contas, eu não daria tanta vantagem pro Typhoon na arena BVR, porque a capacidade passiva do rafale, mais o radar com melhor agilidade e o OSF sendo capaz de fazer várias tarefas ao mesmo tempo contrabalancearia o maior alcance do Captor. Isso sem falar no RCS menos do "Rafa".
Agora, acredito que o texto não abordou de forma significativa as capacidades SEAD/DEAD de ambos caças. É provavel que neste compo, o Typhoon se saia melhor. Bom, pelo menos o da RAF que por sinal vai ser integrado ao ALARM.
Existe por parte da França algum plano de integrar armar anti-radares no Rafale?
MCD-SM escreveu:o MAR-1 hehehe...
From Mr. Lake's AI article:
" Even today, AESA radar is limited by cooling, performance and reliability issues "
I don't have an opinion on E-Scan versus M-Scan - I just don't agree with the contention that E-scan (in its current state of maturity) is automatically superior to M-scan in all respects.
I'd prefer to judge a radar by its performance than by its classification.