NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#256 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Jul 09, 2007 9:49 am

Muito bom texto Sintra, isento e com boas informações. Obrigado por postá-lo aqui.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#257 Mensagem por Matheus » Seg Jul 09, 2007 11:23 am

Ólá Sintra,

poderia fazer um resumão dos principais pontos?




Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2484
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceu: 79 vezes
Agradeceram: 75 vezes

#258 Mensagem por zela » Seg Jul 09, 2007 12:45 pm

Ótimo texto!!!
Muito boa a comparação em diferentes arenas entre os dois caças...
fiquei com uma dúvida (talvez tenha pulado essa parte): o Rafale não possui HMD? está previsto?




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#259 Mensagem por soultrain » Seg Jul 09, 2007 12:52 pm

Muito bom texto.

Gostaria de ler um comparativo com o Super Hornet e com as ultimas versões do F-16 nesta parte BVR, WVR tambem era engraçado mas menos importante:

Launch range of the missiles is dependent on the launch conditions. A common rule says the faster and higher the launch platform the longer the missile’s reach. Flight performance is therefore crucial to engage a target at maximum range. Both aircraft are claimed to achieve top speeds up to mach 2 at altitude in a clean configuration and mach 1.8 with a load of air-to-air missiles (AAMs). Even with drop tanks both aircraft can still achieve mach 1.6. Even more impressive is the ability to supercruise. Both aircraft are claimed to be able to supercruise even in a combat configuration including a centre line drop tank and a load of AAMs. Though closer details are unknown reports suggest that the Typhoon enjoys the edge here. Supercruise allows the aircraft to fly supersonic for an extended period of time, while keeping the fuel consumption and the IR signature low. Supercruise additionally enables the aircraft to accelerate faster to a more moderate launch speed in the range of mach 1.6 to 1.8.
Service ceiling is given with 16765 m for both aircraft, but it is known that their absolute ceiling could be in the range of 18000 m and more. Though details are unknown it is likely that the Typhoon enjoys an edge here as well. The question is how much better is altitude performance and does it make a real difference. The highest speed and altitude is useless, however, if the aircraft isn’t able to reach it in a useful time. Acceleration and climb performance is therefore crucial. Though there is a lack of data it has been reported that the Typhoon enjoys a noticeable edge here, particularly in terms of acceleration. Supersonic manoeuvreability and agility is important as well to break away after missile launch, evade enemy counter fire and to quickly manoeuvre into a tactical advantageous position. Once again the Typhoon is claimed to be superior in that area.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#260 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jul 09, 2007 12:54 pm

MCD-SM escreveu:Ólá Sintra,

poderia fazer um resumão dos principais pontos?


Rafale melhor em ataque.

Motivos: maior carga de armamentos, maior alcance, melhor RCS geral, melhor assinatura térmica (IR), melhor manobrabilidade a baixa altura, radar mais moderno, acompanhamento de terreno 3D, mais armamentos ar-terra integrados, etc.

Eurofighter melhor em BVR

Motivos: mesmo tendo RCS um pouco pior, o alcance de detecção do radar é razoavelmente melhor, aceleração é pouco melhor. Mesmo assim em alguns casos é dito que o Rafale pode se sair melhor por possuir um radar mais discreto (LPI) e poder acompanhar mais alvos e atacar 8 em vez de 6 do EFA...

Empate em WVR

Motivos: RCS e assinatura IR do Rafale um pouco melhor, giro sustentado do Rafale um pouco melhor, giro isntantaneo do EFA um pouco melhor, EFA tem HMD, Rafale tem WVR de maior alcance (Mica IR)....empate.

É mais ou menos isso.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#261 Mensagem por Penguin » Seg Jul 09, 2007 1:18 pm

No site oficial do Eurofighter há alguns gráficos comparativos com outros cacas. Reproduzo abaixo a ordem em cada grafico (no olhometro):

Taxa de giro subsonica (sustentada):
1- Eurofighter
2-Rafale
3- Su-27
4- F-18C
5- F-15
6- Mig-29
7- M2000-5
8- F-16

Taxa de giro supersonica (sustentada):
1- Eurofighter
2- F-15C
3- Rafale
4- F-16C e F-18C
5- Su-27
7- Mig-29
8- Mirage 2000-5

Aceleracao (M0,9 - 20K):
1- Eurofigther
2- Rafale
3- F-16C
4- Su-27 e F-15C
5- F-18C
6- Mig-29 e Mirage 2000-5


http://www.eurofighter.com/et_sr_me_sb.asp




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#262 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Jul 09, 2007 1:37 pm

Luís Henrique escreveu:
MCD-SM escreveu:Ólá Sintra,

poderia fazer um resumão dos principais pontos?


Rafale melhor em ataque.

Motivos: maior carga de armamentos, maior alcance, melhor RCS geral, melhor assinatura térmica (IR), melhor manobrabilidade a baixa altura, radar mais moderno, acompanhamento de terreno 3D, mais armamentos ar-terra integrados, etc.

Eurofighter melhor em BVR

Motivos: mesmo tendo RCS um pouco pior, o alcance de detecção do radar é razoavelmente melhor, aceleração é pouco melhor. Mesmo assim em alguns casos é dito que o Rafale pode se sair melhor por possuir um radar mais discreto (LPI) e poder acompanhar mais alvos e atacar 8 em vez de 6 do EFA...

Empate em WVR

Motivos: RCS e assinatura IR do Rafale um pouco melhor, giro sustentado do Rafale um pouco melhor, giro isntantaneo do EFA um pouco melhor, EFA tem HMD, Rafale tem WVR de maior alcance (Mica IR)....empate.

É mais ou menos isso.


Na arena BVR é onde existe mais controvérsia. Embora o Eurofighter possúa um radar com um maior alcance, o RBE2 tem uma capacidade de processamento maior da situação e possuí LPI. O Rafale, em teoria, é mais discreto (RCS frontal e emissões eletromagnéticas). Dada a capacidade dos sensores passivos, é possível que o Rafale detecte o Eurofigther antes devido as emissões do radar deste. O armamento de ambos será o Meteor, então nisso dá empate. Especulações...

[]'s




Alberto -
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#263 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Jul 09, 2007 1:48 pm

zela escreveu:Ótimo texto!!!
Muito boa a comparação em diferentes arenas entre os dois caças...
fiquei com uma dúvida (talvez tenha pulado essa parte): o Rafale não possui HMD? está previsto?


Tem o Sextant Topsight:

Imagem

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#264 Mensagem por Matheus » Seg Jul 09, 2007 2:58 pm

Luís Henrique escreveu:
MCD-SM escreveu:Ólá Sintra,

poderia fazer um resumão dos principais pontos?


Rafale melhor em ataque.

Motivos: maior carga de armamentos, maior alcance, melhor RCS geral, melhor assinatura térmica (IR), melhor manobrabilidade a baixa altura, radar mais moderno, acompanhamento de terreno 3D, mais armamentos ar-terra integrados, etc.

Eurofighter melhor em BVR

Motivos: mesmo tendo RCS um pouco pior, o alcance de detecção do radar é razoavelmente melhor, aceleração é pouco melhor. Mesmo assim em alguns casos é dito que o Rafale pode se sair melhor por possuir um radar mais discreto (LPI) e poder acompanhar mais alvos e atacar 8 em vez de 6 do EFA...

Empate em WVR

Motivos: RCS e assinatura IR do Rafale um pouco melhor, giro sustentado do Rafale um pouco melhor, giro isntantaneo do EFA um pouco melhor, EFA tem HMD, Rafale tem WVR de maior alcance (Mica IR)....empate.

É mais ou menos isso.


Obigado Luis.




Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

#265 Mensagem por Jacobs » Seg Jul 09, 2007 4:41 pm

projeto escreveu:
Luís Henrique escreveu:
MCD-SM escreveu:Ólá Sintra,

poderia fazer um resumão dos principais pontos?


Rafale melhor em ataque.

Motivos: maior carga de armamentos, maior alcance, melhor RCS geral, melhor assinatura térmica (IR), melhor manobrabilidade a baixa altura, radar mais moderno, acompanhamento de terreno 3D, mais armamentos ar-terra integrados, etc.

Eurofighter melhor em BVR

Motivos: mesmo tendo RCS um pouco pior, o alcance de detecção do radar é razoavelmente melhor, aceleração é pouco melhor. Mesmo assim em alguns casos é dito que o Rafale pode se sair melhor por possuir um radar mais discreto (LPI) e poder acompanhar mais alvos e atacar 8 em vez de 6 do EFA...

Empate em WVR

Motivos: RCS e assinatura IR do Rafale um pouco melhor, giro sustentado do Rafale um pouco melhor, giro isntantaneo do EFA um pouco melhor, EFA tem HMD, Rafale tem WVR de maior alcance (Mica IR)....empate.

É mais ou menos isso.


Na arena BVR é onde existe mais controvérsia. Embora o Eurofighter possúa um radar com um maior alcance, o RBE2 tem uma capacidade de processamento maior da situação e possuí LPI. O Rafale, em teoria, é mais discreto (RCS frontal e emissões eletromagnéticas). Dada a capacidade dos sensores passivos, é possível que o Rafale detecte o Eurofigther antes devido as emissões do radar deste. O armamento de ambos será o Meteor, então nisso dá empate. Especulações...

[]'s


Ótimo texto, apesar de ser comprido pacas!

Com relação ao embate BVR, o texto afirma que o Rafale possui a capacidade de interceptação discreta, usando seu sistema de EW para indentificar e predizer a possivel localização do alvo. Diz também que provavelmente o Typhoon também tenha essa capacidade, apesar de não ser confirmada.

Acredito que no final das contas, eu não daria tanta vantagem pro Typhoon na arena BVR, porque a capacidade passiva do rafale, mais o radar com melhor agilidade e o OSF sendo capaz de fazer várias tarefas ao mesmo tempo contrabalancearia o maior alcance do Captor. Isso sem falar no RCS menos do "Rafa".

Agora, acredito que o texto não abordou de forma significativa as capacidades SEAD/DEAD de ambos caças. É provavel que neste compo, o Typhoon se saia melhor. Bom, pelo menos o da RAF que por sinal vai ser integrado ao ALARM.

Existe por parte da França algum plano de integrar armar anti-radares no Rafale?




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#266 Mensagem por Matheus » Seg Jul 09, 2007 5:01 pm

Jacobs escreveu:
projeto escreveu:
Luís Henrique escreveu:
MCD-SM escreveu:Ólá Sintra,

poderia fazer um resumão dos principais pontos?


Rafale melhor em ataque.

Motivos: maior carga de armamentos, maior alcance, melhor RCS geral, melhor assinatura térmica (IR), melhor manobrabilidade a baixa altura, radar mais moderno, acompanhamento de terreno 3D, mais armamentos ar-terra integrados, etc.

Eurofighter melhor em BVR

Motivos: mesmo tendo RCS um pouco pior, o alcance de detecção do radar é razoavelmente melhor, aceleração é pouco melhor. Mesmo assim em alguns casos é dito que o Rafale pode se sair melhor por possuir um radar mais discreto (LPI) e poder acompanhar mais alvos e atacar 8 em vez de 6 do EFA...

Empate em WVR

Motivos: RCS e assinatura IR do Rafale um pouco melhor, giro sustentado do Rafale um pouco melhor, giro isntantaneo do EFA um pouco melhor, EFA tem HMD, Rafale tem WVR de maior alcance (Mica IR)....empate.

É mais ou menos isso.


Na arena BVR é onde existe mais controvérsia. Embora o Eurofighter possúa um radar com um maior alcance, o RBE2 tem uma capacidade de processamento maior da situação e possuí LPI. O Rafale, em teoria, é mais discreto (RCS frontal e emissões eletromagnéticas). Dada a capacidade dos sensores passivos, é possível que o Rafale detecte o Eurofigther antes devido as emissões do radar deste. O armamento de ambos será o Meteor, então nisso dá empate. Especulações...

[]'s


Ótimo texto, apesar de ser comprido pacas!

Com relação ao embate BVR, o texto afirma que o Rafale possui a capacidade de interceptação discreta, usando seu sistema de EW para indentificar e predizer a possivel localização do alvo. Diz também que provavelmente o Typhoon também tenha essa capacidade, apesar de não ser confirmada.

Acredito que no final das contas, eu não daria tanta vantagem pro Typhoon na arena BVR, porque a capacidade passiva do rafale, mais o radar com melhor agilidade e o OSF sendo capaz de fazer várias tarefas ao mesmo tempo contrabalancearia o maior alcance do Captor. Isso sem falar no RCS menos do "Rafa".

Agora, acredito que o texto não abordou de forma significativa as capacidades SEAD/DEAD de ambos caças. É provavel que neste compo, o Typhoon se saia melhor. Bom, pelo menos o da RAF que por sinal vai ser integrado ao ALARM.

Existe por parte da França algum plano de integrar armar anti-radares no Rafale?


o MAR-1 hehehe...




Jacobs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2060
Registrado em: Dom Jan 07, 2007 10:29 am
Localização: São Paulo - SP

#267 Mensagem por Jacobs » Seg Jul 09, 2007 5:18 pm

MCD-SM escreveu:o MAR-1 hehehe...


... amem!




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#268 Mensagem por Einsamkeit » Seg Jul 09, 2007 5:22 pm

Tomara que venham Rafales, em lugar do F-35. Se vier eu duvido mesmo que seja LO, quando mais VLO.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#269 Mensagem por Penguin » Seg Jul 09, 2007 5:54 pm

Há poucos meses se iniciou uma acalorada discussão sobre uma matéria comparando o Rafale e o Typhoon publicado na revista AIR INTERNATIONAL: http://www.eurofighter-typhoon.co.uk/forum/viewtopic.php?f=1&t=1556&st=0&sk=t&sd=a


O legal é que esta discussão conta com a participação do autor do artigo, Jon Lake (obs.: o autor do artigo postado anteriormente por Sintra, Scorpion, tb participa da discussão. Inclusive ele a postou lá tb: http://www.eurofighter-typhoon.co.uk/fo ... f=1&t=1590):


Imagem

THE RIVALS – RAFALE AND TYPHOON
Jon Lake compares and contrasts two of the world’s leading fighter aircraft, the Dassault Rafale and Eurofighter Typhoon.


Resumidamente, o autor conclui:

(...) Every multi-role aircraft inevitably represents a compromise between conflicting requirements, and both Rafale and Typhoon reflect the slightly different needs of their original customers.

Rafale is arguably the best possible solution to French requirements (as it was always designed to be) and has better range, endurance, and a better low level ride than its European rival. Though it has not won any export orders so far, Rafale may still find favour with customers who require their multi-role tactical fighter to be optimised for long range air-to-ground and strike missions. While similarly designed as a swing role tactical fighter, Typhoon, by contrast, is optimised more towards air-to-air requirements, and offers a small but significant performance advantage, better supersonic agility, and a superior man machine interface."

Vantagens do Eurofighter explicadas:

1. MMI advantage:
How much difference in effectiveness and efficiency between the two MMI systems is ??? Had the pilot that made such conclusion flown both EF-2000 and Rafale before????

I'm starting to forget what was printed in Air Int and what was in the section that they didn't have room for. What I can say is that while I quoted one pilot by name, I have been following both programmes since before the Rafale A and EAP flew, and have interviewed dozens of pilots over the years, including a handful of pilots who have flown both aircraft types. As you might imagine, air force pilots are often VERY wary about talking to a journalist except in the most general terms, and it takes a great deal of trust-building to get into controversial or politically sensitive areas (or any areas at all with Israelis, Singaporeans, Taiwanese, etc!) and very few air force pilots will be willing to be quoted by name at all. Typhoon's MMI ALWAYS comes in for universal praise, and pilots rate Typhoon's performance and MMI as its key advantages. Nor is MMI a purely subjective issue - there are some useful subjective assessment scales, including the Bedford, Modified Cooper Harper and NASA TLX Scales. Moreover, some aspects of MMI can be objectively measured, from monitoring head down, eye focusing numbers and the time to complete switch operations. The ease of use of the MMI can also be judged by the amount of simulator time and cockpit time required during conversion training courses.

2. Radar advantage:
How much detection/tracking range difference between CAPTOR and RBE-2 is ??? Besides range advantage, does CAPTOR have any other kind of advantage(s) (with solid and numerical data to prove it / them) over RBE-2????

Radar parametrics are naturally highly classified, and any figures must be taken with a pinch of salt, because they inevitably have been blurred, under-stated or exaggerated.

One key advantage is that the Captor scans a 70° sector of sky while RBE2 scans 60°. A 10% bigger 'slice' gives wider turnaway, making the opponent's missile shot far less effective than your own. Moreover, range performance at the azimuth limit is 100% with a mechanical array - whereas it is dramatically reduced with an AESA or PESA array - because as soon as you are phase shifting to steer the beam you are also reducing output power.

But the main advantage is of course with range - where the most generous interpretation would give RBE2 about 60% of Captor's capability.

3. Flight performance and supersonic agility:
(Once again) How much difference in flight performance and supersonic agility between the two fighter is??? Had the pilot(s) that made such conclusion flown both EF-2000 and Rafale before???

The difference is very significant. Supersonic acceleration and climb rates are much higher. Typhoon supercruises with an operational load, and has demonstrated its capability whenever required. Its primary A-A armament is extremely low drag. Typhoon can sustain 4 g at Mach 1.6 at 36,000 ft. These were exactly the conclusions reached by the Singaporeans - who flew both types.

Has EF-2000 really gotten the advantage in exchange ratio rate over Rafale during the DACT exercises in the past few years????

Neither type has done much real world DACT, so far. (And most of what has been done has been WVR). JOUST (which was far more rigorous, realistic and independent than I had once believed) and SILVE and Gambit all painted the same picture about exchange rates.




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#270 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Jul 09, 2007 8:37 pm

Não li o artigo mas alguns consideraram parcial.
Esse pequeno trecho é bastante duvidoso:

From Mr. Lake's AI article:

" Even today, AESA radar is limited by cooling, performance and reliability issues "


Depois emenda no fórum:

I don't have an opinion on E-Scan versus M-Scan - I just don't agree with the contention that E-scan (in its current state of maturity) is automatically superior to M-scan in all respects.

I'd prefer to judge a radar by its performance than by its classification.


O que ele chama de performance? E as vantagens da varredura eletrônica não estão mais que claras?

[]'s




Alberto -
Responder