Tudo certo com você?
Enfim, aí vão as minhas respostas:
FinkenHeinle escreveu:Peraí, César!!! Comparar o AA-10 ao AA-12 é como comparar Ovo com Laranja: Nada à ver!
Por que não? Um não é uma evolução do projeto do outro? Devemos então comparar os dois e ver qual foi o tamanho da evolução(ou "involução", que aparentemente é o caso do R-77

Eles são de duas categorias de peso, desempenho, e utilização/guiagem completamente diferentes.
Sim, mas um é derivado do outro oras bolas! Ambos contunuam tendo guiagem por radar, só que um é radar semi-ativo e o outro ativo.
Sobre diferenças de peso, isso é inerente às evoluções do projeto, né mesmo?

O AA-10 é um míssil que tem, na sua versão menor, um peso de lançamento de 253 Kg, para um alcance de 80 Km, e com uma ogiva de 39 Kg. Além disso, sua guiagem é SARH. Ahh, e na sua versão de maior alcance, ele chega à 130 Km.
Já o AA-12 tem um peso de lançamento de 175 Kg, para um alcance de 68 Km, e uma ogiva de 30 Kg. Fora isso, sua guiagem é MUUUUITO mais moderna, sendo por Radar Ativo (I/TARH).
Bem, obrigado pelas informações, eu admito que não tenho muitas informações sobre mísseis Russos. Só sobre o desempenho deles. E as más línguas dizem que o desempenho do R-77/AA-12 é inferior a do R-27/AA-10.
Se não me engano o AA-12 está na sua primeira versão, então problemas são normais. O AA-10 tem sabe-se lá quantas versões e evoluções, o que o tornou mais mortal com o passar do tempo.
Putz, César, tem que levar em consideração outros fatores, não só os mísseis. A qualidade dos pilotos, do avião e dos própios mísseis (ambos eram versões downgraded e de 2ª mão).
Concordo, mas acho que nem isso justifica um desempenho tão ruim. Praticamente nenhum míssil acertou o alvo na Eritréia, foram poquíssimos que o fizeram. No Iraque, tem a justificativa da inferioridade esmagadora, então tudo ok.
Abraço!
César