Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
Bolovo
- Sênior

- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Mensagem
por Bolovo » Dom Set 10, 2006 11:12 pm
juarez castro escreveu:Obrigado Degan e Bolovo, realmente eu fiz confusão.
O que ocorreu foi o seguinte:
No onicio do ano eu conversei com um oficial av da SAAF, e ele comentava sobre isto, e desejava ter o Gripen com motorização EJ 2000, e um dos motivos da demora da entrega, além da integração dos equipamentos foi segundo ele " uma envenenadinha que os Suecos de ram RM 12 a pedido dos Sul Africanos e segundo ele, conseguiram puxar mais umas 400lbs de empucho, fazendo pequenas alterações no conjunto estator, impulsor e rotor do motor.
Grande abraço
Ah, disso eu não sabia...
O Gripen sulafricano parece que vai ficar legal...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Seg Set 11, 2006 12:11 am
Sobre a entrrada de ar, tem uma certa lógica sim. Ela está alinhada verticalmente com o probe, daí, uma oscilação vertical pode sim ser perigosa. Este tipo de variação de atitude é comum sim, o avanço horizontal é que é mais controlável pela potência ou arrasto. O avião é monomotor, daí uma chupada naquela cesta e saco. Vejam que em todos os outros aviões da FAB a sonda está à frente e acima, bem longe.
-
Bolovo
- Sênior

Mensagem
por Bolovo » Seg Set 11, 2006 12:13 am
Carlos Mathias escreveu:Sobre a entrrada de ar, tem uma certa lógica sim. Ela está alinhada verticalmente com o probe, daí, uma oscilação vertical pode sim ser perigosa. Este tipo de variação de atitude é comum sim, o avanço horizontal é que é mais controlável pela potência ou arrasto. O avião é monomotor, daí uma chupada naquela cesta e saco. Vejam que em todos os outros aviões da FAB a sonda está à frente e acima, bem longe.
Mas a BAe/SAAB/SAAF não fariam algo TÃÃÃÃÃO irresponsavel assim, né Carlos?

-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Seg Set 11, 2006 12:16 am
Eu sei cara, o quero dizer é que o argumento está certo. O problema é que parece que não há outro lugar melhor nestes aviões que usam sonda na linha da "boca" motor. Se desse prá usar uma fixa à lá FAB seria melhor. Outra coisa, isso não impede que os pilotos da FAB treinem 100h por ano de REVO, prá diminuir o risco, mas aí não vai sobrar muito pro resto...

-
CFB
- Sênior

Mensagem
por CFB » Seg Set 11, 2006 12:39 am
Carlos Mathias escreveu:Eu sei cara, o quero dizer é que o argumento está certo. O problema é que parece que não há outro lugar melhor nestes aviões que usam sonda na linha da "boca" motor. Se desse prá usar uma fixa à lá FAB seria melhor. Outra coisa, isso não impede que os pilotos da FAB treinem 100h por ano de REVO, prá diminuir o risco, mas aí não vai sobrar muito pro resto...

HAHAHAHAHA, po ñ vai sobrar mtttt po resto é sacangem, mas o pior é q é a nossa realidade mesmo intaum so nos resta rir mesmo...
Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
-
Bolovo
- Sênior

Mensagem
por Bolovo » Seg Set 11, 2006 12:43 am
CFB escreveu:Carlos Mathias escreveu:Eu sei cara, o quero dizer é que o argumento está certo. O problema é que parece que não há outro lugar melhor nestes aviões que usam sonda na linha da "boca" motor. Se desse prá usar uma fixa à lá FAB seria melhor. Outra coisa, isso não impede que os pilotos da FAB treinem 100h por ano de REVO, prá diminuir o risco, mas aí não vai sobrar muito pro resto...

HAHAHAHAHA, po ñ vai sobrar mtttt po resto é sacangem, mas o pior é q é a nossa realidade mesmo intaum so nos resta rir mesmo...
Ah, claro.
A Força Aérea da Africa do Sul, a da Hungria e a Tcheca deve ser MUITOOOOO mais poderosas que a Brasileira, né?
Eles estão na mesma situação que nós, talvez um pouco melhor, talvez um pouco pior, mas não são nenhuma potencia do tipo "se perdemos um Gripen, que falta fará?!".

-
Skyway
- Sênior

- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Mensagem
por Skyway » Seg Set 11, 2006 12:45 am
REVO é REVO em qualquer aeronave, é difícil e exije treinamento, variação é comum, mas nada tão gritante capaz de fazer a aeronave chupar a cesta, e se ouver uma variação grande, a manobra padrão para esses casos é freiar e baixar, é algo que todos os pilotos sabem fazer.
Citei o AMX por que a entrada de ar fica atras do Probe, que fica mais alto sim, mas é um motor sugando ar...
Não existe risco relevante de acidentes desse tipo com o AMX, e menos ainda com o Gripen, pois alem da posição não ser tão próxima da entrada de ar quanto se acha, ela permite um bom controle para o piloto na hora de engatar a cesta, ficando bem proxima da cabeça dele.
Não seriam necessários treinamentos extras, nem mais horas de voos dedicadas a REVO, pois ele é mais seguro que no AMX, e pode ter certeza que a estabilidade do Gripen é melhor que qualquer outro avião da FAB, por ser uma aeronave de 4º geração.
Não existe fundamento nem motivos para que esse mito siga adiante, é procurar chifre em cabeça de cavalo, e tendo a certeza que não vai encontrar nunca.
Um Abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
-
CFB
- Sênior

Mensagem
por CFB » Seg Set 11, 2006 12:52 am
Bolovo escreveu:CFB escreveu:Carlos Mathias escreveu:Eu sei cara, o quero dizer é que o argumento está certo. O problema é que parece que não há outro lugar melhor nestes aviões que usam sonda na linha da "boca" motor. Se desse prá usar uma fixa à lá FAB seria melhor. Outra coisa, isso não impede que os pilotos da FAB treinem 100h por ano de REVO, prá diminuir o risco, mas aí não vai sobrar muito pro resto...

Ah, claro.
A Força Aérea da Africa do Sul, a da Hungria e a Tcheca deve ser MUITOOOOO mais poderosas que a Brasileira, né?
Eles estão na mesma situação que nós, talvez um pouco melhor, talvez um pouco pior, mas não são nenhuma potencia do tipo "se perdemos um Gripen, que falta fará?!".

Ñ estou falando q as FAS da Hungria ou da África do Sul são melhor q a gente, so estou falando q a falta de verba p/ as nossas FAS geram algumas situações no minimo ilarrias nas nossas FAS, como por exemplo ter q escolher em qual parte da força temos q investir se a parte de transporte ou de caça, sendo q as 2 são mtttt importantes p/ o pais
Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Seg Set 11, 2006 1:37 am
Olha só, não estou dizendo que é certo ou errado, apenas tentando fazer uma interpretação do que a FAB disse. Ela compra o que eles quiserem, até com sonda dentro do motor.

-
Skyway
- Sênior

- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Mensagem
por Skyway » Seg Set 11, 2006 1:45 am
Relaxa
Isso eu sei, o problema é que tem gente aqui que não vai entender, e vai achar que o problema existe, dando alimento para o mito.
Sonda no motor seria um sério problema...hehehehehehehehe

AD ASTRA PER ASPERA
-
A-29
- Sênior

Mensagem
por A-29 » Seg Set 11, 2006 11:02 am
Voltando aos motores, a informação que eu tinha é que a EJ200 tem empuxo de cerca de 20.000 libras em pós combustão. A F-404 usada no F-18 tem versões de até 17.700 libras (F404-GE-402 do F-18 C/D), enquanto a Volvo RM12 dela derivada teria 18.100 libras.
A F-414 do super hornet teria 22.000 libras de empuxo.
Aí já não sei se isso que o oficial sulafricano disse ao Juarez sobre modificarem a turbina do Gripen significa que a Volvo conseguiu 400 libras além dessas 18.100 ou se ele se referia à potencia original da F-404 acrescida de 400 lbs para chegar À potencia da RM12
De qualquer modo, eu gostaria de ver a FAB com o gripen em grandes quantidades e o GDA com um caça bimotor equipado com a mesma turbina (Eurofighter se EJ200, Super Hornet se F-414).
-
juarez castro
- Sênior

- Agradeceram: 4 vezes
Mensagem
por juarez castro » Seg Set 11, 2006 11:10 am
A-29 escreveu:Voltando aos motores, a informação que eu tinha é que a EJ200 tem empuxo de cerca de 20.000 libras em pós combustão. A F-404 usada no F-18 tem versões de até 17.700 libras (F404-GE-402 do F-18 C/D), enquanto a Volvo RM12 dela derivada teria 18.100 libras.
A F-414 do super hornet teria 22.000 libras de empuxo.
Aí já não sei se isso que o oficial sulafricano disse ao Juarez sobre modificarem a turbina do Gripen significa que a Volvo conseguiu 400 libras além dessas 18.100 ou se ele se referia à potencia original da F-404 acrescida de 400 lbs para chegar À potencia da RM12
De qualquer modo, eu gostaria de ver a FAB com o gripen em grandes quantidades e o GDA com um caça bimotor equipado com a mesma turbina (Eurofighter se EJ200, Super Hornet se F-414).
Eu perguntei a mesma coisa para ele, pois eu sabia que a RM12 já tinha um trabalho de melhria por parte da eng da Volvo, mas ele me disse que tiraram aprox. 400 lbs a mais na versão Sul Africana.
Grande abraço
-
Carlos Mathias
Mensagem
por Carlos Mathias » Seg Set 11, 2006 11:28 am
Só mais 400lb? 1 ton a mais seria ótimo, mas aí só outro motor, né?
-
A-29
- Sênior

Mensagem
por A-29 » Seg Set 11, 2006 11:35 am
Hummmmm
18.500 lbs de empuxo então. Nada mal!
Bem que poderíamos fazer como os chilenos, comprar alguns Gripen novos de fábrica e de pois um balaio de semi-novos a preço de banana
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
-
Luís Henrique
- Sênior

- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Mensagem
por Luís Henrique » Seg Set 11, 2006 11:46 am
Pra que?
A missão do GDA é proteger Brasilia. Pra que mais alcance?
Ja que vamos de gripen que seja só Gripen, chega de inferno logístico. Um caça não é só a turbina.