Re: Tópico Oficial - Programa Gripen NG Brasil
Enviado: Dom Dez 22, 2013 2:41 pm
Para falar claro, mal se tem QUALQUER notícia a respeito do desenvolvimento e características do A-Darter (atual)...
Nas ffaa's do Brasil, até o desenvolvimento de um simples fuzil é um tremendo mistério Túlio...Túlio escreveu:Para falar claro, mal se tem QUALQUER notícia a respeito do desenvolvimento e características do A-Darter (atual)...
Acho que o mistério é necessário por razões estratégicas e não menos pela questão orçamentária. Diferente dos mais exaltados foristas que tratam das questões de defesa de forma ideológica, os gestores tem que lidar com a realidade e com todos os problemas que ela trás. Segue uma matéria que trás uma solução bem plausível para o nosso país.
Nas ffaa's do Brasil, até o desenvolvimento de um simples fuzil é um tremendo mistério Túlio...![]()
abs.
O Gripen NG demostrador que voa atualmente é o 39-7 e ele está atualmente na fase 5 (primeira figura), quando serão adicionados o novo radar Raven ES-05 AESA, o IRST e o HUD digital:Brasileiro escreveu:Cronograma de desenvolvimento do Gripen NG
Detalhe para o protótipo 39-7, que era para ter voado este ano e não apareceu. Segundo a SAAB no começo deste ano, o 39-7 estava quase todo montado, e o 39-8 em processo de fabricação.
http://www.cavok.com.br/blog/?p=68625
EDIT: Me confundi. O protótipo 39-7 é o demonstrador atual, que já voa. O que está em construção, numa célula totalmente nova é o 39-8. Será que com as encomendas brasileira e suíça não daria para apertarem este cronograma?
abraços]
Cockpit do Gripen NG proposto pela AEL:FCarvalho escreveu:Me ocorreu uma questão.
Como se dará, ou daria, a melhor forma de transição dos caçadores do GDA, que estão acostumados com um caça e seu cokpit de terceira geração, para os Gripen NG-BR?
Pergunto tendo em vista que os pilotos de F-5M já tem há tempos a sua disposição a maioria dos recursos com os quais irão contar no Gripen NG, ao passo que os pilotos do GDA ainda estão (bem)atrás neste quesito.
Não seria o caso então de favorecer os pilotos de F-5M mais antigos e colocá-los no GDA a fim de que aquela unidade possa fazer uma transição mais "suave" e menos onerosa do que poderia ser, já que na prática os pilotos do GDA terão que "reaprender" a voar um caça totalmente diferente de tudo que estão acostumados?
Ou a transição se dará de qualquer forma lançando mão dos A-29 para adaptação e posteriormente com a chegada dos Gripen C/D fazem a transição via modelos biplaces?
Só para ilustrar a (enorme) diferença entre estes caças:
MIRAGE-2000 C
![]()
X
GRIPEN C/D
abs.
Brasileiro,Brasileiro escreveu:Acho que vai ser a la F-35![]()
abraços]
Caro Moura,moura escreveu:Alguém poderia me explicar a diferença entre o Gripen NG, E e F, tô confuso!!!!!!
É estranha essa sensação da qual fui tomado após a definiçao pelo gripen… A escolha demorou tanto, mas tanto que durante o “calvário” de espera a única coisa que passava pela minha cabeça era o imenso alívio que o término dessa novela inglória me traria em seu último capítulo.
Eis que encerrada a etapa mais sensível(seleçao do modelo), um outro sentimento também está sendo galvanizado em mim a cada dia: a autoestima de ver o Brasil talvez ineditamente em sua história ser tratado com tanto respeito e generosidade negocial por um país de primeira linha como agora.
Tal autoestima ainda provém -em meu caso ao menos- do fato de que pela primeira vez consigo perceber effe paif participando de algo importante e estratégico com proficiência, agenda positiva, agilidade alavancada na base do autêntico e esmerado know how… Ainda que no caso em apreço eu seja forçado a reconhecer que tais atributos se devem ao lado sueco da coisa e que o Brasil segue mais no vacuo, acho que o brasileiro vive tão carente de eficiência, desburocratizaçao e decisoes rápidas e certeiras em assuntos estratégicos que eu acabo me beliscando pra ter certeza se é real.
O Brasil definitivamente não é dos países mais fáceis de se respeitar e a Suécia conseguiu isso. Uma coisa que sempre achei ser bem mais dificil do que produzir um caça supersônico, mesmo com os atributos do viking alado.