Su-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: Su-35 News

#2536 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Set 16, 2008 11:34 pm

Meu pai tem revistas Seleções da época com propaganda do fabricante falando isso. Era a Parker o Sheaffers. Mas se a propaganda também era de lendas urbanas...

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#2537 Mensagem por Bolovo » Ter Set 16, 2008 11:46 pm

Carlos Mathias escreveu:Meu pai tem revistas Seleções da época com propaganda do fabricante falando isso. Era a Parker o Sheaffers. Mas se a propaganda também era de lendas urbanas...
Claim: NASA spent millions of dollars developing an "astronaut pen" which would work in outer space while the Soviets solved the same problem by simply using pencils.

Status:
False.

http://www.snopes.com/business/genius/spacepen.asp

DE NADA.

Se você conhece o mínimo de internet, então conhece o SNOPES.COM

BOA NOITE

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Jacobs
Sênior
Sênior

#2538 Mensagem por Jacobs » Ter Set 16, 2008 11:53 pm

hahahahaha

Esse pessoal que acredita na internet!

Só falta agora falar que o Su-35 vai mesmo ser produzido... :mrgreen:

Imagem
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#2539 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Set 16, 2008 11:55 pm

Jacobs escreveu:hahahahaha

Esse pessoal que acredita na internet!

Só falta agora falar que o Su-35 vai mesmo ser produzido... :mrgreen:
[003] [003] [003] [003]

Só na feira de artesanato russo.

Alberto -
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#2540 Mensagem por Penguin » Ter Set 16, 2008 11:58 pm

Carlos Mathias escreveu:Meu pai tem revistas Seleções da época com propaganda do fabricante falando isso. Era a Parker o Sheaffers. Mas se a propaganda também era de lendas urbanas...
Que algum fabricante criou uma caneta comemorativa para aficcionados e que custava o olho da cara eh uma coisa. Mas a realidade das missoes espaciais eh diferente!

As lendas urbanas sao persistentes! Jah postei aqui em diversas ocasioes que ate os russos usaram/usam as tais canetas desenvolvidas por uma empresa americana, a Fisher (http://www.spacepen.com/). Alias qq um pode comprar (na Amazon) e nao eh cara. Os caras possuem uma linha completa de canetas militares e para aplicacoes especiais.

Fatos - http://history.nasa.gov/spacepen.html

The Fisher Space Pen

During the first NASA missions the astronauts used pencils. For Project Gemini, for example, NASA ordered mechanical pencils in 1965 from Tycam Engineering Manufacturing, Inc., in Houston. The fixed price contract purchased 34 units at a total cost of $4,382.50, or $128.89 per unit. That created something of a controversy at the time, as many people believed it was a frivolous expense. NASA backtracked immediately and equipped the astronauts with less costly items.

During this time period, Paul C. Fisher of the Fisher Pen Co. designed a ballpoint pen that would operate better in the unique environment of space. His new pen, with a pressurized ink cartridge, functioned in a weightless environment, underwater, in other liquids, and in temperature extremes ranging from -50 F to +400 F.

Fisher developed his space pen with no NASA funding. The company reportedly invested about $1 million of its own funds in the effort then patented its product and cornered the market as a result.

Fisher offered the pens to NASA in 1965, but, because of the earlier controversy, the agency was hesitant in its approach. In 1967, after rigorous tests, NASA managers agreed to equip the Apollo astronauts with these pens. Media reports indicate that approximately 400 pens were purchased from Fisher at $6 per unit for Project Apollo.

The Soviet Union also purchased 100 of the Fisher pens, and 1,000 ink cartridges, in February 1969, for use on its Soyuz space flights. Previously, its cosmonauts had been using grease pencils to write in orbit.

Both American astronauts and Soviet/Russian cosmonauts have continued to use these pens.

Fisher continues to market his space pens as the writing instrument that went to the Moon and has spun off this effort into a separate corporation, the Fisher Space Pen Co.

---------------

Usar lapis no espaco eh um perigo, pois um pedacinho de grafite pode fazer um grande estrago.

Uses in the U.S. and Russian space programs
There exists a common urban legend claiming that because a standard ballpoint pen would not work in zero gravity, NASA spent $11 million developing the zero-g capable Space Pen, with the humorous note that the Russian space agency opted to simply use pencils.[1] In fact, NASA programs have used pencils (for example a 1965 order of mechanical pencils[1]) but because of the danger that a broken-off pencil tip poses in zero gravity and the high flammability of both the graphite and wood present in pencils[1] a better solution was needed.

On top of all that, it turns out that a standard ballpoint pen will work in space after all.[2]

NASA never approached Paul Fisher to develop a pen, nor did Fisher receive any government funding for the pen's development. Fisher invented it independently, and then asked NASA to try it. After the introduction of the AG7 Space Pen, both the American and Soviet (later Russian) space agencies adopted it. Previously both the Russian and American astronauts used grease pencils and plastic slates.[citation needed][3]

Another rumor has it that the Apollo 11 astronauts accidentally snapped off a switch which was necessary to permit them to fire the engine to return to the Earth; and that a Fisher Space Pen was used to press this button. While the incident did occur, Buzz Aldrin has stated that he in fact used a felt-tip pen for this.[4]

http://en.wikipedia.org/wiki/Space_Pen

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#2541 Mensagem por Bolovo » Qua Set 17, 2008 12:06 am

Santiago escreveu:
Que algum fabricante criou uma caneta comemorativa para aficcionados e que custava o olho da cara eh uma coisa. Mas a realidade das missoes espaciais eh diferente!

As lendas urbanas sao persistentes! Jah postei aqui em diversas ocasioes que ate os russos usaram/usam as tais canetas desenvolvidas por uma empresa americana, a Fisher (http://www.spacepen.com/). Alias qq um pode comprar (na Amazon) e nao eh cara. Os caras possuem uma linha completa de canetas militares e para aplicacoes especiais.
IHHH, acho que tu tá mentindo, heim?!?

Os russos são tão FODAS, mas tão FODAS, que usam CARVÃO!

Isso mesmo, nem caneta, nem lápis, o négocio é carvão, e escrito em papel de PÃO!!

RUSSOS ROCKS!!!

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#2542 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Set 17, 2008 12:17 am

:x :x :x :x

Brigadeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

#2543 Mensagem por Brigadeiro » Qua Set 17, 2008 10:05 am

Senhores, vamos manter o foco somente no SU-35, ok? Sugiro discutirem sobre lendas urbanas, canetas e lápis espaciais no "Assuntos Gerais". :wink:

Até mais!

Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#2544 Mensagem por orestespf » Qua Set 17, 2008 12:16 pm

Jacques e Plínio, obrigado pelas respostas, gentis como sempre, mas atendendo a solicitação do Thiago, acho mais do que prudente não debatermos mais o F-117 também neste tópico. Tenho algumas divergências, mas são tão pontuais que não justificam a continuidade do debate, se me permitem.

Grande abraço aos dois amigos,

Orestes

Brigadeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

#2545 Mensagem por Brigadeiro » Qua Set 17, 2008 2:40 pm

Olha Orestes, o problema não era nem o F-117 (confesso que achei o assunto até interessante, inclusive o Túlio e o Lima entraram 'na boa' na discussão), mas o fato do pessoal desvirtuar o tópico com uma discussão "boba" sobre o tal mito da "caneta espacial". Aí ninguém guenta, POWS! :lol:
Uma coisa é você discutir algo em paralelo, mas sem perder o foco principal, outra é descambar e começar a discutir pontualmente sobre algo "nada a ver".

Sugiro que crie um tópico para dar continuação à discussão... :wink:

Até mais!

Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#2546 Mensagem por orestespf » Qua Set 17, 2008 2:59 pm

Brigadeiro escreveu:Olha Orestes, o problema não era nem o F-117 (confesso que achei o assunto até interessante, inclusive o Túlio e o Lima entraram 'na boa' na discussão), mas o fato do pessoal desvirtuar o tópico com uma discussão "boba" sobre o tal mito da "caneta espacial". Aí ninguém guenta, POWS! :lol:
Uma coisa é você discutir algo em paralelo, mas sem perder o foco principal, outra é descambar e começar a discutir pontualmente sobre algo "nada a ver".

Sugiro que crie um tópico para dar continuação à discussão... :wink:

Até mais!
Sem problema algum, Thiago, ficou claro pra mim. Observe que em meu post eu disse "também", ou seja, achei equivocado esticar o debate sobre o F-117 neste tópico "também". Quanto a tal caneta, sem comentários. :mrgreen: :mrgreen:

Grande abraço,

Orestes

Carlos Mathias

#2547 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Set 20, 2008 6:51 pm

Módulos da antena AESA para o SU-35BM e PAK-FA. Novos ou como retrofit para o IRBIS-E

Imagem

Esses módulos são para serem montados, por exemplo, nos bordos de ataque das asas ou radares conformais.

Imagem

Míssil anti-radar para as baias internas do PAK-FA.

Imagem

Novo míssil tático modular KH-38, para substituir a família KH-25. Reparem nas asas centrais dobráveis

Imagem

PRick

#2548 Mensagem por PRick » Dom Set 21, 2008 3:56 pm

Carlos Mathias escreveu:Módulos da antena AESA para o SU-35BM e PAK-FA. Novos ou como retrofit para o IRBIS-E

Esses módulos são para serem montados, por exemplo, nos bordos de ataque das asas ou radares conformais.

Míssil anti-radar para as baias internas do PAK-FA.

Novo míssil tático modular KH-38, para substituir a família KH-25. Reparem nas asas centrais dobráveis
Agora só faltam os caças! :mrgreen: :mrgreen:

[ ]´s

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 237 vezes
Agradeceram: 541 vezes

#2549 Mensagem por Brasileiro » Seg Set 22, 2008 9:09 pm

Como construir um Flanker:

abraços]

----------------
amor fati
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

#2550 Mensagem por R.A.Barros » Seg Set 22, 2008 9:45 pm

Brasileiro escreveu:Como construir um Flanker:

abraços]
Muito Bacana!! Este caça é simplesmente magnifico.

Mas onde está o empuxo vetorizado dele que não vi no video ?

VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Responder