Re: FAB NEWS
Enviado: Qui Jan 26, 2012 12:05 pm
Sei que soa obvio, mas beeeem mais que isso.Túlio escreveu:Tá, mas a quatrocentos mil cada? Quanto custa então um P-IV operacional novo em folha???![]()
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Sei que soa obvio, mas beeeem mais que isso.Túlio escreveu:Tá, mas a quatrocentos mil cada? Quanto custa então um P-IV operacional novo em folha???![]()
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Mas para uma certa pessoa, são necessários 10 membros do DB e algumas horas de pesquisa no Google para se elaborar um relatório sobre o FX, indicando a melhor proposta.sapao escreveu:Túlio escreveu:Cuma? Quase quatro milhões para CONVERTER dez mísseis - infiro que operacionais - em modelos de treinamento? Quatrocentos mil cada? E creio que os operacionais já estão com todos os sensores e interface para a aeronave, não? Precisa apenas remover a ogiva explosiva e o motor, substituindo-os por lastro. Alguém da FAB poderia explicar melhor?
Então Tulio,
a unica coisa boa de publicarem essas coisas e para que alguns vejam a outra versão da historia; aquela em que a FAB NÃO é recheada de incompetentes e que o fabricante NÃO é o mocinho...
Vou me basear em outro modelo de armamento semelhante, porém de outra nacionalidade.
O valor é esse mesmo, a diferença é com a conversão para treinamento o fabricante se exime de algumas garantias, inclusive de funcionamento em caso de utilização real.
Na verdade é uma transformação para que a vida útil do missil seja estendida, porém com alguma perda possivel de performance.
E não ache que está caro não porque teve coisa parecida que custou o dobro do que está sendo pago.
E o operador vai fazer o quê?
Ou faz isso, ou comprar mais novo ou homologa outro armamento para aquela aeronave.
ESSE tipo de coisa nenhum fabricante coloca no folder dele lá na LAAD: a vida util do equipamento, como ele seria degradado se utilizado no Brasil (já que foi feito para outro ambiente), o preço da manutenção, etc...
E isso é só o 1 tipo de missil, agora imagina o F-X inteiro!
Túlio escreveu:É, vendo por este ângulo a coisa se complica um bocado. Ainda mais quando escrevem no edital o mesmo valor, mas uma vez em reais e outra em dólares, vai saber o que é o correto...
Mas não nego que seja interessante esse ponto sobre o que DIZEM os fabricantes nas feiras e a realidade do dia a dia, quando se tem de OPERAR o meio. Um equipamento feito para clima seco sendo operado nessa umidade desgranhuda daqui...
Sou de opinião que esse tipo de "compra" está dentro da previsão legal onde nos editais somente aparece a frase "material de segurança nacional".Vinicius Pimenta escreveu:Puerra, mas isso é coisa que se deixa explícito no DOU?![]()
Caceta, diz até modelo do míssil e quantidades!
Tem que igual a que o Talha postou no dia 24: "Serviço de reparação de componentes reparáveis aplicáveis às aeronaves A-29".
"Reparação de componentes reparáveis" é sensacional.
Nesse do P-IV poderia ser mais discreto, não?
x100000000000Paisano escreveu:Sou de opinião que esse tipo de "compra" está dentro da previsão legal onde nos editais somente aparece a frase "material de segurança nacional".Vinicius Pimenta escreveu:Puerra, mas isso é coisa que se deixa explícito no DOU?![]()
Caceta, diz até modelo do míssil e quantidades!
Tem que igual a que o Talha postou no dia 24: "Serviço de reparação de componentes reparáveis aplicáveis às aeronaves A-29".
"Reparação de componentes reparáveis" é sensacional.
Nesse do P-IV poderia ser mais discreto, não?
Mas essa é apenas a minha opinião...
Se é o que está na lei, fazer o quê? Cumprir...Vinicius Pimenta escreveu:Puerra, mas isso é coisa que se deixa explícito no DOU?![]()
Caceta, diz até modelo do míssil e quantidades!
Tem que igual a que o Talha postou no dia 24: "Serviço de reparação de componentes reparáveis aplicáveis às aeronaves A-29".
"Reparação de componentes reparáveis" é sensacional.
Nesse do P-IV poderia ser mais discreto, não?
Vinicius Pimenta escreveu:Puerra, mas isso é coisa que se deixa explícito no DOU?![]()
Caceta, diz até modelo do míssil e quantidades!
Tem que igual a que o Talha postou no dia 24: "Serviço de reparação de componentes reparáveis aplicáveis às aeronaves A-29".
"Reparação de componentes reparáveis" é sensacional.
Nesse do P-IV poderia ser mais discreto, não?
Luís Henrique escreveu:Vinicius Pimenta escreveu:Puerra, mas isso é coisa que se deixa explícito no DOU?![]()
Caceta, diz até modelo do míssil e quantidades!
Tem que igual a que o Talha postou no dia 24: "Serviço de reparação de componentes reparáveis aplicáveis às aeronaves A-29".
"Reparação de componentes reparáveis" é sensacional.
Nesse do P-IV poderia ser mais discreto, não?
Ou então, já que é para divulgar, pelo menos MENTE.
Poderiam ter colocado 4.000 Python 4.