knigh7 escreveu:E não li o que vc escreveu.
Então leia, a maior parte do seu último post ou não faz sentido ou já foi respondido.
knigh7 escreveu:
Eu havia dado exemplo do Tiger que era mais pesado e mais caro. Mas vc apela para tentar desqualificar. E vc desconsiderou na leitura uma parte do Leandro que eu estava respondendo para tentar reforçar isso:
Leandro G Card escreveu:e os tanques que os alemães desenvolveram para enfrentá-los acabaram ficando muito mais pesados, complexos e caros do que ele. E mesmo assim não eram absolutamente superiores em todos os aspectos, muito pelo contrário.
O Schwerer Panzerjäger não foi apenas um blindado caro, pesado, mas resultou num projeto que no geral ficou ruim.
O Leandro não mencionou o "Elefant", os alemães fizeram dúzias de projetos durante a guerra, todos complexos, o Elefant, inclusive, não ficou ruim.
Mas mencionar esses projetos realmente foge do ponto.
knigh7 escreveu:Mais uma vez tentando procurar problema em que os outros escrevem para tentar desqualificar. Onde o Tiger não deixa de ser exemplo, que é o que eu escrevi?
Você não escreveu "Tiger" você escreveu "Ocidentais", que inclui Panzer III e Panzer IV, que não eram melhores que o T-34, você generalizou, não eu, se não é isso que você queria dizer não me culpe pelo que você escreveu.
knigh7 escreveu:Você novamente tirou a minha explicação. Naquela época o Panzer III já um tanque era ultrapassado. Vou deixar mais claro já que vc tem má vontade de entender o outro debatedor, que era dentro da Wermatch, 1941, e o T-34, não.
Wermatch, 1941, Entendoque esse é o contexto da discussão, vamos falar sobre 1941, ainda não existia Tiger (que só começou a ser fabricado em 1942), o Panzer IV ainda não contava com o canhão KwK 40 (eles só começaram s ser equipados com esses canhões após o encontro com os tanques soviéticos) e o Panzer III (que começara a ser produzido em 1939) era a principal arma anti-blindado dos alemães, o Panzer III era equipado com um canhão de 5cm de alta velocidade enquanto o Panzer IV com um 7,5cm de baixa velocidade (KwK 37), o Panzer IV era mais utilizado contra a infantaria, para os padrões alemães, o Panzer III estava longe de ser ultrapassado, junto com o Panzer IV ele era a espinha dorsal das divisões panzer.
E isso deveria resumir toda a discussão sobre o T-34 ser sobrevalorizado: em 1941 nenhum tanque alemão conseguia derrotar o T-34, e por isso todos os comentários de comandantes alemães sobrevalorizando o T-34, para a realidade deles naquele momento, o T-34 era invencível.
knigh7 escreveu:A sobrevalorização a que eu me refiro do T-34 é sobre a capacidade técnica dele e não a importância dele. Ele foi empregado a dezenas de milhares, não importava o quanto fossem destruídos, era uma reposição sem fim. No livro do Claudio Lucchesi, "Kursk, 1943" já havia naquela época um piloto alemão que tinha tinha destruído 500 blindados russos, por exemplo.
Que piloto era esse? O "Ás" alemão mais famoso era o Otto Carius que conseguiu pouco mais de 150 blindados destruídos durante toda a guerra, boa parte deles comandando um Tiger, que mito é esse que destruiu 500 blindados russos?
knigh7 escreveu:
E vou repetir aqui o porque esse tanque ao meu ver, era sobrevalorizado:
knigh7 escreveu:
Existe muita lenda a respeito de tanque russo. A começar pelo T-34, que alguns intitulam como "o melhor tanque da Segunda Guerra Mundial". Quando a Wehrmacht capturou esse tanque que estava dizimando as tropas no leste a engenharia constatou que ele simplesmente não passaria no controle de produção. A vantagem que ele tinha é que era adaptado ao ambiente extremo (e eu estou incluindo o solo) da União Soviética e os blindados alemães não. Ele tinha a suspensão Christie que era um bom agregado tecnológico para um tanque naquela época, mas de resto...o restante das vantagens se resumia a esteiras mais largas, blindagem inclinada, motor com aditivo que funcionava no clima gélido (vão fazer um que não funciona no país deles?).
(...)
E como já disse, isso ai é só um monte de besteiras, só mais uma lenda da guerra fria para menosprezar os soviéticos, repita o quanto quiser, isso não vai se tornar uma verdade só porque você está repetindo (Veja o kirk repetindo coisas sobre o criacionismo, ele já repetiu algumas coisas umas 1000 vezes e tudo continua sendo um monte de bobagens, ele até cita nomes de fontes importantes para dar credibilidade e advinha, continua um monte de bobagens) e é fácil verificar que os blindados alemães funcionavam muito bem nesse ambiente extremo (e eu estou incluindo o solo) e que as dificuldades deles estavam relacionadas a potência dos canhões e espessura da blindagem.