TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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orestespf
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Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2521 Mensagem por orestespf » Sáb Abr 19, 2008 9:25 pm

Tigershark escreveu:Acho uma equação difícil de se resolver,Mestre.(sem conotações! :D ).Eu não sou especialista na área,mas creio que Logística e Manutenção podem ser equacionadas.Ainda mais em uma análise de médio/longo prazo como suas fontes relataram...Difícil mesmo.....Deixo para nossos especialistas esta discussão.

Abs,

Tigershark
Quando "conversamos" por email ou coisa parecida, Tigershark, as coisas ficam subjetivas, mas quando conversamos pessoalmente a própria entonação da conversa pode nos calar por alguns instantes, pode inclusive nos calar de vez. Foi o meu caso, não sei o que dizer também, não tenho opinião formada agora, mas afirmo que usei e abusei das contra-argumentações e sai do bate-papo com a sensação que perdi todas. Como já dizia A. Schopenhauer, talvez estivesse (eu, Orestes) até dizendo a verdade, mas quem teve a "razão" foi o outro lado.

Assim, ao invés de analisar e julgar desta vez, preferi deixar para os amigos, cada um tirando a própria conclusão das coisas.


Abração,

Orestes




Carlos Mathias

Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2522 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 19, 2008 10:09 pm

Orestes, você mesmo disse que escutou tudo isso do pessoal que desde sempre preferiu o Rafale, correto? Não seria bom ouvir as outras correntes?
Tipo assim, se você só ouvir o Bolovo, o Gripen-NG voa dez mil Km sem REVO e de marcha-ré, sabe?
Eu sou o único isento e humilde aqui, então nem vou falar nada.




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Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2523 Mensagem por Anderson TR » Sáb Abr 19, 2008 10:20 pm

Gostaria de fazer um questionamento quanto a capacidade da Embraer em fabricar(montar) no Brasil em cooperação com outras empresas(RUssos por exemplo PAK-FA, Sukhoi) caças em uma quantidade razoável para uma demanda Sul Americana por exemplo.
Pergunto isso por que já lí vários foristas dizendo que a Embraer vai necessitar construir uma mega fábrica para esse empreendimento(caso concretize)...Uma empresa do porte da Embraer que já produziu e comercializou mais de 700 aviões comerciais(só dos jatos Phenom viu!!) e que nos ultimos anos inaugurou duas fábricas de grande estrutura no Brasil inclusive esse ano inaugurou um moderníssimo hangar para fabricação de jatos, não tem condições logísticas para realizar tal empreendimento??? Será que a aviação militar necessita de um espaço ou pólo indústrial tão diferente assim???

SÃO PAULO - A Embraer acaba de inaugurar um novo hangar em sua fábrica de Gavião Peixoto, interior do Estado de São Paulo, dedicado exclusivamente à produção dos minijatos Phenom 100 e 300. A inauguração do hangar, na semana passada, marca uma nova etapa na história da Embraer, que começou atuando na área de Defesa, como fornecedora da Força Aérea Brasileira (FAB) e, pós privatização, reinventou-se como fabricante de jatos regionais para a aviação comercial.

Com o início da produção dos primeiros jatos projetados especialmente para a aviação executiva - o Legacy é uma adaptação de um modelo de jato comercial -, a empresa entra em uma terceira fase. "Queremos ser um ator de peso na aviação executiva e oferecer um amplo portfólio de produtos", avisa o vice-presidente para o mercado de aviação executiva, Luís Carlos Affonso.

Ser um ator de peso significa competir com Bombardier, Gulfstream e Dassault, fabricantes que faturam, apenas no segmento de aviação executiva, algo como US$ 3 bilhões a US$ 5 bilhões. A Embraer como um todo deve faturar, em 2007, US$ 5,2 bilhões, ante US$ 3,8 bilhões no ano anterior. Em 2007, a aviação executiva deve representar pouco mais de 15% do faturamento da fabricante brasileira, algo como US$ 800 milhões a US$ 900 milhões.

Para este ano, com a entrega dos primeiros Lineage (jato executivo cujo projeto é uma adaptação do EMB 190) e o início da fabricação dos Phenom 100, o segmento deve atingir a marca de US$ 1 bilhão - considerando as entregas previstas e o preço de lista dos aviões. Pelo mesmo critério, em 2009 - ano em que o novo hangar de Gavião Peixoto estará em plena capacidade -, as receitas passarão para US$ 1,5 bilhão.

Nesse ritmo, considerando o crescimento da Embraer como um todo, a expectativa, para 2010 é que o segmento responda por 25% dos negócios. O segmento está transformando a vida da empresa. Até então acostumada a vender aviões de US$ 30 milhões, US$ 40 milhões "de baciada" para companhias aéreas, a empresa está tendo que aprender a lidar com o consumidor final. "A aviação comercial é B2B (business to business), a executiva é B2C (business to client).

Tivemos que criar estratégias completamente diferentes", explica Affonso. Com um produto de luxo nas mãos - os Phenom custam de US$ 2,98 milhões a US$ 6,6 milhões - a empresa entrou no universo do consumo. Já patrocinou competições de hipismo, fez exibições de maquetes de jatos na bolsa de Nova York e passou a publicar anúncios em revistas de consumo sofisticado.

Com a massificação de sua base de clientes, a Embraer teve que montar ainda um novo negócio, também bastante rentável, de suporte aos usuários de jatos executivos. A empresa está montando uma rede de 45 centros de serviços autorizados - sete próprios e 38 autorizados - para atender aos clientes de seus jatos mundo afora, com serviços de manutenção e venda de peças. "Fizemos um investimento de US$ 100 milhões na área de serviço e já temos 36 centros em funcionamento", explica Affonso.

Hoje a carteira de clientes dos jatos executivos está em 700 unidades vendidas, com mais 200 opções de compras, para entrega até 2012. Quem quiser comprar um jato hoje, tem que esperar até 2013. "O resultado do programa está atendendo e superando a previsão de nosso plano de negócios", diz Affonso. "Apesar desse tempo de espera, continuamos vendendo."

A partir de 2009, a produção do hangar de Gavião Peixoto deve entrar em plena capacidade - com a montagem final de 120 a 150 jatos. Dentro do projeto de ampliação do portfólio, a companhia estuda, possivelmente para este ano, o lançamento de dois novos jatos, nas categorias médio e médio leve, tamanho que fica entre o Phenom 300 (de até 9 ocupantes) e o Legacy 600 (até 16 ocupantes). "Se os dois novos modelos forem lançados em 2008, as primeiras entregas serão em 2012", afirma Affonso.

http://www.financeone.com.br/noticia.ph ... &nid=21714

A Embraer inaugurou hoje um hangar dedicado à produção dos jatos Phenom 100 e Phenom 300 na unidade de Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo. A empresa estima que, a partir de 2009, será realizada a montagem final de 120 a 150 jatos por ano no local.

O hangar possui área total de 18.700 metros quadrados, onde será feita a montagem final e a instalação do interior dos novos jatos executivos da companhia. "O novo hangar atenderá a crescente demanda por jatos Phenom, cujas vendas já somam cerca de 700 aeronaves", afirmou Luís Carlos Affonso, vice-presidente executivo da Embraer para o mercado de aviação executiva.

O terceiro Phenom 100, que receberá o interior projetado em parceria com a BMW DesignworksUSA, realizou o vôo inaugural hoje. O jato, o primeiro finalizado no novo hangar, participará da campanha de ensaios realizando testes de funcionalidade do interior e confiabilidade. A quarta aeronave está em fase de montagem final no mesmo hangar e será utilizada na campanha de maturidade do programa Phenom 100.
Envie para um amigo




Editado pela última vez por Anderson TR em Sáb Abr 19, 2008 10:23 pm, em um total de 1 vez.
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Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2524 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 19, 2008 10:20 pm

Lembrei de outra coisa Orestes. A MIG oferece em contrato 70% de operacionalidade mínima para seus produtos sob quaisquer condições. Acho que está no site deles.
A KNAAPO, que é reconhecidamente melhor nisso, será que não pode nem igualar?

Serviço péssimo leva a inevitavelmente a frota pro chão, toda e em qualquer lugar do mundo, afinal é péssimo.
Índia e China não param de comprar material russo, e caças Flanker. A Índia está encomendando os seus novos 40 SU-30MKI(para este ano apenas) diretamente da KNAAPO, porque? Porque a HAL mostrou-se incapaz de realizar a tarefa que lhe foi dada.

A FAB é tão desinformada assim para sequer considerar uma aeronave cujo suporte do fabricante é péssimo e todo mundo sabe disso(segundo lhe falaram)? Se for isso mesmo sou o primeiro a abraçar o Rafaleco e o maravilhoso suporte francês.




Carlos Mathias

Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2525 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 19, 2008 10:22 pm

Ser um ator de peso significa competir com Bombardier, Gulfstream e Dassault
Ôpaaaaaaa! Rafaleco fora então! :roll:




orestespf
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Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2526 Mensagem por orestespf » Sáb Abr 19, 2008 10:26 pm

Carlos Mathias escreveu:Orestes, você mesmo disse que escutou tudo isso do pessoal que desde sempre preferiu o Rafale, correto? Não seria bom ouvir as outras correntes?
Tipo assim, se você só ouvir o Bolovo, o Gripen-NG voa dez mil Km sem REVO e de marcha-ré, sabe?
Eu sou o único isento e humilde aqui, então nem vou falar nada.
Não foi bem isso, Carlos. Eu não disse que ouvi as coisas do "pessoal que desde sempre preferiu o Rafale", disse que ouvi de pessoas importantes que ainda preferem o Rafale. Estas pessoas importantes estão dentro da "coisa", só isso. Por outro lado, foram bem claros, não se trata do Rafale ter ganho nada, disseram apenas que o preferem pelos motivos que apresentei, mas que eu questionei. E vou além, a expressão usada por eles foi "torço pelo Rafale", o 'torço' diz tudo, ou seja, realmente nada definido.

Claro que existem outros grupos e correntes "lá dentro", mas o que ouvi de um dos lados foi isso. Não significa que o Rafale já ganhou, longe disso, trata-se de preferência pessoal de um dos grupos ligado aos que decidirão.

Em suma, o lobby pró-Rafale continua forte, mas isso não significa nada, até mesmo para as pessoas que tive a oportunidade de conversar pessoalmente (e que não havia conversado antes me minha vida). Esse é o ponto, ou seja, novidades sobre pontos de vistas de pessoas diferentes e que são importantes da mesma forma.


Em suma, se para quem "está lá" ainda é complicado, imagina pra nós pobres mortais do DB. :lol: :lol:


Grande abraço,


Orestes




Carlos Mathias

Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2527 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 19, 2008 10:32 pm

Tudo bem, tudo ótimo Orestes, mas mesmo sendo pessoas altamente gabaritadas, de dentro e tal, desconfio de certas palavras quando um avião tem milhares de unidades vendidas e muitos encomendados. Se o serviço é péssimo mesmo, seria uma onda mundial de masoquismo. E que continua.

Por outro lado o serviço maravilhoso do concorrente não consegue desencalhar um produto igualmente maravilhoso. Um é péssimo e vende feito pão quente, ou outro é uma maravilha e tem até torcida , mas não desencalha nem com reza braba.




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Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2528 Mensagem por orestespf » Sáb Abr 19, 2008 10:32 pm

Carlos Mathias escreveu:Lembrei de outra coisa Orestes. A MIG oferece em contrato 70% de operacionalidade mínima para seus produtos sob quaisquer condições. Acho que está no site deles.
A KNAAPO, que é reconhecidamente melhor nisso, será que não pode nem igualar?

Serviço péssimo leva a inevitavelmente a frota pro chão, toda e em qualquer lugar do mundo, afinal é péssimo.
Índia e China não param de comprar material russo, e caças Flanker. A Índia está encomendando os seus novos 40 SU-30MKI(para este ano apenas) diretamente da KNAAPO, porque? Porque a HAL mostrou-se incapaz de realizar a tarefa que lhe foi dada.

A FAB é tão desinformada assim para sequer considerar uma aeronave cujo suporte do fabricante é péssimo e todo mundo sabe disso(segundo lhe falaram)? Se for isso mesmo sou o primeiro a abraçar o Rafaleco e o maravilhoso suporte francês.
Carlos, discordo de tudo que ouvi, inclusive retruquei com os "alta-patente". Eles não usaram termos de forma pejorativa em relação aos russos, e nem percebi preconceito ou coisa parecida. Na verdade fizeram um levantamento de dados sobre os países que usam equipamentos russos no mundo todo e chegaram a conclusão que um dos maiores problemas de se usar equipamentos russos é não conseguir peças de reposição.

Elogiaram os equipamentos em todos os sentidos, principalmente do ponto de vista técnico, abriram o jogo e disseram "um dos melhores do mundo, talvez os melhores equipamentos em qualidade técnica" (e não falo apenas sobre os caças SU). Igualmente elogiaram os preços e custos de manutenção, o problema não está nos custos da manutenção, mas na ausência de peças para manutenção (segundo as minhas fontes).

Verdade ou não, fica pra cada um, inclusive pra mim.

Abraços,

Orestes




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Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2529 Mensagem por Anderson TR » Sáb Abr 19, 2008 10:33 pm

Outra inauguração da Embraer neste ano....


Embraer inaugura nova unidade industrial em Taubaté
| 16.04.2008 | 15h20
A empresa vai concentrar na cidade paulista o armazenamento e a distribuição de peças para todas as fábricas


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EXAME A brasileira Embraer, terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, inaugurou nesta quarta-feira (16/04) uma nova unidade industrial em Taubaté, no Vale do Paraíba, região do Estado de São Paulo que faz divisa com o Rio de Janeiro.

Localizada no entroncamento da Rodovia Presidente Dutra, que liga a capital paulista à fluminense, com a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, entre Taubaté e Campos do Jordão, a unidade ocupa uma área de 250 mil metros quadrados (o equivalente a mais de duas vezes o Estádio do Morumbi, em São Paulo), dos quais 37 mil metros quadrados são de área construída.

O espaço funcionará como centro de distribuição de materiais e peças para outras fábricas da Embraer e concentrará os equipamentos que a empresa hoje estoca em pelo menos três cidades. A medida ajudará a reduzir os custos de armazenamento e a organizar o sistema de transporte entre as unidades já existentes, todas no interior de São Paulo.

Em Botucatu, a 230 quilômetros da capital, são construídas estruturas das aeronaves, especialmente as de jatos executivos. Já em Gavião Peixoto, no centro do Estado, são produzidas as asas de algumas aeronaves, as peças para modernização dos aviões modelo Tucano e as primeiras unidades do Phenom 300.

Na maior das unidades, em São José dos Campos, além da produção de boa parte das peças é feita a montagem das aeronaves. De lá saíram 160 dos 167 aviões fabricados pela Embraer no ano passado, tanto nos modelos de maior porte (famílias Embraer 170 e Embraer 190) quanto os jatos Legacy 600, aviões executivos com capacidade para até 16 passageiros.

As sete aeronaves restantes, jatos da família RJ-145, com capacidade para até 50 assentos, foram produzidas na China e se destinavam ao próprio mercado asiático.

A Embraer conta ainda com uma segunda unidade em São José dos Campos, onde fabrica trens de pouso em joint venture com a empresa suíça Libherr.

Na Bolsa de Valores de São Paulo, as ações da Embraer reagiram à notícia com alta de 0,11%, até a tarde desta quarta-feira.

http://portalexame.abril.uol.com.br/neg ... 57236.html




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Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2530 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 19, 2008 10:37 pm

Muito bem Orestes, muito bem. Mas sei não. Tenho uma impressão que uma parceria Brasil-Rússia não seria tratada por eles com apenas mais um. Acho que deveriam então conversar com o povo de lá e esclarecer.

Continuo achando que não existe masoquismo em massa. Pelo menos não em escala planetária. Mas que seja então. Ponto para a concorrência.




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Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2531 Mensagem por orestespf » Sáb Abr 19, 2008 10:37 pm

Carlos Mathias escreveu:Tudo bem, tudo ótimo Orestes, mas mesmo sendo pessoas altamente gabaritadas, de dentro e tal, desconfio de certas palavras quando um avião tem milhares de unidades vendidas e muitos encomendados. Se o serviço é péssimo mesmo, seria uma onda mundial de masoquismo. E que continua.

Por outro lado o serviço maravilhoso do concorrente não consegue desencalhar um produto igualmente maravilhoso. Um é péssimo e vende feito pão quente, ou outro é uma maravilha e tem até torcida , mas não desencalha nem com reza braba.
Sim, Carlos, estou com você nesta, inclusive tive vontade de dizer isso, mas... O problema é que quando ouvimos certas coisas e de certas pessoas, não devemos questionar, devemos apenas ouvir o ponto de vista deles. Isso não quer dizer que estejam certas, quer dizer apenas que pensam ou vêem assim.

Para se conseguir info somos obrigados a concordar com muitas coisas, inclusive com os absurdos (e que não ouso comentar). :lol: :lol:


Forte abraço,

Orestes




Carlos Mathias

Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2532 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 19, 2008 10:38 pm

Aaaaaaaaaah tá bom então, tudo certo. :wink:




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Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2533 Mensagem por orestespf » Sáb Abr 19, 2008 10:39 pm

Carlos Mathias escreveu:Muito bem Orestes, muito bem. Mas sei não. Tenho uma impressão que uma parceria Brasil-Rússia não seria tratada por eles com apenas mais um. Acho que deveriam então conversar com o povo de lá e esclarecer.

Continuo achando que não existe masoquismo em massa. Pelo menos não em escala planetária. Mas que seja então. Ponto para a concorrência.
Não, Carlos, nada fechado ainda. O que passo aqui é uma coisa só (recado indireto): nada foi definido, as torcidas continuam em todas as "instâncias". :D :D




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Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2534 Mensagem por orestespf » Sáb Abr 19, 2008 10:40 pm

Carlos Mathias escreveu:Aaaaaaaaaah tá bom então, tudo certo. :wink:

Já entendeu tudo, né??? :lol: :lol: :lol:




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Re: F35 :MANGA/BIM QUEREM FX DE 5A. GERAÇÃO ? RUSSOS NA ÁREA ?

#2535 Mensagem por Tigershark » Sáb Abr 19, 2008 10:41 pm

orestespf escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Muito bem Orestes, muito bem. Mas sei não. Tenho uma impressão que uma parceria Brasil-Rússia não seria tratada por eles com apenas mais um. Acho que deveriam então conversar com o povo de lá e esclarecer.

Continuo achando que não existe masoquismo em massa. Pelo menos não em escala planetária. Mas que seja então. Ponto para a concorrência.
Não, Carlos, nada fechado ainda. O que passo aqui é uma coisa só (recado indireto): nada foi definido, as torcidas continuam em todas as "instâncias". :D :D

Isso está parecendo trabalho de monografia para conclusão de curso,tá sempre atrasado!Me pergunto se em 7 de setembro nos vamos saber de algo,porque se já estamos chegando em maio e ainda não se tem definições básicas a coisa realmente tá feia.....




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