http://www.ionline.pt/conteudo/63983-ca ... za-um-paisDia de Portugal
Cavaco e Sócrates ou a insustentável leveza de um país
por Adriano Nobre, Publicado em 11 de Junho de 2010 | Actualizado há 2 horas
Cavaco pede equidade nos sacrifícios e fala em "situação insustentável" no país. Sócrates discorda: "A situação não é insustentável", diz
O retrato do país numa frase: "Chegámos a uma situação insustentável", diz o Presidente da República, Cavaco Silva. Por causa da crise, do desemprego, da precariedade laboral, das pensões "que mal chegam para permitir a sobrevivência" ou dos sacrifícios pedidos aos cidadãos. Tudo conjugado na tradução de um tempo de "dificuldades e incerteza". Daí o apelo sucessivo ao ânimo e à mobilização dos portugueses. Com a descoberta do caminho marítimo para a Índia como mote para animar um povo que, ao longo da sua história, "passou grandes sacrifícios, mas que soube erguer-se nas horas difíceis".
O discurso presidencial nas comemorações do Dia de Portugal não podia ser mais claro: é preciso "juntar esforços em torno daquilo que é verdadeiramente essencial". Para Cavaco, "o essencial são os problemas concretos dos portugueses", não "as querelas políticas". Sócrates concordou. Mas só no apelo à união. Porque, diz o primeiro-ministro, a situação do país "não é insustentável".
Uma "querela", portanto. Pequena. Até porque na reacção ao discurso presidencial, José Sócrates encontrou um eixo alternativo nas palavras de Cavaco: "O Presidente da República quis sublinhar a unidade num dia em que se celebram os valores da nossa pátria. Apelou à unidade, em particular no aspecto do entendimento social entre trabalhadores e empregadores", exemplificou. E se Cavaco considera que a situação do país é insustentável, Sócrates contextualiza-o. "Estamos numa situação de dificuldade, como todos os países europeus estão", diz.
As divergências entre Belém e São Bento não se ficaram pela análise genérica à situação do país: em tempo de adopção de medidas de austeridade, Cavaco Silva apelou a que os "sacrifícios sejam repartidos de forma equitativa e justa". Em dois planos. Primeiro, porque não podem ser apenas "os dois extremos da pirâmide etária, os mais velhos e os mais novos, a suportar os encargos sociais mais pesados das dificuldades do presente". Depois, porque os sacrifícios "têm de possuir um sentido claro e transparente, que todos compreendam". "Não se podem pedir sacrifícios sem se explicar a sua razão de ser, que finalidades e objectivos se perseguem, que destino irá ser dado ao produto daquilo de que abrimos mão", defendeu Cavaco. E lançou o alerta: "Quanto mais se exigir do povo, mais o povo exigirá dos que o governam".
A resposta de Sócrates mostrou nova diferença de perspectivas sobre o mesmo assunto. "Há grupos sociais que pagam mais e fazem um maior esforço e há grupos sociais que pagam menos e que fazem menos esforço. Acho que era disto que o Presidente estava a falar e é isto que dá a unidade aos portugueses ", resumiu aos jornalistas no final de cerimónia oficial.
Direita aplaude, esquerda ironiza
No jogo das reacções ao discurso de Cavaco Silva, a esquerda e a direita ocuparam lados opostos do campo: PSD e CDS aplaudiram e a esquerda desvalorizou a importância do conteúdo da mensagem.
"Foi um bom diagnóstico e bem demonstrativo dos sacrifícios que ainda temos de fazer", sintetizou o secretário-geral do PSD, Miguel Relvas. Palavras que serviram de mote para pedir que os sacrifícios "valham a pena" e que o exemplo da sua aplicação "venha de cima". Nomeadamente quando, no entender dos sociais-democratas, o país está entregue a um governo "que vive num país que não é aquele em que vivemos". Já Paulo Portas destacou no discurso presidencial o pedido para que os sacrifícios sejam "justamente distribuídos".
No BE, Francisco Louçã acusou Cavaco de ter feito um discurso "socialmente arrogante". "Voltou a insistir que é necessário explicar melhor a austeridade aos portugueses. Se lhes for melhor explicado por que aumentam os impostos, então sentirão menos o aumento", ironizou, sugerindo que o Presidente "convive muito bem com as medidas de austeridade". Jerónimo de Sousa não destoou e identificou nas palavras de Cavaco "uma dificuldade objectiva": "Não se pode pedir às vítimas que ajudem os carrascos", disse.
Entre os candidatos presidenciais o tom foi menos crítico: em declarações à Lusa, Fernando Nobre assumiu que o alerta de Cavaco para a situação insustentável do país foi "certo", mas que "peca por tardio"; Manuel Alegre considerou o discurso "adequado", mas com "uma palavra a mais": o termo "insustentável", não se compadece a "confiança" que deveria transmitir aos portugueses.
Noticias de Portugal
Moderador: Conselho de Moderação
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2842 vezes
- Agradeceram: 2504 vezes
Re: Noticias de Portugal
*Turn on the news and eat their lies*
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1192 vezes
- Agradeceram: 3002 vezes
Eu por acaso estava a falar da Walter 9mm, um chaço da 2.ª GM que as Forças Armadas Portuguesas.
Nesse caso já o compreendo, mas encrava com tanta frequência?cabeça de martelo escreveu:Eu por acaso estava a falar da Walter 9mm, um chaço da 2.ª GM que as Forças Armadas Portuguesas.
Aqui á uns meses o meu Pai e uns colegas fizeram tiro com a Walther e até se portou bem.
Mas é obvio que já se devia ter adquirido outra mais moderna.
Só não percebo porque razão se adquiriram umas beretta 92 em pouca quantidade para a PE, e não se substituiram as velhas.
Coisas que não fazem sentido.
Cumprimentos.
Nick alterado de General Spínola para MIG-25 - Paisano.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6461 vezes
- Agradeceram: 6823 vezes
- Contato:
A Walther P38 é uma boa pistola, cheguei a atirar com uma anos atrás (2004) - das novas, feitas depois da 2GM, o modelo que usei tinha massa de mira diferente - pertencente a um amigo e é excelente para single tap, complica em double tap (creio que pelo maior peso atrás), eis que a recuperação da visada parece mais difícil, mas não tenho certeza, foram poucos disparos, arranjar munição 9mm no Brasil é brabo. Mas me parece que o único senão da arma é sua baixa capacidade de munição, 8 + 1 numa época em que 20 + 1 está cada vez mais comum. A despeito disso, está em produção até hoje, que eu saiba. Uma arma ruim não estaria...
Desmontamos e seu sistema de gatilho é praticamente o mesmo da Beretta/Taurus 92/99 e me parece mais curto e macio. Achei o gatilho e a empunhadura (mesmo comprimento, menor largura) inclusive melhores, embora a trava me lembrasse a das 92, lá em cima, mas como não uso arma de dupla ação travada mesmo, tanto faz...
Ah, sobre 8 + 1: todo mundo aqui sabe que devolvi minha 24/7 em .40 (15 + 1) e voltei ao Taurus modelo 80 ('canela fina', chamamos aqui) de 6 tiros. Primeiro porque é kôza de véio mesmo, revólver NÃO enguiça nem com má munição, pistola sim. Mas o principal:
O QUE EU NÃO CONSEGUIR FAZER COM SEIS TIROS NÃO CONSEGUIREI NEM COM SEISCENTOS!
Então, a 'desvantagem' de 8 + 1 perante 15/20 + 1 para mim não existe...
É o que penso.![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Desmontamos e seu sistema de gatilho é praticamente o mesmo da Beretta/Taurus 92/99 e me parece mais curto e macio. Achei o gatilho e a empunhadura (mesmo comprimento, menor largura) inclusive melhores, embora a trava me lembrasse a das 92, lá em cima, mas como não uso arma de dupla ação travada mesmo, tanto faz...
Ah, sobre 8 + 1: todo mundo aqui sabe que devolvi minha 24/7 em .40 (15 + 1) e voltei ao Taurus modelo 80 ('canela fina', chamamos aqui) de 6 tiros. Primeiro porque é kôza de véio mesmo, revólver NÃO enguiça nem com má munição, pistola sim. Mas o principal:
É o que penso.
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Pereira
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 1 vez
E se logo depois do primeiro vier o mala companheiro dele que tava esperando na moto? Apesar de isso não ser o mais comum de acontecer, sempre penso nessas possibilidades.
Mas a 24/7 dava muito problema ao ponto de você não ter mais confiança nela?
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Pereira escreveu:E se logo depois do primeiro vier o mala companheiro dele que tava esperando na moto? Apesar de isso não ser o mais comum de acontecer, sempre penso nessas possibilidades.
Eles NUNCA esperam reação, tomam um double de saída e se borram, principalmente se um der um berro e cair no chão. O(s) outro(s) fica(m) freeze, exceto TALVEZ se estiverem MUITO drogados.
Quanto à 24/7, me assustei mesmo foi quando uma delas, de um colega, 'desengatou' o armador do percutor, foi necessário desmontar para botar no lugar. Fiquei imaginando como seria se acontecesse numa ação real e não num simples treinamento informal no estande...
Mas este não foi o motivo, eu já tinha trocado, é que prefiro revólver mesmo...
![Wink :wink:](./images/smilies/icon_wink.gif)
Já agora, uma lembrancinha aos colegas tugas...
![Imagem](http://img820.imageshack.us/img820/5041/yeswecansocrates.jpg)
Como sei que o Prepe véio vai gostar, aí o avatar:
![Imagem](http://img810.imageshack.us/img810/5041/yeswecansocrates.jpg)
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- Pereira
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 1 vez
É... esse 'probleminha' eu ainda não tinha ouvido dela.
--
Crise tá braba lá em...
![Confused :?](./images/smilies/icon_confused.gif)
--
Crise tá braba lá em...
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2842 vezes
- Agradeceram: 2504 vezes
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1192 vezes
- Agradeceram: 3002 vezes
É mesmo para dizer mal, a Walter de 9mm até é uma boa pistola (apesar da sua idade). Mas já passou a idade de reforma...Túlio escreveu:A Walther P38 é uma boa pistola, cheguei a atirar com uma anos atrás (2004) - das novas, feitas depois da 2GM, o modelo que usei tinha massa de mira diferente - pertencente a um amigo e é excelente para single tap, complica em double tap (creio que pelo maior peso atrás), eis que a recuperação da visada parece mais difícil, mas não tenho certeza, foram poucos disparos, arranjar munição 9mm no Brasil é brabo. Mas me parece que o único senão da arma é sua baixa capacidade de munição, 8 + 1 numa época em que 20 + 1 está cada vez mais comum. A despeito disso, está em produção até hoje, que eu saiba. Uma arma ruim não estaria...
É o que penso.
- tflash
- Sênior
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 31 vezes
Os meus parabéns ao Túlio pelo bom gosto nas imagens que posta.
Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Ei, não te zangues, eu até gosto do D. Sócas, apenas sei que o Prepe não compartilha do meu apreço por ele e ambos gostamos de uma brincadeira das buenas... ![Wink :wink:](./images/smilies/icon_wink.gif)
- Hammer-Nikit
- Intermediário
- Agradeceram: 76 vezes
- Contato:
Prezado amigo, ao retornar de África onde acompanharei a viagem da Corveta Barroso passarei uma tarde e uma noite em Lisboa e gostaria de aproveitar a oportunidade e conhecer alguns amigos foristas aí de Portugal. Vc aceitaria um convite para um chopp? Estarei aí no dia 10 de julho, se vc puder me ajudar a convidar os demais colegas portugueses do fórum Defesa Brasil, melhor aínda!
[]s Felipe Salles
Editor da BaseMilitar Web Magazine
[]s Felipe Salles
Editor da BaseMilitar Web Magazine
- soultrain
- Sênior
Filipe,
Já conhece Lisboa?
Já conhece Lisboa?
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
![Exclamation :!:](./images/smilies/icon_exclaim.gif)
NJ
- Hammer-Nikit
- Intermediário
- Agradeceram: 76 vezes
- Contato:
Estive lá por duas vezes mas há MUITO tempo (>20 anos!) Desta vez, além de encontrar os amigos, quero separar um tempinho para visitar algumas livrarias onde possa achar livros sobre geopolitica e história, especialmente, sobre o ocaso do Império Português na África, que, infelizmente não é tema que se ensine nas escolas deste lado do Atlântico...soultrain escreveu:Filipe,
Já conhece Lisboa?
![Wink ;)](./images/smilies/icon_wink.gif)
[]s FS
- soultrain
- Sênior
Ok, na parte das livrarias vou ver se consigo ajudar, ai talvez o JLRC, o Luís e o P44 possam ajudar melhor. Não consigo prometer nada, porque tenho aulas a alguns sábados, não sei se nesse tenho. Mas podemos fazer uma jantarada num rodízio
Temos de combinar isso, está incluída uma visita à Barroso?
Dos portugas quem é que entra na jantarada?
[[]]'s
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
Dos portugas quem é que entra na jantarada?
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
![Exclamation :!:](./images/smilies/icon_exclaim.gif)
NJ