Noticias de Portugal

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2842 vezes
Agradeceram: 2504 vezes

Re: Noticias de Portugal

#2491 Mensagem por P44 » Sex Jun 11, 2010 6:50 am

Dia de Portugal
Cavaco e Sócrates ou a insustentável leveza de um país
por Adriano Nobre, Publicado em 11 de Junho de 2010 | Actualizado há 2 horas

Cavaco pede equidade nos sacrifícios e fala em "situação insustentável" no país. Sócrates discorda: "A situação não é insustentável", diz

O retrato do país numa frase: "Chegámos a uma situação insustentável", diz o Presidente da República, Cavaco Silva. Por causa da crise, do desemprego, da precariedade laboral, das pensões "que mal chegam para permitir a sobrevivência" ou dos sacrifícios pedidos aos cidadãos. Tudo conjugado na tradução de um tempo de "dificuldades e incerteza". Daí o apelo sucessivo ao ânimo e à mobilização dos portugueses. Com a descoberta do caminho marítimo para a Índia como mote para animar um povo que, ao longo da sua história, "passou grandes sacrifícios, mas que soube erguer-se nas horas difíceis".

O discurso presidencial nas comemorações do Dia de Portugal não podia ser mais claro: é preciso "juntar esforços em torno daquilo que é verdadeiramente essencial". Para Cavaco, "o essencial são os problemas concretos dos portugueses", não "as querelas políticas". Sócrates concordou. Mas só no apelo à união. Porque, diz o primeiro-ministro, a situação do país "não é insustentável".

Uma "querela", portanto. Pequena. Até porque na reacção ao discurso presidencial, José Sócrates encontrou um eixo alternativo nas palavras de Cavaco: "O Presidente da República quis sublinhar a unidade num dia em que se celebram os valores da nossa pátria. Apelou à unidade, em particular no aspecto do entendimento social entre trabalhadores e empregadores", exemplificou. E se Cavaco considera que a situação do país é insustentável, Sócrates contextualiza-o. "Estamos numa situação de dificuldade, como todos os países europeus estão", diz.

As divergências entre Belém e São Bento não se ficaram pela análise genérica à situação do país: em tempo de adopção de medidas de austeridade, Cavaco Silva apelou a que os "sacrifícios sejam repartidos de forma equitativa e justa". Em dois planos. Primeiro, porque não podem ser apenas "os dois extremos da pirâmide etária, os mais velhos e os mais novos, a suportar os encargos sociais mais pesados das dificuldades do presente". Depois, porque os sacrifícios "têm de possuir um sentido claro e transparente, que todos compreendam". "Não se podem pedir sacrifícios sem se explicar a sua razão de ser, que finalidades e objectivos se perseguem, que destino irá ser dado ao produto daquilo de que abrimos mão", defendeu Cavaco. E lançou o alerta: "Quanto mais se exigir do povo, mais o povo exigirá dos que o governam".

A resposta de Sócrates mostrou nova diferença de perspectivas sobre o mesmo assunto. "Há grupos sociais que pagam mais e fazem um maior esforço e há grupos sociais que pagam menos e que fazem menos esforço. Acho que era disto que o Presidente estava a falar e é isto que dá a unidade aos portugueses ", resumiu aos jornalistas no final de cerimónia oficial.

Direita aplaude, esquerda ironiza

No jogo das reacções ao discurso de Cavaco Silva, a esquerda e a direita ocuparam lados opostos do campo: PSD e CDS aplaudiram e a esquerda desvalorizou a importância do conteúdo da mensagem.

"Foi um bom diagnóstico e bem demonstrativo dos sacrifícios que ainda temos de fazer", sintetizou o secretário-geral do PSD, Miguel Relvas. Palavras que serviram de mote para pedir que os sacrifícios "valham a pena" e que o exemplo da sua aplicação "venha de cima". Nomeadamente quando, no entender dos sociais-democratas, o país está entregue a um governo "que vive num país que não é aquele em que vivemos". Já Paulo Portas destacou no discurso presidencial o pedido para que os sacrifícios sejam "justamente distribuídos".

No BE, Francisco Louçã acusou Cavaco de ter feito um discurso "socialmente arrogante". "Voltou a insistir que é necessário explicar melhor a austeridade aos portugueses. Se lhes for melhor explicado por que aumentam os impostos, então sentirão menos o aumento", ironizou, sugerindo que o Presidente "convive muito bem com as medidas de austeridade". Jerónimo de Sousa não destoou e identificou nas palavras de Cavaco "uma dificuldade objectiva": "Não se pode pedir às vítimas que ajudem os carrascos", disse.

Entre os candidatos presidenciais o tom foi menos crítico: em declarações à Lusa, Fernando Nobre assumiu que o alerta de Cavaco para a situação insustentável do país foi "certo", mas que "peca por tardio"; Manuel Alegre considerou o discurso "adequado", mas com "uma palavra a mais": o termo "insustentável", não se compadece a "confiança" que deveria transmitir aos portugueses.
http://www.ionline.pt/conteudo/63983-ca ... za-um-pais

*Turn on the news and eat their lies*
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1192 vezes
Agradeceram: 3002 vezes

#2492 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jun 11, 2010 12:06 pm

Eu por acaso estava a falar da Walter 9mm, um chaço da 2.ª GM que as Forças Armadas Portuguesas.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
MIG-25
Intermediário
Intermediário

#2493 Mensagem por MIG-25 » Sex Jun 11, 2010 2:01 pm

cabeça de martelo escreveu:Eu por acaso estava a falar da Walter 9mm, um chaço da 2.ª GM que as Forças Armadas Portuguesas.
Nesse caso já o compreendo, mas encrava com tanta frequência?
Aqui á uns meses o meu Pai e uns colegas fizeram tiro com a Walther e até se portou bem.
Mas é obvio que já se devia ter adquirido outra mais moderna.
Só não percebo porque razão se adquiriram umas beretta 92 em pouca quantidade para a PE, e não se substituiram as velhas.
Coisas que não fazem sentido.

Cumprimentos.

Nick alterado de General Spínola para MIG-25 - Paisano.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6461 vezes
Agradeceram: 6823 vezes
Contato:

#2494 Mensagem por Túlio » Sex Jun 11, 2010 3:23 pm

A Walther P38 é uma boa pistola, cheguei a atirar com uma anos atrás (2004) - das novas, feitas depois da 2GM, o modelo que usei tinha massa de mira diferente - pertencente a um amigo e é excelente para single tap, complica em double tap (creio que pelo maior peso atrás), eis que a recuperação da visada parece mais difícil, mas não tenho certeza, foram poucos disparos, arranjar munição 9mm no Brasil é brabo. Mas me parece que o único senão da arma é sua baixa capacidade de munição, 8 + 1 numa época em que 20 + 1 está cada vez mais comum. A despeito disso, está em produção até hoje, que eu saiba. Uma arma ruim não estaria...

Desmontamos e seu sistema de gatilho é praticamente o mesmo da Beretta/Taurus 92/99 e me parece mais curto e macio. Achei o gatilho e a empunhadura (mesmo comprimento, menor largura) inclusive melhores, embora a trava me lembrasse a das 92, lá em cima, mas como não uso arma de dupla ação travada mesmo, tanto faz...

Ah, sobre 8 + 1: todo mundo aqui sabe que devolvi minha 24/7 em .40 (15 + 1) e voltei ao Taurus modelo 80 ('canela fina', chamamos aqui) de 6 tiros. Primeiro porque é kôza de véio mesmo, revólver NÃO enguiça nem com má munição, pistola sim. Mas o principal:

O QUE EU NÃO CONSEGUIR FAZER COM SEIS TIROS NÃO CONSEGUIREI NEM COM SEISCENTOS!

Então, a 'desvantagem' de 8 + 1 perante 15/20 + 1 para mim não existe...

É o que penso. 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Pereira
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

#2495 Mensagem por Pereira » Sex Jun 11, 2010 10:25 pm

E se logo depois do primeiro vier o mala companheiro dele que tava esperando na moto? Apesar de isso não ser o mais comum de acontecer, sempre penso nessas possibilidades.

Mas a 24/7 dava muito problema ao ponto de você não ter mais confiança nela?

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2496 Mensagem por Túlio » Sex Jun 11, 2010 10:35 pm

Pereira escreveu:E se logo depois do primeiro vier o mala companheiro dele que tava esperando na moto? Apesar de isso não ser o mais comum de acontecer, sempre penso nessas possibilidades.

Mas a 24/7 dava muito problema ao ponto de você não ter mais confiança nela?

Eles NUNCA esperam reação, tomam um double de saída e se borram, principalmente se um der um berro e cair no chão. O(s) outro(s) fica(m) freeze, exceto TALVEZ se estiverem MUITO drogados.

Quanto à 24/7, me assustei mesmo foi quando uma delas, de um colega, 'desengatou' o armador do percutor, foi necessário desmontar para botar no lugar. Fiquei imaginando como seria se acontecesse numa ação real e não num simples treinamento informal no estande...

Mas este não foi o motivo, eu já tinha trocado, é que prefiro revólver mesmo... :wink:

Já agora, uma lembrancinha aos colegas tugas...
Imagem

Como sei que o Prepe véio vai gostar, aí o avatar:

Imagem

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Pereira
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

#2497 Mensagem por Pereira » Sex Jun 11, 2010 10:59 pm

É... esse 'probleminha' eu ainda não tinha ouvido dela.
:?

--

Crise tá braba lá em...

P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2842 vezes
Agradeceram: 2504 vezes

#2498 Mensagem por P44 » Sáb Jun 12, 2010 7:39 am

Gracias pelo avatar, Tia 8-]

*Turn on the news and eat their lies*
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1192 vezes
Agradeceram: 3002 vezes

#2499 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jun 12, 2010 10:33 am

Túlio escreveu:A Walther P38 é uma boa pistola, cheguei a atirar com uma anos atrás (2004) - das novas, feitas depois da 2GM, o modelo que usei tinha massa de mira diferente - pertencente a um amigo e é excelente para single tap, complica em double tap (creio que pelo maior peso atrás), eis que a recuperação da visada parece mais difícil, mas não tenho certeza, foram poucos disparos, arranjar munição 9mm no Brasil é brabo. Mas me parece que o único senão da arma é sua baixa capacidade de munição, 8 + 1 numa época em que 20 + 1 está cada vez mais comum. A despeito disso, está em produção até hoje, que eu saiba. Uma arma ruim não estaria...

Desmontamos e seu sistema de gatilho é praticamente o mesmo da Beretta/Taurus 92/99 e me parece mais curto e macio. Achei o gatilho e a empunhadura (mesmo comprimento, menor largura) inclusive melhores, embora a trava me lembrasse a das 92, lá em cima, mas como não uso arma de dupla ação travada mesmo, tanto faz...

Ah, sobre 8 + 1: todo mundo aqui sabe que devolvi minha 24/7 em .40 (15 + 1) e voltei ao Taurus modelo 80 ('canela fina', chamamos aqui) de 6 tiros. Primeiro porque é kôza de véio mesmo, revólver NÃO enguiça nem com má munição, pistola sim. Mas o principal:

O QUE EU NÃO CONSEGUIR FAZER COM SEIS TIROS NÃO CONSEGUIREI NEM COM SEISCENTOS!

Então, a 'desvantagem' de 8 + 1 perante 15/20 + 1 para mim não existe...

É o que penso. 8-]
É mesmo para dizer mal, a Walter de 9mm até é uma boa pistola (apesar da sua idade). Mas já passou a idade de reforma...

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#2500 Mensagem por tflash » Sáb Jun 12, 2010 3:21 pm

Os meus parabéns ao Túlio pelo bom gosto nas imagens que posta.

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#2501 Mensagem por Túlio » Sáb Jun 12, 2010 3:36 pm

Ei, não te zangues, eu até gosto do D. Sócas, apenas sei que o Prepe não compartilha do meu apreço por ele e ambos gostamos de uma brincadeira das buenas... :wink:

Hammer-Nikit
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 76 vezes
Contato:

#2502 Mensagem por Hammer-Nikit » Sáb Jun 12, 2010 6:31 pm

Prezado amigo, ao retornar de África onde acompanharei a viagem da Corveta Barroso passarei uma tarde e uma noite em Lisboa e gostaria de aproveitar a oportunidade e conhecer alguns amigos foristas aí de Portugal. Vc aceitaria um convite para um chopp? Estarei aí no dia 10 de julho, se vc puder me ajudar a convidar os demais colegas portugueses do fórum Defesa Brasil, melhor aínda!

[]s Felipe Salles
Editor da BaseMilitar Web Magazine

soultrain
Sênior
Sênior

#2503 Mensagem por soultrain » Sáb Jun 12, 2010 6:47 pm

Filipe,

Já conhece Lisboa?

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Hammer-Nikit
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 76 vezes
Contato:

#2504 Mensagem por Hammer-Nikit » Sáb Jun 12, 2010 7:16 pm

soultrain escreveu:Filipe,

Já conhece Lisboa?
Estive lá por duas vezes mas há MUITO tempo (>20 anos!) Desta vez, além de encontrar os amigos, quero separar um tempinho para visitar algumas livrarias onde possa achar livros sobre geopolitica e história, especialmente, sobre o ocaso do Império Português na África, que, infelizmente não é tema que se ensine nas escolas deste lado do Atlântico... ;)

[]s FS

soultrain
Sênior
Sênior

#2505 Mensagem por soultrain » Sáb Jun 12, 2010 9:26 pm

Ok, na parte das livrarias vou ver se consigo ajudar, ai talvez o JLRC, o Luís e o P44 possam ajudar melhor. Não consigo prometer nada, porque tenho aulas a alguns sábados, não sei se nesse tenho. Mas podemos fazer uma jantarada num rodízio :wink: :lol: Temos de combinar isso, está incluída uma visita à Barroso?

Dos portugas quem é que entra na jantarada?

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Responder