Sintra escreveu:
O estado Francês entrou com 75% do desenvolvimento do avião, a industria entrou com os restantes 25%. Quanto a "subsidios", você está a ver a coisa de uma forma errada, o avião já se encontra desenvolvido, e esse desenvolvimento já se encontra pago, o que significa que o estado Brasileiro tem de pagar a construção dos aparelhos, mais as especificações que sejam exclusivamente Brasileiras (como uma linha de montagem no Brasil), mais o lucro que as varias empresas Francesas queiram retirar do negócio. Isto é o normal e a oferta da Boeing é exactamente igual (o caso Sueco é diferente).
Onde a "porca torce o rabo" é dizer que os aparelhos vão sair ao Brasil por valores idênticos aos que a Adla paga, tendo em conta que pelos vistos é necessário criar uma linha de montagem no Brasil e ainda transferir uma data de tecnologia, isto por apenas 36 aparelhos é dose.
Alguém tem alguma duvida que montar umas poucas dezenas de aviões no Brasil fica (muito) mais caro do que receber estes aparelhos dircetamente de Marignane?
Olá Sintra,
lembro-me que durante muito tempo vários DBistas diziam que não existe esta conversa de linha de montagem no Brasil, pois (alegavam) que se trava de míseros 36 caças. O tempo passou e os três concorrentes finalistas insistem que haverá linha de montagem de seus caças no Brasil. Parece que agora ninguém mais duvida disso.
Sobre os custos (caros) de se montar míseros 36 caças no Brasil ainda restam dúvidas. Veja, a resposta está na singela pergunta: por que o governo brasileiro insiste tanto em transferência de tecnologias de caças se ele se compromete em comprar "apenas" 36 míseros caças? Como disse, a resposta a esta pergunta é fundamental (mas precisa de tempo para confirmá-la, afinal São Tomé não existe a toa), eis-la: porque a compra não se limita a 36 caças apenas. Dizem, por especulação, que se trata de 120-130, mas as más línguas já falam em cerca de 200 caças, claro, a longo prazo (e provavelmente do mesmo modelo, supondo que o escolhido "não gere problemas").
Outra pergunta que merece cuidados é a seguinte: por que existe um frenesi por parte dos empresários brasileiros com a compra dos caças para a FAB? Afinal míseros 36 caças não os fará tão mais ricos assim, sem falar que para ganhar é preciso investir. Novamente a resposta explica muita coisa...
E por falar em investimentos, por que os mesmos empresários, dizem, preferem um caça em desenvolvimento em detrimento de um caça pronto? Simples, porque aprender o que já existe é relativamente razoável, mas ter que fazer "o além" implica em investimentos do próprio bolso (e não querem). Se o governo opta por um caça em desenvolvimento, então terá que pagar pelo mesmo, caso queira o produto voando (literalmente) dentro de prazos razoáveis. Em suma, querem tecnologias, querem ganhar, mas não querem gastar, algo típico do Brasil dos anos 80 e 90. De outra forma, pensam em ganhar antes de ter um produto para o oferecer. Lamentável...
A situação da Dassault é simples também, ou seja, insiste na tese de caça (Rafale) caro simplesmente porque não tem como fazer este caça mais barato, só se for "outro Rafale". Mas como se isto fosse pouco, ela não quer se comprometer com baixos preços se no papel só existem 36 caças e a promessa verbal que este número será bem superior. Ela está certa, o que não está no papel não é confiável, por mais que o Brasil tenha mudado, ainda falta muito para perder o estigma.
E por que os outros dois não agem assim? Bonzinhos? Claro que não! Os EUA prometem e até colocam no papel, mas pouquíssimo tempo depois voltam atrás e até preferem pagar as multas contratuais do que ter que cumprir o que historicamente é impossível pra eles. Já os suecos é mole prometer tudo, e o motivo é simples, não têm caça algum na prática, logo tudo não passa de promessas; governo e FAB sabem disso. Sem falar que, se o Brasil optar por este caça, terá quase 100% de chances de ser o único operador deste vetor, uma espécie de New AMX. Existe gente da FAB que defende este caça (NG)? Sim, da mesma forma que existe defensores do Rafale e do F-18, principalmente deste último.
Abração,
Orestes
PS: só carona em seu post mesmo.