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Re: UM MBT NACIONAL

Enviado: Seg Nov 22, 2021 4:45 pm
por gabriel219
knigh7 escreveu: Seg Nov 22, 2021 4:28 pm O Black Panther passa um pouco do peso. Talvez possa entrar. Mas uma coisa ficou clara: o EB não pensou em MBTs ocidentais na hora do ROB. Para KMW atender os requisitos, terão de pegar o Puma e desenvolver por 5 anos um CC em cima dele.

Nenhum fabricante Ocidental deve ter ficado feliz.
Esse é o motivo de precisarem mudar o ROB: não faz sentido você limitar o peso em 50 toneladas e exigir que possa passar em pontes classe 60. Se o EB segue o MLC, uma viatura de 50 toneladas passa tranquilanente uma ponte classe MLC 50. Ou o EB estaria considerando blindagem extra, que faça ele ultrapassar as 53 toneladas, que é o limite máximo de uma ponte classe 50? Considere que 50 toneladas de limite é o limite seguro, existe uma tensão extra para ultrapassagem.

Precisa incluir outros candidatos até para negociar melhores termos.

Meus favoritos seriam Type 10, K2 e T-90MS. Qualquer um desses, estaríamos no mesmo patamar que países com Forças de primeira linha.

O K2 é o meu favorito pela capacidade de combate e de negociação, além de uma probabilidade alta de financiamento via bancos Sul Coreanos, que fazem negócio até com Chineses.

Além de ser um multiplicador de força, já que pode engajar, ao menos, dois alvos ao mesmo tempo. Isso é uma característica única, que nenhum outro MBT tem por enquanto. Ajudaria, já que teremos, no máximo, 400 MBT's aqui que podem lutar por 800.

Uma KSTAM tem alcance de 8 km. Um K2, fora da linha de visão e com apoio de um dronezim quadrirrotor ou mesmo um FT-100, consegue engajar alvos há 8 km, no modo Fire-and-Forget, LOAL e ainda protegido fora de visão, quase como uma peça de artilharia.

Mesmo que compremos outra viatura, é interessantíssimo possuir essa munição e ainda desenvolver outras, especialmente para Morteiros.

Re: UM MBT NACIONAL

Enviado: Seg Nov 22, 2021 4:46 pm
por gabriel219
Lywis escreveu: Seg Nov 22, 2021 4:42 pm
gabriel219 escreveu: Seg Nov 22, 2021 4:36 pm
Tem coisas ali que o Type 10 não cumpre, como canhão com 50 calibres de tamanho e resistir a um DM-63 a 1 km. Por mais que ele tenha suportado o que suportou, acho MUITO difícil que o Type 10 cumpra os requisitos de blindagem e ele já não cumpre os requisitos de canhão. O L/55 já foi pensado nele, mas nunca se quer testaram e isso é importantíssimo, ainda mais numa viatura tão pequena e leve. Não temos que pagar por isso.

Curiosamente, o T-90MS cumpre todos os requisitos. Aquela Relitk é a ERA mais braba, excluindo a Malachit do T-14/15 e aposto que ela causa danos granes numa APFSDS e a blindagem passiva já é boa. Pra um Type 10 cumprir o mesmo requisito, teria que adicionar um ADS nele.

ADS hoje que intercepta projéteis APFSDS só existem três: Afghanit, AMAP e Iron Fist.

Mas, de qualquer maneira, eles precisam refazer esse ROB, está extremamente restrito e não faz qualquer sentido. Os Japoneses possuem dificuldades enormes para comercializar seus produtos, por culpa deles mesmos e o EB não é muito afeiçoado a produtos Russos, embora seja o menos preconceituoso das três Forças.

Deixar K2 de fora é um erro enorme, até porque os Sul Coreanos, junto com os Russos, são os que fazem a melhor proposta e isso pode pressionar os Japoneses a serem flexíveis. Só Russos e Sul Coreanos que propõe fabricação local ao cliente para seus produtos, até agora, incluaive com ToT's. Altay só não saiu ainda devido a alguns embargos quanto a equipamentos Ocidentais, que eles preferiram e se ferraram, tiveram que se aproximar novamente dos Sul Coreanos.
O T90MS não cumpre o requisito de utilizar munição calibre 120mm pradrão OTAN. Se abrir pra um de munição com calibre diferente, por que não abrir pra um que tem um cano um pouco mais curto, que é o caso do Type-10, mas que tem um desempenho acima da média comparando com outros canhões de tamanho similar?

Dificilmente o EB não vai fazer mudanças nos ROB, o histórico desta Instituição com ROB nos mostra que lançar um novo documento com algumas, ou até muitas, modificações, não é nada incomum.
Desempenho acima da média? Não entendi, quais canhões se refere? Ele utiliza um L/44 que é igual aos outros L/44 utilizados por ai.

E a diferença de um L/55 pra um L/44 é absurda, especialmente quanto a munições de tungstênio. Especialmente pelo EB não ter a mínima vontade de utilizar munições de DU.

Re: UM MBT NACIONAL

Enviado: Seg Nov 22, 2021 4:47 pm
por knigh7
Certamente o EB fará algumas mudanças no ROB. Mas não fará alguma que mude drasticamente o modelo pretendido, como permitir um CC pesado ou pouca proteção, etc.

Re: UM MBT NACIONAL

Enviado: Seg Nov 22, 2021 5:06 pm
por Lywis
gabriel219 escreveu: Seg Nov 22, 2021 4:46 pm
Lywis escreveu: Seg Nov 22, 2021 4:42 pm

O T90MS não cumpre o requisito de utilizar munição calibre 120mm pradrão OTAN. Se abrir pra um de munição com calibre diferente, por que não abrir pra um que tem um cano um pouco mais curto, que é o caso do Type-10, mas que tem um desempenho acima da média comparando com outros canhões de tamanho similar?

Dificilmente o EB não vai fazer mudanças nos ROB, o histórico desta Instituição com ROB nos mostra que lançar um novo documento com algumas, ou até muitas, modificações, não é nada incomum.
Desempenho acima da média? Não entendi, quais canhões se refere? Ele utiliza um L/44 que é igual aos outros L/44 utilizados por ai.

E a diferença de um L/55 pra um L/44 é absurda, especialmente quanto a munições de tungstênio. Especialmente pelo EB não ter a mínima vontade de utilizar munições de DU.
O Type 10 usa um canhão completamente novo, desenvolvido internamente pela Japan Steel Works. O novo canhão do Tipo 10 pode disparar uma bala melhorada, a bala APFSDS Tipo 10 recentemente desenvolvida, que foi especificamente projetada para o Tipo 10. A Munição leve é ​​disparada em alta velocidade inicial (Estimativa de 1.850 m / s até 1.900 m / s) devido à alta pressão na cavidade. A Japan Steel Works L/44 de 120 mm tem pressão de 640 MPa e atira um projétil de 7,8 kg, enquanto o Rheinmetall Rh-120 L/55 120 mm tem pressão de 580 MPa e atira o projétil de 8,35 kg DM53 a 1.750 m/s. O Type-10 também pode disparar o JM33 APFSDS (cartucho DM33 licenciado adquirido da Alemanha), bem como todas as munições OTAN padrão de 120 mm.

Re: UM MBT NACIONAL

Enviado: Seg Nov 22, 2021 5:22 pm
por knigh7
Um outro ponto importante: o EB coloca como requisito absoluto o motor na parte traseira da viatura.

Re: UM MBT NACIONAL

Enviado: Seg Nov 22, 2021 5:32 pm
por Lywis
knigh7 escreveu: Seg Nov 22, 2021 5:22 pm Um outro ponto importante: o EB coloca como requisito absoluto o motor na parte traseira da viatura.
O que eliminaria propostas de MBT baseadas no Puma... Enfim, ninguém atende por completo os requisitos.

Re: UM MBT NACIONAL

Enviado: Seg Nov 22, 2021 5:54 pm
por gabriel219
Lywis escreveu: Seg Nov 22, 2021 5:06 pm
gabriel219 escreveu: Seg Nov 22, 2021 4:46 pm
Desempenho acima da média? Não entendi, quais canhões se refere? Ele utiliza um L/44 que é igual aos outros L/44 utilizados por ai.

E a diferença de um L/55 pra um L/44 é absurda, especialmente quanto a munições de tungstênio. Especialmente pelo EB não ter a mínima vontade de utilizar munições de DU.
O Type 10 usa um canhão completamente novo, desenvolvido internamente pela Japan Steel Works. O novo canhão do Tipo 10 pode disparar uma bala melhorada, a bala APFSDS Tipo 10 recentemente desenvolvida, que foi especificamente projetada para o Tipo 10. A Munição leve é ​​disparada em alta velocidade inicial (Estimativa de 1.850 m / s até 1.900 m / s) devido à alta pressão na cavidade. A Japan Steel Works L/44 de 120 mm tem pressão de 640 MPa e atira um projétil de 7,8 kg, enquanto o Rheinmetall Rh-120 L/55 120 mm tem pressão de 580 MPa e atira o projétil de 8,35 kg DM53 a 1.750 m/s. O Type-10 também pode disparar o JM33 APFSDS (cartucho DM33 licenciado adquirido da Alemanha), bem como todas as munições OTAN padrão de 120 mm.
Essa informação eu não conhecia, porém a esses dados reference-se aos primeiros L/55. - notei agora que cheguei a colocar km/s no outro post, perdão. O L/55A1, hoje utilizado pelos Sul-Coreanos e Alemães, operam em pressões maiores que o anterior, especialmente por conta da munição DM63-A1. Nunca encontrei os dados e devem ser classificados.

Acho que os Japoneses tentaram e conseguiram se igualar, porém tanto o L/44 e o L/55A1 operam nos limites físicos do Tungstênio. Não há como mais aumentsr desempenho além de esticar o tamanho da flecha para operar em maiores velocidades. Acima de 1,750 m/s, ele já perde o desempenho.

Re: UM MBT NACIONAL

Enviado: Seg Nov 22, 2021 5:55 pm
por gabriel219
Lywis escreveu: Seg Nov 22, 2021 5:32 pm
knigh7 escreveu: Seg Nov 22, 2021 5:22 pm Um outro ponto importante: o EB coloca como requisito absoluto o motor na parte traseira da viatura.
O que eliminaria propostas de MBT baseadas no Puma... Enfim, ninguém atende por completo os requisitos.
O ROB da viatura AP-SR também eliminava o CAESAR 8x8 por não ser aerotransportável por um C-130H e nem por um KC-390, imagine o que o EB faz neste exato momento?

E se a KMW está desenvolvendo conceito a partir do Puma, é porque algum imbecil de quatro estrelas deu o aval e disse que poderia competir. Infelizmente.

Re: UM MBT NACIONAL

Enviado: Seg Nov 22, 2021 6:37 pm
por Lywis
gabriel219 escreveu: Seg Nov 22, 2021 5:55 pm
Lywis escreveu: Seg Nov 22, 2021 5:32 pm

O que eliminaria propostas de MBT baseadas no Puma... Enfim, ninguém atende por completo os requisitos.
O ROB da viatura AP-SR também eliminava o CAESAR 8x8 por não ser aerotransportável por um C-130H e nem por um KC-390, imagine o que o EB faz neste exato momento?

E se a KMW está desenvolvendo conceito a partir do Puma, é porque algum imbecil de quatro estrelas deu o aval e disse que poderia competir. Infelizmente.
Esta atitude da KMW só demonstra que alterações nesse ROB já são favas contadas! O próprio EB já deve ter passado essa informação extra oficialmente às empresas que entraram em contato. Só nós, os eternos "cornos" da história, somos sempre os últimos a saber, temos apenas suspeitas...

Re: UM MBT NACIONAL

Enviado: Seg Nov 22, 2021 7:37 pm
por gogogas
O EB mudou o ROB para mísseis anti carro recentemente ,acredito que mudara para o MBT quando chegar a hora de comprar , testar os modelos entre outros ....
Se alguma empresa desenvolver algum blindado nos requisitos do EB , será que terá grana o suficiente para desenvolver o MBT ? Não acredito que alguma empresa desenvolverá algum MBT especial para nosso país , pelo seguinte fato ! Não temos grana , sem contar que sempre a forças cagam em seus produtos desenvolvidos , nunca chegamos nos pedidos previstos iniciais vide o KC-390 ! Se não temos credibilidade com a indústria em casa , quem dirá um fornecedor estrangeiro !

Re: UM MBT NACIONAL

Enviado: Seg Nov 22, 2021 8:19 pm
por Lywis
gogogas escreveu: Seg Nov 22, 2021 7:37 pm O EB mudou o ROB para mísseis anti carro recentemente ,acredito que mudara para o MBT quando chegar a hora de comprar , testar os modelos entre outros ....
Se alguma empresa desenvolver algum blindado nos requisitos do EB , será que terá grana o suficiente para desenvolver o MBT ? Não acredito que alguma empresa desenvolverá algum MBT especial para nosso país , pelo seguinte fato ! Não temos grana , sem contar que sempre a forças cagam em seus produtos desenvolvidos , nunca chegamos nos pedidos previstos iniciais vide o KC-390 ! Se não temos credibilidade com a indústria em casa , quem dirá um fornecedor estrangeiro !
Por enquanto os estrangeiros estão mais bem atendidos que os "da casa", só ver a DCNS que, mesmo com muitas renegociações, teve mantidas as quantidades de submarinos e, até agora, a SAAB com os 36 Gripen. A IVECO no entanto não teve a mesma sorte, mas a quantidade de unidades contratadas a esta empresa torna esse contrato peculiar em relação aos outros citados.

Re: UM MBT NACIONAL

Enviado: Seg Nov 22, 2021 8:58 pm
por gogogas
Lywis escreveu: Seg Nov 22, 2021 8:19 pm
gogogas escreveu: Seg Nov 22, 2021 7:37 pm O EB mudou o ROB para mísseis anti carro recentemente ,acredito que mudara para o MBT quando chegar a hora de comprar , testar os modelos entre outros ....
Se alguma empresa desenvolver algum blindado nos requisitos do EB , será que terá grana o suficiente para desenvolver o MBT ? Não acredito que alguma empresa desenvolverá algum MBT especial para nosso país , pelo seguinte fato ! Não temos grana , sem contar que sempre a forças cagam em seus produtos desenvolvidos , nunca chegamos nos pedidos previstos iniciais vide o KC-390 ! Se não temos credibilidade com a indústria em casa , quem dirá um fornecedor estrangeiro !
Por enquanto os estrangeiros estão mais bem atendidos que os "da casa", só ver a DCNS que, mesmo com muitas renegociações, teve mantidas as quantidades de submarinos e, até agora, a SAAB com os 36 Gripen. A IVECO no entanto não teve a mesma sorte, mas a quantidade de unidades contratadas a esta empresa torna esse contrato peculiar em relação aos outros citados.
Industria nacional sempre leva com barriga ! Industria estrangeira sempre cobra o dobro se cancelar o contrato ....

Re: UM MBT NACIONAL

Enviado: Seg Nov 22, 2021 9:02 pm
por knigh7
Vamos ver quando o EB abrir o processo concorrencial, o que ele vai alterar em função da conveniência, quem vai estar disposto a brigar aqui pelo contrato, etc. Deve acontecer dentro de poucos anos. O ROB pode ter alteração, mas com certeza vai continuar mantendo a mesma direção.

Re: UM MBT NACIONAL

Enviado: Seg Nov 22, 2021 10:42 pm
por Viktor Reznov
Isso tá parecendo o ROB do substituto do Bradley.

Re: UM MBT NACIONAL

Enviado: Ter Nov 23, 2021 11:23 am
por Túlio
Lywis escreveu: Seg Nov 22, 2021 8:19 pm
Por enquanto os estrangeiros estão mais bem atendidos que os "da casa", só ver a DCNS que, mesmo com muitas renegociações, teve mantidas as quantidades de submarinos e, até agora, a SAAB com os 36 Gripen. A IVECO no entanto não teve a mesma sorte, mas a quantidade de unidades contratadas a esta empresa torna esse contrato peculiar em relação aos outros citados.
Os exemplos, tipo KC-390 (FAB) e Guarani (EB) já devem estar fazendo soar alarmas por aí, tipo quem montar - ou já tiver - linha no Brasil e ganhar uma concorrência que se prepare para ver sua encomenda ser cortada para entre dois terços e metade da original, e isso com tantos atrasos e dilatações de prazo que quando os últimos lotes começarem a ser entregues os primeiros já estarão obsoletos.

PS.: T-90 eu acho tudibão mas trocar a Pç e sua Mun é pouco, na verdade o carro todo nem foi desenhado para cumprir qualquer STANAG, logo, por mais que mexam - e isso não sai barato - vai ser difícil como o inferno, quase como tentar fazer um Challenger 2 ou F-16 cumprir as normas equivalentes da Rússia. Até dá mas vai levar anos e dragar um turbilhão de dinheiro, IMHO.