lynx escreveu:Luis
Foruns de internet são território livre para se falar o que quizer. E eu não tenho o direito de cobrar comprovação de nada do que se diz. Mas tenho o direito de duvidar do que se diz e perguntar de onde saiu tal informação. Lógico. Responde quem quer ou puder. Mas enquanto não me comprovarem a origem fidedígna, vou continuar dizendo que isso é lenda criada em fórum, me contrapondo aos comentários, muitos deles virulentos e mal educados em relação à FAB, sobre a "oportunidade perdida".
Desculpe a franqueza, mas considerar a oferta verdadeira porque foi amplamente debatida é querer se iludir. Se assim fosse, já estaríamos cheios de FREMM italianas, Rafales e por aí vai, pelo tanto que se debateu e se comemorou nos foruns. Alguma coisa se concretizou? Também desconheço esse debate na mídia do mundo todo. Poderia me mostrar uma dessas matérias com fontes primárias? A mídia de defesa se alimenta muito em especulações de bastidores e, por isso, na imensa maioria das vezes, erra.
E por que foquei no PAK-FA, se há várias outras especulações do mesmo calibre por aí? Porque, na minha opinião, essa estória foi criada apenas para denegrir a imagem da FAB, e em especial da COPAC, por não terem correspondido às espectativas de uns e outros, inocentes ou mal-intensionados. Critica-se a "oportunidade perdida", até de maneira virulenta, e encobre-se o fato de que qualquer um dos três governos que protelaram o assunto poderia ter imposto o seu escolhido. Não foi assim com os EC-725, onde EB e MB nem sequer tinham requisitos para tanto? Mas a culpa é da FAB, que deixou passar a "oportunidade" dos sonhos...
Quem criou essa estória já contou, de imediato, com a simpatia dos russófilos, que não são poucos. E a coisa cresceu... quantas bolinhas coloridas a proposta recebeu?
A questão da oportunidade perdida deve realmente ser desconsiderada.
Desde 2008 circulam na internet boatos e FATOS CONCRETOS sobre uma possível parceria com os russos no desenvolvimento do Pak Fa.
Um fato concreto é que assinamos, se não me engano em 2008 ou 2009, um acordo com os russos que previa o desenvolvimento de foguetes e também de caças de 5ª geração, com características furtivas. Então não são apenas boatos.
Agora, uma proposta concreta, especificando QUANTO teríamos de acesso às tecnologias. O QUÊ seria produzido no Brasil. COMO seria feito. Isto nunca apareceu.
Então concordo com vc que não da para dizer que foi uma oportunidade perdida ou um erro grotesco da FAB.
Por outro lado, também duvidar que os russos nos convidaram a participar do Pak Fa também não faz sentido.
Se fosse o F-22 americano, ai faria todo o sentido. Os americanos não vendem o F-22 para ninguém, muito menos participação com tots.
Já os russos projetam o pak fa com toda a INTENÇÃO de EXPORTÁ-LO e já possui um parceiro que oferece tots, a Índia.
Então não tem sentido duvidarmos desta possibilidade.
Agora, se seria realmente a MELHOR opção, não da para saber. Não sabemos o preço. Não sabemos o nível das tots, etc.
A maior crítica que ouvi em relação a isto, é que a COPAC selecionou o Gripen NG como finalista. E da mesma forma que o Pak Fa é um projeto de risco o Gripen NG também.
Com a desvantagem de se tratar de uma aeronave de uma geração ANTERIOR.
Ou seja, se optarmos por esta solução, correremos um RISCO, aguardaremos um PRAZO MAIOR e no final teremos um produto da geração anterior, e ainda por cima, um dos menores caças (mais limitados fisicamente) desta geração.
Estrategicamente, eu faria como a Índia. 2 fornecedores com bastante TOT para podermos manter a frota com alta disponibilidade, para podermos melhorar, modernizar e no futuro até projetar nosos próprios caças.
Eu fecharia com os franceses e também com os russos.
Rafale AGORA e Pak Fa no FUTURO. Um Hi-Lo mix.
Mas esse sou eu.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.